Ibope mostra reação de Flávio Dino

ibope

A segunda pesquisa Ibope para governador do Maranhão encomendada pela TV Mirante, divulgada na noite deste sábado pelo JMTV 2ª Edição, apontou crescimento do candidato Flávio Dino (PCdoB) em relação ao primeiro levantamento do instituto, feito no início deste mês. O comunista apareceu com 48% das intenções de voto – seis a mais do que na pesquisa anterior -, contra 27% de Lobão Filho (PMDB), que caiu três pontos e agora tem 27% de preferência do eleitorado.

A soma das intenções de voto nos demais candidatos variou de 6% a 10%, de acordo com a sondagem. O percentual de eleitores indecisos foi de 16%. Brancos e nulos somaram 8%.

Ataques

Os ataques sistemáticos desferidos pela oposição nas últimas semanas contra o governo e o adversário, muitos dos quais com tom calunioso, injurioso e difamatório, parecem ter sido decisivos para a reabilitação de Dino. Com 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o comunista venceria no primeiro turno, caso a eleição fosse hoje.

Faltando exatos 15 dias para o pleito, o comitê de Lobão Filho terá que intensificar e até mesmo rever algumas de suas estratégias para tentar levar a eleição para o segundo turno.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 17 a 19 deste mês. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº MA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00696/2014.

A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Arte: TV Mirante

Médio Mearim adere à campanha de Zé Inácio

Em Luís Gonzaga, Zé Inácio conta com apoio das principais lideranças comunitárias
Em Luís Gonzaga, Zé Inácio conta com apoio das principais lideranças comunitárias

O candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores Zé Inácio continua a sua luta em busca de apoio político. Está semana ele esteve percorrendo a região do Médio Mearim, onde realizou reuniões com lideranças políticas nos municípios de São Luís Gonzaga e Joselândia.

Em São Luís Gonzaga, Zé Inácio esteve no povoado de Nova Olinda, onde manteve reunião com lideranças comunitárias da região, como representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Olinda, do presidente do PT municipal, Francisco Xavier e da lideranças Joaquim Pereira Silva (Quinco).

Zé Inácio falou sobre a sua trajetória politica e da realização de ações enquanto gestor público voltado para a agricultura familiar, ressaltando a criação do Território da Cidadania e a inclusão da região do Médio Mearim no Programa, durante o período em que esteve como Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Falou também das ações realizadas em São Luís Gonzaga durante o período em que esteve à frente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), como a liberação de equipamentos como retroescavadeira, patrol e caçamba por meio de convênio com a prefeitura. “Durante o período em que estive como gestor público trabalhei ações para a melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem no campo. Trabalho esse que sempre fez parte da minha trajetória”, explicou Zé Inácio.

O presidente do PT municipal, Francisco Xavier ressaltou a importância da candidatura de Zé Inácio (PT) para deputado estadual. “Zé Inácio será a representação do homem do campo na Assembléia Legislativa. Nós do campo temos certeza dessa conquista”, disse Xavier.

Joselândia

No município de Joselândia, ainda na região do Médio Mearim. Zé Inácio (PT), acompanhado do candidato a deputado federal Rogério do PT Sousa, estiveram no povoado Cazuza, onde participaram de uma reunião com centenas de lideranças de comunidades rurais.

Estiveram presente, representantes da Sede, Serrinha, Cazuza, Lambedouro, Rocha Lima, Santa Luzia, Cicero Comum, Rangedor e Centro Monteiro. A presidente da associação do povoado de Cazuza, Maria Márcia de Jesus Sousa, declarou apoio a Zé Inácio e a Rogério Sousa, ambos doPT. “Zé Inácio e Rogério serão os nossos representantes na Assembléia e na Câmara, porque sempre trabalharam em prol da qualidade de vida do homem do campo”, finalizou.

TJ decide contra paralisação na Polícia Civil

Em decisão monocrática proferida nesta sexta-feira (19), o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Kleber Carvalho, determinou que o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão (Sinpol) se abstenha de promover, divulgar ou incentivar qualquer medida que impeça ou embarace a regular e contínua prestação de serviços por policiais civis do Estado do Maranhão.

A decisão acolhe pleito do Estado do Maranhão, que em Ação Civil Pública, com pedido de liminar, afirmou que o Sinpol fez veicular nas mídias sociais a intenção de paralisar as atividades da Polícia Civil do Estado durante os dias 18, 19, 24, 25 e 26 de setembro, e também para os dias 13 e 17 de outubro.

O Sindicato reivindica a implantação do regime de dedicação exclusiva e outras demandas relacionadas a supostas condições inadequadas de trabalho, falta de estrutura das delegacias de Policia e reduzido número de policias.

O Estado alega que algumas reivindicações da categoria recaem atualmente na Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como na Lei Eleitoral. Observa, ainda, que mesmo sendo possível atender às reivindicações da classe, é dever do Estado zelar pela manutenção da ordem e segurança públicas. Ressalta também que as atividades dos policias são essenciais, portanto, não passíveis de paralisação por meio de greve, sendo esse direito vedado pela Constituição Federal.

VOTO – O desembargador Kleber Carvalho afirmou que ao conceder a liminar observou os dois requisitos fundamentais para concessão das tutelas de urgência – o direito material ameaçado e possibilidade de ocorrência de lesão irreparável ou de difícil reparação.

Em sua decisão, o magistrado citou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), cujo entendimento é de as atividades desenvolvidas pelos policias civis – para efeito do exercício de greve – são análogas às dos militares, em relação aos quais a Constituição proíbe expressamente a greve.

Nesse sentido, o desembargador observou que os policias são merecedores de especial valorização por parte da Administração Pública, mas a categoria representada pelo Sinpol não foi constitucionalmente outorgado o direito de greve.

Fonte: Tribunal de Justiça

Lobão Filho segue reunindo adversários políticos em prol de sua candidatura

Lobão Filho apresenta suas propostas de governo para militantes e para a população de Itinga do Maranhão (Fotos: Gilson Teixeira)
Lobão Filho apresenta propostas de governo para militantes e para a população de Itinga do Maranhão (Fotos: Gilson Teixeira)

O candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), realizou mais uma histórica carreata, nesta sexta-feira (19), no município de Itinga, e, mais uma vez, reuniu diversas correntes políticas do município no mesmo palanque em prol de sua candidatura.

Exatos 60 minutos de carreata com a participação de milhares de pessoas ao lado de significativas lideranças locais como a prefeita Vete Botelho (PDT), ex-prefeitos e vereadores mobilizaram a pequena cidade da região Tocantina, que abraçou a campanha da coligação “Pra Frente, Maranhão” e emocionou seus candidatos.

“Agradeço a cada um de vocês a adesão a este grande ato político e a atenção com que vocês nos ouvem. Levo daqui o sentimento de gratidão pelo povo de Itinga”, disse Lobão Filho.

A prefeita Vete Botelho agradeceu a participação da população no que denominou de “uma belíssima manifestação popular”. “Você fará a diferença, ‘governador’ Lobão Filho, e estará nos quatro cantos do estado, levando desenvolvimento e progresso para o nosso povo e eu tenho certeza que Itinga faz parte dos seus projetos. Peço a Deus que você seja eleito, porque a vitória não será só sua, mas do Maranhão e do povo de Itinga”, declarou.

“Estamos unidos, de mãos dadas com a prefeita e os ex-prefeitos que já passaram por aqui, em prol de uma só candidatura que é a de Lobão Filho. Aqui (Itinga), ele ganha a eleição no primeiro turno, porque estamos todos unidos e lutando por isso”, afirmou o ex-prefeito Raimundo Pimentel.

Peemedebista, mais uma vez, reuniu diversas correntes políticas do município no mesmo palanque em prol de sua candidatura
Peemedebista, mais uma vez, reuniu diversas correntes políticas do município no mesmo palanque em prol de sua candidatura

O também ex-prefeito, Quininha, enfatizou a união das lideranças políticas do município para eleger Lobão Filho. “Você é o governador que o povo do Maranhão precisa. Aqui, deixamos todas as rixas de lado, todas as brigas internas deixamos debaixo do palanque, porque apostamos que você será um grande governador para todos nós”, ratificou.

O candidato ao Senado, deputado Gastão Vieira (PMDB), também emocionou-se com o apoio recebido. “Agradeço a todas as lideranças que subiram neste palanque, esquecendo momentaneamente suas diferenças para nos demonstrar apoio. Atitudes como essa nos deixam cada vez mais otimistas”, disse o parlamentar.

Lobão Filho atribuiu a grande adesão dos maranhenses à sua campanha à mensagem de paz e propostas concretas que vem difundindo pelo estado há cerca de 100 dias. “No início, poucos acreditaram em nossa vitória, mas eu acreditei que tinha as bênçãos de Deus para vencer essa eleição e fui andando de município em município levando esperanças de um Maranhão rico para todos e a multidão foi crescendo até virar esse mar de gente que temos aqui”, lembrou o peemedebista.

Propostas

Lobão Filho falou ainda de sua capacidade para gerar empregos, devido à experiência que possui como empresário. “Sei fazer acontecer, sou empreendedor e aprendi a gerar emprego e a cumprir metas. Asseguro a vocês que vou fazer o melhor governo que o Maranhão já viu”, finalizou.

Prefeitura dialoga com gestores sobre calendário escolar

Gestores escolares do Polo Coroadinho participam de uma das reuniões promovidas pela Semed
Gestores escolares do Polo Coroadinho participam de uma das reuniões promovidas pela Semed

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), apresentou aos gestores das unidades de ensino de São Luís a proposta de calendário escolar para reposição dos dias letivos, de modo a garantir os 200 dias de aula exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Participaram das reuniões realizadas durante esta semana 110 gestores dos sete núcleos educacionais da rede municipal – Centro, Itaqui-Bacanga, Turu, Anil, Zona Rural, Cidade Operária e Coroadinho.

“Todos temos um objetivo comum, que é garantir a reposição da carga horária e dos conteúdos com qualidade para todos os estudantes das escolas do município. Nesse contexto, devemos nos manter firmes no compromisso com os estudantes, reforçando ainda mais todas as nossas frentes de trabalho”, destacou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

O novo calendário escolar, definido e aprovado em conjunto pela Semed e pelo Sindeducação, leva em conta os 59 dias úteis a repor, descontados finais de semana, feriados e férias escolares. A recomposição considera a realidade de cada escola. Entretanto, a Semed fixou o mês de março de 2015 como prazo final para o encerramento das atividades deste ano letivo, com aulas em pelo menos dois sábados por mês.

A superintendente da Área de Ensino Fundamental, Maria de Jesus Gaspar Leite, explicou que os gestores deverão estudar oi calendário e depois aplicá-lo em suas respectivas unidades de ensino. “Há um prazo máximo para fechar o ano letivo, e dentro disso a escola se adequará, perfazendo o total de horas estabelecidas para o ensino fundamental”, explicou, ressaltando que eventuais adequações feitas pelos gestores serão repassadas para a superintendência competente.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima