Advogados da Coligação Pra Frente Maranhão lançaram um ofensiva judicial nesta tarde contra uma s equencia de abusos ocorridos na campanha ao governo do Estado.
A lista de representações começa com um pedido de esclarecimento pela ação de uma equipe da Polícia Federal, que abordou, sem a devida documentação, o avião do candidato Lobão Filho (PMDB), no aeroporto de Imperatriz. O fato aconteceu na madrugada desta quinta-feira (24). Questionados, os policiais disseram que “haviam recebido denúncia anônima”, sem, no entanto, especificar o teor da denúncia.
A nota divulgada pelos advogados da coligação Pra Frente Maranhão menciona petição ao Tribunal Regional Eleitoral, comunicando a ação do policiais contra candidatos em campanha, aparentemente, sem o devido amparo legal.
Além disso, foi pedida também investigação junto ao Tribunal Superior Eleitoral, requerendo punição de eventuais responsáveis por conduta irregular
Os advogados também requereram em São Luís e em Brasília investigação eleitoral contra o funcionário público, Paulo Abraão, atual secretário nacional de Justiça, que fez campanha política de dentro do MJ, aparentemente de dentro de seu gabinete. Coincidentemente, hauras antes da operação policial ser deflagrada em Imperatriz contra Lobão Filho e sua comitiva. Com o se sabe, a PF está subordinada aos Ministério da Justiça.
Outra representação encaminhada contra Paulo Abraão, por prática de conduta vedada, na forma da Lei Eleitoral.
Outra petição foi encaminhada contra Flávio Dino, junto ao TSE/TRE, por ter se beneficiado da campanha feita por funcionário público de maneira ilegal.
Em nota divulgada no final da tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa o afastamento de dois diretores da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas até a conclusão da investigação sobre o conteúdo do vídeo em que o preso André Escócio de Caldas acusa o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino, de liderar uma quadrilha especializada em roubos a banco, carros fortes, tráfico de drogas, que teria conexões no sistema prisional.
Abaixo a íntegra da nota:
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap) informa que determinou o afastamento imediato de Carlos Eduardo Sousa Aguiar, diretor da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e Elenilson Araújo, diretor administrativo da CCPJ de Pedrinhas, até que sejam concluídas as investigações sobre o vídeo do detento André Escócio de Caldas.
Além da Corregedoria da Sejap, a Superintendência de Investigações Criminais (Seic) – órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) –, e a Polícia Federal também estão investigando o caso.
Fonte: Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap)
Comício de Lobão Filho em Estreito reuniu as principais lideranças políticas do Sul do Maranhão (Foto: Júnior Foicinha)
O candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” ao governo estadual, senador Lobão Filho (PMDB), ratificou em um grande comício na cidade de Estreito, que reuniu as principais lideranças políticas do Sul do Maranhão, que o seu governo terá em sua essência as marcas da efetividade, da competência e resultados céleres e positivos que vão transformar o Maranhão em um estado de oportunidades para todos, rico economicamente, com justiça social e melhor distribuição de renda.
Entre as várias ações para garantir uma gestão “empresarial”, Lobão Filho citou o programa “Governo 3E – Eficiente, Eficaz, Efetivo” com novos paradigmas de administração e com mecanismos e instrumentos para aumentar a sua eficiência no controle das contas públicas, eficácia na solução das demandas e efetividade na manutenção de suas diretrizes.
O candidato peemedebista disse ainda que a “Escola de Governo” terá um papel essencial para revitalizar e fortalecer a máquina governamental. “Vamos torná-la um centro de capacitação dos servidores públicos em sintonia com os novos paradigmas de gestão que vamos implementar”, disse Lobão Filho ao anunciar também a pavimentação da MA 138, entre os municípios de Estreito e São Pedro dos Crentes.
Outro programa de governo arrolado pelo senador foi o programa “Honra ao Mérito”, que vai possibilitar a ascensão funcional e acréscimos de remuneração com base no mérito e na produtividade dos servidores públicos estaduais, com foco na meritocracia. “Vamos implantar um sistema de governo com base sólida no planejamento e na implememtação de estratégias interligadas para fortalecer a imagem e a identidade interna e externa do Maranhão e de sua gente”, afirmou.
Lobão Filho destacou ainda os programas “Maranhão Banda Larga”, que será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada para fortalecer a Rede Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, inserindo definitivamente o Estado no mapa mundial virtual e o “Maranhão Transparente”, para disponibilizar a todos os dados referentes a projetos, obras, ações e contas públicas, com seus respectivos cronogramas de realização.
“Esse vai ser o nosso governo. Com fé, amor e esperança no coração vamos imprimir um governo atuante e consonante às aspirações e demandas de nossa população, dos nossos municípios. Um governo que vai dotar o Maranhão de toda a infraestrutura necessária e um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social, onde cada maranhense terá orgulho de sua terra e força do trabalho para a sua realização plena enquanto cidadão”, enfatizou Lobão Filho ao constatar a força do povo que o apoia e de correntes políticas que estão engrossando as fileiras do “Pra Frente, Maranhão”, rumo a vitória em cinco de outubro.
Força política
O comício na cidade de Estreito entre outras lideranças da região do Sul do Maranhão reuniu os prefeitos de Campestre, Valmir Morais, São João do Paraíso, José Aldo, Carolina, Ubiratan Jucá, Bom Jesus das Selvas, Cristiane Campos, Feira Nova, Paulo Barbosa, Governador Edison Lobão, Evandro Viana, Riachão, Dr. Crisógno, além de vereadores e outras lideranças desses e de outros municípios.
O anfitrião, o prefeito de Estreito, Cícero Morais, (o Cicin), disse que apoia Lobão Filho por que tem certeza que vai continuar realizando o sonho da população de sua cidade e mudando para melhor toda a sua infraestrutura. “Hoje, temos mais de 50 obras em plena execução. Implantamos o nosso Distrito Industrial. Temos energia elétrica na quase totalidade de nossas localidades. Lobão Filho é sinônimo progresso e desenvolvimento. Vamos sempre para frente e não vamos nós deixar enganar com falsas promessas”, alertou.
A presidente da Câmara de Vereadores de Estreito, Mariana Leite, afirmou que apoia Lobão Filho para que Estreito continue seguindo com a transformação que está passando, para melhor, na zona urbana e rural e “não podemos nos iludir com histórias para dormir daqueles que só tem promessas e não trabalho por seu Estado e a sua gente”.
Corte eleitoral pediu reforço de tropas federais também para São Luís
Em razão dos últimos acontecimentos de violência ocorridos em São Luís, capital do Estado do Maranhão, os membros do Tribunal Regional Eleitoral aprovaram na tarde desta quinta-feira, 25 de setembro, o encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral de pedido de força federal para o município.
O deferimento se deu após os juízes eleitorais das 1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª, 88ª, 89ª, 90ª e 91ª zonas eleitorais se manifestarem em 24h sobre a necessidade ou não do reforço, visto a urgência na análise do processo, que foi levado para julgamento pela primeira vez na sessão administrativa da última terça-feira, 23.
A autorização para que a tropa federal atue na capital maranhense cabe ao TSE. Para o relator do processo, desembargador eleitoral José Eulálio Figueiredo de Almeida, a medida é pertinente para assegurar a segurança do processo eleitoral em curso.
“Queremos dizer à população que não estamos medindo esforços para garantir que as eleições transcorram normalmente, sem que nenhum incidente seja registrado. A preocupação com segurança é salutar e nossas ações têm sido com o objetivo de prevenir”, afirmou o desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE-MA.
Parceria
O presidente também explicou que os órgãos de segurança e a Justiça Eleitoral trabalham em parceria, se reunindo periodicamente para traçar estratégias. “Em 2014, inclusive descentralizamos as atividades do Gabinete de Segurança Institucional, que está montado um em São Luís e outro em Imperatriz”, finalizou.
Estão envolvidos com a segurança do pleito membros do TRE-MA, do Ministério Público Eleitoral, do Exército e das polícias civil, militar, federal, rodoviária federal e corpo de bombeiros.
O TSE já aprovou o envio de força federal para 10 cidades maranhenses: Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite. Ainda aguardam autorização os municípios de Colinas, Codó, Chapadinha e Bacabal, que tiveram seus pedidos deferidos pelo TRE-MA em 23 de setembro.
Os pedidos
O Regional recebeu 3 pedidos solicitando envio de força federal para São Luís: da coligação Todos Pelo Maranhão, da Corregedoria Geral de Justiça e da Ordem dos Advogados.
O vice-presidente da república, e Presidente do diretório nacional do PMDB, Michel Temer, repudiou em nota divulgada a imprensa na manhã desta quinta-feira (25), a ação da Polícia Federal que abordou de forma drástica e arbitrária a equipe e comitiva do Senador Lobão Filho nesta quarta-feira (24), no aeroporto de Imperatriz quando a comitiva chegava após comício realizado na cidade de Estreito, no qual uma multidão participou.
Sem razão legal, policiais federais realizaram buscas na aeronave e bagagem de todos os componentes da comitiva, sem, contudo encontrar nenhum indicio de irregularidades.
Representação por calúnia
O candidato ao governo do Maranhão Lobão Filho (PMDB), pela coligação Pra Frente Maranhão, ingressou ainda nesta quarta-feira (24), com representação por calúnia contra o candidato Flávio Dino (PCdoB), devido às acusações de que o candidato peemedebista estaria envolvido com a produção e falsificação de vídeo, no qual o seu adversário é acusado pelo assaltante André Caldas.
A coligação Pra Frente, Maranhão pediu também aberto procedimento investigatório na Superintendência da Polícia Federal para apurar com os rigores da lei todos os fatos.
Abaixo na integra nota divulgada pelo PMDB nacional sobre a abordagem arbitrária da Polícia Federal:
O diretório nacional do PMDB repudia a ação de integrantes da Polícia Federal, que abordaram de armas em punho a comitiva do candidato a governador do Maranhão, senador Edison Lobão Filho, no aeroporto da cidade de Imperatriz na noite desta quarta-feira.
Sob o pretexto de buscar recursos ilegais de campanha, foram feitas buscas na aeronave, nos automóveis e na bagagem dos membros da comitiva, numa ação intimidatória que, ao final, nada encontrou de irregular. O procedimento foi baseado em denúncia anônima durante o curso da disputa eleitoral intensa. No estado democrático de direito é inadmissível que forças policiais sejam instrumentalizadas para atingir candidaturas legitimamente constituídas.
Comunista Flávio Dino responderá por denúncia caluniosa contra rival
O candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho, impetrou ontem, no Ministério Público Eleitoral (MPE), uma representação criminal por calúnia contra o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino, devido a acusações que considerou levianas feitas pelo comunista.
Segundo Dino, Lobão Filho estaria envolvido com a produção e falsificação de vídeo no qual ele é acusado pelo assaltante André Caldas de liderar uma quadrilha especializada em assaltos a bancos, carros fortes, tráfico de drogas, com conexões dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
A coligação “Pra Frente, Maranhão” pediu também que seja aberto procedimento investigatório na Superintendência da Polícia Federal para apurar a conduta caluniosa do candidato do PCdoB.
Oportunismo eleitoreiro
Na representação, protocolada com pedido de urgência, Lobão Filho argumenta que Flávio Dino trouxe a discussão para o âmbito eleitoral, imputando conduta criminosa a quem sequer tinha conhecimento da existência do material. No programa eleitoral veiculado nesta quarta-feira (24/09), das 7h às 7h50, em emissoras de rádio, o comunista atacou o adversário de forma direta, atribuindo a ele a autoria e a divulgação do vídeo.
Ação penal foi protocolada por Lobão Filho no MPE com pedido de urgência
“Portanto, não restam dúvidas de que o candidato representado aproveitou-se da divulgação do vídeo para criar um fato político que o beneficie nas urnas”, diz um trecho da representação. “O representado, de maneira caluniosa e extremamente grave, alcança a honra e a integridade moral do candidato Lobão Filho, buscando imputá-lo ação criminosa com o fito de se beneficiar eleitoralmente”, frisa o peemedebista na ação.
Lobão Filho pede ao MPE que apure a conduta caluniosa de Flávio Dino, visando benefícios eleitoreiros, para posterior ajuizamento de ação penal.
Com Zé Antônio Heluy e Kleber Gomes, Zé Inácio faz caminhada na Rua Grande, no centro comercial de São Luis
A Rua Grande, no centro de São Luís, recebeu, na tarde desta terça-feira (23), uma grande caminhada com o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT). Além de correligionários e eleitores, estiveram presentes o candidato a suplente de senador José Antônio Heluy (PT) e o coordenador da campanha de Dilma em São Luís, Kleber Gomes (PT).
Durante a caminhada, Zé Inácio apresentou aos comerciários, camelôs, lojistas e pessoas que por ali passavam suas propostas de campanha. A vendedora de loja Cristina Maria Viana confessou que gostou das propostas de Zé Inácio e que ele sim merecia o seu voto. “Estou desacreditada da política, mas lendo as propostas de Zé Inácio acreditamos que ainda existem políticos comprometidos. Vou votar nele!”, declarou.
José Inácio estava acompanhado de duas grandes lideranças do PT, José Antônio Heluy e Kleber Gomes, que também declararam apoio à luta do candidato.
Muitos correligionários acompanharam Zé Inácio pela Rua Grande, entre os quais a dona de casa Maria Tereza Silva. “Sou 13123 e Zé Inácio vai ser o no nosso deputado estadual, tenho fé em Deus”, disse, confiante.
A caminhada foi encerrada em grande estilo na Praça Deodoro, local onde Zé Inácio recordou ter sido palco de seus discursos quando iniciou sua militância política. “Recordo que no inicio da minha trajetória política a Praça Deodoro era o local de encontro daqueles que sempre lutaram por uma sociedade mais justa. E hoje estou aqui novamente, só que desta vez pedindo o seu voto para que na Assembleia Legislativa possamos fazer transformar esse sonho em realidade”, concluiu.
Campanha intensa
Zé Inácio Intensifica campanha na grande Ilha, com atos de campanha nas zonas urbana e rural
Desde o inicio da semana, as atividades do candidato estão voltadas para a grande Ilha. No domingo, amigos e correligionários realizaram uma carreata pelas principais ruas da área Itaqui-Bacanga, com participação de mais de cem carros. No mesmo dia foi realizando um almoço em Paço do Lumiar, no qual Zé Inácio reuniu amigos e apoiadores. Na ocasião, também estiveram presentes o coordenador da campanha, Sidney Nogueira, e toda a equipe da coordenação geral.
Na manhã de segunda-feira, Zé Inácio esteve na Vila Horizonte, localidade da zona rural de São Luís, na companhia de lideranças de Coqueiro, Vila Samara, Inhaúma, Estiva, Vila Piçarreira e Vila Esperança.
Ainda na segunda-feira, o petista participou de uma reunião com lideranças comunitárias da zona rural de São Luís. O encontro aconteceu na Vila dos Cachorros, com a presença de representantes das comunidades Taim, Vila Sarney, Pedrinhas, Pau Deitado, Vila Maranhão, Jacu, Cajueiro, Matinha e dos bairros São Cristóvão e João de Deus. O ato contou também com representantes do candidato a deputado federal Cleber Verde e foi organizado pela petista Maria Máxima Pires.
No período da noite, Zé Inácio encerrou suas atividades com mais uma reunião. Dessa vez, no bairro Liberdade, onde teve a oportunidade de conversar com a equipe da brigada e líderes comunitários. O encontro foi organizado por Ana Lourdes Almeida Rosa. Também esteve presente um representante do deputado federal Zé Carlos. O trabalho da brigada é realizado por 32 pessoas e atinge vários bairros de São Luís, como Liberdade , Coroadinho , Maracanã, Centro, Monte Castelo, Vila Palmeira, entre outros.
Na manhã de terça-feira, foi realizada uma reunião com a presença de Zé Inácio e do candidato a deputado federal Zé Carlos, no residencial Canaã, também na zona rural de São Luís. O petista levou suas propostas para a comunidade e recebeu apoio dos eleitores.
São 4.360 novas carteiras escolares, adquiridas por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para equipar as 71 escolas da rede municipal
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed – adquiriu 4.360 novas carteiras escolares para equipar as 71 escolas da rede municipal de ensino. A aquisição foi feita a partir de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Do total recebido, 249 unidades foram destinadas para professores e 176 para cadeirantes.
“Além deste material, vão chegar 1.500 cadeiras no modelo universitário e mais 500 conjuntos de mesas e cadeiras para a educação infantil, estas últimas com verbas do Município”, informou a assessora técnica de Compra da Semed, Karene Hernadez.
Na escola Henrique de La Roque, onde estão matriculados 800 alunos, a substituição das carteiras de madeira pelas novas adquiridas pela Prefeitura, foi bastante elogiada pelos alunos. “Com as novas carteiras temos espaço para escrever e colocar meus materiais escolares, agora está bem melhor”, comemora a estudante do 6º Ano, Ana Vitória, 11 anos.
Para a gestora adjunta da escola, Fabiana Carneiro, as novas carteiras influenciam, diretamente e positivamente, no desempenho escolar dos alunos. “O aluno quando não se sente confortável no ambiente de ensino, não consegue se concentrar no conteúdo ministrado pelo professor. Desde que as novas cadeiras chegaram notamos uma queda na evasão escolar. Aluno satisfeito é aluno dedicado”, pontuou.
Estudantes comemoram a substituição das carteiras escolares em unidade de ensino de Paço do Lumiar
Para a gestora da UEB Mickey Mouse, Dileuza Mendes dos Santos, a substituição das carteiras muda o dia-a-dia da escola e a absorção do conteúdo: “Essa foi uma novidade encantadora não só para os alunos, mas para nós educadores e até mesmo para os pais, desde que o material chegou, notamos que até interesse das crianças aumentou consideravelmente”, afirma.
A UEB Mickey Mouse recebeu 93 kits atendendo 865 crianças das turmas do primeiro, segundo, terceiro e quarto ano, além das turmas do infantil dois e da creche.
Ao todo, 90% das carteiras já foram entregues para as escolas da educação infantil. O recebimento de novas carteiras despertou nas crianças a consciência de preservação: “Estou feliz com minha mesa nova, e cuido dela direitinho”, ressaltou a aluna Livia Safira, 4 anos.
Mais ações
A previsão é que até 2015, todas as escolas do município passem por reforma, e ainda a aquisição de mais um veículo de transporte escolar. A rede já possui uma frota de 11 ônibus.
Policiais militares observam carro abandonado por bandidos que tentaram incendiar ônibus no Cohatrac (Foto: Blog do Luís Pablo)
Bandidos ligados a uma facção criminosa voltaram a aterrorizar São Luís ontem à noite. Os criminosos promoveram duas tentativas de incêndio, a um ônibus no Cohatrac e a uma escola municipal do bairro Coroadinho. Felizmente, os dois atentados não tiveram consequências graves.
A tentativa de incêndio ao coletivo ocorreu no Cohatrac IV e foi praticada por quatro homens que ocupavam um Fiesta Hatch prata. Após terem a ação frustrada, os bandidos abandonaram o carro próximo ao local onde está sendo construído um shopping e fugiram a pé. O circuito de TV de um imóvel registrou o momento em que o quarteto abandonava o veículo, o que pode ajudar na identificação dos meliantes.
O caso foi registrado no Plantão Central do Cohatrac. A Polícia Militar deu início às buscas aos bandidos, mas nenhum dos acusados foi localizado até o momento.
Escola
A escola alvo do atentado foi a Unidade de Ensino Básico Rubem Almeida, no Coroadinho, onde estudam milhares de crianças e adolescentes. Seguindo ordens de uma facção criminosa, marginais despejaram gasolina na cantina do colégio e atearam fogo, mas as chamas não se alastraram. Apenas algumas toalhas foram queimadas. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros foi acionado, o que despertou pânico na comunidade.
A Secretaria de Segurança Pública já deu início à investigação dos dois episódios e mantém e reforço do policiamento nas ruas, com abordagens a motoristas, motociclistas, pedestres e dentro de ônibus.
Sobre a tentativa de incêndio na escola, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deverá se pronunciar nas próximas horas.
Comentários