Forças federais atuarão no Maranhão para garantir segurança no segundo turno

tropas federaisSoldados do Exército e policiais da Força Nacional vão ajudar os agentes de segurança pública do Maranhão a manter a segurança dos eleitores e a ordem durante o segundo turno das eleições, neste domingo (26). Por questões de estratégia, nenhuma das corporações revela dados sobre os efetivos empregados.

O estado é uma das 15 unidades da Federação para as quais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de forças federais a fim de garantir a votação e a apuração do pleito. Quatro cidades maranhenses receberão parte dos cerca de 15 mil militares das Forças Armadas deslocados para 280 localidades de todo o país.

Os quatro municípios maranhenses onde os militares vão atuar são Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e a capital, São Luís. Outras cidades do estado contarão com o reforço das polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros. No primeiro turno, no último dia 5, 26 localidades maranhenses contaram com o reforço das forças federais de segurança, e o pleito foi considerado tranquilo.

O grupamento da Força Nacional enviado ao estado há cerca de um mês para reforçar o policiamento na região metropolitana de São Luís, também poderá atuar em casos específicos, como a contenção de tumultos ou patrulhamento ostensivo, desde que solicitado pela Secretaria de Segurança Pública estadual.

Há ainda um segundo efetivo de policiais da Força Nacional atuando no estado desde outubro de 2013, especificamente para auxiliar as forças policiais locais a conter eventuais rebeliões no sistema penitenciário maranhense.

A Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal repete o esquema especial montado durante o primeiro turno, nas estradas federais que cortam o estado. A segunda fase da chamada Operação Eleições 2014 está em vigor desde quarta-feira (22) e se estenderá até segunda-feira (27). Além de aumentar a fiscalização a fim de combater irregularidades ou crimes eleitorais, a corporação promete orientar os motoristas e coibir excessos no trânsito como forma de prevenir e reduzir os acidentes. No estado, a Lei Seca vai vigorar entre as 18h do sábado (25) e as 18h do domingo (26).

Fonte: Agência Brasil

Companheira de Márcio Jerry será chefe de gabinete de Flávio Dino

Lene Rodrigues será chefe de gabinete de Flávio Dino
Lene Rodrigues será chefe de gabinete de Dino

O governador eleito Flávio Dino informou, no início da tarde desta sexta-feira, por meio das redes sociais, também o nome de sua chefe de gabinete, que será a professora Joslene da Silva Rodrigues (Lene). Mais conhecida como Lene Rodrigues, ela vem a ser companheira do presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry.

Professora ds Rede Estadual de Ensino, Joslene participou da coordenação da campanha de Flávio Dino nos anos de 2006, 2008, 2010 e 2014. Conhecida como Lene, ela faz parte do Diretório Estadual do PCdoB – MA.

Lene é formada em Química pela Universidade Federal do Maranhão e é professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Maranhão.

Taxistas piratas fecham Barragem do Bacanga

Vista panorâmica da Barragem do Bacanga, que foi interditada por taxistas piratas (Fotos: Biaman Prado)
Vista panorâmica da Barragem do Bacanga, que foi interditada por taxistas piratas (Fotos: Biaman Prado)

Dezenas de motoristas de táxis-lotação iniciaram hoje um protesto, na Avenida dos Portugueses, na altura da Barragem do Bacanga, contra a operação deflagrada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), com apoio da Polícia Militar, que até ontem já havia apreendido mais de 400 veículos, a maioria carros utilizados no transporte irregular de passageiros.

Clima é tenso entre manifestantes, agentes da SMTT e PM, que pode usar a força para desbloquear a via
Clima é tenso entre manifestantes, agentes da SMTT e PM, que pode usar a força para desbloquear a via

Desde o início da manhã, o trecho está interditado, causando um congestionamento quilométrico. Com o bloqueio, os manifestantes tentam pressionar a Prefeitura de São Luís a suspender as blitze, realizadas como forma de conter o avanço dos piratas, de modo a cumprir uma das cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público que prevê melhorias no sistema de transporte coletivo.

Protesto causou congestionamento quilométrico em todos os sentidos, a partir da Barragem do Bacanga
Protesto causou congestionamento quilométrico em todos os sentidos, a partir da Barragem do Bacanga

Muitas pessoas que viajavam de ônibus foram obrigadas a descer e seguir o resto do trajeto a pé. O clima é tenso e a qualquer momento a PM pode usar a força para desbloquear a via. Vale aguardar o desfecho.

Usuários foram obrigados a descer dos ônibus e continuar o trajeto a pé por causa do protesto
Usuários foram obrigados a descer dos ônibus e continuar trajeto a pé por causa do protesto na Av. dos Portugueses

Flávio Dino anuncia mais um membro do seu futuro governo

Artur Cabral presidirá a Empresa Maranhense de Transportes Urbanos
Artur Cabral presidirá a Empresa Maranhense de Transportes Urbanos

Solucionar os problemas de mobilidade urbana, com foco na capital e nas cidades vizinhas, será uma das preocupações do governo de Flávio Dino. Por isto, nesta sexta (24), o governador eleito anunciou o presidente da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos, que será criada durante o seu mandato à frente do Poder Executivo.

Este foi um dos compromissos assumidos por Flávio Dino durante a campanha. Após ouvir diversos setores da sociedade civil, surgiu a proposta da criação de um setor especializado em mobilidade urbana e transporte público.

A criação da empresa está prevista no Programa de Governo de Flávio Dino e funcionará como articuladora entre municípios das regiões metropolitanas para captar recursos junto ao Governo Federal e prestar assistência técnica aos municípios, com foco prioritário na Ilha de São Luís.

JOSÉ ARTUR CABRAL MARQUES – Empresa Estadual de Transportes Urbanos

Professor da Universidade Estadual do Maranhão, José Artur Cabral Marques é formado em Engenharia Elétrica e tem pós-graduação em Gestão de Transportes. No seu currículo estão também os mestrados em Planejamento de Sistema e em Engenharia de Automação.

Com 20 anos de experiência no setor privado, José Artur também é Gestor de Pós-Graduação na Universidade Ceuma e tem atuação destacada na prestação de consultoria para grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi secretário adjunto de Transportes em São Luís.

À frente da Empresa Estadual de Transportes Urbanos, José Artur terá como foco principal a articulação do transporte público urbano entre os 4 municípios da região metropolitana na Grande Ilha.

MPF move ação para melhorar Casa do Índio

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União devido à falta de condições sanitárias no imóvel onde funciona a Casa de Saúde do Índio (Casai) em São Luís, que é administrada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde.

A Casai é uma das unidades integrantes do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena com a função de receber os indígenas vindos do interior do estado para tratamento médico-hospitalar em cidades maiores. No Maranhão, existem duas, sendo uma na capital e outra em Imperatriz.

Relatórios realizados durante visita à Casai de São Luís pelo MPF, Vigilância Sanitária e o Departamento de Auditoria do SUS, indicaram a ausência de condições adequadas para recebimento de pacientes indígenas, pelas condições inapropriadas de alojamento, segurança, higiene e limpeza, inadequadas aos padrões de saúde exigidos.

As condições de atendimento também foram relatadas por meio de reclamações por parte dos indígenas com relação à alimentação e à estrutura do local, inadequadas para aqueles que estão em tratamento de saúde.

Embora o MPF/MA tenha buscado medidas extrajudiciais para resolução dos problemas, as providências tomadas pelos órgãos competentes foram insatisfatórias, conforme nova vistoria da Vigilância Sanitária.

Com a finalidade de acabar com a violação ao direito à saúde e à proteção cultural dos indígenas de forma imediata, o MPF/MA pediu à Justiça Federal que concedesse medida liminar, exigindo da União uma solução urgente para os problemas apresentados, expondo a gravidade dos fatos.

Na ação, o MPF/MA pediu liminarmente que a União seja obrigada a adequar as irregularidades constatadas na estrutura e higiene da Casai em São Luís e que tais correções sejam feitas no prazo de 180 dias.

E, também, que a União seja obrigada a elaborar e implementar um plano de reestruturação da Casai em São Luís, no prazo de 180 dias, para adequar o estabelecimento às recomendações da Vigilância Sanitária, respeitando a cultura de cada etnia.

Fonte: Ministério Público Federal

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima