Flávio Dino diz que anunciará toda a sua equipe de governo até 15 de novembro

Flávio Dino garantiu que toda a sua equipe de governo será anunciada até 15 de novembro
Dino garantiu que toda a equipe de governo será anunciada até 15 de novembro

Ao votar, na manhã de hoje, na escola Clarindo Santiago, no Olho d’Água, o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), garantiu que anunciará toda a sua equipe de governo até o próximo dia 15 de novembro, 46 dias antes de tomar posse. Até agora, ele já informou os nomes de oito membros do primeiro escalão da sua futura gestão.

Dino, que declarou seu voto na presidente Dilma Rousseff, afirmou que a lista completa poderá ser divulgada antes mesmo da metade do próximo mês. Ele informou que os nomes de secretários e demais gestores continuarão sendo anunciados pelas redes sociais, que segundo ele são o canal mais democrático em uso atualmente.

Até o momento, o governador eleito anunciou oito nomes da sua equipe: Marcelo Tavares (Casa Civil), Márcio Jerry (Articulação Política e Assuntos Federativos), Rodrigo Lago (Transparência e Controle), Ted Lago (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Rodrigo Maia (Procuradoria Geral do Estado), Clayton Noleto (Secretaria de Estado de Infraestrutura), José Artur Cabral Marques (Empresa Maranhense de Transportes Urbanos) e Lene Rodrigues (Chefia de Gabinete).

Ao fixar prazo para o fechamento da equipe, Flávio Dino deixou em polvorosa aliados que se articulam intensamente nos bastidores para ocupar algum cargo relevante no futuro governo.

Favorito de Dino para presidir a AL, Humberto Coutinho é condenado por fraude pelo TCU

Humberto Coutinho foi condenado a ressarcir cofres públicos e a pagar multa por fraude em obra de assentamento em Caxias
Humberto Coutinho foi condenado a ressarcir cofres públicos e a pagar multa por fraude em obra de assentamento em Caxias

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou, no último dia 15, o ex-prefeito de Caxias e deputado estadual eleito Humberto Coutinho (PDT), favorito do governador eleito Flávio Dino (PCdoB) para presidir a Assembleia Legislativa a partir do próximo ano, ao ressarcimento de débito e ao pagamento de multa por causa de irregularidades em uma obra do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, executada entre 2006 e 2007 no município, com recursos do Ministério das Cidades.

Foram condenados ainda o ex-secretário municipal de Infraestrutura Vinicius Leitão Machado, três ex-integrantes da Comissão Permanente de Licitação CPL) e a empreiteira Barros Construções e Empreendimentos Ltda, responsável pelos serviços.

O TCU havia realizado auditoria em contrato de repasse de recursos federais pelo Ministério das Cidades à Prefeitura de Caxias para construção habitacional, regularização fundiária e ampliação de rede de distribuição de água no município. O tribunal encontrou indícios de fraude na documentação comprobatória de despesas (documento não fiscal, falso ou falsificado) e indícios de pagamento de serviços não executados. Além disso, não foi dada publicidade a contrato e foram encontrados indícios de procedimentos fraudulentos na condução de licitações. O montante desviado supera a casa de R$ 2 milhões, conforme descrito abaixo:

Trecho do acórdão do TCU que descrimina valores supostamente fraudados
Trecho do acórdão do TCU que aponta valores supostamente fraudados na gestão de Humberto Coutinho

O ministro-relator do processo, José Múcio, comentou que “não havendo documentos esclarecendo a boa e regular aplicação do montante repassado, não se tem, por consequência, como estabelecer o nexo causal entre a execução das obras com os valores federais repassados”.

O TCU concluiu que as justificativas apresentadas pelos responsáveis não afastaram as irregularidades. Em função disso, o tribunal julgou irregulares as contas dos gestores, os condenou ao ressarcimento do débito e ao pagamento de multa e declarou a inidoneidade das empresas envolvidas.

A condenação de Humberto Coutinho é munição com alto poder destrutivo, que pode detonar o plano do futuro governo de alçá-lo ao comando do Poder Legislativo.

Secretário de Administração de Imperatriz é preso fazendo boca de urna para Aécio

Iramar Cândido foi preso pela PM e encaminhado à sede da Polícia Federal
Iramar Cândido (de camisa azul) foi preso pela Polícia Militar e encaminhado à sede da Polícia Federal

O secretário municipal de Administração de Imperatriz, Iramar Candido, foi preso esta manhã fazendo boca de urna para o candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves. Ele estava disfarçado de fiscal do partido tucano em uma seção eleitoral. Iramar foi preso pela Polícia Militar e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal.

O secretário é um dos membros mais destacados da equipe do prefeito Sebastião Madeira, um dos principais líderes tucanos do Maranhão.

Material de campanha de Aécio Neves apreendido em poder do secretário, acusado de fazer boca de urna
Material de campanha de Aécio Neves apreendido em poder do secretário, acusado de fazer boca de urna

Irreconhecível, Sampaio passa vexame

Sampaio não foi nem sombra do time de jogos anteriores e sofreu goleada humilhante
Sampaio não foi nem sombra do time de jogos anteriores e sofreu goleada humilhante (Foto: globoesporte.com)

O Sampaio Corrêa fez ontem, contra o Vila Nova, no Serra Dourada, o seu pior jogo na Série B e o desfecho não poderia ter sido outro se não a derrota, pelo placar humilhante de 4 x 1. O resultado foi ainda mais deprimente por causa da boa campanha do Tricolor em relação à participação pífia do time goiano na competição. Vice-lanterna do campeonato, o Vila Nova dominou a partida do início ao fim, diante de um Sampaio apático, que não foi nem sombra da equipe aguerrida que estava há oito jogos sem perder e que até então mirava de perto o G-4 e o tão sonhado acesso à Série A.

O time do técnico Vinícius Saldanha esteve irreconhecível desde o princípio. Tanto que aos 25 minutos do primeiro tempo já perdia por 2 x 0. Chamou atenção a fragilidade da marcação tricolor, que estimulou o adversário ao se lançar ao ataque de forma voraz, sem tomar conhecimento de que estava diante de um rival altamente qualificado. O goleiro Rodrigo Ramos, que fazia sua 350ª partida pelo Sampaio, guardará, além do recorde histórico, uma amarga lembrança do jogo.

Faltou ao Sampaio atitude, tanto no ataque quanto na marcação. O meio de campo e a defesa eram facilmente batidos pelos velozes atacantes do Vila Nova, que perderam várias chances e poderiam ter construído um placar ainda mais elástico, não fosse a má pontaria e algumas defesas providenciais de Rodrigo Ramos. Na frente, Pimentinha não foi nem sombra do jogador que brilhou na goleada de 3 x 0 sobre o Bragantino, na rodada anterior. Willian Paulista esteve disperso e pouco perigo ofereceu à zaga goiana.

O confronto com o Vila Nova é para ser esquecido. Nada deu certo para o Sampaio durante a partida. Até mesmo os cronistas esportivos de Goiás escalados para a transmissão televisiva do jogo estranharam a apatia do Tricolor, que desde o primeiro minuto foi um time sem alma e sem determinação.

O Sampaio mantém as chances de acesso à elite do futebol nacional, mas terá que se refazer o quanto antes do vexame que passou.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima