Paço do Lumiar: Prefeito Josemar segue com reforma administrativa

Willian Rios será responsável por dar continuidade à política municipal de saúde
Willian Rios será responsável por dar continuidade à política municipal de saúde em Paço do Lumiar

Dando continuidade à reforma administrativa da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, o prefeito municipal, professor Josemar Sobreiro (PR) deu posse na tarde desta sexta-feira, 28, ao novo secretário de Saúde, do município, William Guimarães Rios, que assume a pasta a partir do dia 1º de dezembro.

William Rios é Bacharel em Economia, pós- graduado em Gestão Pública e Auditoria, e foi Secretário de Saúde do município de Palmeirândia. Em seu discurso de posse, Rios agradeceu a confiança do prefeito, Josemar, e do vice, Marconi Lopes, e afirmou que dará continuidade ao trabalho da ex-secretária, mantendo o nível elevado de organização da SEMUS.

Maria Nadi da Costa Morais deixa o cargo ocupado por aproximadamente dois anos, por motivos de saúde, situação que vem impossibilitando-a de manter- se à frente das atividades da SEMUS.

O prefeito Josemar ressaltou a importante colaboração de Nadi à gestão municipal, como, a formatação de um novo sistema público de Saúde, onde os serviços da Atenção Básica passaram a funcionar regularmente. “William dará continuidade ao modelo de gestão orquestrado e consolidado pela Nadi, e tenho a certeza que ele desempenhará um excelente trabalho em Paço do Lumiar”, disse o prefeito.

“O município de Paço do Lumiar tem uma nova face, no que se refere à Saúde. Construímos, reformamos e equipamos nestes dois anos várias unidades de saúde. Inauguramos o Centro de Especialidades e Diagnósticos, estabelecemos novos serviços ambulatoriais e exames de média complexidade, e ainda, iniciamos a obra da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, tão esperada pela população”, destacou Nadi.

A reforma administrativa engrenada pelo prefeito Josemar Sobreiro teve início em novembro deste ano, com a posse do novo diretor do Sistema Autônomo de Águas e Esgoto – SAAE, e, em seguida, dos titulares das Secretarias de Administração, e Ciência e Tecnologia, com o objetivo de ajustar as estruturas e o funcionamento das respectivas pastas.

Prefeitura e Colégio Dom Bosco apresentam espetáculo Ópera Para Todos

Pais, alunos, professores e gestores realizaram os últimos preparativos e participaram dos ensaios finais para as apresentações
Pais, alunos, professores e gestores realizaram os últimos preparativos e participaram dos ensaios finais para as apresentações

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e o Colégio Dom Bosco promovem neste fim de semana mais uma edição do projeto Ópera Para Todos. Cerca de cem crianças do Colégio Dom Bosco e 180 crianças de escolas da rede municipal encenarão uma versão adaptada da Ópera Aída, de Giuseppe Verdi. Os espetáculos ocorrem no sábado (29) e no domingo (30), às 19h, na Praça Maria Aragão.

Para o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, o trabalho conjunto e as atividades artísticas enriquecem o desenvolvimento integral das crianças. “Em nome do prefeito Edivaldo, agradeço a parceria com o Colégio Dom Bosco e o empenho dos nossos professores, que abraçaram o projeto e foram fundamentais para o êxito deste projeto, que potencializa o saber, impulsiona as crianças ao auto-descobrimento e valoriza a criatividade”, ressaltou.

A atividade envolve estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho e dos anexos Luís Pinho e José Sarney Costa. Na semana que antecede as apresentações, pais, alunos, professores e gestores realizaram os últimos preparativos e participaram dos ensaios finais. Segundo a diretora adjunta da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Luzinélia Ribeiro, os estudantes estão entusiasmados e confiantes para as apresentações.

“Ver nossas crianças seguras de si mesmas e prontas pra subir ao palco é compensador. As atividades desenvolvidas durante o projeto estimulam a coordenação motora, desenvolvem a linguagem oral e escrita, a criatividade e o imaginário e potencializam o interesse pela leitura”, declarou Luzinélia Ribeiro.

A professora do 5º ano do Ensino Fundamental, Maria Raimunda Fragas, destacou que o envolvimento das crianças produziu uma mudança cultural significativa na vida de seus familiares e de toda a comunidade. “Trabalhar a ópera trouxe uma visão diferenciada com relação à leitura, à escrita e à socialização. São inúmeros os ganhos. O projeto tornou-se porta de entrada para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças”, disse.

Duas estudantes da U.E.B. Maria Alice Coutinho interpretarão personagens principais da Ópera Aída, Luma Nunes Machado e Bruna Gabrielle da Silva Cabral. Luma interpreta Amneres, princesa egípcia que disputa o amor do comandante das tropas egípcias com a princesa etíope Aída, que foi raptada e mantida como escrava no palácio do rei do Egito. Bruna é uma das crianças preparadas para representar a princesa Aída.

“Meus pais falam que estou me saindo muito bem interpretando. Minha mãe disse até que vou ser atriz”, contou Luma Machado. Já Bruna Cabral disse ter aprendido a ler e escrever melhor. “Tem sido ótimo. É muito legal participar, dançar e fazer o papel da Aída. Meus pais também acharam muito legal. Dizem que vai ajudar no meu desenvolvimento, para eu aprender mais”, disse.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Luto

bolanos

Tati Lima deixa a Semit

Por razão desconhecida, Tati Lima não é mais secretária da Semit
Por razão desconhecida, Tati Lima não é mais secretária da Semit

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), deu continuidade hoje à reforma administrativa que vem promovendo em sua gestão. Dessa vez, a mudança aconteceu na Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit). A pasta, até então chefiada por Tati Lima (ex-Tati Palácio), terá outro gestor, cujo nome será anunciado nas próximas horas.

Tati Lima estava no cargo desde o início da administração de Edivaldo Júnior e vinha realizando um trabalho discreto, mas eficiente. Não se sabe o motivo que a fez deixar a Semit.

Fonte do blog informou que o sucessor da agora ex-secretária virá de dentro da própria pasta. Resta aguardar para confirmar – ou não.

Plantão da Reffsa muda para o Apicum, em frente ao Parque do Bom Menino

A Secretaria de Estado de Segurança Pública informa que, a partir desta sexta-feira (28), o Plantão Central da Reffesa passou a funcionar em novo prédio localizado na Avenida Alexandre de Moura, nº 09, no bairro do Apicum, em frente ao Parque do Bom Menino.

A SSP informa ainda que o 1º Distrito Policial do Centro também já está funcionando no local.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Ex-prefeito é condenado criminalmente

João Castelo foi condenado a dois anos e três meses de prestação de serviços
João Castelo foi condenado a dois anos e três meses de prestação de serviços

Com base em Denúncia proposta pelo Ministério Público do Maranhão, a 7ª Vara Criminal de São Luís condenou, na última terça-feira, 25, o ex-prefeito João Castelo Ribeiro Gonçalves a dois anos e três meses de prestação de serviço à comunidade ou a uma entidade pública. A pena inicial, convertida em prestação de serviços, foi de dois anos e três meses de detenção. O ex-gestor tem o direito de recorrer em liberdade.

A condenação de João Castelo baseia-se no não pagamento dos salários do funcionalismo público municipal em dezembro de 2012, último mês de sua gestão. À conduta do ex-gestor foram aplicadas as penalidades previstas em dois artigos do Decreto-Lei 201/67, que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores.

Com base no artigo 1°, inciso II do Decreto-Lei 201/67 (utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos), João Castelo foi condenado dois anos de detenção. Já pelo inciso V do mesmo artigo do decreto-lei (ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei, ou realizá-las em desacordo com as normas financeiras pertinente), o ex-prefeito recebeu a pena de três meses de detenção.

Entenda o caso

Com base no Inquérito Civil n° 01/2013, que apurou o não pagamento do funcionalismo municipal de São Luís em dezembro de 2012, o Ministério Público do Maranhão ingressou, em 15 de maio, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa com pedido de indisponibilidade de bens e uma Denúncia criminal contra o ex-prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves.

Foi apurado pela força-tarefa criada pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, para investigar o caso, que o então prefeito deixou de enviar ao Banco do Brasil (responsável pela administração da folha de pagamento do Município) a ordem de pagamento dos salários dos servidores no mês de dezembro de 2012.

Ao mesmo tempo, João Castelo determinou a utilização de R$ 36 milhões da reserva financeira da Prefeitura de São Luís para o pagamento a fornecedores. Chamou a atenção dos promotores de justiça Justino da Silva Guimarães, João Leonardo Sousa Pires Leal e Danilo José de Castro Ferreira, integrantes da força-tarefa, o fato de que o empenho e liquidação dos pagamentos se deu em apenas cinco dias (de 27 a 31 de dezembro), tempo bem menor que o usual.

“Nesse caso, foi o denunciado (João Castelo Ribeiro Gonçalves), na época mandatário maior do Município e vindo de uma derrota nas urnas quem tomou a decisão de livre e conscientemente deixar de pagar os salários para privilegiar pagamento de outras obrigações refratárias, inclusive com o objetivo de causar dificuldades à nova administração, o que de fato ocorreu, já que os valores tiveram de ser pagos de forma parcelada. Portanto, é claro o dolo em sua conduta”, analisaram, na época, os integrantes da força-tarefa.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Roseana mostra dotes musicais

A governadora Roseana Sarney (PMDB) aproveitou a visita que fez ontem à Escola de Tempo Integral Marcelino Champagnat, que funciona no prédio do antigo Colégio Marista, para mostrar aos alunos um pouco dos seus dotes musicais, como intérprete e instrumentista. Ao entrar em uma das salas de aula, ela sacou seu violão e entoou a canção Gatinha Manhosa, composição de Erasmo Carlos, da década de 60. Afinada e habilidosa ao dedilhar as cordas, ela arrancou aplausos dos estudantes e professores. Assista:

[youtube UJ00iuEiVEU]

Em Cantanhede, bandidos explodem banco, fazem policiais reféns e roubam pistolas e submetralhadora

Caixas eletrônicos da Agência do BB de Cantanhede foram arrombados com explosivos
Caixas eletrônicos da Agência do BB de Cantanhede foram arrombados com explosivos (Fotos: pirapemas.com)
Sargento Francinaldo e soldado Estrela, feitos reféns por quadrilha
Sargento Francinaldo e soldado Estrela, feitos reféns por quadrilha

Uma quadrilha assaltou, na madrugada de hoje, a agência do Banco do Brasil de Cantanhede, a 167 km de São Luís. Após explodirem os caixas eletrônicos, os bandidos fugiram em uma S-10 branca, levando dois policiais militares como reféns.

O assalto foi informado por volta de 1h pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). Os militares feitos reféns são um sargento e um soldado, identificados como Francinaldo Souto e Estrela.

Os dois PMs foram libertados próximo a Miranda do Norte, a 135 km da capital, mas ficaram sem duas pistolas, uma submetralhadora e os coletes à prova de bala. Os bandidos também roubaram um carro particular, pertencente ao sargento.

Até o momento, nenhum dos integrantes da quadrilha foi localizado.

Prefeito de Paço do Lumiar participa do “Diálogo Municipalista”

Prefeito Josemar Sobreiro com o presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Leonardo Bruno
Prefeito Josemar Sobreiro com o presidente da Câmara de Paço do Lumiar, vereador Leonardo Bruno

O prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR) participou, na manhã desta quinta-feira, 27, do “Diálogo Municipalista” promovido pela Federação dos Municípios do Maranhão – FAMEM e Confederação Nacional dos Municípios – CNM, no Hotel Luzeiros.

O segundo dia de programação contou com a participação do governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), que apresentou os futuros secretários de Estado, e falou sobre seu compromisso de gestão com os 217 municípios maranhenses.

Flávio Dino disse que não governará sozinho, que sua gestão será aberta à participação de todos os prefeitos, com a celebração de políticas de desenvolvimento das cidades. “O Maranhão vai avançar, evoluir em todas as áreas. Nosso primeiro passo será organizar cada secretaria, padronizar regras para novos convênios e avaliar a situação dos contratos firmados anteriormente com as prefeituras”, afirmou Dino.

“Paço do Lumiar, assim como os demais municípios maranhenses esperam por esse apoio do Governo do Estado a partir de 2015. Muitas obras de pavimentação de ruas e avenidas de várias comunidades não fora concluídas, e com o apoio do novo governador poderemos retomar os serviços e celebrar novas parcerias”, disse o prefeito Josemar.

O presidente da FAMEM e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB) destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios e sugeriu uma nova política de ação entre os entes federados, no sentido de melhorar a qualidade de vida da população. “Este momento ficará marcado na história do Maranhão. Nasce aqui uma parceria institucional, um pacto pelo desenvolvimento dos municípios”, concluiu.

UFMA assina contrato de concessão de canal para a TV Universitária

Reitor da UFMA, Natalino Salgado, assina contrato diante do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo
Reitor da UFMA, Natalino Salgado, assina contrato diante do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo

O reitor Natalino Salgado e o ministro Paulo Bernardo Silva, assinaram, na última terça, 25, em Brasília, o contrato de concessão do canal 54 à TV Universitária, que visa executar o serviço de radiodifusão de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos. A outorga do canal foi feita pelo Ministério das Comunicações à Universidade Federal do Maranhão em outubro de 2013.

O projeto seguirá agora para o Congresso Nacional a fim de que seja apreciado e aprovado pelos parlamentares. “Temos a certeza que não haverá nenhum obstáculo à aprovação, mas o importante é que, finalmente, conseguimos dar andamento aos trâmites legais”, afirmou o ministro. Ele ressaltou a importância do ato para a formação universitária. “Tenho a certeza de que rapidamente a TV vai se transformar em um grande instrumento de divulgação, discussão e debate da realidade maranhense, além de transmitir esta realidade para o Estado.

Natalino Salgado destacou a conquista para a prática acadêmica dos estudantes de comunicação social. “Este é um momento significativo, não só para o curso de comunicação mas, sobretudo, para a elevação da qualidade de ensino pela capacidade que a TV terá de interagir com a sociedade. A transmissão de informações e de conteúdos dos debates acadêmicos que ocorrem na própria Instituição, acerca do que acontece no Brasil e no mundo, vão poder induzir políticas públicas de forma que os governantes possa mudar a realidade do nosso Estado e do nosso País”, enfatizou.

O reitor lembrou, também que, além de formar profissionais com mais qualidade, a TV UFMA será uma ferramenta fantástica para aperfeiçoar o processo democrático de análise das questões nacionais. Destacou ainda a parceria com o governo. “Temos que reconhecer o apoio do Ministro Paulo Bernardo e do Governo Federal, que tem se empenhado, democraticamente, em entregar à nossa Universidade esse meio de comunicação, grande ferramenta da formação de cidadania”, conclui Natalino Salgado.

Por se tratar de uma emissora exclusivamente educativa, a programação da TV UFMA deverá ser organizada de acordo com as finalidades de formação social e cultural da radiodifusão, além de manter um elevado sentido moral e cívico. A previsão é que até meados de 2015 a TV comece a veicular programas em caráter experimental.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima