
Tati Lima deixa a Semit

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), deu continuidade hoje à reforma administrativa que vem promovendo em sua gestão. Dessa vez, a mudança aconteceu na Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit). A pasta, até então chefiada por Tati Lima (ex-Tati Palácio), terá outro gestor, cujo nome será anunciado nas próximas horas.
Tati Lima estava no cargo desde o início da administração de Edivaldo Júnior e vinha realizando um trabalho discreto, mas eficiente. Não se sabe o motivo que a fez deixar a Semit.
Fonte do blog informou que o sucessor da agora ex-secretária virá de dentro da própria pasta. Resta aguardar para confirmar – ou não.
Plantão da Reffsa muda para o Apicum, em frente ao Parque do Bom Menino
A Secretaria de Estado de Segurança Pública informa que, a partir desta sexta-feira (28), o Plantão Central da Reffesa passou a funcionar em novo prédio localizado na Avenida Alexandre de Moura, nº 09, no bairro do Apicum, em frente ao Parque do Bom Menino.
A SSP informa ainda que o 1º Distrito Policial do Centro também já está funcionando no local.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)
Ex-prefeito é condenado criminalmente

Com base em Denúncia proposta pelo Ministério Público do Maranhão, a 7ª Vara Criminal de São Luís condenou, na última terça-feira, 25, o ex-prefeito João Castelo Ribeiro Gonçalves a dois anos e três meses de prestação de serviço à comunidade ou a uma entidade pública. A pena inicial, convertida em prestação de serviços, foi de dois anos e três meses de detenção. O ex-gestor tem o direito de recorrer em liberdade.
A condenação de João Castelo baseia-se no não pagamento dos salários do funcionalismo público municipal em dezembro de 2012, último mês de sua gestão. À conduta do ex-gestor foram aplicadas as penalidades previstas em dois artigos do Decreto-Lei 201/67, que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores.
Com base no artigo 1°, inciso II do Decreto-Lei 201/67 (utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos), João Castelo foi condenado dois anos de detenção. Já pelo inciso V do mesmo artigo do decreto-lei (ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei, ou realizá-las em desacordo com as normas financeiras pertinente), o ex-prefeito recebeu a pena de três meses de detenção.
Entenda o caso
Com base no Inquérito Civil n° 01/2013, que apurou o não pagamento do funcionalismo municipal de São Luís em dezembro de 2012, o Ministério Público do Maranhão ingressou, em 15 de maio, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa com pedido de indisponibilidade de bens e uma Denúncia criminal contra o ex-prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves.
Foi apurado pela força-tarefa criada pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, para investigar o caso, que o então prefeito deixou de enviar ao Banco do Brasil (responsável pela administração da folha de pagamento do Município) a ordem de pagamento dos salários dos servidores no mês de dezembro de 2012.
Ao mesmo tempo, João Castelo determinou a utilização de R$ 36 milhões da reserva financeira da Prefeitura de São Luís para o pagamento a fornecedores. Chamou a atenção dos promotores de justiça Justino da Silva Guimarães, João Leonardo Sousa Pires Leal e Danilo José de Castro Ferreira, integrantes da força-tarefa, o fato de que o empenho e liquidação dos pagamentos se deu em apenas cinco dias (de 27 a 31 de dezembro), tempo bem menor que o usual.
“Nesse caso, foi o denunciado (João Castelo Ribeiro Gonçalves), na época mandatário maior do Município e vindo de uma derrota nas urnas quem tomou a decisão de livre e conscientemente deixar de pagar os salários para privilegiar pagamento de outras obrigações refratárias, inclusive com o objetivo de causar dificuldades à nova administração, o que de fato ocorreu, já que os valores tiveram de ser pagos de forma parcelada. Portanto, é claro o dolo em sua conduta”, analisaram, na época, os integrantes da força-tarefa.
Fonte: Ministério Público do Maranhão
Roseana mostra dotes musicais
A governadora Roseana Sarney (PMDB) aproveitou a visita que fez ontem à Escola de Tempo Integral Marcelino Champagnat, que funciona no prédio do antigo Colégio Marista, para mostrar aos alunos um pouco dos seus dotes musicais, como intérprete e instrumentista. Ao entrar em uma das salas de aula, ela sacou seu violão e entoou a canção Gatinha Manhosa, composição de Erasmo Carlos, da década de 60. Afinada e habilidosa ao dedilhar as cordas, ela arrancou aplausos dos estudantes e professores. Assista:
[youtube UJ00iuEiVEU]
Em Cantanhede, bandidos explodem banco, fazem policiais reféns e roubam pistolas e submetralhadora


Uma quadrilha assaltou, na madrugada de hoje, a agência do Banco do Brasil de Cantanhede, a 167 km de São Luís. Após explodirem os caixas eletrônicos, os bandidos fugiram em uma S-10 branca, levando dois policiais militares como reféns.
O assalto foi informado por volta de 1h pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). Os militares feitos reféns são um sargento e um soldado, identificados como Francinaldo Souto e Estrela.
Os dois PMs foram libertados próximo a Miranda do Norte, a 135 km da capital, mas ficaram sem duas pistolas, uma submetralhadora e os coletes à prova de bala. Os bandidos também roubaram um carro particular, pertencente ao sargento.
Até o momento, nenhum dos integrantes da quadrilha foi localizado.
Prefeito de Paço do Lumiar participa do “Diálogo Municipalista”

O prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR) participou, na manhã desta quinta-feira, 27, do “Diálogo Municipalista” promovido pela Federação dos Municípios do Maranhão – FAMEM e Confederação Nacional dos Municípios – CNM, no Hotel Luzeiros.
O segundo dia de programação contou com a participação do governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), que apresentou os futuros secretários de Estado, e falou sobre seu compromisso de gestão com os 217 municípios maranhenses.
Flávio Dino disse que não governará sozinho, que sua gestão será aberta à participação de todos os prefeitos, com a celebração de políticas de desenvolvimento das cidades. “O Maranhão vai avançar, evoluir em todas as áreas. Nosso primeiro passo será organizar cada secretaria, padronizar regras para novos convênios e avaliar a situação dos contratos firmados anteriormente com as prefeituras”, afirmou Dino.
“Paço do Lumiar, assim como os demais municípios maranhenses esperam por esse apoio do Governo do Estado a partir de 2015. Muitas obras de pavimentação de ruas e avenidas de várias comunidades não fora concluídas, e com o apoio do novo governador poderemos retomar os serviços e celebrar novas parcerias”, disse o prefeito Josemar.
O presidente da FAMEM e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB) destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios e sugeriu uma nova política de ação entre os entes federados, no sentido de melhorar a qualidade de vida da população. “Este momento ficará marcado na história do Maranhão. Nasce aqui uma parceria institucional, um pacto pelo desenvolvimento dos municípios”, concluiu.
Busca
No Twitter

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Posts recentes
Posts recentes
No Twitter
Categorias
Categorias
Comentários
Arquivos
Arquivos
Mais Blogs
Blogs
O Grupo
Contato
- (98) 3215-5050
- (98) 99999-999
- [email protected]
- Av. Ana Jansen, 200 - São Francisco São Luís - MA
Comentários