Presidente do Incra dá posse a superintendente do órgão no Maranhão

Presidente nacional do Incra, Carlos Guedes, deu posse a Jowberth, em Brasília
Presidente nacional do Incra, Carlos Guedes, deu posse a Jowberth, em Brasília

Tomou posse nesta terça-feira (23), em Brasília, o novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Maranhão, Jowberth Frank Alves da Silva, de 39 anos. A portaria de nomeação foi assinada no último dia 19 e publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) de 22 dezembro de 2014.

O novo superintendente é formado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é professor concursado da rede pública estadual, atuou na área administrativa da Delegacia Regional do Trabalho e na Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA/AM). Atualmente, ocupava o cargo de coordenador Estadual de Regularização Fundiária da Amazônia Legal no estado do Maranhão.

Metas

O presidente do Incra, Carlos Guedes, deu posse a Jowberth Frank ressaltando que o interesse do Instituto é que a sua gestão assegure o acesso a terra e efetive o ingresso dos agricultores aos novos programas e ações do Instituto, como as chamadas públicas para contratação de assistência técnica e serviços de infraestrutura, o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), a Sala da Cidadania – a física e a virtual, para emissão de documentos e renegociação de dívidas -, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e a nova forma de crédito, agora com a segurança do pagamento individual por meio de cartão magnético.

Guedes destacou ainda a participação do Incra/MA como fundamental para o cumprimento das metas nacionais do Instituto. Atualmente, o estado possui 4,6 milhões de hectares destinados à reforma agrária, distribuídos em 1005 assentamentos (130.131 mil famílias). “O Maranhão faz parte do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Paraíba e Bahia), que é região de maior dinâmica da agricultura do Brasil e a maior fronteira agrícola da atualidade”, lembrou o presidente, que pediu atenção a essa particularidade.

Jowberth Frank recebeu as orientações e destacou que a “complexidade fundiária do Maranhão exigirá o máximo de dedicação e empenho para que sejam encontradas soluções rápidas e eficazes para a ampliação do acesso à terra e para o desenvolvimento dos assentamentos criados”.

Liminar do TSE valida votos de Deoclides, altera bancada federal e pode mudar equipe de Dino

Deoclides Macedo teve os votos validados pelo TSE
Deoclides Macedo teve os votos validados pelo ministro TSE Dias Toffoli

Em liminar concedida na tarde desta terça-feira, 23, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, deferiu a candidatura do ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT), que concorreu nas últimas eleições ao cargo de deputado federal, e validou os votos do pedetista.

A decisão abre uma segunda vaga na coligação formada por PDT/PTC/PROS – que a princípio tinha como único eleito o deputado Weverton Rocha (PDT) – e retira uma cadeira da chapa composta por PMDB/DEM/PTB/PV/PRB/PR, no caso a pertencente ao deputado Alberto Filho, que não retornará à Câmara Federal na legislatura que se iniciará em 1º de fevereiro de 2015.

Julião Amin terá que optar entre cargo de secretário e mandato parlamentar
Julião Amin terá que optar entre cargo de secretário e mandato parlamentar

Com a decisão, os 56 mil votos de Deoclides – que foi o 3º candidato mais bem votado da coligação – são contabilizados e a coligação Todos pelo Maranhão 2 ganha mais uma vaga para deputado federal, elegendo o presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista no Maranhão (PDT), Julião Amim, e deixando o ex-prefeito como primeiro suplente.

Secretariado

A liminar concedida em favor de Deoclides Macedo pode causar ainda uma mudança no secretariado do futuro governo Flávio Dino. Isso porque o beneficiário direto da decisão do TSE é o segundo suplemente da coligação, Julião Amim, indicado pelo comunista para o cargo de secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária. Caso o pedetista faça opção pelo mandato parlamentar, Dino será obrigado a escolher um novo nome para a pasta.

É aguardar para ver os desdobramentos.

Justiça solta mais 72 presos para o Natal

Portaria suplementar da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP) assinada nessa segunda-feira (22), pelo juiz José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior, titular da 2ª Vara Criminal e respondendo pela VEP, autoriza a saída temporária de 72 apenados. Com a medida, são 291 detentos beneficiados com a saída (a primeira portaria do tipo contemplou 219 detentos).

Segundo informações da VEP, a inclusão dos nomes dos contemplados na portaria suplementar expedida pela Vara dependia da análise e aprovação do magistrado, finalizadas nessa segunda (22). A suplementação já estava prevista na portaria anterior (Portaria 41/2014-GAB).

As regras são as mesmas para todos os beneficiados com a saída temporária. O retorno dos apenados está marcado para até às 18h do dia 29 de dezembro.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima