TRE reconta votos e muda eleição para deputado federal no Maranhão

Julião Amin é o novo deputado federal eleito pelo Maranhão
Julião Amin é o novo deputado federal eleito pelo Maranhão

Em cumprimento à decisão monocrática do ministro Dias Toffoli (presidente do Tribunal Superior Eleitoral) proferida em 23 de dezembro de 2014 na Ação Cautelar 1935-81.2014.6.00.0000, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão efetuou na noite desta segunda-feira, 12 de janeiro, a retotalização dos votos proporcionais das eleições 2014 para contabilizar os 56.171 votos recebidos pelo candidato Deoclides Macedo, que concorreu ao cargo de deputado federal.

Com a recontagem, Julião Amim, que foi diplomado como primeiro suplente de deputado federal em 19 de dezembro, foi considerado eleito pela Coligação Todos pelo Maranhão 2 (PDT, PTC e PROS).

A nova diplomação de Julião Amim ocorrerá após publicação no Diário da Justiça Eletrônico do Relatório Geral das Eleições 2014 relativo ao primeiro turno. Já a de Deoclides Macedo, que assumirá a vaga deixada por Amim, só poderá ser realizada quando a prestação de contas dele for julgada pelo TRE-MA, o que deve ocorrer na primeira sessão do órgão, prevista para o dia 27 de janeiro.

Participaram do ato, além dos desembargadores Froz Sobrinho (presidente do TRE-MA) e José Eulálio Figueiredo de Almeida (ouvidor), representantes de partidos políticos, advogados das partes e representante do Ministério Público Eleitoral.

Entenda

Deoclides Macedo concorreu ao cargo de deputado federal sub judice porque seu registro de candidatura havia sido indeferido pelo TSE por ele ter figurado como gestor ordenador de despesas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Paço do Lumiar comemora 54 anos de emancipação política

 

Paço do Lumiar completa 54 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 14 de janeiro, com uma programação que inclui solenidades tradicionais, inaugurações, atividades esportivas e shows
O dia festivo, no município, tem início às 6h da manhã, na Sede de Paço do Lumiar com a tradicional alvorada de fogos, seguida do hasteamento das bandeiras e execução de hinos pela banda municipal “La Roque”

Paço do Lumiar completa 54 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 14 de janeiro, com uma programação que inclui solenidades tradicionais, inaugurações, atividades esportivas e shows.

O dia festivo, no município, tem início às 6h da manhã, na Sede de Paço do Lumiar com a tradicional alvorada de fogos, seguida do hasteamento das bandeiras e execução de hinos pela banda municipal “La Roque”, com a presença de autoridades municipais, servidores e da população.

Após a cerimonia oficial, o prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) fará a abertura do torneio de futebol com times da Sede de Paço do Lumiar, e na Praça de Nsª da Luz, será entregue as carteiras de aposentados do Prev Paço, e um automóvel 0km para a otimização dos atendimentos do programa “Melhor em Casa”, da Secretaria Municipal de Saúde – Semus.

Ainda na Sede de Paço do Lumiar, acontecerá durante toda a manhã, uma ação de saúde, com a oferta de serviços de aferição da pressão arterial, glicemia capilar e vacinação humana e animal.

Em continuidade à programação dos 54 anos de Paço do Lumiar, o prefeito municipal, Josemar Sobreiro sairá em comitiva, onde visitará as obras de construção de duas quadras poliesportivas, na Vila Cafeteira e Vila São José. No Maiobão, o prefeito fará vistoria nas obras de pavimentação da Avenida 01, e inaugurará a Biblioteca Pública Municipal, na Avenida 04, e o Departamento de Promoção da Igualdade Racial, na Casa do Trabalhador, de Paço do Lumiar.

No período da tarde, um torneio de futebol society, nas quadras do Viva Maiobão dará prosseguimento à programação. No local, acontecerá também, apresentação de bandas gospel, a partir das 15h.

A tradicional missa de aniversário organizada pela comunidade da Sede de Paço do Lumiar será celebrada às 16h, na Igreja de Nsª da Luz, seguida do também tradicional corte do bolo. O encerramento da festa ficará com a apresentação de amos de bumba-meu- boi de Paço do Lumiar e shows das bandas Forró Ostentação, Forrozão Freelancer e Banda Reprise.

Programação:

06h – Alvorada de Fogos – Sede de Paço do Lumiar
08:30h – Hasteamento das Bandeiras e Execução dos Hinos – Sede de Paço do Lumiar
09:00h – Torneio de Futebol – Sede de Paço do Lumiar
09:30h – Entrega de Carteira dos Idosos; Entrega de um carro para o programa “Melhor em Casa” e Ação de Saúde – Praça de Nsª da Luz/Sede
10:30h – Saída da Comitiva: Vistoria das obras de Construção das Quadras Poliesportivas da Vila Cafeteira e Vila São José
11h – Inauguração da Biblioteca Pública Municipal de Paço do Lumiar /Avenida 04, conjunto Maiobão
12h – Inauguração do Departamento de Igualdade Racial/Casa do Trabalhador, Avenida 03, conjunto Maiobão
15h – Torneio de Futebol Society e apresentação de bandas gospel, no Viva Maiobão
16h – Missa na Igreja de Nossa Senhora da Luz/Sede
17:30h – Corte do Bolo/Sede
19h – Apresentação de Amos de Bumba-meu-boi de Paço do Lumiar – Praça de Nsª da Luz/Sede
19:30h – Shows das bandas Forró Ostentação, Forrozão Freelancer e Banda Reprise – Praça de Nsª da Luz/Sede

Semed apresenta nova equipe pedagógica e dialoga com gestores sobre calendário escolar

Secretário Geraldo Castro agradeceu o empenho da equipe e apontou as novas perspectivas para 2015
Secretário Geraldo Castro agradeceu o empenho da equipe e apontou as novas perspectivas para 2015

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a primeira reunião com os gestores escolares do ano de 2015. Participaram representantes de todos os 250 espaços de ensino integrados à rede municipal de educação de São Luís. Na pauta, a discussão sobre calendário escolar e a apresentação da nova composição da equipe pedagógica da Secretaria.

Durante a reunião, foram repassadas orientações para o encerramento do ano letivo de 2014, reforçando a garantia do prefeito Edivaldo de 200 dias letivos para todas as escolas do município e de férias para os profissionais do magistério. Os gestores também tiveram a oportunidade de dirimir as últimas dúvidas e apresentar suas especificidades para adequá-las aos calendários propostos pela Secretaria. Para as escolas que não têm dias letivos a repor, o período letivo encerra-se ainda no mês de janeiro. Para as escolas que tem necessidade de reposição de carga horária, o ano letivo tem previsão de encerramento até o final de março.

No discurso de boas vindas, o titular da Semed destacou as perspectivas positivas para o ano de 2015 e elencou o concurso público para profissionais do magistério, a implantação dos direitos estatutários para professores e a melhoria das estruturas físicas das unidades de ensino como as prioridades. “O que espero neste momento dos nossos colegas gestores é a dedicação, a lealdade e a competência que são peculiares ao trabalho de todos vocês”, destacou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Equipe pedagógica

Na pauta da reunião, a discussão sobre calendário escolar e a apresentação da nova composição da equipe pedagógica da secretaria
Na reunião foi discutido o calendário escolar e apresentada a nova composição da equipe pedagógica da Semed

Além de Leônia Queiroga para o cargo de secretária adjunta de Ensino, Geraldo Castro anunciou a professora Ana Célia Peixoto Lopes para o cargo de superintendente da área de Ensino Fundamental. Ana Célia é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pertencendo ao quadro pedagógico da rede municipal de ensino desde 1992.

Em 2003, ela foi gestora da U.E.B. Primavera e, desde 2004, ocupa o cargo de gestora da U.E.B. Rubem Goulart, escola que detém o maior valor para o índice de Educação Básica (Ideb) desde 2005. Já Leônia Queiroga tem formação em Administração e integra o quadro técnico efetivo da rede municipal desde 2002, tendo sido gestora escolar e técnica de acompanhamento às escolas da Semed.

A nova superintendente da área de Ensino Fundamental agradeceu a Deus, ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao secretário Geraldo Castro pela confiança depositada. “Precisarei de todos mais do que nunca. Eu acredito na escola pública. Acredito que ela pode e deve ser de qualidade. Basta que a gente se una, que a gente dê as mãos e trabalhe com respeito e dedicação para construirmos uma rede de ensino digna, do jeito que nossas crianças e adolescentes merecem”, disse a superintendente.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Relatório do MP aponta aumento da violência na Ilha de São Luís

relatorio violencia2

O Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-Ceap) divulgou nesta segunda-feira, 12, relatório sobre a violência nos municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, referente ao ano de 2014. Os dados englobam os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e o déficit no quadro das policiais Civil e Militar.

A aferição das mortes por CVLI segue a metodologia indicada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), contabilizando óbitos por armas de fogo, armas brancas, instrumentos de ação contundente ou cortante, esgorjamento, estrangulamento, espancamento e agressão física. Em 2014, foram registradas 1.227 mortes violentas com essas características. Os números superam em 24,7% a soma dos 984 registros de 2013.

Na avaliação do promotor de justiça José Cláudio Cabral, coordenador do CAOp-Cead, os índices revelam uma situação de extrema violência e descontrole. A Organização das Nações Unidas considera aceitável dez assassinatos para cada 100 mil pessoas por ano. “Na ilha de São Luís, esse índice é 876,4% acima da margem suportável. A violência tornou-se uma endemia”, destaca o membro do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Os índices alarmantes foram obtidos pelo acompanhamento mensal dos registros do Instituto Médico Legal (IML) e Secretaria de Estado de Segurança Pública. Não foram computados os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, que elevariam os índices de violência.

Falhas

relatorio violencia3

Ao realizar inspeções técnicas nos distritos e delegacias especializadas de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, o MPMA constatou que, em 2014, 289 inquéritos sobre mortes violentas não foram concluídos para serem encaminhados ao Poder Judiciário.

Outro dado que contribui para o aumento da violência é o número insuficiente de policiais militares. A recomendação da ONU é que haja um policial para cada 300 habitantes. No Maranhão, existe um policial para cada 822 pessoas. O ideal é que houvesse 22.836 policiais militares na ativa, para atingir esse número deveriam ser nomeados mais 14.499 profissionais.

De acordo com Cláudio Cabral, o agravamento da violência é resultado pela ausência de um Plano Estadual de Segurança e de políticas públicas para prevenir a criminalidade. Outro agravante é a falta de compartilhamento de informações e ações conjuntas entre as instituições do sistema de segurança pública, além da Justiça, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública Estadual, órgãos de perícia e uma central de inteligência com ramificações em todo o Maranhão.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Polícia mantém contraofensiva e mais três bandidos tombam

Bandidos mortos dentro do carro no qual tentaram fugir
Bandidos mortos dentro do carro no qual tentaram fugir

Mais três criminosos tombaram hoje ao enfrentar as forças de segurança pública do Maranhão. O caso aconteceu por volta das 8h30, em Bacabeira, a 53 quilômetros de São Luís, quando seis homens tentaram assaltar a agência dos Correios do município. Policiais saíram em perseguição ao bando, dando início a um confronto. Além dos três assaltantes mortos, dois PMs foram baleados no tiroteio.

Após terem o plano de assalto frustrado, os bandidos tentaram fugir em um Ford Fiesta de placa NHI-8920 e em uma motocicleta Honda CB-300. Os que estavam no carro foram interceptados por homens do Serviço de Inteligência da PM e da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Os criminosos, que portavam duas pistolas .40 e um revólver calibre 38, reagiram a bala, mas levaram a pior.

Os policiais baleados não correm risco de morte e foram socorridos por um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA).

As duas pistolas .40 e o revólver calibre 38 que estavam em poder dos bandidos mortos
As duas pistolas .40 e o revólver calibre 38 que estavam em poder dos bandidos mortos no confronto com a PM

Informações iniciais dão conta de que dois assaltantes mortos em Bacabeira, identificados como Val e Bruxo, este último o líder, faziam parte da quadrilha que assaltou a agência do banco Itaú da Rua da Paz, em pleno Centro de São Luís, na última quinta-feira (8).

Na ocasião, quatro bandidos foram mortos ao trocar tiros com policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminosas (Seic) na localidade Miritiua, em São José de Ribamar, para onde haviam fugido.

Por mais mordomias

Eduardo Cunha fala a membros da bancada maranhense na Câmara Federal
Eduardo Cunha fala a membros da bancada maranhense na Câmara Federal (Foto: Biaman Prado)

O deputado federal Cléber Verde (PRB) defendeu mais mordomias para os colegas de parlamento no café da manhã, na última sexta-feira, no Hotel Luzeiros, em que o peemedebista Eduardo Cunha pediu o apoio da bancada maranhense para sua eleição a presidente da Câmara dos Deputados. No encontro, Verde cobrou a disponibilização de passagens aéreas para parentes dos parlamentares nas viagens a Brasília e no retorno aos seus estados de origem.

O deputado maranhense reclamou que nas idas e vindas à capital federal tem sempre que pagar do próprio bolso as passagens da esposa e dos filhos. Para ele, os deslocamentos dos parentes também devem ser bancado pela Câmara, como se isso fizesse parte da atividade parlamentar.

Sem fazer cerimônia, Cléber Verde pediu que Eduardo Cunha assumisse o compromisso de rever essa questão, para surpresa de alguns colegas que estavam sentados à mesa, entre eles Gastão Vieira (PMDB), Pedro Fernandes (PTB), Weverton Rocha (PDT), José Reinaldo Tavares (PSB), Waldir Maranhão (PP), Alberto Filho (PMDB), Sétimo Waquim (PMDB) e André Fufuca (PAN). E praticamente condicionou seu apoio ao atendimento desse pleito.

Questões maiores, como o empenho da Câmara pela melhoria da educação, da saúde e da segurança pública passaram ao largo no discurso do deputado maranhense, dando a entender que a campanha pela presidência da Casa, cuja eleição acontece em 1º de fevereiro, é regida muito mais por interesses internos do que pela disposição do candidato em conduzir o parlamento de acordo com as necessidades do povo.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima