Flávio Dino recua de novo e anuncia ampliação de atividades da FMRB

Secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, garante manutenção das atividades em prol da comunidade
Secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, garante manutenção de atividades da FMRB 

O Governo do Maranhão instituiu uma comissão para assumir a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), que funciona no Convento das Mercês, no Bairro do Desterro. Formada por representantes do governo, especialistas técnicos e pessoas do bairro, a comissão dará continuidade a partir de amanhã (19) às atividades já desenvolvidas no local e ampliará a programação a partir de estudos de necessidades e de demandas da própria comunidade.

“Vamos manter as atividades em prol da comunidade e ainda ampliar a programação”, explicou o secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry. Atualmente, a FMRB oferece às crianças e aos jovens do bairro do Desterro e adjacências projetos de reforço escolar, cursos profissionalizantes e curso pré-vestibular.

Desde o dia 2 de janeiro, a FMR está sob a gestão da Secretaria de Cultura. “Essa comissão que assumirá a Fundação a partir de amanhã realizará estudos sobre a estrutura do prédio, sobre as atividades já desenvolvidas e sobre o importante acervo histórico ali presente”, destacou a secretária de Cultura, Ester Marques.

Diálogo com a comunidade

Para garantir a continuidade das atividades da FMRB, representantes do governo se reuniram na tarde de hoje (18) com a comunidade do Desterro. Além dos secretários Márcio Jerry e Ester Marques, participaram do encontro os secretários Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Márcio Jardim (Esportes) e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira.

“Ficamos todos muito satisfeitos com a vinda de todos esses representantes do governo aqui. Isso nunca havia acontecido antes. Estamos muito felizes com a garantia de que os bons projetos vão continuar e outros novos serão iniciados, ainda mais com a nossa participação nesse processo de ampliação”, destacou o presidente da Associação de Moradores do Centro Histórico de São Luís, Dênis Cutrim de Lima.

Além da garantia da continuidade das atividades, a comunidade do Desterro ainda recebeu duas outras boas notícias na reunião: a instalação de um Ponto do Saber no bairro e o Projeto Universidade para Todos Nós, ambos da Fapema. “O Ponto do Saber consiste na instalação de um laboratório com computadores e internet no bairro, facilitando o acesso a cursos online pela população da área. Já o Universidade para Todos Nós prevê bolsas de estudos para alunos de cursos universitários instalados no Centro Histórico, que desenvolvam trabalhos que melhorem a vida dessa população”, explicou o presidente do órgão, Alex Oliveira.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Microônibus é tragado pelo mar em Panaquatira

panaquatira

Um microônibus que transportava participantes de uma excursão foi tragado pelo mar na tarde deste domingo, na praia de Panaquatira, em São José de Ribamar. O veículo foi estacionado na areia e o motorista não percebeu o avanço da maré. Resultado: o microônibus foi coberto pela água e tombou, parcialmente destruído, pela força da correnteza.

A regressão ao Vitorinismo

Por Joaquim Itapary

15 dias de governo novo no Maranhão! Já dá para ter-se ideia de como serão as reais mudanças políticas e administrativas tão esperadas. Começo a desconfiar que botei fora meu voto, mais uma vez. A balbúrdia que se instalou no serviço público estadual reproduz em escala maior o caos em que se encontra a prefeitura de São Luís. Tenho a impressão de que um bando de menininhas assanhadas e trêfegos garotinhos hermafroditas juntaram-se nos fundos de um quintal para brincarem de governar, ou melhor, “brincarem de casinha.” Mas, como nenhum deles está de fato apto para a prática de absolutamente nada o que seja racional em termos de construção de governos ou de casinhas, simplesmente divertem-se no desmonte da casinha que encontraram pronta. Nesse desvario, destroem tudo e praticam atos que, se praticados por adultos menos irresponsáveis, não passariam de condenável iniquidade.

Ontem, na Emap, por ordem do seu jovem e impotente presidente, uma assídua e respeitosa funcionária com cerca de 15 anos naquela empresa, tendo servido com aplicação a mais de cinco administrações e durante governos das mais variadas correntes políticas, foi demitida, sem justa causa legal. Além de sumariamente desempregada, não lhe pagaram verbas rescisórias legais; e ainda ouviu: Vá procurar seus direitos na Justiça! Que beleza de mudança!

Mas, como não existe fato sem causa, e considerando que o atual governador foi eleito exatamente porque nos prometeu a restauração do império da lei, da decência e da verdade, a funcionária demitida pediu que lhe explicassem a real causa da sua sumária dispensa. Estarrecida, recebeu a resposta muito clara: Minha senhora, apenas cumprimos ordem do governador. Aqui não trabalha mais ninguém que tenha Itapary no nome!

E ficamos assim: A funcionária demitida é nora de Joaquim Itapary, que é amigo de José Sarney. Pronto, rua! É incrível? Pois deixou de ser!

Agora, que estou aposentado, graças a Deus penso encontrar-me pessoalmente fora do alcance do ânimo dessa criançada endiabrada. A não ser que a buliçosa e inepta mão desse governo trêfego tenha o insuspeitado poder de exonerar-me da cadeira que ocupo na Academia Maranhense de Letras e cassar-me o direito de uso de títulos e honrarias recebidos do Estado do Maranhão.

Aliás, como se vê, na marcha em que a criançada se esbalda nos fundos do quintal, não causará espanto a exoneração do meu caro e velho colega Salvio Dino das funções de pai do governador, simplesmente por ser ele também amigo de José Sarney.

Lamentável que um jovem e antes promissor empresário se submeta ao constrangimento de não poder sequer escolher seus companheiros de gestão apenas para não perder um posto que pouco ou nada acrescentará à longa biografia que ainda lhe resta construir. É uma pena!

Deixemos a meninada na sua brincadeira de fundos de quintal da História :

“Boca de forno?

Forno!

Onde eu mandar?

Vou!

Se não for?

Pega bolo!”

Enfim, já que mudamos em marcha à ré, Viva Vitorino Freire!

Paraenses são presos com 15 celulares furtados em show de axé em São Luís

Celulares, dinheiro, relógios e outros objetivos apreendidos com o bando paraense
Celulares, dinheiro, relógios e outros objetos apreendidos em poder do bando paraense no show de Durval Lélys

Três paraenses foram presos com 15 celulares roubados no show do cantor de axé Durval Lélys (ex-Asa de Águia), realizado ontem no Beach Club dos Smiths, no Calhau. Um quarto homem detido, identificado como Wemerson Rocha Sequeira, é suspeito de dar suporte aos forasteiros em São Luís.

Os celulares apreendidos foram furtados de pessoas que se divertiam no show do artista baiano. Não é a primeira vez que bandidos de outros estados são presos praticando crimes em eventos na capital maranhense. Há alguns anos, um grupo de baianos também foi flagrado furtando celulares em um show na cidade.

Os paraenses presos são Adevan Rocha Castanheira, Emerson Millher Monteiro dos Santos e Fábio Miranda Santos, todos de Belém. Além dos 15 celulares, foram apreendidos R$ 443,30, um Fiat Fiesta Hatch prata, dois relógios e outros objetos.

Participaram da operação policiais do Grupo Tático Móvel (GTM) do 1° Batalhão da Polícia Militar.

Operação tapa-buracos chega à estrada do Sítio Grande

Tapa-buracos restabeleceu uniformidade da camada asfáltica da Estrada do Sítio Grande
Tapa-buracos restabeleceu uniformidade da camada asfáltica da Estrada do Sítio Grande

A estrada do Sitio Grande, via importante que liga o conjunto Maiobão à MA 202 – estrada do Maioba, passou esta semana pelos serviços da operação “tapa-buracos”, restabelecendo a uniformidade da camada asfáltica de toda a sua extensão e promovendo um transito tranquilo na região, principalmente em horários de grande fluxo de veículos.

As intervenções reiniciadas na primeira semana de janeiro, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo, Transito e Transporte (Sinfra) respeitam um cronograma pré- definido de ruas e avenidas do Maiobão, e ainda, de comunidades como a Sede de Paço do Lumiar e Pau Deitado.

De acordo com a secretária de Infraestrutura, Andréia Feitosa, todas as vias de Paço do Lumiar, com incidência de trechos críticos serão recuperados na operação. “Na zona rural continuaremos com as máquinas fazendo o trabalho de abertura de estradas, limpeza e priçarramento”, disse a secretária.

A operação “tapa-buracos” contemplará também, a Rua 22 e 106, e as Avenidas 07, 08,10 e 14 do conjunto Maiobão. A previsão é de 90 dias para a conclusão da primeira etapa do cronograma.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima