Prefeitura de São Luís inicia matrícula para o Projovem Urbano

Geraldo Castro: "Projovem Urbano é uma ferramenta eficaz de formação cidadã"
Geraldo Castro Sobrinho: “Projovem Urbano é uma ferramenta eficaz de formação cidadã”

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e em parceria com o governo federal, inicia nesta quarta-feira (21) as matrículas para Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. As inscrições podem ser efetivadas até o dia 23 de fevereiro em 12 Unidades de Educação Básica da Prefeitura de São Luís. Neste ano, a parceria entre os governos federal e municipal garantiu 2100 vagas para jovens de 18 a 29 anos que são alfabetizados e não concluíram o Ensino Fundamental.

O desenvovimento do Projovem Urbano em São Luís está associado à política de Educação Integral do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que prevê a elevação do nível de escolaridade aliada à qualificação profissional. “O Projovem Urbano é uma ferramenta eficaz de formação cidadã, que possibilita aos jovens abrir novas possibilidades profissionais e de vida. Por isso mesmo, é um programa que tem e terá toda a atenção do prefeito Edivaldo”, afirmou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

O Projovem Urbano tem duração de 18 meses e, ao longo do período, oferece aos jovens a possibilidade de concluir o Ensino Fundamental e ainda um curso de iniciação profissional com certificação, aulas de informática e auxílio de R$ 100 por mês. O Programa também possibilita ao participante o desenvolvimento de ações comunitárias com efetivo exercício da cidadania.

Matrículas

Neste ano, as matrículas poderão ser feitas nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína), Tancredo Neves (Cidade Operária), Cidade Olímpica (Cidade Olímpica), Alberto Pinheiro (Centro), Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco), Olinda Desterro (Vicente Fialho), Rubem Almeida (Coroadinho), Newton Neves (Vila Palmeira), Ministro Mário Andreazza (Liberdade), Rosália Freire (Vila Izabel), João de Souza Guimarães (Divinéia) e Luzenir Mata Roma (Cidade Operária).

Para efetivar a inscrição, o interessado deve apresentar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência e Histórico Escolar ou Declaração Escolar que informe último ano cursado pelo jovem. “Caso o interessado não possua histórico ou a declaração escolar, será realizado um teste de proficiência no ato da matrícula para efetivá-la”, explicou a coordenadora do Projovem Urbano em São Luís, Karla Santos.

Neste ano, o jovem poderá optar por um dos três arcos ocupacionais no ato da matrícula: Construção e Reparos II, Serviços Pessoais ou Telemática. O primeiro garante qualificação profissional para os interessados em se tornar eletricista de instalações, trabalhador da manutenção de edificações, instalador e reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações, bem como instalador de sistemas de telecomunicações. Já os jovens que optarem por Serviços Pessoais serão qualificados para atuar como depilador, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure. Já os jovens que optarem pelo arco ocupacional Telemática receberão qualificação profissional para atuar como helpdesk/ operador de microcomputador, assistente de vendas e telemarketing.

LOCAIS DE MATRÍCULA DO PROJOVEM URBANO COM ENDEREÇO COMPLETO:

1 – UEB. ROSENO DE JESUS MENDES:
Avenida José Ribamar de Oliveira, s/nº – Vila Janaína.

2- UEB TANCREDO NEVES:
Avenida Este, Unidade 201, nº 500 – Cidade Operária.

3 – UEB CIDADE OLÍMPICA:
Avenida 29 de Dezembro, Nº 50, Quadra 39, Bloco B – Cidade Olímpica.

4 – UEB ALBERTO PINHEIRO
Rua do Passeio s/nº – Centro (antigo prédio do Colégio Dom Bosco).

5 – UEB MONSENHOR FREDERICO CHAVES
Rua Presidente Dutra, nº 200, Sítio Campinas – São Francisco.

6 – UEB OLINDA DESTERRO
Avenida Brasil, nº 100 – Vicente Fialho.

7- UEB RUBEM ALMEIDA
Rua da Mangueira, nº 400 “B” – Coroadinho.

8 – UEB NEWTON NEVES
Avenida Principal, nº 100 – Vila Palmeira.

9 – UEB MINISTRO MÁRIO ANDREAZZA
Rua Correa de Araújo, nº 400 – Liberdade.

10 – UEB PROFA. ROSÁLIA FREIRE
Avenida dos Portugueses nº 1000 – Vila Izabel.

11 – UEB PROFESSOR JOÃO DE SOUZA GUIMARÃES
Avenida Argentina, nº 94 – Divinéia.

12 – UEB PROFESSOR LUZENIR MATA ROMA
Avenida Este Interna, Unidade 205, nº 100 – Cidade Operária

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Aluno do Curso Wellington tira nota máxima na Redação do Enem

Luís Henrique ao lado do professor Carlos Wellington
O estudante Luís Henrique Santos ao lado do professor Carlos Wellington

O jovem maranhense Luís Henrique de Sales Santos, de 19 anos, está entre os 250 estudantes com nota máxima (Nota 1.000) na Redação do ENEM 2014, dentre os 6,2 milhões que fizeram a prova. Sendo que mais de 500 mil tiraram nota zero na Redação.

Filho do funcionário público Luís Carlos Magalhães Santos e da dona de casa Dorizan de Sales Santos, o jovem, que perdeu 25% da audição por consequência de uma paralisia cerebral, estudou toda a sua vida em escola pública, sempre se destacando por suas notas altas.

No ano passado, Luís Henrique procurou o Curso Wellington, encontrando apoio necessário para dar continuidade ao sonho de ser aprovado no vestibular e estudar em uma Universidade Federal. Realizou pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde obteve nota máxima na Redação (mil pontos), o que o levou a escolher o curso dos sonhos: Ciências da Computação.

O apoio dos pais, a dedicação ao estudo e o amor à leitura foram os recursos usados por Luís Henrique para se sobrepor às dificuldades aparentes que teve de enfrentar.

“Sempre fui estudioso e com frequência estou com um livro na mão ou lendo uma reportagem. Vou além do que a escola me dá”, afirmou o estudante.

Para o educador Carlos Wellington, fundador do Curso Wellington, o estudante Luís Henrique, PCD (Pessoa Com Deficiência) é motivo de orgulho, por ser um exemplo de superação.

“Luís Henrique é um exemplo de superação, dedicação, persistência e a prova de que, quando se sonha e se luta por um objetivo, não há dificuldade que impeça sua realização. O Curso Wellington sente-se honrado em ter contribuído para tal conquista”, destacou o professor Wellington.

Prefeitura de Paço do Lumiar abre inscrições para processo seletivo de gestores escolares

Prefeitura selecionará diretores e diretores adjuntos de escolas
Prefeitura selecionará diretores e diretores adjuntos de escolas do Município

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo interno, que objetiva selecionar professores efetivos, para os cargos de Diretor de Unidade Escolar e Diretor Adjunto. Esta é a segunda vez que o município realizará seletivo para escolha de gestores de escola. No primeiro seletivo, 37 gestores foram aprovados e nomeados.

O processo de seleção interna é composto por três etapas: prova escrita, plano de gestão escolar e análise de títulos. A prova escrita, que será aplicada no próximo dia 27, será composta por questões de conhecimentos específicos em gestão escolar e questões de múltipla escolha e terá duração de 3 horas.

Os professores interessados deverão preencher os seguintes critérios: ser portador de diploma de ensino superior em Pedagogia e/ou licenciatura plena; estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou exercendo a função de coordenador pedagógico designado; ter disponibilidade para atendimento em regime integral; não ter sofrido pena de advertência ou suspensão nos últimos 04 anos; apresentar declaração de regularidade na prestação de contas anuais dos recursos financeiros recebidos pela unidade escolar, na hipótese de ter exercido função de direção escolar ou assemelhado.

As inscrições deverão ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, localizada na Av. 13, Quadra 142, nº 05, bairro Maiobão, Paço do Lumiar/MA, no período de 19 a 22 de janeiro de 2015, por meio de preenchimento de Ficha de Inscrição, disponível na sede do órgão.

Mais informações no Edital disponível no site da Prefeitura de Paço do Lumiar (www.pacodolumiar.ma.gov.br).

Perseguição, vingança e deslumbramento

Flávio Dino anunciou pacote com 17 medidas logo após tomar posse (Foto: Francisco Campos)
Dino foi eleito com apoio expressivo do povo, o mesmo que começa a decepcionar em menos de 20 dias de governo

O que esperar de um governo que se move por vingança? Definitivamente, as perspectivas não sãos as melhores. Em apenas 20 dias, a atual gestão já deu aos maranhenses amostras claras de que está disposto a perseguir quem bate de frente com o modo extremista de governar ora em prática no estado. Pelo que se viu até agora, a impressão que se tem é que o futuro do Maranhão não será de bonanças, pelo menos nos próximos quatro anos.

Como bem registrou o imortal Joaquim Itapary, o grupo que atualmente comanda o Estado parece brincar de governar. E o que é pior, os novos ocupantes do Palácio dos Leões estão visivelmente perdidos, sem a menor noção de prioridade, muito menos da grandeza que representa a tarefa de conduzir uma unidade da federação rumo ao melhor destino.

Nem mesmo o povo é poupado da sanha vingativa e da perseguição contumaz que hoje imperam no Maranhão. Que o digam as dezenas de milhares de servidores públicos estaduais, que por imposição do novo governador, não mais receberão seus salários dentro do mês trabalhado, sofrendo, com tal medida, transtornos financeiros, como o atraso de pagamentos de dívidas e o consequente acréscimo de juros às suas contas.

Vale ressaltar que grande parte desses funcionários, provavelmente a maioria, votou em Flávio Dino para governador. Muitos até fizeram campanha para ele, na esperança de obter alguma melhoria para si a para suas famílias. Hoje, menos de um mês após a posse do novo governante, multiplicam-se as vozes de arrependimento. E a tendência é que o coro engrosse, pois nada indica que cessarão os equívocos, omissões, contradições e ideias mal-sucedidas que marcam este curto período em que o Maranhão está sob o jugo comunista.

É de impressionar a voracidade com que os atuais donos do poder se lançam em direção ao Convento das Mercês, com o único propósito de desqualificar o acervo cuidadosamente reunido e doado ao povo pelo estadista José Sarney durante o seu mandato presidencial. Fazem isso para atingir um adversário político, sem se dar conta de que cometem um atentado criminoso à memória do Brasil.

Um governo que não admite o confronto de ideias atrai para si a pecha autoritária tão comum ao fascismo. Enquanto cultiva o ódio extremo, o grupo dominante de agora deixa de realizar ações que mantenham o Maranhão no rumo do desenvolvimento, como vinha ocorrendo nas últimas duas décadas.

A cada dia, a atual gestão deixa transparecer que está desnorteada, tomada por catarse e pelo deslumbramento típico dos despreparados. A postura é de quem ainda não desceu do palanque, talvez por não saber o que fazer além propagar discursos. Na verdade, muito do que os novos governistas dizem não encontra respaldo na prática, seja por incompetência, seja por pura má vontade.

O governo apenas começou. Portanto, há tempo de sobra para que Flávio Dino mostre de fato a que veio e evite que seus conterrâneos amarguem uma decepção histórica.

​Ambev abre inscrições para Programa de Estágio no Maranhão

Janeiro de 2015 – A Ambev está com inscrições abertas para o Programa de Estágio no Maranhão. Para participar da seleção é necessário se cadastrar pelo site www.estagioambev.com.br até o dia 12 de fevereiro. As oportunidades são para alunos do penúltimo e último ano de diversos cursos de graduação.

Após a inscrição no site, os candidatos serão automaticamente encaminhados para testes online que consistem em prova de inglês, português e raciocínio lógico. Após essa etapa, os aprovados são chamados para dinâmica e entrevista.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev busca jovens que tenham proatividade, dinamismo, capacidade analítica, senso de priorização e organização, espírito empreendedor, liderança, adaptabilidade e que gostem de desafios.

O estagiário terá a missão de desenvolver projetos de melhoria em sua área de atuação, contribuindo para o crescimento da companhia, com autonomia para execução das atividades de rotina, contando com o suporte da equipe e dos gestores da área.

O Programa tem duração de até dois anos e oferece bolsa auxílio, refeição, transporte da empresa e possibilidade de efetivação.

Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas redes sociais: www.twitter.com/ambevbrasil | www.linkedin.com/company/ambev

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima