Wellington do Curso propõe a Flávio Dino concurso público e convocação de aprovados

Wellington do Curso propôs concurso como forma de combater morosidade no serviço público
Wellington do Curso propôs concurso como forma de combater morosidade no serviço público estadual

Em seu pronunciamento na sessão desta quinta-feira (12), o deputado estadual, Wellington do Curso (PPS), usou o tempo do bloco parlamentar para defender três das 23 proposições apresentadas à Mesa Diretora em seu primeiro discurso.

Destacando a necessidade de se dar atenção à morosidade do serviço público, o parlamentar solicitou ao governador Flávio Dino (PCdoB) a realização de concurso público em todas as secretarias do Estado. Em defesa dos concursados, requisitou também, a convocação dos aprovados nos concursos da PM, CBM, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Detran, Caema e Assembleia Legislativa.

Reconhecendo a importância de se valorizar os profissionais da comunicação, Wellington do Curso reivindicou que a Assembleia Legislativa realize um novo concurso público, incluindo vagas à classe de jornalistas.

O deputado cobrou ainda, que o Governo do Estado não limite a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passe a disponibilizar também, habilitação gratuita a pessoas de baixa renda (igual ou inferior a dois salários mínimos), beneficiários do Bolsa Família, alunos da rede pública que comprovem bom rendimento, trabalhadores comprovadamente desempregados há mais de dois anos, pessoas com deficiência (PCD), pequenos agricultores e pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário.

Zé Inácio defende mudanças em MPs que instituem novas regras para seguro-desemprego e pensão por morte

Zé Inácio alertou que novas regras instituídas pelo governo federal prejudicarão trabalhadores
Zé Inácio alertou que novas regras instituídas pelo governo federal prejudicarão trabalhadores

O deputado Zé Inácio (PT) participou na manhã desta quinta-feira (12) de reunião com vários segmentos representativos de classe de trabalhadores do setor da pesca para discutir a Medida Provisória Nº665/2015, que fixa em 18 meses para a solicitação do seguro-desemprego. O evento foi promovido pelo deputado Júnior Verde (PV) e foi realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa.

Como líder do Partido dos Trabalhadores naquele parlamento, Zé Inácio fez questão de participar do evento e reafirmar o seu compromisso com a categoria profissional. “Vamos apoiar o deputado Júnior Verde nesta batalha porque entendemos que a conquistas desses trabalhadores junto ao governo federal solicitando uma melhor reavaliação por parte da presidenta Dilma na medida provisória 665”, declara o petista.

Zé Inácio alertou que a MP prejudicará os trabalhadores maranhenses, reiterando o que dissera em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. “Queremos defender os nossos trabalhadores”, reiterou.

O objetivo da reunião, que contou com a presença maciça da categoria, foi propor alterações à MP que altera as regras do seguro-desemprego e também à MP nº664, que regula a concessão por morte, com o argumento de que esta prejudicará os trabalhador que têm carteira assinada.

É o que afirma o deputado Júnior Verde (PV), idealizador da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, aprovada no plenário da Assembleia Legislativa.

Deputado denuncia compra de escritura falsa para grilagem de terra no Maranhão

Deputado João Marcelo denunciou ameaça a 66 famílias do povoado Campina, em Boa Vista do Gurupi
Deputado João Marcelo denunciou ameaça a 66 famílias do povoado Campina, em Boa Vista do Gurupi

O deputado federal João Marcelo, do PMDB-MA ocupou a tribuna nesta quarta-feira para fazer uma denúncia grave: a compra de escrituras falsas para grilagem de terra, em Campina, comunidade localizada entre os municípios de Junco e Boa Vista do Gurupi.

Segundo o deputado, um senhor de apelido “Gaúcho” ameaça 66 famílias que moram e trabalham na comunidade há 15 anos. Esse senhor teria uma escritura de posse da terra proveniente da cidade de Turiaçu. O documento é tão antigo que parece datado do Brasil Colônia, uma carta de sesmaria.

De posse dessa escritura falsa, o “Gaúcho” intimida as famílias com capangas e armas para que elas abandonem as terras de onde tiram o sustento.

“Não podemos e não vamos aceitar esse tipo de coisa em nosso estado: esse tipo de crime com compra de escrituras falsas para grilagem de terras e violentas ameaças ao nosso povo. Essas pessoas fazem parte de uma quadrilha, que com violência, intimidam e agridem aqueles que têm o real direito a terra.” – afirmou o deputado.

João Marcelo também pediu providências ao governo do Maranhão. “Rogo ao senhor governador que não deixe que façam isso com o nosso povo. Governador, não deixe que isso aconteça!”

Essa foi a primeira vez que o Deputado Federal João Marcelo subiu a tribuna da Câmara dos Deputados e mostrou que tem como uma de suas missões defender os interesses daqueles que mais necessitam.

Deputado federal Aluísio Mendes defende direitos na área da segurança

Aluísio exibe proposição em favor do projeto Bombeiro Mirim
Aluísio Mendes exibe proposição em favor do projeto Bombeiro Mirim

Com o objetivo de contribuir com o projeto parceria Bombeiro Mirim 2015/2016, o deputado federal Aluísio Mendes (PSDC) apresentou emenda parlamentar para financiar a iniciativa, que prevê o desenvolvimento de metas e etapas voltadas à execução das ações de segurança pública relacionadas à redução da violência, inclusão social e cidadania.

O projeto Bombeiro Mirim contará com 60 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos de São Luís. Para Aluísio Mendes, a iniciativa dará oportunidade de inclusão social às crianças participantes. “Esse projeto objetiva estabelecer uma integração com a família, organizações governamentais e não governamentais que permita a utilização de todas as informações, produtos e recursos para o desenvolvimento de atividades de proteção à criança e ao adolescente”, ressalta.

A execução do projeto visa assegurar a implantação de um empreendimento compatível com as atuais necessidades de prevenção da violência no município, abrindo novas possibilidades aos jovens incluídos no programa.

Salários dos PMs

Sensibilizado com a situação do salário dos policiais militares, o deputado defende a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 300, de 2008. O parlamentar solicitou formalmente à mesa da Câmara que se inclua a PEC300 para discussão e votação. ´

A PEC 300 tem como proposta equiparar os salários dos policias militares e bombeiros de todos os estados aos vencimentos pagos aos PMs do Distrito Federal, os mais bem remunerados do país.

Em seu primeiro pronunciamento na AL, Wellington do Curso destaca sua trajetória de vida e apresenta 23 proposições

Wellington do Curso ressaltou que o seu compromisso é com o povo e o seu mandato está à disposição de todos
Wellington do Curso ressaltou que o seu compromisso é com o povo e o seu mandato está à disposição de todos

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa pela primeira vez na manhã de quinta-feira (11). Em seu pronunciamento no grande expediente, o parlamentar agradeceu a Deus e aos maranhenses pelos 22.896 votos conscientes que o conduziram ao parlamento estadual. Na oportunidade, emocionado, o deputado também falou sobre sua trajetória de vida e as dificuldades que teve de enfrentar.

Ao discorrer sobre o motivo que o levou a ingressar na vida política, destacou ainda que essa oportunidade é a realização de um sonho, não individual, mas coletivo, pois entrou na política com o intuito de ser uma voz ativa do povo.

Empenhado em representar todos os maranhenses, Wellington do Curso ressaltou que o seu compromisso é com o povo e o seu mandato está à disposição de todos.

Proposições

Inicialmente, o deputado apresentou à Mesa Diretora da Casa 23 proposições, dentre elas três Projetos de Lei e 20 indicações.

Das proposições apresentadas pelo parlamentar, destacam-se o Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, redução da jornada de trabalho de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para 30 horas e a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita para pessoas de baixa renda, propostas essas que Wellington defendeu durante sua campanha.

Wellington foi eleito com quase 23 mil votos, sendo mais de 17 mil em São Luís.

A eleição do professor deveu-se ao seu esforço político e às estratégias inteligentes usadas na campanha, sem precisar se aproveitar de poder econômico ou padrinhos políticos.

Wellington do Curso chega à Assembleia Legislativa fundamentalmente respaldado com o voto de opinião, o que qualificará a sua atuação parlamentar. Ele destacou ainda, que dentre as bandeiras que irá defender na Casa, a Educação terá prioridade.

Ao final do seu discurso, além de externar os agradecimentos, o parlamentar pediu o apoio dos seus colegas de plenário para que juntos façam cumprir os compromissos com o povo do Maranhão.

“Nós somos o poder e não podemos nos desviar dos nossos compromissos com o povo maranhense. Peço aos nobres parlamentares que estejamos unidos na defesa de todas as discussões deste parlamento, em prol dos maranhenses”, finalizou Wellington do Curso.

Biblioteca de Paço do Lumiar promove programação carnavalesca

paço biblioteca

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – Semcel – realiza nesta quinta-feira, 12, na Biblioteca Pública de Paço do Lumiar, o “Carnaleitura”, atividade que abordará de forma lúdica, as mais diversas manifestações e personagens do período carnavalesco. O evento tem início às 8:30h, e é voltado para o público entre 7 e 12 anos, estudantes da rede pública municipal de ensino, privada e comunidade em geral.

A programação consta de sessões de contação de historias no ritmo do carnaval, oficinas de confecção de mascaras, pintura e desenho, espelho mágico, e um bailinho animado por marchinhas. Para pessoas que não brincam o carnaval, a Biblioteca elaborou uma programação diferente, com o aumento do tempo de empréstimo de livros para 10 dias, sendo que, devem ser retirados, mediante cadastro, até esta sexta-feira, 13.

Para Fransuelem Almeida, Bibliotecária, a intenção é proporcionar diversão a esse público, através da leitura durante o carnaval.

O secretário de Cultura, Fernando Muniz, anunciou que a biblioteca realizará, durante o ano, várias programações incentivando os lumineses à prática da leitura. “A Biblioteca Pública de Paço do Lumiar foi um espaço conquistado pela atual administração municipal, e queremos que nossas crianças e adultos, estudantes ou não, tenham o hábito da visitação e conheçam o nosso acervo literário”, ressaltou o secretário.

Além de clássicos da literatura, a Biblioteca Municipal conta com edições de revistas na área da Educação, Atualidades e Tecnologia, e ainda, livros de Português, Geografia e História para pesquisas e trabalhos escolares.

Nos próximos meses, as consultas também serão possíveis em plataforma online, no laboratório de informática. “Vamos ofertar todo tipo de pesquisa aos nossos visitantes. Acompanhar o advento da comunicação é proporcionar a globalização do conhecimento”, destacou a bibliotecária Fransuelem Almeida.

Carteiras – A Biblioteca já está cadastrando e emitindo carteiras de acesso, que permite, além da pesquisa local, o empréstimo de livros. Os interessados devem se dirigir à Biblioteca Pública de Paço do Lumiar, na Avenida 04, do conjunto Maiobão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h, portando os seguintes documentos pessoais: 01 (uma) foto 3×4, comprovante de residência, RG e CPF.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima