Secretário Geraldo Castro apresenta a professores projeto de escola bilíngue, uma das inovações propostas por ele
Em meio à complexidade e aos problemas históricos que atravancam o sistema municipal de educação, o diligente secretário Geraldo Castro Sobrinho vem dando conta do recado. Cada dificuldade é superada com dose extra de competência, disposição para o trabalho e senso de inovação. Assim, os mais de 130 mil estudantes matriculados na rede mantêm real perspectiva de um futuro melhor.
Compromisso e dedicação compõem a receita para o bom desempenho da educação municipal, sob o comando de Geraldo há um ano e três meses. No momento, empreende-se um esforço concentrado para encerrar com o melhor aproveitamento possível o ano letivo de 2014, interrompido drasticamente por uma greve de professores que se estendeu por mais de 100 dias.
E já que o ciclo não pode parar, Geraldo e sua equipe já planejam as ações do calendário de 2015. E tudo indica que os desafios se manterão, assim como permanecerá inabalável a vontade do secretário de acertar. Com uma rotina extenuante, marcada muitas vezes por pressões e focos de crise, ele vai gerindo o sistema com notável habilidade e profundo conhecimento de causa.
Se há insatisfações entre professores com salários e condições de trabalho inadequadas, estas devem ser discutidas com bom senso, para que se encontre um meio termo, um ponto de partida para que as reivindicações sejam atendidas plenamente o quanto antes.
Sabe-se que a situação não é a ideal, mas de nada adianta, agora, radicalizar. Seria um retrocesso, com consequências desastrosas para dezenas de milhares de crianças e adolescentes que veem o estudo como única maneira de vislumbrar dignidade na vida adulta.
Para manter o foco nos bons resultados, Geraldo Castro Sobrinho precisa tão somente do apoio dos educadores e da confiança de alunos e pais. Capacidade, experiência e boas intenções ele já provou que tem.
As interdições foram resultado da operação Folia Segura, realizada de 10 a 13 deste mês
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), interditou nove estabelecimentos farmacêuticos, após fiscalização realizada conjuntamente pela Vigilância Sanitária do Município, em parceria com a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) e o Conselho Regional de Farmácia.
As interdições foram resultado da operação Folia Segura, realizada de 10 a 13 deste mês, com o objetivo de verificar as condições atuais de farmácias na capital maranhense, no que se refere à regularidade da documentação necessária para funcionamento e condições de armazenamento dos produtos e comercialização dos medicamentos.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, enfatiza que a fiscalização tem como objetivo garantir o acesso dos cidadãos a medicamentos de qualidade. “Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos desenvolvendo um conjunto de ações que tem como principal finalidade a proteção e defesa da saúde da população, mediante o controle do risco sanitário nos estabelecimentos farmacêuticos”, disse.
Os estabelecimentos fiscalizados são notificados em relação às irregularidades apresentadas e têm um prazo de 30 dias para adequação à legislação. No caso das interdições, as farmácias devem permanecer fechadas até que as deficiências sejam corrigidas.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Adriano Sarney pediu fim de acusações e defesas em relação ao governo passado
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez uso da palavra nesta quinta-feira (12/02) na sessão na plenária do Legislativo Estadual, fazendo de forma contundente, um apelo aos deputados para que se tenha mais proatividade na Casa e evitem o plenário como palco de acusações e defesas sobre o governo passado, que já viraram rotina na Casa.
“Perdemos horas e horas aqui com defesas e ataques. Esta Casa é a Casa do Povo, e tem a síntese de todas as forças do Maranhão. Então, eu quero aqui fazer um apelo ao governador, um apelo ao governo, aos governistas e a oposição: vamos olhar para frente, vamos discutir o que está acontecendo. Não vamos ficar nessa discussão aqui eterna. Isso é bom para o Maranhão? Fica a pergunta, acredito que não”, pontuou o deputado Adriano.
Adriano também enfatizou, mais uma vez, a sua posição dentro da Assembleia de Oposição ao Governo. “Na minha oposição ao Governo do Estado não estou aqui para criticar o Estado do que ele deixou de fazer, porque o Estado tem um mês de vigência!”.
O desenvolvimento contínuo e o salto de qualidade no ensino, pesquisa e pós-graduação refletem a conquista dos indicadores que posicionam a UFMA como uma das melhores instituições do N/NE
Reitor Natalino Salgado cumprimenta formanda em cerimônia de colação de grau: bom conceito junto ao MEC
Ao longo de seus 48 anos de existência, a Universidade Federal do Maranhão passou por diversas transformações. Nenhuma como a vivida nos últimos sete anos. A expansão em infraestrutura, ensino, pesquisa, extensão possibilitou que a UFMA fosse vista como uma das instituições de ensino superior mais bem conceituadas do NO/NE, reconhecimento obtido por meio de diversas avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). Na mais importante delas, a Avaliação Institucional Interna, a UFMA obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, conceito apontado como “Muito Bom”, por conta de seu desempenho nos critérios de ‘Planejamento e Avaliação Institucional’, ‘Desenvolvimento Institucional’, ‘Políticas Acadêmicas’, ‘Políticas de Gestão’ e ‘Qualidade da Infraestrutura Física’, que impressionou a comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep/MEC), órgão executor da análise.
O Índice Geral dos Cursos (IGC) divulgado pelo Inep é um cálculo que reúne dados institucionais e avaliações e faz uma média – de estatísticas coletadas por três anos – baseada em notas de diversos aspectos dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior (IES). O IGC, avalia, inclusive, médias recolhidas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) – que testa, por meio de uma prova escrita, o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências – e pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), criado pelo MEC para representar o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência e que tem base a avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.
O ICG 2013, relativo ao triênio de 2011-2013 e divulgado em dezembro de 2014, apontou a média 3 da UFMA, conceito que revela o esforço da Pró-reitoria de Ensino (Proen) em envolver a comunidade acadêmica nas avaliações institucionais que a instituição executa, a fim de fortalecer sua imagem e índices perante o cenário nacional e internacional, favorecendo os estudantes e docentes da universidade. Há expectativa de melhora do IGC para os próximos anos.
Qualidade
Segundo o procurador educacional institucional da UFMA, Romildo Martins Sampaio, os dados apontam a qualidade dos cursos da UFMA. “O curso de Nutrição foi o 19º melhor conceito Enade e 34º melhor CPC entre 200 cursos da mesma área avaliados; Zootecnia teve o 32º melhor Enade e 24º CPC do país entre mais de 60 cursos; Odontologia tem o 36º conceito Enade entre 179 cursos; Farmácia teve 38ª colocação entre 298 cursos e em Enfermagem, a UFMA tem o 52º melhor curso entre 527 do Brasil”, exemplifica.
Os últimos resultados do Enade divulgados pelo Inep indicam que dos nove cursos da UFMA avaliados por meio do exame, cinco obtiveram nota 4 e dois nota 3, em uma escala de 1 a 5. A média obtida no CPC do último triênio também apontou um cenário positivo: 90% dos cursos da UFMA estão dentro da faixa de conceito 3, 4 e 5, revelando apenas um dos cenários de excelência que a universidade obteve e busca, a cada ano, melhorar ainda mais.
O crescimento contínuo pelo qual a UFMA passou nos últimos sete anos está refletido em dados irrefutáveis. Em 2007, o número de alunos na graduação era de 13.109. Em 2014 chegou a 23.570 estudantes. No mesmo período, a quantidade de cursos de graduação pulou de 43 para 80, enquanto o corpo docente saltou de 903 para 1.711 professores, 90% destes com mestrado ou doutorado.
Expansão
A UFMA também construiu novos prédios na capital e nos campi do interior maranhense, firmou 898 convênios, criou condições para que 431 estudantes pudessem realizar intercâmbio acadêmico por meio do Programa Ciências sem Fronteiras, implantou o curso de graduação em Libras, informatizou o sistema acadêmico, dobrou o número de bolsistas de Iniciação Científica, implantou o Pronatec, que oferece capacitação a 330 alunos em 11 cursos, fortaleceu seu programa de interiorização, construiu um prédio específico para empresas juniores, entre outras ações.
Todo esse investimento fez com que a UFMA se destacasse em avaliações governamentais e não governamentais. No último Ranking Universitário Folha (RUF), a UFMA subiu de 49,16, de 2012, para 56,57 em 2013, liderando os índices do estado. No ranking, dos 29 cursos de graduação da Universidade Federal, 26 foram classificados entre os melhores do estado e três como segundos melhores. O Guia do Estudante, referência entre os alunos aspirantes a vagas em IES e que avalia os cursos de graduação do país em até cinco estrelas, classificou 33 cursos da Universidade Federal do Maranhão com 3, 4 e 5 estrelas em 2014, um desempenho 65% superior em relação ao ano de 2013. No Conceito do Curso (CC), outra avaliação do MEC, 32 cursos presenciais e na modalidade a distância tiveram destaque: 16 alcançaram conceito “Bom” e 17 entraram na classificação “Muito Bom”.
Interesse
O desenvolvimento visível, a implantação dos cursos de Medicina e Enfermagem em Pinheiro e Imperatriz, e o empenho em capacitar professores e servidores para aumentar a qualidade do serviço e das pesquisas têm atraído cada vez mais aspirantes a vagas na UFMA. No primeiro semestre de 2014, 81.891 candidatos se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), número que saltou para 134.173 candidatos em 2015, um aumento de 61%.
O aumento na abertura de vagas é outra demonstração inequívoca de crescimento da UFMA: no primeiro semestre de 2014, foram oferecidas 2.268 vagas, enquanto para o mesmo período deste ano são 2.338 vagas, número a ser ofertado também para o segundo semestre de 2015.
Será aberto oficialmente neste sábado, 14, o carnaval da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, que, este ano, traz o tema “Brilho e Fantasia”. A programação estabelecida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – Semcel – segue até o dia 17, no Corredor da Cultura, no Maiobão.
Uma grande estrutura de palco, som e iluminação receberá durante os quatro dias de carnaval, atrações como: Banda Reprise, Kzueira, Forró Pankada, Forró Ostentação, Swing de Gueto, Banda Maria Bebeu, Felino Maranhão e, direto da Bahia, Serginho e a Rapaziada. O carnaval da Prefeitura de Paço do Lumiar, também será realizado na comunidade de Iguaíba, na terça-feira de carnaval.
Para o secretário de Cultura Fernando Muniz, é esperado mais de 30 mil pessoas durante os dias de festa. “As famílias poderão se deslocar para os pontos de folia e divertirem com total segurança. Este será mais um grande carnaval da administração do prefeito Josemar Sobreiro”, concluiu Muniz.
Um forte esquema de segurança foi montado para manter a tranquilidade dos foliões, com o monitoramento de homens da segurança privada dentro do Corredor da Cultura, e no Iguaíba, e terá ainda, apoio do efetivo da Polícia Militar, e do Serviço Móvel de Urgência –SAMU 192.
Abaixo, a programação da folia:
Folia com leitura
Educadora pinta alunos para folia na Biblioteca Municipal de Paço do Lumiar
O “Carnaleitura” realizado pela Biblioteca Pública Municipal de Paço do Lumiar foi pura animação para os alunos da Escola Comunitária Raio de Luz, e crianças da comunidade, na manhã desta quinta-feira, 12. A atividade lúdica em alusão ao carnaval ofertou oficinas de máscara carnavalescas, pintura e desenho, brincadeiras, bailinho e contação de história, com direito a espuma, confete e serpentina. Os empréstimos de livros para o feriado de carnaval deve acontecer até esta sexta-feira, 13, mediante cadastro para emissão da carteirinha de usuário. A Biblioteca Publica de Paço do Lumiar fica localizada na Avenida 04, do conjunto Maiobão. As consultas literárias podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Baile de Máscaras
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes – realizou na na tarde de ontem (12), um Baile de Máscaras para o público atendido pelas políticas de Assistência Social e Saúde no município, entre eles o Conselho do Idoso (CMI), Grupo de Apoio ao Idoso (GAI), Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCVF), a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Mulher, entre outros. A festa animada por uma charanga formada por músicos luminenses, reviveu os antigos carnavais com as tradicionais marchinhas, e contou ainda, com a eleição da rainha do baile.
Maior cobertura
Criança é imunizada em Paço do Lumiar, destaque em cobertura na Ilha
Paço do Lumiar mais uma vez foi destaque pelo alcance das metas de vacinação na região metropolitana. O mais recente dado é referente ao atendimento dos beneficiários do Programa Bolsa Família, onde o município o ultrapassou o pacto firmado com Governo Federal, chegando a 72.98% de cobertura. Paço do Lumiar tem, atualmente, 12.246 famílias cadastradas no Bolsa Família, desse total, 11.760 correspondem ao perfil de atendimento da Saúde. Segundo a coordenadora do programa, da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Cunha, o sucesso da cobertura vacinal é resultante do constante trabalho de conscientização. O compromisso das redes de Saúde está no acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, e no acompanhamento de gestantes e nutrizes. No município de Paço do Lumiar, esse acompanhamento acontece nas 15 Unidades Básicas de Saúde.
Fiscalização
A Vigilância Sanitária de Paço do Lumiar realizará durante o período momesco, o CARNANVISA, com fiscalizações a bares, restaurantes e comércio informal. O projeto tem como objetivo proporcionar aos foliões segurança quanto ao consumo de alimentos e bebidas. Fiscais sanitários farão a entrega de cartilhas educativas nos locais de folia, além de orientar e distribuir aos vendedores e manipuladores de alimentos, kits contendo aventais, toucas e sacos plásticos para armazenamento do lixo. A ação tem inicio nesta sexta-feira, 13 e segue até a terça-feira de carnaval. De acordo com o secretário municipal de Saúde, William Rios, existe uma série de normas a serem cumpridas, dentre elas, o manuseio e exposição correta de alimentos em ambientes fechados e abertos. “O apoio da população é fundamental para o trabalho da Vigilância, denunciando quaisquer irregularidades detectadas nesses estabelecimentos”, disse. Além do trabalho de conscientização alimentar, a Semus realizará intervenções nos pontos de festas, alertando a população sobre os riscos das DSTs, com a distribuição de preservativos e material informativo.
Comentários