Homem dá entrada no Socorrão I com salto de sandália cravado na testa

tamanco

Um homem deu entrada ontem à noite no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, com perfuração no crânio causada por um salto de tamanco. Profissionais de saúde que atenderam o paciente afirmaram que ele entrou consciente e falando no centro cirúrgico.

Ele informou à equipe médica e à polícia que a agressora foi sua ex-mulher, com quem se desentendera.

Segundo informações de uma fonte do Socorrão I, o homem foi submetido a uma cirurgia para retirada do objeto do crânio e passa bem.

Cinco irmãos são condenados por assassinato em Pindaré-Mirim

Os irmãos Jackson Hughes, Howard Hughes, Auricélio e Adriano Correa Mendonça e Zeferino Pinto Mendonça Júnior foram condenados, cada um, a 19 anos e 3 meses de reclusão, pelo assassinato de Márcio Ronne Alves Soares, na noite do dia 1º de julho de 2005, em uma casa no Campo Agrícola, na cidade de Pindaré-Mirim, interior do Maranhão. Auricélio, conhecido como “Bitel”, já cumpre pena por outro crime, em presídio no Rio de Janeiro, de onde foi trazido para julgamento em São Luís.

Os réus foram pronunciados para o júri popular na Comarca de Pindaré-Mirim e, por decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, o processo foi desaforado para São Luís, sendo o julgamento realizado pelo 2º Tribunal do Júri da capital, na última quarta-feira (11). Não compareceram à sessão, presidida pelo juiz Gilberto de Moura Lima, no Fórum Des. Sarney Costa, os acusados Howard Hughes, havendo informação de que ele já faleceu, e Adriano Mendonça, considerado foragido. Todos devem cumprir a pena em regime fechado.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Auricélio Correa Mendonça e seus irmãos bebiam em no bar de um amigo e no momento em que a vítima passou pelo local foi apontada como sendo a pessoa que teria tido uma desavença com Adriano Mendonça. Em seguida, os cinco acusados deslocaram-se para a casa da vítima com a intenção de resolver a antiga rixa. Ao chegarem, chacinaram o rapaz que ainda tentou buscar refúgio em uma casa vizinha.

Outros julgamentos

Ainda no 2º Tribunal do Júri, foi condenado a 12 anos de reclusão Julielson Sousa Mesquita, o “Tizil”, pela morte de Cledeilson Souza Santos, na madrugada do dia 28 de maio de 2010, no bairro do Portinho. O julgamento ocorreu no último dia 05 de março. Nessa mesma data, o Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri, presidido pelo juiz Osmar Gomes dos, condenou a 2 anos de reclusão Yasser Assad Rocha, acusado de assassinar o próprio cunhado Jhonatan Araújo dos Santos, após desentendimento entre a vítima e a irmã, então esposa do réu, no dia 9 de outubro de 2012, na Vila Conceição.

Já no 3º Tribunal do Júri, Tiego Medeiros Silva foi condenado a 14 anos e 6 meses de reclusão por assassinar, com uma facada no coração, a namorada Claudiana Bezerra Cutrim, no dia 03 de agosto de 2013, na Praia do Caolho. O julgamento foi presidido pela juíza Kátia Coelho de Sousa Dias, na última quarta-feira (11).

No dia seguinte, sexta-feira (13), também no 3º Tribunal do Júri, foi condenado a 11 anos de reclusão Fernando Carvalho de Oliveira, pela morte da própria tia Antônia Carvalho de Oliveira, com quem o réu morava no bairro Nova República. O crime ocorreu no dia 31 de agosto de 2008, na casa da vítima. O réu esganou e desferiu vários golpes de faca na tia, arrastou o corpo para o terreno da casa vizinha, cobrindo-o com folhas de bananeira. Em seguida, enterrou suas roupas e as da vítima.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

Secretaria de Saúde promove ação voltada à saúde da mulher em Paço do Lumiar

Objetivo do mutirão foi fortalecer ainda mais o vínculo com o público feminino
Objetivo do mutirão de saúde foi fortalecer ainda mais o vínculo com o público feminino

A atividade realizada em todas as unidades de saúde do município promoveu palestras educativas, exames preventivos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação sobre o autoexame das mamas. A programação integrou as ações da Secretaria Municipal de Saúde – Semus, por meio da Coordenação da Atenção Básica, em alusão ao Mês da Mulher.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Bianca Mendes, o objetivo desse mutirão voltado à saúde feminina foi fortalecer ainda mais o vínculo com o nosso público. “A programação oportunizou orientar e difundir conhecimentos sobre as doenças do trato feminino e os meios de prevenção que podem ser encontrados na rede pública, bem como oferecer uma melhor qualidade de vida às luminenses”, ressaltou a coordenadora.

O encerramento das ações aconteceu na UBS Maiobão, onde as pacientes participaram de um café da manhã e assistiram a um ciclo de palestras ministrado pelos profissionais da casa. Em seguida as mulheres foram encaminhadas aos exames específicos de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo uterino.

Entidades sindicais se mobilizam contra falta de diálogo do governo Flávio Dino

Hoje, às 10 horas, as Centrais Sindicais e os Sindicatos dos Servidores Públicos estaduais se reúnem em plenária no auditório menor da Assembleia Legislativa do Maranhão.

De acordo com os representantes das Centrais Sindicais e Sindicatos vai completar um mês que foi solicitada uma audiência com o governador Flávio Dino (PCdoB) e este nunca deu resposta.

As Centrais Sindicais podem deliberar uma série de protestos a serem iniciadas a partir de hoje, pois acreditam que somente dessa forma vão passar a ser ouvidor pelo governador.

A pauta da reunião entre as Centrais Sindicais e Sindicatos inclui a destinação de pelo menos 50% dos cargos comissionados para servidores efetivos nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, por emenda à Constituição do Estado do Maranhão, uma estratégia unificada de luta dos servidores públicos estaduais em defesa dos 21,7 % e também contra o corte de ponto dos servidores do judiciário maranhense que foi apoiada pela Procuradoria Geral do Estado, a pedido do governador Flávio Dino.

Participam do encontro: Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST/MA), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MA), União Geral dos Trabalhadores (UGT/MA), Coordenação Nacional De Lutas (Conlutas), Central Única dos Trabalhadores – CUT/MA, Força Sindical – FS, Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, ainda vão estar presentes o Sindicato dos Servidores do Judiciário do Maranhão – SINDJUS; Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão – SINDSALEM; Sindicato dos Fiscais Agro-Pecuários do Maranhão – SINFA; Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão (Sindspem); Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Maranhão (Sintuema); Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol); Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão (Sindaftema) e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado (Sintsep).

Denúncia de Adriano Sarney pode anular licitações do Governo do Estado

Adriano Sarney denunciou irregularidade na composição da CCL
Adriano Sarney denunciou irregularidade na composição da CCL

O deputado Adriano Sarney (PV-MA) fez uso na plenária nesta segunda-feira (16/03) para fazer uma denúncia que recebeu em seu gabinete e solicitou a imediata averiguação do Governo. O fato denunciado poderia invalidar todos os atos e decretos tomados pela Comissão Central de Licitação (CCL), órgão responsável pelos procedimentos licitatórios de interesse dos órgãos e entidades da Administração Estadual em 2015.

De acordo com a denúncia, a atual composição da CCL fere o artigo 51º da Lei Federal 8.666 e o artigo 5º da Lei 9579/2012, que destacam que a Comissão deve ser composta por pelo menos 2 (dois) membros servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação, escolhidos entre integrantes da Administração Direta e Indireta do Estado, ativos ou inativos. Ou seja, o quadro atual composto não obedece a lei pela denúncia.

Caso seja comprovada essa irregularidade, todos os atos, decretos, nomeações e licitações realizadas pela Comissão Permanente neste ano poderão ser consideradas anuladas. “Esta é uma denúncia grave e estamos solicitando por meio de requerimento informações para apurá-la!”.

Transparência

Adriano também solicitou das autoridades a divulgação dos dados do Portal da Transparência, que segundo o parlamentar estão incompletos. “Aprovamos a criação da Secretaria de Transparência por unanimidade nesta Casa, por medida provisória e a toque de caixa! Infelizmente não vemos a mesma agilidade por parte do Governo que em três meses ainda não disponibiliza as informações de forma detalhada!”, finalizou o parlamentar.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima