Instituição amplia serviços odontológicos à comunidade

Com a inauguração de mais uma Clínica-Escola de Odontologia, nas instalações do Instituto Florence de Ensino Superior, no Centro,  oferta de serviços contemplará maior número de pessoas
Com a inauguração de mais uma Clínica-Escola de Odontologia, nas instalações do Instituto Florence de Ensino Superior, no Centro, oferta de serviços contemplará maior número de pessoas

A segunda unidade da Clínica-Escola de Odontologia que funciona no Instituto Florence de Ensino Superior, na Rua Rio Branco (Centro), foi inaugurada ontem (16), para ampliar o atendimento a pacientes e comunidades atendidas pelos projetos de extensão nos bairros adjacentes à instituição.

Com infraestrutura de ponta, a clínica dispõe de consultórios modernos, raios-x digital de alta resolução e ampla central de esterilização hospitalar, possibilitando redução de riscos de infecção. Os atendimentos à comunidade serão realizados com agendamento prévio. No total, mais de 1600 pacientes já foram atendidos na primeira unidade e estão dando continuidade a seus tratamentos odontológicos. A expectativa é dobrar esse número de pacientes.

A instituição passa a dispor de duas clínicas odontológicas, além do Núcleo de Especialidades Odontológicas. “A Clínica-Escola Profa. Dra. Filomena Barbosa Gomes Galas, dentre as ações já desenvolvidas, foi o projeto que mais representou um ganho social para São Luís. É um orgulho para a instituição somar para a melhoria da saúde em nossa cidade”, afirma Rita Ivana Barbosa Gomes, diretora geral Do Florence.

Atualmente, a Clínica-Escola oferta as seguintes especialidades: Odontopediatria, Endodontia, Estomatologia, Dentística, Periodontia, Prótese Total e Parcial, Cirurgia, Radiologia, além do atendimento a pacientes com necessidades especiais.

A coordenadora do Curso de Odontologia, professora Karime Tavares, mestre em Odontopediatria, ressalta a importância da clínica para o desenvolvimento de atividades do curso. “É um grande passo exercido pelo Instituto Florence neste momento, principalmente em contribuição à formação de alunos, gerando, então, ao corpo discente mais oportunidades de estudos extensivos à teoria e prática”.

A Clínica-Escola possibilitará ainda a interdisciplinaridade dos cursos de Enfermagem e Odontologia, oportunizando estágio curricular aos acadêmicos. Todas as atividades serão coordenadas pelos docentes e realizadas pelos alunos, garantindo a prática supervisionada dos procedimentos, para a ampliação científica e ética.

Câmara em pauta

Desperdício

A Câmara Municipal de São Luís aprovou projeto de lei, de autoria do vereador Sebastião Albuquerque (DEM), que dispõe sobre a obrigatoriedade da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), de realizar campanhas de esclarecimento à população a respeito da economia da utilização da água. As campanhas – que terão o objetivo de conscientizar a população para evitar o desperdício de água – terão caráter educativo e serão realizadas por meio da imprensa. A matéria, que agora segue para sanção pelo Executivo Municipal, propõe a realização de campanhas educativas para as crianças da rede municipal sobre a importância do desperdício da água. As palestras serão semanais. Além disso, as escolas reservarão um dia em seus calendários escolares para a realização da campanha educativa.

Ambulância

O vereador Basileu Barros (PSDC) protocolou requerimento na Câmara Municipal, já encaminhado ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), e à secretaria da Saúde, Helena Duailibe, pedindo uma ambulância para transportar pacientes, em caso de emergência, no posto de saúde do Bairro de Fátima. No mesmo requerimento, o vereador Basileu Barros pede ao prefeito e à secretária municipal da saúde, que determinem providências para reforçar o estoque dos medicamentos no posto de saúde do Bairro de Fátima que, no momento, são insuficientes diante da demanda de pacientes atendidos.

Assaltos no Jaracati

Aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de São Luís requerimento do vereador Barbosa Lajes (PDT) solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnor (PTC) que autorize o secretário municipal de Serviços Urbanos a executar o nivelamento do asfalto nas cabeceiras da ponte, localizada entre as Avenidas Carlos Cunha, no Jaracati, e Ferreira Gullar, no São Francisco. O vereador Barbosa Lajes solicita esta melhoria para evitar que motoristas continuem a ser vítimas de assaltos no local. Ele ressalta que ao trafegar no local, o motorista é obrigado a reduzir a velocidade para poder passar pela ponte, ocasião em que ocorre o crime. O parlamentar solicita, ainda, que seja reativado o policiamento ostensivo na área, com o retorno do trailer da Polícia Militar, retirado há mais de um ano do local.

Asfalto

O vereador Josué Pinheiro (PSDC) apresentou requerimento na Câmara Municipal pedindo que o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), determine que Secretaria Municipal de Obras Serviços Públicos (Semosp) inclua nas metas emergenciais os serviços de terraplanagem e asfaltamento das ruas Brasília e São Jerônimo, localizadas no bairro Cruzeiro de Santa Bárbara. Para o vereador, o pleito dos moradores do bairro é justo e em um momento oportuno porque o governador Flávio Dino (PCdoB) assinou um convênio de R$ 20 milhões com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, para promover o asfaltamento de avenidas e ruas na capital maranhense, que depois da chegada do período chuvoso estão precárias.

Edivaldo garante reajuste de 8% a servidores públicos municipais

Preefeito Edivaldo diz que empenho da sua gestão é em direção à valorização do servidor público municipa
Preefeito Edivaldo diz que empenho da sua gestão é em direção à valorização do servidor público municipa

A Prefeitura de São Luís garantiu reajuste de 8% aos servidores públicos municipais. O percentual, assegurado pelo prefeito Edivaldo, será pago retroativo a primeiro de fevereiro e implantado já no contracheque de abril, devendo estar na conta do servidor no final do mês. O aumento alcança os agentes comunitários de Saúde e de Endemias e os servidores da Coliseu.

“Nosso empenho é em direção à valorização do servidor público municipal. Temos honrado com nosso compromisso de regularidade do pagamento e buscamos ao máximo realizar as correções necessárias, enfatizando nosso total respeito ao funcionalismo público da Prefeitura de São Luís, e para proporcionar a eles mais qualidade de vida e dignidade no exercício do trabalho”, disse o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), José Cursino Moreira, disse que o aumento anunciado está sendo possível graças ao compromisso do prefeito Edivaldo com o servidor, mas acontece em meio às muitas dificuldades enfrentadas pela gestão municipal.

“Nós temos muitas dificuldades. Recebemos uma Prefeitura desequilibrada financeiramente, inclusive com a folha de pagamento atrasada. Estamos atravessando uma conjuntura de diminuição de receitas. Este ano então, com a previsão de crescimento negativo da economia, isso diminui as transferências que a gente recebe. No ano passado também o crescimento já foi muito baixo”, observou o secretário.

Os aumentos concedidos pelo prefeito aos servidores ao longo do mandato, segundo Cursino, são superiores aos da inflação do período. O secretário informou que este ano o aumento está sendo pago retroativo ao mês de fevereiro e, no ano que vem, de acordo com o que foi negociado com os servidores, o aumento será antecipado para o mês de janeiro.

“Em uma atitude de muita coragem, o prefeito tem concedido o máximo de aumento que se pode dar. Estamos trabalhando no limite do que a Lei de Responsabilidade Fiscal prevê. Romper a lei traz muitos problemas, a gente poderia até deixar de receber recursos de transferência voluntária e de operação de empréstimo”, observou o secretário de Planejamento.

Magistério

O percentual de aumento maior concedido aos professores, segundo explicou Cursino Moreira, se dar em razão da categoria ter um fundo de recurso específico que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Isso permite financiar um aumento diferenciado para a categoria.

“Não é uma diferença de tratamento da parte do prefeito, é uma possibilidade decorrente da especificidade da fonte de recursos deles, que é o Fundeb”, esclareceu o secretário.

Com o aumento de 13,01% a Prefeitura repassou integralmente aos educadores o aumento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) para a Lei do Piso Nacional dos Professores da Educação Básica, garantindo que o salário dos docentes se mantivesse acima do piso nacional.

Ainda como parte das ações de valorização dos profissionais da Educação, o benefício da aposentadoria foi garantido a 346 professores da rede municipal no mês de fevereiro. Uma articulação de diversas pastas da administração municipal – as secretarias municipais de Educação (Semed), Administração (Semad), Governo (Semgov), Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) e da Procuradoria Geral do Município (PGM) – que promoveu a revisão e avaliação de todos os processos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima