Deputado Wellington debate sobre cancelamento da Refinaria Premium

Wellingtonm discorreu sobre a crise política vivenciada pelo país e destacou os benefícios que a Refinaria traria ao Estado
Wellingtonm discorreu sobre a crise política vivenciada pelo país e destacou os benefícios que a Refinaria traria ao Estado

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia, participou do Debate sobre os motivos que levaram ao cancelamento das obras da Refinaria Premium de Bacabeira.

O evento aconteceu no plenarinho da Assembleia e contou com a presença da Bancada Externa da Câmara Federal, representantes da AGU (Advocacia Geral da União), defensoria pública, líderes políticos, entre outras autoridades.

O parlamentar discorreu sobre a crise política vivenciada pelo país e destacou os benefícios que a Refinaria traria ao Estado, além de cobrar o posicionamento da classe política em prol desta causa.

Deputado Wellington com comitiva da Câmara Federal durante visita ao terreno onde seria instalada a refinaria, em Bacabeira
Deputado Wellington com comitiva da Câmara Federal durante visita ao terreno onde seria instalada a refinaria, em Bacabeira

“Não só o Maranhão, mas muitas famílias maranhenses tiveram seus sonhos frustrados com o cancelamento desta obra que iria desenvolver nacionalmente o Maranhão e mudar a vida de todos aqueles que apostaram suas expectativas neste projeto. É de extrema urgência que nós, enquanto cidadãos e representantes do povo, nos posicionemos na busca pela retomada deste sonho maranhense. Não queremos compensação, lutaremos pela retomada da instalação da Refinaria Premium”, ressaltou.

Ao final do debate, Wellington do Curso se deslocou ao município Bacabeira juntamente com a Comissão Externa e autoridades federais e municipais, dentre elas o relator da Comissão Externa, deputado Raimundo Gomes (PSDB-CE), coordenadora da Comissão, deputada Eliziane Gama (PPS-MA), gerente de relacionamento da Petrobras, Rogério Pereira, que na oportunidade discutiram medidas a fim de solucionar e esclarecer sobre o cancelamento da refinaria.

Zé Inácio participa de reunião da Comissão da Câmara que trata sobre a refinaria

Zé Inácio conclamou todos os parlamentares a somar forças em prol da continuidade do Projeto da Refina Premium sem o viés da política partidária
Zé Inácio conclamou todos os parlamentares a somar forças em prol da continuidade do Projeto da Refina Premium sem o viés da política partidária

O deputado Zé Inácio (PT) participou na manhã desta sexta-feira (17) da reunião da Comissão Externa da Câmara Federal da Refinaria Premium I. O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa e teve como objetivo avaliar os impactos da suspensão dos empreendimentos no Maranhão. Nesta visita ao Maranhão estarão presentes membros da Bancada Maranhense e também os deputados do Ceará.

O deputado Zé Inácio (PT), que é presidente da Frente Parlamentar do Maranhão em Defesa da Refinaria Premium I, defende que todos os parlamentares devam somar força para dar continuidade ao Projeto da Refina Premium sem o viés da política partidária. “Nós continuamos acreditando no sonho da implantação a Refinaria Premium e na minha concepção o projeto não foi cancelo, ele foi apenas adiado, ainda que de forma redimensionada, acredito”.

Para o parlamentar, tem que haver uma discussão mais ampla sobre a Refinaria Premium I, defendendo uma mobilização entre os parlamentares federias e estaduais.

Antes de seguir para a visita in loco à Refinaria Premium I, uma comitiva de deputados estaduais e a Comissão Externa da Câmara Federal estiveram no Palácio dos Leões no início da tarde para um almoço com o governador Flávio Dino.

Na parte da tarde, a Comissão Externa da Câmara Federal realizou visita in loco às instalações da Refinaria Premium I, em Bacabeira.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados tem como finalidade fazer levantamento in loco bem como acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento da Construção das refinarias Premium I e Premium II, respectivamente nos estados do Maranhão e do Ceará é composta por deputados dos dois estados.

Nair Portela registra candidatura e mostra força na disputa pela reitoria da UFMA

Nair Portela e Fernando Carvalho exibem inscrição de suas candidaturas a reitora e vice reitor da UFMA
Nair Portela e Fernando Carvalho exibem inscrição de suas candidaturas a reitora e vice reitor da UFMA

O clima de otimismo e confiança marcou a inscrição da candidatura da professora e enfermeira Nair Portela ao cargo de reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na manhã desta sexta-feira. Membros da comunidade acadêmica compareceram em grande número ao ato para apoiar a candidatura da atual diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A consulta prévia para a indicação dos nomes para a reitoria da universidade será realizada no dia 27 de maio.

Demonstrando compromisso e seriedade, a professora Nair Portela manteve um intenso trabalho durante a gestão de Natalino Salgado. A candidata ao cargo de reitora da UFMA tem um currículo extenso, que perpassa tanto a área do ensino quanto a da extensão e da pesquisa e pode ser a primeira mulher a ocupar a reitoria da universidade.
Segundo Nair Portela, a campanha está em estágio de preparação já que começará oficialmente só no dia 7 de maio, conforme o calendário eleitoral fixado no edital que regulamenta a consulta prévia. “Estamos aqui para iniciarmos um trabalho que tem como objetivo o crescimento da universidade. A partir do dia 7, vamos percorrer toda a universidade apresentando as nossas propostas”, afirmou.

]Portela acredita que a Universidade Federal do Maranhão está vivendo um momento histórico e de grandes mudanças que a transformaram em uma nova universidade. “Tivemos muita reformas, não apenas estruturais, mas, também, de organização interna, como a implantação de novos projetos políticos pedagógicos. A minha missão é dar continuidade ao desenvolvimento, mas, principalmente, avançar ainda mais porque a universidade tem de crescer continuamente. Depois de cada realização, há sempre mais coisas a fazer”, declarou.

Nair Portela registrou sua candidatura ao lado do químico Fernando Carvalho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, que concorrerá à vaga de vice-reitor da UFMA. Ambos têm o apoio do reitor Natalino Salgado. Presente no momento da inscrição, Salgado, disse esperar que a consulta prévia venha transcorrer de forma tranquila e que o resultado demonstre a maturidade da comunidade acadêmica. “Esperamos que todos reconheçam e optem por uma continuidade das ações de desenvolvimento, modernização e investimento na universidade que nossa equipe estabeleceu como objetivo”, afirmou o reitor.

O reitor diz acreditar que Nair Portela é o nome mais indicado para sucedê-lo. “Nair Portela conduziu ao longo de toda a minha administração um grande trabalho na área de gestão, ensino e pesquisa e ajudou na evolução que se instaurou nos últimos anos na UFMA. Teve uma atuação exemplar à frente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, renovando e fortalecendo cursos, colaborando com os professores e alunos”, declarou.

A consulta prévia envolverá professores, técnicos e estudantes da instituição. O resultado sairá no dia 28 de maio.O processo visa identificar as preferências da comunidade universitária. Os nomes mais votados ainda serão submetidos ao Colégio Eleitoral Especial, a quem compete a elaboração da lista tríplice a ser encaminhada ao Governo Federal. Somente os candidatos que atingirem 10% dos votos válidos serão indicados ao Colégio Eleitoral. O voto é facultativo, direto e secreto.

Apoios

Ao sair do Departamento de Protocolo Geral (DEPA), Nair Portela foi ovacionada por mais de 200 servidores, entre técnicos e professores, e estudantes da Universidade Federal do Maranhão. Eles aplaudiram com intensidade a candidata à reitoria e aclamaram seu nome em clima de euforia.

O estudante Vitor Cardoso também foi levar o seu apoio à candidata com um grupo de amigos. “Estamos aqui porque torcemos para que a UFMA seja uma universidade cada vez melhor para todos e confiamos na professora Nair, uma pessoa batalhadora e comprometida com a educação”, definiu

Para Gerusa Vasconcelos, supervisora da residência multiprofissional do Hospital Universitário Presidente Dutra, Nair Portela é o nome mais indicado para dirigir a Universidade nos próximos anos. “Competência e responsabilidade são as marcas do trabalho da professora Nair. Além de extremamente ética, ao desempenhar uma função na universidade, todos aprovaram sua postura e seu empenho”, afirmou a servidora.

Perfil

Nair Portela Silva Coutinho é, atualmente, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão e professora do Departamento de Enfermagem. Tem mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2000) / Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB. Foi Diretora Adjunta de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário e tem experiência na área de enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, hospital universitário, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso.

Presidente do COSEMS participa de evento em Foz do Iguaçu

Presidente do Cosems, Iolete Arruda (ao centro) na mesa de abertura do encontro
Presidente do Cosems, Iolete Arruda (ao centro) na mesa de abertura do encontro, em Foz do Iguaçu

Mais de 1500 profissionais da área da saúde, entre eles, a presidente do Conselho Municipal de Secretários Municipais do Estado do Maranhão – COSEMS – Iolete Soares de Arruda – estiveram reunidos na cidade paranaense de Foz de Iguaçu, participando do I Congresso das Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Evento de abrangência macrorregional, e tendo como tema “Gestão do SUS, modelo de atenção a saúde: Os Municípios e as Soluções”, o congresso teve o claro propósito de discutir necessidades e avanços rumo a um processo de regionalização negociado.

Nos três dias do evento, que terminou na sexta-feira(17), vários temas foram debatidos através de palestras temáticas, oficinas, ministradas por profissionais convidados de expressão nacional, rodas de conversa e mostra de experiências dos 10 COSEMS que compõem as regiões referidas, promovendo a participação efetiva dos municípios, por meio das trocas entre si.

Iolete Arruda com representantes de entidades que congregam secretários municipais de saúde
Iolete Arruda com representantes de entidades que congregam secretários municipais de saúde

Vale ressaltar que paralelo ao I Congresso, ocorreu o XXXI o Congresso Estadual de secretarias municipais do Paraná e, ainda, a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), formado por todos os Cosems.

Ainda durante o evento, o COSEMS/MA, com apoio dos demais estados da região Norte e Nordeste, montou um stand promocional como forma de divulgar o III Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá de 09 a 12 de junho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa/PB.

No encontro, que terá como tema “Equidade na gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, acontecerá a 1ª mostra Norte/Nordeste de experiências na atenção básica.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima