Educadores infantis recebem formação para uso de material didático
Professores da Educação Infantil de Paço do Lumiar passaram por formação pedagógica na última sexta-feira (24), na Unidade de Ensino Básico Padre Maurício, com o objetivo de apresentar o material didático recentemente entregue aos alunos da rede municipal.
O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com a preleção de formadores e consultores pedagógicos da Editora Saraiva. A formação continuada envolveu ainda gestores, coordenadores de 42 escolas.
A pedagoga do sistema Agora de ensino Ellen Queiroz disse que este será apenas o primeiro encontro com os educadores, uma vez que, os municípios que adquirem os produtos da editora, recebem toda a assessoria necessária para a abordagem do conteúdo em sala de aula. “Nos kits adquiridos pela Prefeitura de Paço do Lumiar consta o livro do aluno, livro da família, vídeo aula e o livro do professor, todos embasados nos parâmetros curriculares nacionais”, ressaltou a formadora.
A secretária municipal de Educação, Graça Privado, ressaltou o compromisso da gestão com os educadores e alunos. “A educação continuada é uma atividade que reafirma nossa política de valorização e compromisso com a educação no município, dando o suporte necessário e ferramentas para que tenhamos professores cada vez mais qualificados e empenhados na formação dos nossos pequenos cidadãos”, afirmou.
O próximo encontro acontecerá no mês de maio, onde a Semed e a editora reunião os pais de alunos da Educação Infantil para a entrega do Livro da Família, como parte da proposta pedagógica do material.
Presdidente da Câmara, Astro de Ogum, discutiu com a UFMA regularização fundiária do Sá Viana, Vila Embratel, Jambeiro e adjacências
No final da manhã desta sexta-feira(24), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum, participou de uma reunião com o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, o pró-reitor Fernando Lima e diversas lideranças comunitárias para tratar da regularização fundiária do Sá Viana, Vila Embratel, Jambeiro e adjacências.
A reunião ocorreu logo após a edição da Resolução nº 1182-CD, editada pelo reitor Natalino Salgado, autorizando a adoção dos procedimentos legais para regularização fundiária de 144 hectares da área localizada no entorno da UFMA.
No encontro, além de parabenizar a articulação dos lideres comunitários, entre eles, Alex Kennedy, presidente da associação do Sá Viana, o reitor ressaltou a importância que o presidente Astro de Ogum terá neste processo, haja vista que, também na condição de vice-prefeito de São Luís, poderá usar sua força e prestígio político para que a Prefeitura de São Luís, por meio da Procuradoria e Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), dê agilidade ao levantamento topográfico a ser feito na área.
Na oportunidade, o reitor asseverou que, no próximo ano, a UFMA completará 50 anos e já estava mais que na hora do impasse ser resolvido. “Hoje temos um contingente enorme de famílias morando nessas regiões, e podemos constatar in loco que essas comunidades possuem um prejuízo incalculável, pelo fato das terras serem de propriedade federal. Os moradores não podem fazer empréstimos bancários e nem vender seus imóveis, por isso decidimos nos empenhar para sanarmos esse imbróglio”, disse o reitor.
O presidente Astro de Ogum externou a felicidade em participar de um momento histórico para milhares de família da área, e se comprometeu a dar agilidade no processo de demarcação. “Fico feliz por cada morador dessa área, haja vista que muito em breve, merecidamente, irão alcançar o tão sonhado título de propriedade. No que depender de mim, junto ao prefeito Edvaldo Holanda Júnior(PTC), darei o encaminhamento necessário”, enfatizou Astro de Ogum.
Já o presidente da Associação do Sá Viana, Alex Kennedy Rodrigues, parabenizou Astro de Ogum, pela atuação política na área Itaqui Bacanga, principalmente no Sá Viana e, ainda, o reitor Natalino Salgado pela forma como sempre se relacionou com às comunidades no entorno da UFMA.
“Observamos o compromisso do reitor para com a Universidade, e não temos dúvidas de que ele deixará seu mandato como o melhor reitor de todas as gestões que aqui já passaram. Hoje, o Sá Viana está feliz com esse momento ímpar que estamos vivendo”, ressaltou.
Informações complementares
Atualmente, os bairros Sá Viana, Jambeiro, Vila Embratel, junto com as comunidades do Riacho Doce, Piancó, América do Norte, reúnem mais de 250 mil habitantes, segundo os dados do Censo de 2010. Os bairros Sá Viana e Vila Embratel apresentam péssimos indicadores sociais.
No Sá Viana, 21% dos domicílios não possuem rede de água e 79,95% não têm esgotamento, ou seja, não existe esgoto encanado. Mais de 10% dos habitantes vivem em situação de extrema pobreza, isto é, com renda per capita mensal inferior a R$ 70,00 ou sem renda.
Na Vila Embratel, 31,65% dos domicílios não possuem rede de água e 59,73% não têm esgotamento, ou seja, esgoto encanado. Outros 6,41% vivem em situação de extrema pobreza, com renda per capita mensal inferior a R$ 70,00 ou sem renda.
Deputado Zé Inácio participou de audiência publica que discutiu licitação do transporte por ferry boats
O deputado Zé Inácio participou na manha desta sexta-feira (24) da audiência pública que tem como proposta a realização da licitação do serviço público de transporte aquaviário no trajeto ponta da Espera/Cujupe.
O evento foi promovido pelo Governo do Estado e pela Agencia Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB).
Zé Inácio (PT) que é da Baixada Maranhense e usuário frequente do transporte de ferry boat e por tanto conhece muito bem a realidade, destacou durante audiência a importância de uma licitação em caráter de emergência para que os usuários desse tipo de transporte possam ter serviço de qualidade.
“A questão central para melhorar o serviço do ferry boat é que se faça a licitação no sistema. Existe um monopólio de duas empresas. E a única forma de melhorar o serviço é que se faça a licitação no sentido de estabelecer a livre concorrência, de modo que empresas de outros Estados ou até mesmo de outro país que atuam nesse ramo possam concorrer e participar e possam oferecer os serviços de qualidade”, frisou o parlamentar.
O presidente da MOB, José Arthur Cabral, fez uma exposição do critério que será adotado para a concessão do serviço público e o modelo de contratação que será adotado pelo Estado para a contratação deste serviço.
Atualmente, as empresas que realizam o transporte via ferry-boat operam com base em permissão precária e a prestação de serviços tem sido motivo de reclamações por parte dos usuários.
Ano passado, o Ministério Público cobrou das empresas que operam os ferry boats, a melhoria na qualidade do serviço oferecido à população. A partir da licitação, o Estado tem como objetivo definir critérios que garantam à população a prestação de serviço de qualidade.
Comentários