Comunidade acadêmica prestigia lançamento do livro da professora Helena Rubia

Capa de dos livros de autoria da professora Helena Rúbia de Santana Botelho
Capa de dos livros de autoria da professora Helena Rúbia de Santana Botelho

A Biblioteca José Sarney, no Campus I da Universidade Ceuma, no Renascença ficou pequena para o lançamento do livro “Teoria e Práticas no Contexto de Psicologia Hospitalar”, de autoria da psicóloga e professora Helena Rúbia de Santana Botelho.

A comunidade acadêmica fez questão de prestigiar a palestra de apresentação do livro, bem como da tradicional sessão de autógrafos da autora. De acordo com a autora, a obra reúne diversas teorias no contexto da Psicologia Hospitalar.

“Na verdade, procuramos colocar em uma mesma obra literária um pouco da nossa experiência, enquanto profissional da área e que, certamente, deverá contribuir para outros profissionais e acadêmicos do curso de Psicologia”, pontuou a autora.

Vale ressaltar que essa é a segunda obra lançada pela professora, em um interregno de apenas dois anos. Em 2013, ela também lançou o livro “Câncer e laços afetivo”, cuja abordagem envolve as relações afetivas com o paciente, relações essa tanto profissional quanto familiar.

Alunos com a autora na noite de autógrafos, na Universidade Ceuma
Alunos com a autora na noite de autógrafos, na Universidade Ceuma

“Na nossa primeira obra tivemos a preocupação de situar o leitor os diversos aspectos que circundam o câncer e o processo do adoecer. Em uma linguagem simples e didática, apresentamos ao leitor a importância dos laços afetivos no enfrentamento da doença e seu desfecho, ressaltando ainda, a importância do trabalho realizada por uma instituição na batalha contra o câncer”, concluiu.

É oportuno salientar que, a escritora, que formada em psicologia e pós-graduada em Psicologia hospitalar e gestão no serviço de saúde, ambos pelo Ceuma, e mestranda em Ciências da saúde.

Mães são homenageadas em ação social promovida por escola de Paço do Lumiar

Mães foram presenteadas durante a homenagem promovida pela prefeitura em escola de Paço do Lumiar
Mães foram presenteadas durante a homenagem promovida pela prefeitura em escola de Paço do Lumiar

Com o tema “Mãe Feliz é Mãe com Saúde”, a equipe pedagógica da Escola Comunitária Padre Mauricio, no conjunto Maiobão, realizou neste sábado (09), pelo segundo ano consecutivo, uma ação social para marcar o Dia das Mães. A programação, direcionada para mães de alunos, contou também com a presença da comunidade, e foi aberta com um animado aulão de zumba no pátio da escola.
Durante a ação, o público recebeu imunização contra a gripe, como parte da campanha de vacinação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, e ainda teve acesso serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, além de atendimentos voltados ao embelezamento como corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e maquiagem.

Para encerrar a ação, as mães conheceram os trabalhos realizados pelos filhos em sala de aula e participaram de um sorteio com diversos brindes. “Eu adorei a festa, me emocionei a todo o momento, me sinto muito feliz em poder estar dentro da escola do meu filho interagindo e participando das atividades, é muito bom conhecer a maneira como a escola é conduzida”, comentou, emocionada, a mãe Sandra Regina, agraciada no sorteio com um aparelho de micro-ondas.

“Este ano, a festa foi ainda melhor, diversificamos mais os serviços pretendidos e a quantidade de brindes, muitos deles doados por comerciantes e pela Secretaria de Educação. Foi uma manhã muito prazerosa para todos nós que fazemos a Escola Padre Maurício, mas também para as mães que aproveitaram ao máximo da ação”, disse a gestora da escola, Filomena Oliveira.

Mães participaram de aula de zumba durante a homenagem, que valorizou também a saúde
Mães participaram de aula de zumba durante a homenagem, que valorizou também a saúde

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, a pedagoga Luzimar Pereira, o objetivo das ações é estreitar os laços entre escola e família, já que a educação começa ainda dentro de casa. “A presença da família na escola é fundamental para o desenvolvimento educacional e critico dessas crianças”, observou.

Presente na ação, a secretária municipal de Educação, Graça Privado, visitou os ambientes e parabenizou as mães pela data. “As ações sociais são marcas da Escola Padre Maurício e são desenvolvidas com o propósito de integrar pais, responsáveis e equipe pedagógica, proporcionando-lhes o social e o lúdico junto aos seus filhos”, destacou a secretária.

Câmara em pauta

Ensino fundamental

Luciana quer escola para crianças e adolescente de 6 a 14 anos
Luciana Mendes quer escola para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos

A Câmara Municipal de São Luís aprovou requerimento da vereadora Luciana Mendes (P T do B), já encaminhado ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior(PTC), solicitando a criação e instalação de escola de ensino fundamental (para crianças e adolescente entre 6 e 14 anos de idade) no Bairro Recanto Verde. Para Luciana Mendes, a escola de ensino fundamental vai suprir as necessidades do direito constitucional à educação dos moradores do Bairro Recato Verde e das áreas adjacentes, que sofrem pela ausência desse importante serviço público municipal. A vereadora Luciana Mendes esclareceu que em decorrência da falta da escola, as crianças e adolescentes das comunidades são obrigadas a frequentar escolas existentes em bairros distantes, onerando as famílias com transporte e outras despesas.

Obras na Vila Izabel

Atendendo reivindicação da Associação dos Moradores da Vila Izabel, localizada na área do Itaqui/Bacanga, o vereador Barbosa Lajes (PDT) encaminhou ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior(PTC), ofício solicitando a recuperação da Rua São Sebastião e das Travessas Jairzinho e da Mangueira, naquele bairro.  O vereador alerta que “com a chegada do inverno estas ruas ficaram cheias de buracos, causando transtornos para os moradores e motoristas que trafegam pelos locais”. Para amenizar tal situação e melhorar a trafegabilidade, o parlamentar propõe, ainda, que o prefeito determine ao secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a execução das obras de melhorias das vias públicas na Vila Izabel.

Homenagem às Irmãs Paulinas

Vereador José Joaquim propôs homenagem ao centenário da Congregação Irmãs Paulinas
Vereador José Joaquim propôs homenagem ao centenário da Congregação Irmãs Paulinas

A Câmara Municipal aprovou, de autoria do vereador José Joaquim (PSDB), requerimento pedindo a realização de uma sessão solene, no dia 15 de junho, às 10h, em homenagem aos 100 anos da Congregação Pia Sociedade Filhas de São Paulo – Irmãs Paulinas. A Congregação Pia Sociedade Filhas de São Paulo – Irmãs Paulinas – foi fundada em 15 de junho de 1915, em Alba, na Itália, pelo padre Tiago Alberione, com a colaboração da Irmã Tecla Merlo e, posteriormente, difundiu a palavra de Deus no mundo inteiro. Os 100 anos da Congregação Pia Sociedade Filhas de São Paulo – Irmãs Paulinas no Brasil se constituem um importante marco no seu objetivo de, por meio da comunicação social, contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. Na Rua do Carmo, no Centro de São Paulo, surgiu a primeira livraria das Edições Paulinas, que sempre realizou um excelente trabalho evangelizador de formação humanística no Brasil e no Mundo, fiel ao compromisso de anunciar e difundir a palavra de Deus.

Eleição na UFMA: militantes do PC do B declaram apoio aos candidatos Nair Portela e Fernando Carvalho

Deputado Marco Aurélio foi um dos que declarou apoio à candidatura de Nair Porte a reitora da UFMA
Deputado Marco Aurélio foi um dos que declarou apoio à candidatura de Nair Porte a reitora da UFMA

Militantes do PC do B declararam apoio às candidaturas dos professores Nair Portela e Fernando Carvalho, à reitora e vice-reitor, respectivamente, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na manhã de ontem, no auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPPG. O professor de matemática e deputado estadual Marco Aurélio (PC do B), o reitor da UFMA Natalino Salgado e o professor do curso de Engenharia Elétrica, Alan Kardec Barros, acompanharam os candidatos Nair e Fernando na mesa do evento, que reuniu políticos, sindicalistas, militantes, estudantes, técnicos administrativos e professores.

O deputado Marco Aurélio aproveitou a oportunidade para falar da sua experiência como professor e pediu empenho dos candidatos em relação à assistência estudantil. “A UFMA tem uma grande responsabilidade com os estudantes que estão nos campidos municípios. Eles serão primordiais para o desenvolvimento do nosso estado”, disse.

A professora Nair Portela agradeceu a mobilização do partido. “Vejam a importância e como é forte este apoio, que vem como um anseio da comunidade. Precisamos unir as forças para atuar da melhor maneira possível para o desenvolvimento da universidade. Ouvindo, discutindo e levando as propostas e prioridades para o nosso colegiado para que sejam atendidas”, conclamou.

A professora do Departamento de Patologia, Andrea Pires, participou do evento e disse por que vai votar na professora Nair. “Nós vamos apoiar a professora Nair porque ela é uma pessoa conscienciosa, que ouve o clamor da comunidade universitária onde atua e busca soluções para os problemas. Ela vai continuar uma gestão que está dando certo e atingir objetivos que foram idealizados e não foram concluídos”, sintetizou.

“Estamos muito felizes não só pelo apoio à nossa candidatura, mas também à universidade. O nosso compromisso é continuar trabalhando para que a UFMA se torne referência para o país nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e na assistência estudantil. E fundamentados na nossa experiência de gestão tanto acadêmica como administrativa, pleiteamos a nossa candidatura”, declarou o candidato à vice-reitoria, Fernando Carvalho.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima