Zé Inácio solicita vinda de CPI ao Maranhão

Zé Inácio quer vinda da CPI para investigar violência contra jovens negros e pobres no Maranhão
Zé Inácio quer vinda da CPI para investigar violência contra jovens negros e pobres no Maranhão

Foi aprovada na manhã desta quinta-feira (14), pela Mesa Diretora, requerimento apresentado pelo deputado Zé Inácio ( PT ) que solicita que a Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência contra Jovens Negros e Pobres no Brasil, da Câmara dos Deputados, inclua o Maranhão no roteiro de visitas. No estado, a CPI averiguará as denúncias veiculadas pela imprensa, pelas entidades governamentais e pelo movimento social sobre a exposição de jovens, especialmente negros e pobres, à violência.

“O Estado tem uma dívida com a juventude negra, que vive à margem do crime e da violência. A vinda da CPI vai nos ajudar não só a coibir essa violência como também irá ajudar na implementação de políticas públicas voltadas a esses jovens”, destaca o parlamentar.

De acordo com dados da Sociedade dos Direitos Humanos (SDH), no quadro geral do Maranhão, tem um amplo predomínio de homens (92,9%), negros e jovens dentre as vítimas de mortes matadas no período 2000-2012. Os negros constituem 76,2% da população maranhense (Censo de 2010), mas representaram 85% das vítimas fatais no período 2000-2012. Apesar de representarem 29,4% do conjunto da população, os jovens foram o alvo prioritário da violência, constituindo 54,1% do total de vítimas, das quais 87% eram jovens negros. No período 2000-2012, quase a metade das vítimas de mortes violentas foram jovens negros (com idade entre 15-29 anos): 6.257 homicídios, perfazendo 47,1% do total. Esta tendência se manteve em 2013, com os jovens negros representando 49,2% das vítimas fatais: 1.044 homicídios, num total de 2.122 no estado (dados preliminares do DATASUS).

O deputado federal Reginaldo Lopes e presidente da CPI esteve dia 24 de abril do corrente ano esteve em São Luís, a convite do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), onde participou de uma Roda de Conversa sobre o Extermínio da Juventude Negra, e ficou o indicativo sobre a vinda da CPI ao Estado para dar continuidade ao debate que, com toda certeza, subsidiará a elaboração de políticas públicas para apresentar soluções a esta grave problemática envolvendo a nossa juventude maranhense.

Mais Médicos atende 100% das vagas no Maranhão

Expansão do Programa garante mais 129 profissionais para o estado, totalizando 765. Em todo o país, são 18.240 médicos levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros

mais medicos 100Os profissionais brasileiros com diplomas do exterior preencheram todas as 129 vagas remanescentes no Maranhão do atual edital do Programa Mais Médicos. Com isso, 100% da demanda dos municípios do estado foi atendida. Em todo o país, foram ocupadas as 387 vagas que faltavam, sem que houvesse necessidade de realizar chamamento de profissionais estrangeiros. Com a atuação desses participantes, o governo federal garantirá assistência para 63 milhões de brasileiros que antes não contavam com médico na Unidade Básica de Saúde. Ao todo, serão 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

“Estamos positivamente surpresos com a participação dos brasileiros nesta fase. Conseguimos preencher 100% das vagas apenas com médicos brasileiros, sendo 91% com registro no Brasil e 9% formados no exterior. Dessa forma, vamos conseguir ampliar a assistência em saúde, principalmente nas áreas de maior carência do país, de 50 milhões para 63 milhões de pessoas. O resultado da presença desses profissionais será uma Atenção Básica de mais qualidade para a população brasileira”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A seleção de médicos brasileiros formados no exterior foi realizada após a admissão dos profissionais brasileiros com registro no país, que tiveram prioridade para escolher o município de destino. Das 4.139 oportunidades ofertadas em 1.289 municípios e 12 DSEI, os médicos com CRM Brasil preencheram 3.752 vagas, o equivalente a 90,7% do total ofertado pela iniciativa este ano. Essa foi a maior adesão de brasileiros desde o início do Programa. Em relação às cidades, 1.211 municípios e seis distritos indígenas atraíram médicos nas três primeiras chamadas. No Maranhão, os 129 novos médicos vão reforçar a assistência em 41 municípios. Com isso, serão 765 profissionais do Mais Médicos atuando em 177 municípios.

Como ocorreu nos ciclos anteriores do Programa, os médicos graduados fora do Brasil passarão por período de acolhimento nacional com duração de três semanas, a ser realizado em Brasília (DF) entre os dias 5 a 26 de junho, quando terão aulas e serão avaliados. Somente poderão participar do Mais Médicos os profissionais que forem aprovados na avaliação realizada durante esta fase.

Antes do deslocamento para as cidades, os profissionais ainda passarão por uma semana de acolhimento nos estados de 27 de junho a 3 de julho. A previsão é que os médicos iniciem às atividades nos 238 municípios e 10 distritos indígenas a partir do dia 6 de julho. Os profissionais com CRM Brasil selecionados nas fases anteriores se apresentaram às prefeituras em março e abril e já estão em atuação nas unidades básicas de saúde.

A expansão deste ano priorizou os municípios com maior vulnerabilidade social e econômica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.807 novas oportunidades. O Sudeste solicitou 1.024 médicos, seguido do Sul (523), Centro-oeste (396) e Norte (389).

A previsão é que a cada trimestre o Ministério da Saúde lance novas chamadas para os postos abertos em decorrência de desligamentos. Os próximos editais estão marcados para meses de julho e outubro deste ano e janeiro de 2016. As seleções contemplarão as eventuais vagas referentes aos médicos que desistirem nas etapas anteriores.

Aprovação

Pesquisa do Ministério da Saúde realizada com 14 mil pessoas mostra que a qualidade da assistência à população melhorou com a chegada dos profissionais do Programa Mais Médicos. Para os entrevistados, aumentou o número de consultas, o acompanhamento e a resolução do seu problema de saúde após o atendimento do médico. As entrevistas para o estudo foram realizadas entre novembro e dezembro de 2014 em 699 municípios atendidos pela iniciativa por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ipespe.

Do total de entrevistados, 85% disseram que a qualidade do atendimento médico está melhor ou muito melhor. Um índice alto de usuários (87%) apontou que a atenção do profissional durante a consulta melhorou e 82% afirmaram que as consultas passaram a resolver melhor os seus problemas de saúde.

Os profissionais brasileiros que atuam no Mais Médicos também estão altamente satisfeitos com a participação no Programa. A pesquisa mostra que 90% dos profissionais com CRM Brasil responderam que indicariam a participação para outros médicos. A avaliação dos entrevistados reforça os resultados obtidos com as inscrições para o edital deste ano, com 90,7% das vagas ofertadas preenchidas por profissionais com CRM Brasil.

Sobre o programa

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país.

No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil (79,2%) estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPAs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas aprovadas.

Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país, que compõem o terceiro eixo do programa, preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018 com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS. Já foram autorizadas 4.480 novas vagas de graduação, sendo 1.343 em instituições públicas e 3.337 em instituições privadas, além da seleção de 39 municípios para criação de novos cursos e lançamento de edital este ano priorizando 22 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2014, o governo federal autorizou 2.586 novas vagas de residência.

A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços – com isso, mais faculdades surgirão em localidades com escassez de profissionais, como no Nordeste e no Norte do país, e em cidades do interior de todas as regiões brasileiras.

Fonte: Ministério da Saúde

Prefeitura de Paço do Lumiar e SES discutem ações conjuntas de promoção à saúde da mulher

Secretário de Saúde, William Rios, com a coordenadora da Saúde da Mulher, Bianca Mendes, a assessora da secretaria da Mulher, Christilene Silva, e as representantes da SES, Silvia Viana e Araci Castro
Secretário de Saúde, William Rios, com a coordenadora da Saúde da Mulher, Bianca Mendes, a assessora da secretaria da Mulher, Christilene Silva, e as representantes da SES, Silvia Viana e Araci Castro

Realinhar políticas de saúde às mulheres luminenses foi o objetivo da reunião entre técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria da Mulher (SEMUP) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), através departamento de Assistência à Saúde da Mulher, na última terça-feira (12).

Durante o encontro foi apresentado o atendimento prestado pela coordenação da Saúde da Mulher, no município, como consultas ambulatoriais, exames de media complexidade, exames laboratoriais e encaminhamentos, campanhas de prevenção, e ainda, estratégias de combate à violência de gênero.

As informações coletadas comporão um mapeamento das políticas voltadas à saúde e assistência social das mulheres de Paço do Lumiar, onde serão analisadas e incrementadas com o apoio e parceria do Governo do Estado.

Presentes na reunião, o secretário de Saúde, William Rios, a coordenadora da Saúde da Mulher, Bianca Mendes, a assessora da secretaria da Mulher, Christilene Silva e das representantes da SES, Silvia Viana e Araci Castro.

Deputado Wellington defende políticas de combate ao extermínio da juventude negra no Maranhão

Wellington alertou para necessidade de se articular políticas públicas em defesa da juventude negra maranhense
Wellington alertou para necessidade de se articular políticas públicas em defesa da juventude negra maranhense

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) defendeu, na manhã desta quarta-feira (13), considerado o Dia da Abolição da Escravatura, a necessidade de se articular políticas públicas em defesa da juventude negra maranhense.

Na oportunidade, Wellington, que tem se destacado em defesa da juventude, mencionou estatísticas que comprovam um verdadeiro “extermínio da juventude negra”, o que, segundo o parlamentar, revela a necessidade de se fomentar políticas que zelem pela inclusão e garantias fundamentais de todo cidadão.

“É imprescindível que o Estado fomente políticas públicas que concedam meios para que o jovem sonhador possa ascender socialmente e, possa então, concretizar seus planos. O dia de hoje, considerado o dia da abolição da escravatura, nos remete às inúmeras problemáticas ainda enfrentadas pela juventude negra, bem como os inúmeros desafios que ainda devem ser superados, dentre eles o combate ao extermínio de jovens negros, sobretudo em nosso Estado. É preciso que vejamos os jovens, não apenas como o futuro do país, mas como o presente e, por isso, sejam fornecidos os meios para que a juventude possa ascender. Tal ascensão se propulsiona através da educação, através da geração de emprego e renda e através do respeito àqueles que são, não apenas o futuro do Estado, mas também o presente: os jovens”, afirmou o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias.

Câmara de São Luís promove debate sobre redução da maioridade penal

Será realizada na próxima sexta-feira (15) uma palestra e debate sobre redução da maioridade penal. A palestra será proferida pelo deputado federal Luiz Couto (PT- PB). O evento, uma iniciativa do vereador Honorato Fernandes através do projeto de participação popular Fala São Luís, acontece a partir das 8h30 no Hotel Abbeville.

A questão da maioridade penal vem sendo discutida constantemente no Congresso, meios de comunicação e em diversos segmentos da sociedade civil. A razão para os frequentes debates e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, a qual propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, ou seja, que jovens a partir de 16 anos passem a ser julgados e condenados à cadeia como adultos. A proposta, já aprovada pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara, agora, pode ser votada pela Casa Legislativa.

“Este é um assunto delicado e devemos debater este tema, bem como seus desdobramentos, dentro da maior responsabilidade. Por isso convidamos o deputado Luiz Couto e representantes de vários segmentos da sociedade. Será um debate muito produtivo”, destacou o vereador Honorato Fernandes (PT).

Muitos são os defensores e opositores à PEC. A base de argumentação da maioria dos opositores se sustenta na justificativa de que o problema da violência, que a cada dia conquista mais adeptos infanto-juvenis, é estrutural. Ou seja, a raiz está na deficiência de alguns setores, sobretudo o da educação, além da precariedade do sistema prisional do país. Já os defensores, se amparam na justificativa de que muitos criminosos utilizam os jovens como instrumento para prática de delitos, uma vez que, segundo a ótica dos defensores, a lei é mais benevolente com os menores infratores, já que os mesmos não são submetidos ao sistema prisional e gozam de penas privativas de liberdade mais brandas.

Luiz Couto – deputado, filiado ao PT desde 1985, foi relator da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste da Câmara Federal. Em 2005, recomendou o indiciamento de cerca de 300 pessoas, entre políticos, juízes, policiais e promotores. Devido a sua atuação, foi relacionado entre os 20 melhores parlamentares da Câmara e se destaca no combate ao crime organizado. Atualmente, o parlamentar atua na CPI Jovem da Câmara, que investiga a violência contra jovens negros e pobres no país.

São Luís teve maior aumento da taxa de mortes por arma de fogo entre as capitais

arma de fogo2São Luís teve o maior aumento na taxa de mortalidade por armas de fogo entre as capitais entre 2002 e 2012. A cidade registrou crescimento de 316% nesse índice no período. É o que aponta o Mapa da Violência 2015, estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que inclui casos de homicídio, suicídio, mortes por acidente e em circunstâncias indeterminadas.

Os dados do levantamento, realizado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, são do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. O SIM é baseado nas declarações de óbito expedidas no país, contendo local e características das vítimas, como idade, cor e gênero.

Nas ruas, é fácil constatar que os números refletem fielmente a realidade cruel da capital maranhense, cujos habitantes sentem-se a cada dia mais acuados pela bandidagem. Os dados do estudo são de 2012, mas a matança segue desenfreada no presente. Somente nos primeiros 13 dias deste mês, ocorreram 40 mortes violentas em São Luís, segundo informou o jornal O Estado do Maranhão, em manchete de capa, nesta quinta-feira. A média é superior a três óbitos por dia, ou seja, uma verdadeira carnificina.

Maranhão 

O Maranhão não está entre as unidades da federação com maior taxa de mortes por armas de fogo. Com 18,4 óbitos para cada 100 mil habitantes em 2012, o estado ocupa apenas a 18ª posição no ranking. Por outro lado, registrou maior aumento desse índice na Região Nordeste: 273,2%.

Com violência crescente, o Maranhão e, principalmente, a capital, São Luís, seguem na contramão dos grandes centros. São Paulo, por exemplo, conseguiu reduzir em 58,6% a taxa de mortes por armas de fogo no mesmo período em que a matança disparou por aqui. No Rio de Janeiro, estado historicamente dominado pelo crime organizado, o recuo foi de 50,3%.

O avanço da violência é mais um indicador de que o desenvolvimento ainda está longe de chegar por estas bandas.

Zé Inácio apresenta proposição de politicas afirmativas para negros

Projeto de lei de Inácio Zé reserva a negros 20% das vagas nos concursos públicos promovidos pelo Estado
Projeto de lei de Inácio Zé reserva a negros 20% das vagas nos concursos públicos promovidos pelo Estado

O deputado estadual Zé Inácio (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, para fazer referência ao dia 13 de Maio, data da Abolição da Escravatura.Na oportunidade, oparlamentar anunciou que apresentou á Mesa Diretora, o projeto de Lei que constitui a adaptação, para o âmbito do Estado do Maranhão, da Lei Federal nº 12.990, de 9 de junho de 2014.

Zé Inácio também destacando que reconhece que o Movimento Negro não vê esta data como uma referência para as suas lutas, mas sim o dia 20 de Novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra.

O projeto de LeiNº 091/15, de autoria do deputado Zé Inácio ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento)das vagas oferecidas nos concursos públicos para o provimento decargos efetivos e de empregos públicos, no âmbito da administraçãopública estadual, das autarquias, das fundações públicas, das empresaspúblicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Estadodo Maranhão, sempre que o número de vagas oferecidas for igual ousuperior a 3 (três), na forma desta Lei.

Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatosnegros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato dainscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizadopela Fundação Instituto Brasileiro de geografia Estatística – IBGE.

“O projeto de Lei visa amenizar uma dívida do Estado do Maranhão com os negros que aqui habitam, por tudo quanto colaboraram pelo desenvolvimento do Estado, seja no aspecto econômico, cultural, religioso e social, desde o século XVII até a presente data”, diz o deputado.

Segundo o IBGE, no Maranhão os negros são maioria, cerca de 74% da população.

Câmara em pauta

Posto do Sine no Anjo da Guarda

A vereadora Eidimar Gomes (PSDB) teve uma indicação aprovada na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), solicitando ao Governo do Estado, a implantação de um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no bairro do Anjo da Guarda, localizado na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís. Após a aprovação do pedido, por unanimidade, pelos colegas parlamentares presentes em Plenário, o documento deve ser encaminhado ao governador Flávio Dino (PCdoB) para a adoção das devidas providências. No entanto, visando garantir a instalação do posto o mais breve possível, a parlamentar tucana resolveu visitar o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, onde recebeu garantias de que seu pleito será atendido.

Parque Pindorama

Sebastião Albuquerque
Sebastião Albuquerque

O vereador Sebastião Albuquerque (DEM), por meio de requerimento, pediu à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís que encaminhe ofício ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, solicitando providências junto a Secretaria Municipal de Obras e serviços Públicos – SEMOSP – no sentido de autorizar serviços de drenagem e pavimentação asfáltica na Rua do Campo, Parque Pindorama.
Ao justificar o seu pedido, o vereador disse que a adoção de medidas se fazem necessárias para aliviar os transtornos causando aos moradores e aos condutores dos veículos.

Asfalto para o Cohatrac

O vereador José Joaquim (PSDB), preocupado com a qualidade de vida dos moradores do bairro do Cohatrac, reitera um requerimento de sua própria autoria que solicita para ao Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, por meio de um ofício, a recuperação e o asfaltamento da Rua 800, quadra 8 localizado no Jardim das Margaridas e área adjacências. O vereador propõe ao prefeito de São Luís que determine ao secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a realização de estudos técnicos para a recuperação e o asfaltamento. A proposta do vereador José Joaquim está na pauta desta semana para apreciação e votação do plenário da Câmara Municipal de São Luís.

Editais de concursos em braile

Por meio de uma indicação, o vereador Josué Pinheiro (PSDC) pediu à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís que encaminhe ofício ao Governador Flávio Dino, solicitando que determine ao órgão competente da administração estadual, adoção de medidas cabíveis para viabilizar a divulgação obrigatória dos editais dos concursos públicos do Estado, sejam também impressos no sistema braile. De acordo com o vereador, muitas conquistas já foram alcançadas na luta pela adoção de normas e medidas que ajudam a promover a integração das pessoas com deficiência visual na sociedade.

Dia Nacional da Defensoria Pública

Vereador Gutemberg
Vereador Gutemberg Araújo discursa na Câmara

O vereador Gutemberg Araújo (PSDB) solicitou à mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís, que encaminhe uma Moção de Congratulação e Aplausos à defensora pública Geral do Estado do Maranhão, Mariana Albano de Almeida, extensivo a todos os profissionais da categoria, alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública, a ser celebrado na próxima terça-feira, 19 de maio. De acordo com o parlamentar, a instituição atua em defesa de pessoas carentes, que buscam o poder público em um momento de agonia, de apuro. “Pelo que acompanhamos, estas pessoas são muito bem atendidas. Na defensoria pública, elas obtêm, além do apoio científico, também o acolhimento necessário em um momento de dificuldade”, observa Gutemberg.

Iolete Arruda participa de lançamento da campanha de vacinação em aldeia indígena

Iolete Arruda e demais integrantes do COSEMS com indígenas durante a vacinação na aldeia
Iolete e demais membros do COSEMS com indígenas durante vacinação na aldeia

Com força e prestígio político no cenário local e nacional, na quarta-feira(13), a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/MA), Iolete Soares Arruda, o segundo órgão mais importante de saúde no Estado, participou ao lado do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do governador Flávio Dino e do secretário Marcos Pacheco, do lançamento nacional da Campanha de Vacinação dos Povos Indígenas, na Aldeia São José, em Montes Altos.

“Esse é um momento ímpar para a saúde do Maranhão, haja vista que, em um curto interregno de tempo, estamos podendo desfrutar da visita do Chioro”, disse Iolete. Ela concluiu explicando que a vinda do Ministro integra as ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, que tem como objetivo disponibilizar mais de 183 mil doses de vacinas do Calendário de Nacional dos Povos Indígenas. “A expectativa é vacinar, no Maranhão, 4.909 índios do distrito sanitário especial do estado”, concluiu Arruda.

O Maranhão foi o estado escolhido, em razão do grande número de indígenas, num total aproximado de quase 30 mil, para o lançamento da campanha. O ministro destacou as estratégias do Governo do Maranhão no sentido de reforçar os investimentos em atenção básica e saúde da família e reiterou o apoio do governo federal ao estado.

Iolete Arruda com o ministro Arthur Chioro, o governador Flávio Dino e o secretário de Saúde, Marcos Pacheco
Iolete Arruda com o ministro Arthur Chioro, o governador Flávio Dino e o secretário de Saúde, Marcos Pacheco

“Agradecemos a festa bonita e ressaltamos que este é um momento sério é importante porque estamos tratando da preservação dos povos indígenas aqui no Maranhão, evitando doenças e complicações médicas”, apontou o ministro.

Na Aldeia de São José, onde vivem dois mil índios Krikatis, além do lançamento do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, foi inaugurada uma Unidade Básica de Saúde da Aldeia, que deverá atender a população das aldeias vizinhas.

O cacique Davi Krikati mostrou-se contente com a visita. “Esse momento é importante para todo o nosso povo porque é a primeira vez que recebemos um governador e um ministro, trazendo mais saúde com vacina e inauguração da Unidade de Saúde”.

Vacinação

A meta é intensificar a vacinação da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem nestas áreas, onde há baixa cobertura vacinal. Serão oferecidas, em todo país, 183.820 doses de vacinas contra várias doenças, como as hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia, meningite, dentre outras.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima