Wellington apresentou projeto que cria gratificação especial por apreensão de arma de fogo e explosivos
O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), apresentou mais uma proposição em defesa da Segurança Pública. Trata-se do projeto que cria a gratificação especial por apreensão de arma de fogo e explosivos – GEAAFE a policiais militares/civis, bombeiros militares e agentes de atividades penitenciárias.
Wellington, que tem se destacado em defesa dos direitos do cidadão, dentre eles a segurança, ressaltou que não se deve pagar por um trabalho extra e tampouco financiar uma atividade que não faça parte da competência do corpo de polícia, mas almeja-se enfatizar a apreensão de armas, incentivando assim aqueles que, quando cumprem sua verdadeira função, são verdadeiros heróis.
“A (in)segurança pública tem sido um dos principais desafios de nosso Estado. Por isso, torna-se imprescindível a articulação de políticas de incentivo e fomentação à garantia de uma sociedade com o mínimo de segurança. Partindo das estatísticas que apresentam um Maranhão líder em crescimento do número de mortes por arma de fogo, torna-se pertinente a concessão de gratificação aos agentes da segurança pública por apreensão de arma de fogo. A defesa aqui presente vai além da mera gratificação ou incentivo, estendendo-se à concretização da proteção dos bens juridicamente tutelados e, sobretudo, a proteção àquilo que o ser humano tem de mais importante: a vida”, mencionou o parlamentar, além de defender a nomeação imediata dos aprovados e excedentes do último concurso para as polícias militar/civil e corpo de bombeiros.
Técnicos da Semapa colheram informações sobre os feirantes que trabalham no Mercado do Maiobão
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) concluíram o cadastro de todos os feirantes da parte interna e externa do Mercado do Maiobão, localizado na Rua 101, do mesmo bairro. A ação irá auxiliar a comissão composta pelo estado e o município no diagnóstico dos trabalhadores da região durante o deslocamento temporário para o início das obras do mercado e distribuição dos boxes.
O projeto de reforma contempla uma infraestrutura moderna de boxes padronizados, sanitários, área de vivência e ainda, estacionamento externo e recuperação das vias de acesso. Os feirantes que ocupam a Avenida 10 do conjunto Maiobão também foram cadastrados e serão remanejados para outra área para revitalização da via.
De acordo com a secretária de Agricultura, Rosany Aranha, o levantamento dos trabalhadores que ocupam a via pública e os que estão dentro do mercado é necessário, pois subsidiará o projeto. “A reforma trará mais condições de trabalho aos feirantes, que poderão comercializar seus produtos num ambiente salubre e digno, e também, comodidade aos clientes”, afirmou a secretária.
Durante a vistoria, os técnicos da SEMAPA realizaram a contagem de boxes e colheram dados dos trabalhadores da região. “Os feirantes que estão nas vias públicas serão remanejados para o interior do mercado após a reforma, os boxes serão divididos de acordo com a mercadoria”, informou o Engenheiro Agrônomo e coordenador de Departamento de Abastecimento e Comercialização da SEMAPA, Flávio Roberto Lima Caldas.
Invasão
Reforma a ser executada pela Prefeitura deverá acabar com a desordem que há anos impera na feira do Maiobão
O Mercado do Maiobão existe há 30 anos e a estrutura precária, na parte interna, fez muitos feirantes abandonarem os boxes e tomarem a área externa, o que vem comprometendo o tráfego de veículos e pedestres na região, motivos que levaram o senhor Vieira dos Santos a montar a sua banca na Rua 101. “Aqui é muito ruim de trabalhar, a estrutura é péssima, não tem banheiros decentes, o calor é insuportável. Trabalho aqui há 25 anos e sonho com um espaço melhor, as vendas irão crescer e eu vou ter uma renda melhor”, comentou.
A reforma da feira do Maiobão é um compromisso da atual gestão com os moradores do bairro e adjacências, que, para o prefeito Josemar Sobreiro, representa um equipamento público em benefício aos feirantes e à população.
“A feira do Maiobão há muito tempo se tornou um problema não só de infraestrutura, com a desordem interna e externa, mas também de saúde pública. Participamos de várias reuniões com o Estado para a cessão do prédio e logramos êxito nas negociações. Vamos reformá-lo e entregar em breve o novo Mercando do Maiobão”, concluiu o prefeito. A ação contou com a participação de membros do Conselho de Segurança Alimentar de Paço do Lumiar.
Astro de Ogum mantém diálogo aberto com servidores da Câmara Municipal
Além de evidenciar como deve ser o trato com a coisa pública, visando manter uma interação com os servidores da Câmara Municipal de São Luís, o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PMN), esteve conferindo, in loco, o funcionamento da máquina administrativa em todos os setores do Legislativo Ludovicense. “Estou indo em cada sala para conversar olho no olho com nossos servidores, pois preciso ter ciência dos seus anseios, aspirações e condições de trabalho”, disse ele. Nesta etapa, o presidente conversou com os funcionários da Diretoria Executiva, Procuradoria, Diretoria de Comunicação, Recursos Humanos e Documentação. Essas visitas já se tornaram costumeiras, haja vista que o presidente Astro de Ogum tem procurado saber como e para onde direcionar as iniciativas do seu trabalho, visando o bem estar dos servidores. Durante a visita, o presidente pode constatar o que as pessoas estão sentindo nesses cinco meses de administração. “Nós estamos sabendo que o presidente Astro tem procurado fazer por nós, realizando um trabalho voltado para a valorização dos funcionários, como ele mesmo faz questão de deixar bem claro”, afirmou a funcionária Leda Maria dos Santos Coelho, lotada na Diretoria de Comunicação.
Academia ao ar livre
Gutemberg pede academia ao ar livre para o Monte Castelo e já obteve sinal positivo do prefeito
Em sessão ordinária desta semana, o vereador Gutemberg Araújo (PSDB) solicitou ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que autorize a construção de uma academia de saúde ao ar livre, em um espaço apropriado na Av. Newton Bello, no Monte Castelo. A realização da obra visa atender solicitação dos moradores da terceira idade, que se exercitam diariamente na avenida. O requerimento foi aprovado unanimemente pelo parlamento ludovicense. Morador do Monte Castelo há mais de 40 anos, Gutemberg afirma que a população da terceira idade, residente no bairro, é bastante numerosa. “Observamos que, todas as manhãs, os idosos caminham pela avenida, sobretudo a Newton Bello. Por conta disso, eles nos pediram – o que achamos muito prudente – para lutarmos pela colocação, naquela avenida, de uma academia de saúde ao ar livre, que permitisse a todos os moradores se exercitarem com segurança”, argumentou o parlamentar. Apesar de ser um programa do governo federal, que, desde 2011, vem promovendo a implantação e implementação de polos da Academia da Saúde nos municípios brasileiros, Gutemberg diz que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior sinalizou positivamente para a solicitação.
Piso salarial dos médicos
Vereadores defenderam piso salarial justo para médicos durante encontro
Os vereadores Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PCdoB), Gutemberg Araújo (PSDB), Estevão Aragão (SD) e Manoel Rego (PTdoB), membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), participaram, na noite de quarta-feira (20), de reunião com entidades de classes dos profissionais médicos com o objetivo de debater o novo piso salarial da categoria. Durante o encontro, realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), os profissionais apresentaram aos parlamentares, dados da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), que propõe o novo piso salarial, no valor de R$ 11.675,94 para 20 horas semanais de trabalho. Um dos organizadores do ato, o médico ortopedista pediátrico Alan Garcês, abriu o encontro ressaltando que são fundamentais as melhorias na remuneração do médico, que atualmente é a profissão que goza de maior confiança da população. Conhecedor da situação médica brasileira, o vereador Gutemberg Araújo (PSDB), que também é médico, disse durante o evento, que o Brasil precisa de salários dignos para melhorar saúde pública. A vereadora Rose Sales (PP) propôs uma audiência pública para discutir na Câmara de São Luís a proposta do piso salarial dos médicos.
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), participou, na noite desta quinta-feira, da instalação do Comitê Gestor do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
O governador Flávio Dino (PCdoB) segue fazendo nomeações polêmicas em sua administração. Desta vez, agraciou com o cargo de Assessor de Articulação Regional de Barreirinhas o ex-prefeito de Santo Amaro Francisco Lisboa da Silva, o Chico Moura (PDT), que foi seu cliente em 2008 em um processo na Justiça Eleitoral. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 13.
Chico Moura, que em 2008 concorria à eleição de prefeito de Santo Amaro, teve a candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após ter o registro impugnado pela coligação adversária e contratou um renomado escritório advocatício para defendê-lo no processo.
Ato de nomeação de Chico Moura, publicado dia 13 deste mês
Da banca faziam parte ninguém menos que Flávio Dino de Castro e Costa, na época candidato a prefeito de São Luís; Sálvio Dino de Castro e Costa (irmão do atual governador), Carlos Eduardo de Oliveira Lula (advogado da campanha vitoriosa de Dino ao Palácio dos Leões e atual secretário-adjunto de Expediente, Documentação e Atos da Casa Civil), entre outros profissionais do Direito.
Flávio Dino e os colegas trabalharam bem e Chico Moura não só manteve a candidatura, ganhando em todas as instâncias, como conseguiu vencer a eleição. Detalhe: em 2013, já na condição de ex-prefeito, ele foi condenado a pagar multa equivalente a 10 vezes a sua remuneração por não ter aparelhado adequadamente o Conselho Tutelar do município.
Diário eletrônio publicado no site Jusbrasil revela que Dino fez parte da banca que defendeu o então candidato
Com apenas o ensino fundamental incompleto, Chico Moura não tem a devida qualificação técnica para exercer o cargo para o qual foi nomeado. Sem qualquer critério, o atual governo ignora até mesmo o pouco estudo dos seus apaniguados e promove um verdadeiro festival de sinecuras.
Até porque o que vale mesmo é a boa relação com quem está no poder e faz questão de ostentá-lo.
Diones espera um grande jogo diante do Mogi-Mirim, no interior paulista
Vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Sampaio Corrêa terá mais um desafio na competição nesta sexta-feira. A equipe maranhense vai encarar o Mogi Mirim, fora de casa, com um objetivo na cabeça: buscar o triunfo para manter a boa sequência neste início de competição.
Destaque do meio de campo tricolor nesta temporada, o volante Diones espera um grande jogo diante do adversário paulista.
“Fizemos duas boas apresentações neste início de Série B e queremos manter isso agora contra o Mogi Mirim, que precisa vencer depois de duas derrotas. Precisamos ter cuidado e errar o mínimo possível para voltar a pontuar. Fora de casa é sempre bom fazer pontos, pois eles fazem a diferença no futuro”, falou.
Segundo o jogador, o elenco está ciente da sua responsabilidade na segundona.
“O Sampaio Corrêa se preparou muito bem para esta temporada e tem tudo para fazer uma grande Série B. O elenco está ciente disto. Queremos chegar longe na competição e nosso objetivo é brigar por acesso”.
Comentários