Astro de Ogum anuncia que disputará eleição de prefeito de São Luís e já tem até slogan de campanha

Astro anunciou que disputará Prefeitura de São Luís
Astro anunciou que disputará Prefeitura de São Luís

Ao que tudo indica, a disputa eleitoral pela Prefeitura de São Luís promete ser bastante acirrada. Vários nomes já despontam como pré-candidatos a prefeito da capital maranhense. Na semana passada, o presidente da Câmara Municipal de São Luís e vice-prefeito, vereador Astro de Ogum (PMN), manifestou sua disposição em participar da corrida rumo à sucessão municipal.

Este anúncio foi feito pelo presidente durante saudação a vereadora Rose Sales, sobre sua filiação ao Partido Progressista (PP) e o lançamento de sua pré-candidatura a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).
“Parabéns a Vossa Excelência. Sua festa de filiação foi muito bonita. Gostaria de ter sido convidado, mas espero que na minha filiação a senhora marque presença. Ouvi seu slogan ‘São Luís é 11’ e agora lhe digo que ‘São Luís é Astro’. Também quero anunciar minha candidatura à Prefeitura de São Luís, enfatizando que gostaria muito de chegar a reta final com a senhora. Irmos para um debate nós dois, frente a frente”, disse Astro de Ogum.

Com discurso descontraído, o presidente chegou a anunciar até um rimado slogan de campanha: “São Luís e sua população merecem respeito. E só tem jeito com Astro prefeito”.

Atualmente, o presidente encabeça um grupo coeso dentro do parlamento municipal, chegando ser o único capaz de conter o bombardeio da oposição direcionado ao Executivo.

Filiação

Até então, o presidente continua nas fileiras do PMN, partido que o acolheu por uma década, mas conforme anunciou, está aguardando, apenas, a liberação para desfiliação e, consequente, ingressar em outra sigla partidária, visando o pleito de 2016.

O destino de Astro de Ogum deverá ser o Partido Republicano (PR), partido de faixa intermediária, que conta em seus quadros com cinco senadores e 34 deputados federais, o que é uma considerável força no Congresso Nacional.
No Maranhão, além do deputado estadual mais votado na última eleição, Josimar de Maranhãozinho, que obteve quase 100 mil votos, o partido conta com 14 prefeitos e dezenas de vereadores.

Após a articulação do ex-deputado estadual Hélio Soares, o convite para filiação partiu do presidente nacional da legenda, Alfredo Nascimento. “Uma coisa posso falar com toda a certeza: O PR está pronto para a disputa. É uma sigla de considerável musculatura eleitoral, tanto a nível federal como estadual. Se o Congresso decidir que não haverá mais coligações majoritárias ou proporcionais, temos condições de lançar candidatura própria para o Executivo, e temos um bom quadro para disputar vagas na Câmara Municipal”, revelou Hélio Soares.

Sobre a filiação de Astro de Ogum, Hélio Soares foi bastante enfático: “Quer queiram quer não queiram, o Astro de Ogum é uma liderança política comprovada. É um dos únicos vereadores da capital remanescente do pleito do ano 2000 e sua trajetória é interessante, já que, além de líder espiritual e político, tem um grande trabalho social e na área da cultura popular. Ele vem fortalecer os quadros do PR, com toda certeza”, frisou o ex-deputado Hélio Soares.

O partido está organizando uma festa política para receber Astro de Ogum, com as presenças do seu presidente nacional, o senador Alfredo Nascimento e diversos deputados federais. O objetivo, afirma Hélio Soares é mostrar a força do Partido Republicano, numa grande festa democrática.

Paço do Lumiar integra Frente Parlamentar de Combate à Violência contra a Mulher

Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Carla Sousa, representará Paço do Lumiar
Secretaria de Políticas para as Mulheres, Carla Sousa, representará Paço do Lumiar na frente parlamentar

O Município de Paço do Lumiar foi convidado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão para compor a Frente Parlamentar Contra Violência à Mulher, e será representada pela titular da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Carla Sousa.

No lançamento da comissão realizado esta semana na Assembleia, Paço do Lumiar foi referenciado durante o evento como um dos municípios da região metropolitana com ações concretas no âmbito das políticas de gênero, em apenas dois anos de instituída pala gestão do prefeito, Josemar Sobreiro (PR).

Para a secretária Carla Sousa, o convite para compor a Frente Parlamentar tem o significado de muito trabalho e resultados alcançados. “As mulheres de Paço do Lumiar precisavam deste comprometimento da gestão pública. Nossas ações vão além da abordagem da violência contra a mulher, oportunizamos a geração de emprego e renda, a autonomia financeira, a autoestima e saúde do nosso público”, destacou.

A Frente Parlamentar é composta por membros do legislativo estadual, entre eles, as deputadas Francisca Primo, Nina Melo e Valéria Macedo, e organismo de proteção à mulher como as Secretarias da Mulher dos municípios de Paço do Lumiar e de São Luís, Ministério Público, Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra à Mulher, Delegacia Especial da Mulher, Defensoria Pública do Núcleo da Mulher e LGBT e Secretaria de Estado da Mulher.

Sem pagamento, Pró-Saúde entregará administração do Hospital e Maternidade de São José de Ribamar

Prefeitura de Ribamar tem dívida expressiva acumulada ao longo da vigência do referido contrato para gestão do hospital e maternidade
Prefeitura de Ribamar tem dívida expressiva acumulada durante o contrato para gestão do hospital e maternidade

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar informa que não assinou o termo aditivo do contrato administrativo, firmado com a Prefeitura de São José do Ribamar, para permanecer à frente da gestão do Hospital e Maternidade Municipal de São José do Ribamar pelos seguintes motivos:

• Não recebimento dos repasses para pagamento dos médicos, com vencimento no dia 20/05/2015;

• Não repactuação do contrato administrativo;

• Dívida expressiva acumulada ao longo da vigência do referido contrato.

A entidade informa, também, que permanecerá administrando o Hospital pelos próximos 40 dias para que a população não fique desassistida, quando entregará a gestão ao município.

Atenciosamente.

Prefeito Edivaldo entrega chaves de 3 mil unidades do Residencial Ribeira

Prefeito Edivaldo com representantes da Caixa, do setor de construção civil e autoridades na cerimônia de entrega das chaves
Prefeito Edivaldo com representantes da Caixa, do setor de construção civil e autoridades na cerimônia de entrega das chaves

O prefeito Edivaldo entregou na manhã desta sexta (22) as chaves de 3 mil unidades habitacionais do Residencial Ribeira às famílias contempladas pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”. O empreendimento consiste em 1.592 casas e 1.408 apartamentos, que beneficiará cerca de 11 mil pessoas. Em clima de festa, os novos moradores compareceram em grande número ao local para participar do ato de entrega das chaves, realizado no próprio residencial.

Acompanhado do governador Flávio Dino, o prefeito Edivaldo abriu a solenidade e, em seu pronunciamento, frisou a representatividade deste passo para as milhares de famílias que, a partir de agora, viverão na tão esperada casa própria.

“É um momento de grande felicidade para todos nós. Sabemos o quão imensurável é para essas pessoas a conquista da sua casa própria. Não há bem maior que um lar para vivermos dignamente com nossa família. E a Prefeitura faz a sua parte, ajudando as famílias nessa importante etapa de suas vidas e contribuindo para reduzir o déficit habitacional na nossa cidade”, disse Edivaldo.

O prefeito ressaltou ainda que, além das unidades do Residencial Ribeira, a Prefeitura de São Luís já entregou outras 3 mil habitações, perfazendo um total de 6 mil unidades habitacionais entregues só nos dois primeiros anos da atual gestão. “E ainda entregaremos mais seis mil casas até o final da nossa administração”, anunciou o prefeito.

Em ato simbólico, o prefeito Edivaldo entregou as chaves da nova moradia da dona de casa Aleandra Alves dos Santos, 39 anos, que, na solenidade, representou todos os moradores contemplados. “Agradeço em nome de todas as pessoas beneficiadas. Todos nós sonhamos muito e esperamos com ansiedade esse dia tão feliz”, disse.

Também contemplado com um dos apartamentos do residencial, o aposentado José de Ribamar da Silva, 76 anos, não se contentava de felicidade com o novo lar. “Eu vivia numa casa em área de risco no Goiabal, correndo perigo de desabar em cada chuva que dava, mas agora vou viver tranquilo com minha família aqui”, disse o aposentado.

Presente à solenidade de entrega das chaves, o governador Flávio Dino informou que o Governo do Maranhão vai levar ao Residencial Ribeira os serviços públicos fundamentais, para que as famílias tenham condições dignas de vida. “É com muita alegria que participamos desse momento importante para essas pessoas e para a cidade de São Luís. Sabemos que a política habitacional é uma prioridade do prefeito Edivaldo e o Estado fará a sua parte, levando serviços públicos para essas dez mil pessoas que irão morar no residencial. De imediato vamos garantir o policiamento na área e a segurança dos moradores”, afirmou o governador.

As habitações fazem parte do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, sob a coordenação das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh) e da Criança e Assistência Social (Semcas) em São Luís, e com financiamento da Caixa Econômica.

O superintendente regional da Caixa, Hélio Duranti, destacou o empenho e o esforço coletivo de toda a equipe da Prefeitura para que o empreendimento fosse executado. “Tudo isso só foi possível devido à unidade e a vontade de todos os órgãos envolvidos, e a Caixa cumpre sua missão de garantir que cada vez mais famílias tenham acesso à moradia digna e, assim, contribua para reduzir o déficit habitacional no país”, disse.

Infraestrutura

Edivaldo: " Prefeitura faz a sua parte, ajudando as famílias nessa importante etapa de suas vidas"
Edivaldo: ” Prefeitura faz a sua parte, ajudando as famílias nessa importante etapa de suas vidas”

O Residencial Ribeira dispõe de infraestrutura completa de pavimentação, rede de água, esgotamento sanitário, energia elétrica, sistema de drenagem e disponibilidade de transporte público. Além desses serviços, terá ainda escolas, creches, quadra poliesportiva, praças e posto policial, entre outros equipamentos urbanos.

Na área da saúde, a Prefeitura está realizando a reforma do Atendimento Médico Ambulatorial (AMA), localizado no Maracanã, com capacidade de atendimento mensal de até 9 mil pessoas, funcionando 24 horas por dia. Outro ponto importante é que 3% dos imóveis tem acessibilidade para pessoas com deficiência. As casas também têm a possibilidade de serem readaptadas, em caso de limitações físicas do morador. As unidades são destinadas a famílias com renda de até R$ 1.600.

Participaram ainda da solenidade de entrega das chaves, os secretários municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Diogo Lima; da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande, pastas diretamente envolvidas com o desenvolvimento do programa “Minha Casa, Minha Vida” em São Luís, entre outras autoridades municipais. Também marcaram presença ao ato o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon), Fábio Nahuz; e o empresário Iran Vidal, proprietário da Vitral Construções Incorporação, que representou as empresas responsáveis pela construção do empreendimento.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima