Secretário de Segurança reage com ironia a mais uma lambança em sua gestão

Jefferson Portela: desmentido oficial após má repercussão
Portela: desmentido oficial após má repercussão do desarmamento de policiais

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, reagiu com ironia a mais uma lambança ocorrida em sua gestão, que ultimamente vem registrando, quase todos os dias, um foco de desgaste. Diante da má repercussão gerada pela decisão do Comando Geral da Polícia Militar de desarmar os policiais militares quando estes estiverem de folga e da ameaça de paralisação da tropa, Portela recuou, classificando a notícia como boato.

“Algum telepata deve ter achado que leu a minha mente ou de alguém da cúpula da segurança”, zombou o titular da SSP, em matéria propagada pela imprensa alinhada ao governo.

Apesar do desmentido oficial, policiais militares reafirmam que a ordem de recolhimento das armas acauteladas foi dada pelo Comando Geral da PM. E garantem que a postura do secretário nada mais é do um recuo diante das implicações negativas que a medida fatalmente geraria.

Além de não admitir o erro, afirmando que “os policiais criticaram a tal medida nas redes sociais sem nem sequer haver qualquer indício ou confirmação da SSP”, o secretário anunciou que o governo anunciará um grande investimento em armamento para os policiais nos próximos dias.

Mais uma patacoada do governo comunista, que a cada recuo deixa claro o quanto seus líderes são inconsequentes.

Deputado Wellington destaca projeto de combate à mortalidade materna

Wellington ressaltou importância das políticas públicas em defesa das mães e das crianças maranhenses
Wellington ressaltou importância das políticas públicas em defesa das mães e das crianças maranhenses

O deputado Wellington do Curso (PPS), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, participou, na tarde da última quinta-feira (28), de audiência pública que debateu o combate à mortalidade materna.

Estiveram presentes o representante da Secretaria de Estado da Saúde, Arnaldo Garcia; o Superintendente da Secretaria de Direitos Humanos, Thiago Viana, a deputada Valéria Macedo (PDT), que solicitou a audiência, entre outras autoridades.

Na oportunidade, Wellington, que já apresentou projeto de lei que institui a Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna, ressaltou a importância de se debater o tema e articular políticas públicas em defesa das mães e crianças maranhenses.

“O óbito materno está diretamente relacionado com as condições de vida da população, com as disparidades entre as diversas regiões de nosso Estado. Apresentamos, na Assembleia, o projeto de lei que institui a Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna, objetivando, sobretudo, a articulação de ações em defesa da vida”, disse o deputado.

Ele destacou ainda, que “o Maranhão tem elevados níveis de óbitos maternos e, ante isso, torna-se imprescindível que se enfatize medidas de prevenção associadas ao diagnóstico e tratamento precoce, humanizando a atenção ao parto, ao nascimento e, assegurando, assim, à gestante o direito ao acompanhamento antes, durante e após ao parto. Não se ressalta o mero atendimento hospitalar ou acompanhamento, mas frisa-se à proteção ao bem mais importante: a vida”.

Max Barros trata com ministro das Cidades sobre obras para municípios maranhenses

Max Barros conversou com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, sobre o andamento de várias obras, entre elas a construção de unidades residenciais do Minha Casa, Minha Vida, e sobre questões políticas
Max Barros conversou com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, sobre o andamento de várias obras, entre elas a construção de unidades residenciais do Minha Casa, Minha Vida, e sobre questões políticas

O deputado Max Barros esteve reunido esta semana, em Brasília, com o Ministro das Cidades Gilberto Kassab e o Assessor Especial do Ministro, engenheiro Cláudio Trinchão.

Max Barros tratou com Kassab sobre os programas habitacionais em andamento nas cidades de Viana, Tutóia e Araioses.

O Ministro garantiu a conclusão da primeira etapa das obras, bem como acenou com a possibilidade de construção de mais uma etapa programa Minha Casa Minha Vida, nesses municípios. Conversou também, sobre o sistema de abastecimento d’água de Araioses.

São Luís mereceu atenção especial do deputado, e ele recebeu garantias de que permanecem disponíveis os recursos para construção do Corredor Metropolitano, com a implantação de um BRT, ligando os bairros do São Raimundo, Cidade Operária, Maiobão, Cohatrac, Maioba, Beira-Rio, Vila Luizão, Divinéia, Sol e Mar, Olho D’Água até o retorno da Polícia Militar. O Ministro disse que continuam alocados R$ 300 milhões para execução da obra.

Na reunião Max Barros, Kassab e Trinchão conversaram também sobre política.

Dia do Brincar é comemorado por escolas de Paço do Lumiar

Na UEB Paulo Freire, na comunidade das Mercês, 195 alunos brincaram de roda, pega-pega, pularam corda, participaram de contação de histórias, com direito a pipoca, sorvete e pirulitos
Na UEB Paulo Freire, na comunidade das Mercês, 195 alunos brincaram de roda, pega-pega, pularam corda, ouviram histórias, com direito a pipoca, sorvete e pirulitos

O encerramento da semana nas escolas rede municipal que atendem alunos do infantil I foi regado a muita brincadeira de criança, em comemoração ao Dia do Brincar – 28 de maio. Na UEB Paulo Freire, na comunidade das Mercês, 195 alunos brincaram de roda, pega-pega, pularam corda, participaram de contação de histórias, com direito a pipoca, sorvete e pirulitos, atividades que aguçaram o imaginário afetivo e a pureza da infância.

A Secretária Municipal de Educação realizou o Dia do Brincar pela primeira vez no ano de 2013 e a data já faz parte do calendário da rede, com a participação da equipe pedagógica que executa métodos na observância do comportamento dos alunos a forma como esse momento vem sendo gerido pela sociedade do consumo e traça ainda, estratégias educativas a fim de contrapor as tecnológicas impostas pelo mercado tecnológico. “O ato de brincar é uma das primeiras possibilidades que a criança tem para conhecer o mundo ao seu redor” acrescentou a Secretaria de Educação Graça Privado.

Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU, em 28 de maio de 1999
O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco, em 28 de maio de 1999, para garantir esse direito às crianças

“O que se espera nessa data é que os adultos e a sociedade reflitam, valorizem e estimulem o brincar livre e todos os aspectos positivos que essa atividade promove ao desenvolvimento intelectual, físico e motor, à socialização, saúde, ao cooperativismo, à inclusão e na formação de valores, por exemplo,” classificou a gestora interina da UEB Paulo Freire, Alessandra Maranhão.

O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU, em 28 de maio de 1999, para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar. Em Paço do Lumiar essa data é levada muito a sério, a atual gestão reconhece que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças.

Deputado Zé Inácio se reúne com ministro das Comunicações, em Brasília

Deputado Zé Inácio discutir situação de rádios comunitárias com o ministro Berzoini
Zé Inácio discutiu situação de rádios comunitárias com o ministro Berzoini

O deputado estadual Zé Inácio (PT) reuniu-se em Brasília com o Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, para tratar da agenda das rádios comunitárias do Maranhão.

Na reunião, Zé Inácio enumerou as dificuldades encontradas pelas entidades no processo de legalização e também da importância que essas rádios têm no meio da comunicação, visto que elas conseguem levar informação aos locais mais longínquos. “As rádios comunitárias tem um grande papel na nossa sociedade principalmente no meio rural, pois é por meio dessas rádios que o homem do campo fica informado do que acontece no nosso estado, no Brasil e no mundo”, disse.

O parlamentar tem sido um grande aliados da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Estado do Maranhão (Abraço/MA), entidade representativa das rádios comunitárias. Representantes da entidade já estiveram em reunião como deputado buscando apoio em defesa das rádios comunitárias.

Zé Inácio também chamou a atenção do ministro para a importância da representatividade da Abraço, uma entidade representada em quase todo o território nacional e que o trabalho desenvolvido no estado merece ser reconhecido. “A melhor forma de demonstrar meu apoio é colocar o meu mandato nesse compromisso de favorecer a democratização da comunicação”, destacou o deputado.

Policiais militares ameaçam parar em protesto contra desarmamento da tropa

armas acauteladasAumenta a cada dia o contingente de policiais que defendem a paralisação da tropa em protesto contra a decisão do Comando Geral da PM de proibir o acautelamento de armas, ou seja, o uso de revólveres, pistolas e outros instrumentos bélicos pelos militares fora do horário de serviço. Há ainda os que pregam a desobediência à norma, invocando uma lei e um decreto federais segundo os quais eles não podem ser punidos por se recusar a devolver as armas.

O desarmamento dos policiais já vinha sendo estudado pela cúpula do sistema de segurança pública como tentativa de reduzir o número de morte de PMs, já que muitos tombaram ao confrontar bandidos fora do expediente.

Após a chacina ocorrida em uma casa de veraneio na praia de Panaquatira, no último sábado (24), seguida de declaração do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, de que o soldado Max Muller Rodrigues Carvalho, um dos mortos, fora imprudente ao reagir à ação do bando que invadiu o imóvel, a medida começou a ser executada.

Mensagem de Whatsapp que circula desde ontem entre militares, enviada a vários jornalistas e blogueiros, informa que o coronel Quaresma, da Ajudância Geral do Comando Geral da PM, estaria tomando todas as armas acauteladas aos policiais lotados naquela unidade (leia post acima).

Reação

Com receio de que a ordem se estenda a toda a tropa, dezenas de praças e oficiais passaram a defender a desobediência, alegando que a Lei Federal 10.826/03 e o Decreto Federal 5.123/04 os exime de qualquer punição se o prazo de 12 meses para acautelamento das armas estiver em vigência. Outros defendem também que a tropa cruze os braços em protesto contra a medida. “Meus amigos, se o comando tentar fazer isso… Agora é o momento certo para nos unirmos e fazer uma paralisação”, prega um dos militares.

A ameaça de paralisação ganha força nas redes sociais e dentro dos quartéis, criando um foco de instabilidade que em tempos de violência desenfreada não é nada salutar para a corporação, muito menos para os cidadãos de bem do Maranhão.

Wellington do Curso participa de aula inaugural do curso de formação de soldados da PM

Wellington: "ser policial é ser herói, é estar em defesa do Estado, em defesa da população"
Wellington do Curso: “ser policial é ser herói, é estar em defesa do Estado, em defesa da população”

Na manhã desta quinta-feira (28), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou de aula inaugural do curso de formação de soldados da Polícia Militar. O evento foi presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, e contou com as participações do coronel Gonçalo, diretor de Ensino da PM; Coronel Alves, comandante Geral da PM, além dos deputados Cabo Campos (PP), Eduardo Braide (PMN), Levi Pontes (SD), Júnior Verde (PRB) e soldados da Polícia Militar e demais autoridades.

“Parabenizo a todos os novos soldados da Polícia Militar que muito nos honram com as funções desempenhadas. Ser policial é ser herói, é estar em defesa do Estado, em defesa da população. Sabemos que é uma árdua missão e, por isso, nenhuma congratulação é suficiente para expressar a honra que é ser um policial militar, apesar dos inúmeros desafios hoje enfrentados por esses ‘heróis de farda’. Deixo aqui os meus agradecimentos e expresso a minha admiração a todos os policiais que, com a própria vida, defendem a sociedade maranhense. Estar em defesa de mais policiais é estar em defesa da proteção à sociedade e, assim, estar em defesa daquilo que é constitucionalmente assegurado: a segurança pública”, ressaltou o parlamentar.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima