Deputado Zé Inácio enaltece o bumba-meu-boi em discurso

O deputado estadual Zé Inácio (PT) usou a tribuna nesta quarta-feira (03) para registrar o falecimento do Mestre Apolônio, cantador do Boi da Floresta. “A Cultura Maranhense amanheceu de Luto e muito triste com o falecimento do Mestre Apolônio, cantador do Boi da Floresta. Eleque dedicou sua vida à inteira a tradição folclórica do bumba meu boi, Patrimônio Cultural Brasileiro”, lamentou.
Como forma de homenagear Mestre Apolônio, o parlamentar fez um apelo ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, solicitando que autorize a Fundação de Cultura (Func) a analisar a possibilidade de convidar algumas brincadeiras que não foram contempladas no resultado do Edital 003/2015 da entidade, a exemplo do Boi da Maioba, garantido a presenças dessas atrações culturais na programação junina patrocinada pelo Município.
“Peço isso em nome de milhares de admiradores da nossa cultura popular. Não podemos deixar de fora uma brincadeira centenária como, por exemplo, o Boi da Maioba, referência da nossa tradição cultural. Não incluir esse boi na programação dos arraiais montados pela Prefeitura é como deixar órfão nosso festejo Junino”, sentenciou Zé Inácio.
O parlamentar destacou, ainda, que o estado do Maranhão é hoje o único detentor de dois títulos de Patrimônio Cultural Imaterial Nacional: o do Tambor de Crioula e o do Bumba-Meu-Boi, ambos reconhecendo a ampla diversidade cultural maranhense. “Espero que o senhor Prefeito Edivaldo Holanda Júnior tenha a sensibilidade com a cultura maranhense, brasileira e mundial e revogue essa medida”.
Boi da Maioba
O Boi da Maioba tem 118 anos de fundação, cerca de 500 toadas registradas em 33 discos e nove DVDs. Por 12 anos, João Chiador foi a voz do boi, para em seguida dar vez a Chagas, que conduziu o batalhão ao lado de outros cantadores, como Samuel, Marcos e Petinha. A brincadeira reúne ainda uma média de 3 a 5 mil pessoas, entre participantes e expectadores, a cada ensaio (número que aumenta no período junino).
A Maioba é um dos maiores povoados da zona rural de São Luís (15 km), integrando a região metropolitana, sendo o elo mais forte com o interior da Ilha, ligando os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa à capital maranhense.
Origem
Maioba é o nome indígena de um arbusto conhecido também como mata-pasto. O povoado provavelmente recebeu esse nome porque, às margens do Rio Paciência, encontrava-se uma grande quantidade do vegetal, característico das zonas de várzeas que circundam as matas ciliares.
Comentários