Prefeitura de Paço do Lumiar e Estado negociam desobstrução da estrada do lixão

Aiduiências teve o objetivo de mediar conflito entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e os manifestantes
Aiduiências teve o objetivo de mediar conflito entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e os manifestantes

Realizada na tarde de quarta-feira (03), no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, audiência para tratar da interdição das vias de acesso ao lixão situado nas comunidades de Iguaíba e Pindoba, que há quatro dias vem comprometendo o serviço de coleta de lixo domiciliar em vários bairros da cidade.

A audiência proposta pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, através do secretário Francisco Gonçalves teve como objetivo mediar a situação conflituosa entre o poder público municipal e manifestantes. Uma nova agenda entre as partes foi marcada pelo Governo do Estado para esta sexta-feira (5).

Durante a reunião os representantes da Prefeitura de Paço do Lumiar, Andreia Feitosa (Sema), a Procuradoria Geral do Município e o prefeito Josemar Sobreiro (PR) apresentaram o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, bem como a decisão favorável ao município para que continue fazendo uso da área como destino final do lixo, até que seja implantado o aterro sanitário.

A secretária de Meio Ambiente, Andreia Feitosa reforçou que o Plano foi levado ao conhecimento das duas comunidades, em audiências públicas, e que, na oportunidade, também puderam elaborar propostas de implementação ao documento.

O prefeito Josemar disse que continuará em diálogo com as comunidades para o problema seja resolvido imediatamente, não deixando que uma minoria, com propostas políticas, prejudique todo o município. “O lixo que se espalha pela cidade será recolhido o mais breve possível. Estamos em tratativas para que essa situação não se prolongue, pois temos compromisso e respeito aos luminenses”, afirmou o gestor.

Em nota, Município esclarece pane na coleta de lixo

paço coletapaço coleta3

Câmara em pauta

Creches nas universidades

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a indicação n° 106/15, do vereador Ricardo Diniz, para que tanto a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) quanto a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) possam providenciar a criação de creche no espaço acadêmico. Diniz destacou a importância de haver um espaço que atenda as necessidades das jovens universitárias que são mães e necessitam de apoio para que possam dar continuidade aos estudos e, desse modo, garantir um futuro melhor aos próprios filhos.A  indicação

Moção de aplausos

Vereador Basileu
Vereador Basileu Barros

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, por unanimidade, moção de autoria do vereador Basileu Barros (PSDC), pedindo que sejam enviadas congratulações e aplausos a Wilson do Livramento Souza, pelo excelente trabalho como farmacêutico e proprietário da Farmácia Livramento, localizada no Bairro de Fátima. Na moção, que já foi envida pela Câmara, Basileu Barros informa que a Farmácia Livramento foi uma das primeiras instaladas no Bairro de Fátima e tem sido referência no atendimento da saúde da comunidade. Segundo o vereador, Wilson Livramento se destaca como uma grande liderança comunitária do Bairro de Fátima.

Bueiro no elevado da Cohama

O vereador Josué Pinheiro (PSDC), por meio de uma indicação, pediu à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís que encaminhe Ofício ao diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi de Araújo Telles, solicitando a reposição para a tampa do bueiro instalado na rotatória do elevado da Cohama. “Após ouvir várias solicitações e com o intuito de atender à demanda, tomei as devidas providências, visto que, a nossa ideia da reposição para a tampa do bueiro instalado na rotatória do elevado da Cohama é de evitar acidentes em um dos pontos mais movimentados da cidade de São Luís”, disse o parlamentar.

Doação de sangue

Vereador Pedro Lucas
Vereador Pedro Lucas quer doação de sangue na Câmara

Por unanimidade, foi aprovado na Câmara Municipal, a Indicação 86/2015, do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), para o agendamento junto ao Hemomar de um dia de coleta de sangue na Câmara Municipal. Ainda segundo a indicação, a data para a coleta será previamente agendada para que a maioria da população e dos próprios parlamentares possam comparecer para um volume maior de doações. “Isso vai facilitar o trabalho constante do Hemomar, que é a necessidade de aumentar a quantidade de parceiros que possibilitem a manutenção do estoque de sangue. Com certeza, faremos uma grande mobilização para colaborar com o aumento das doações”, garantiu o parlamentar.

Obras da Prefeitura promovem melhorias de mobilidade urbana no eixo Cohama-Turu

Prefeito acena para populares que passavam de ônibus em avenida que recebeu nova camada asfáltica
Prefeito Edivaldo acena para populares que passavam de ônibus em avenida que recebeu nova camada asfáltica

A Prefeitura de São Luís executa obras e intervenções para assegurar mobilidade urbana, maior fluidez ao tráfego de veículos, pessoas e cargas e qualidade de vida ao cidadão na capital maranhense. No eixo Turu/Cohama/Vinhais, por exemplo, já são aproximadamente 12 quilômetros de ruas e avenidas que estão recebendo obras de pavimentação asfáltica e drenagem superficial, que inclui a implantação ou recuperação de sarjetas, meios-fios calçadas.

“Com a execução dessas obras, estão sendo propiciadas ao cidadão diversas alternativas de percurso em um grande perímetro urbano de São Luís, o que facilita o deslocamento e gera maior comodidade para nossa população”, disse o prefeito Edivaldo.

Somente no bairro Vicente Fialho aproximadamente 3,5 km de vias estão recebendo nova camada de asfalto. São as avenidas Brasil e Santa Isabel e as ruas Deputado Luís Rocha, Laerte Santos, Principal e Eurípedes Bezerra II, que possibilitam diversos trajetos entre os bairros do Turu, Cohama e Vicente Fialho, com segurança e maior rapidez.

Prefeito conversa com operários e técnicos durante vistoria a uma das obras de recapeamento asfáltico
Prefeito conversa com operários e técnicos durante vistoria a uma das obras de recapeamento asfáltico

A Prefeitura também vai realizar, na Vicente Fialho, serviços de manutenção corretiva em outras vias do bairro com pavimento danificado, a exemplo da Rua Coronel Eliodoro, onde já foi executada uma obra de drenagem profunda de 120 metros de extensão da via.

Nesse lote de obras, já foram concluídas as pavimentações das Ruas do Aririzal (2.100 m) e General Arthur Carvalho (881,45 m), no Turu. As obras da Travessa Boa Esperança (1.811 m), Rua Boa Esperança (1.733,60) e Eurípedes Bezerra I (881,68) estão em andamento. Serão contempladas ainda ruas do residencial Pinheiro, Alto da Primavera e Vinhais, entre outras.

“São ruas e avenidas que possibilitam ao cidadão selecionar o seu melhor itinerário para se locomover em seu dia a dia, economizando tempo e poupando o stress dos engarrafamentos”, enfatizou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.

Incremento

Máquina faz o nivelamento da nova camada asfáltica aplicada em avenida recuperada pela Prefeitura
Máquina faz o nivelamento da nova camada asfáltica aplicada em avenida recuperada pela Prefeitura

O titular da Semosp adiantou que, em breve, o prefeito Edivaldo vai lançar novas frentes de obras e serviços de pavimentação e de requalificação asfáltica de ruas e avenidas de São Luís, executadas com recursos próprios e em parceria com o governo do Estado, que vão contemplar cerca de 17 bairros, entre os quais Vila Luizão, Cidade Operária e área Itaqui-Bacanga.

“Vamos ainda com recursos próprios e com engenheiros e operários de nossa casa [Semosp] intensificar o trabalho de recuperação e correção asfáltica de diversas ruas e avenidas. Para tanto, já adquirimos o maquinário apropriado para a realização das obras. A nossa usina de asfalto foi reestruturada para a produção do asfalto necessário para atender a demanda”, assinalou Antônio Araújo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Omissão da Caema

bueiro eterno

A tampa do bueiro localizado na esquina da Rua Rio Branco com a Rua Barão de Itapary, próximo à Praça Gonçalves Dias, voltou a ceder. Descoberto, o sumidouro transformou-se em armadilha para motoristas e pedestres que circulam pelo local. Para alertar aos desavisados, populares fincaram uma estaca dentro do buraco, produzindo uma cena degradante em uma das áreas mais movimentadas do Centro de São Luís.

Alô, Caema, o problema requer solução urgente!!!

DEM reafirma que candidatura própria em São Luís é viável

Ricardo Guterres expõe a César Pires e William Júnior posição do DEM para a eleição de 2016
Ricardo Guterres discute com César Pires e William Júnior posição do DEM para a eleição de 2016

Líderes do Democratas voltaram a se reunir ontem para discutir a estratégia do partido para o pleito do ano que vem. Os principais temas tratados foram o aumento dos quadros da legenda no Maranhão, por meio da eleição do maior número possível de prefeitos e vereadores, e a possibilidade de lançamento de uma candidatura majoritária em São Luís.

Participaram da reunião o presidente do DEM na capital e vice-presidente estadual, Ricardo Guterres, o deputado estadual e vice-presidente estadual para Assuntos Sociais, César Pires, e o secretário-geral, William Júnior. Com discurso afinado, todos destacaram a importância da união do partido em torno do objetivo de ampliar sua influência no estado.

Ricardo Guterres reafirmou a postura independente que o DEM assumiu nesta nova fase e informou que a legenda estará mobilizada para o próximo pleito nos 205 municípios maranhenses onde mantém diretórios. “Estamos unidos em torno de um projeto único. Temos os deputados César Pires e Antônio Pereira como líderes em suas regiões. O vereador Sebastião Albuquerque mantém sua influência e apoio total do partido na capital”, assegurou.

São Luís

A sucessão em São Luís mereceu tratamento especial na reunião. Todos foram unânimes ao defender a montagem de uma chapa forte para a disputa de vagas na Câmara de Vereadores da capital. Sobre a eleição de prefeito, Guterres, Pires e William Júnior consideraram viável o lançamento de candidatura própria. “O projeto continua em avaliação”, afirmou César Pires.

Diferenças superadas

O deputado César Pires avaliou positivamente a discussão partidária. “A união é salutar para a reconstituição do DEM no Maranhão”, assinalou. O parlamentar garantiu que as diferenças internas de outrora estão superadas, o que, segundo ele, dá plenas condições à sigla de atingir seu objetivo. “Não há mais posições individuais, e sim o pensamento único de fortalecer o partido”, afirmou, ressaltando que o DEM precisava dessa união e que vê boas perspectivas para a legenda neste novo momento.

Fonte: O Estado do Maranhão

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima