Grupos de bumba-meu-boi na mira do crime

Cláudio Sampaio, presidente do Brilho da Ilha (ao centr), foi uma das vítimas da onda de ataques a grupos de bumba-meu-boi
Cláudio Sampaio, presidente do Brilho da Ilha (ao centro), foi uma das vítimas da onda de ataques a grupos de bumba-meu-boi

Grupos de bumba-meu-boi têm sido alvos quase todas as noites de bandidos na atual temporada junina. Pelo menos quatro brincadeiras já tiveram ônibus invadidos por ladrões ou foram atacadas no percurso entre os arraiais ou no fim de uma jornada de apresentações.

O ataque mais violento ocorreu na madrugada de ontem e vitimou o Boi Brilho da Ilha, um dos representantes mais expressivos do sotaque de orquestra. O grupo chegava à sua sede, no Ipase, depois de mais um périplo por terreiros juninos da Ilha, quando foi surpreendido por dois bandidos armados, que atiraram contra os ônibus que transportavam os brincantes e levaram celulares e outros pertences dos componentes, além do violão de um dos músicos e instrumentos de percussão.

Outra brincadeira famosa que se tornou vítima de criminosos neste São João foi o Boi Pirilampo, que teve um dos seus ônibus invadido por bandidos quando se apresentava no Arraial da Vila Luizão. Na ação, foram levados quase todos os pertencentes dos componentes, como celulares, relógios, roupas e calçados.

Instrumentos

No início desta semana, a mídia deu ampla repercussão ao roubo à caminhonete fretada para transportar os instrumentos musicais do Boi Milagre de São João, da Vila Nazaré, bairro situado entre os conjuntos Maiobão e Tambaú, em Paço do Lumiar. Segundo o proprietário, o veículo foi interceptado na área da Maiobinha por ladrões, que levaram violão, matracas, pandeirões, tambores-onça e maracás. Para cumprir os compromissos, o boi tem se apresentado com instrumentos alugados.

Outro boi atacado foi o Novilho Branco. O grupo se apresentava esta semana no Arraial da Cidade, na Avenida Daniel de La Touche (ao lado da casa de shows Batuque Brasil), quando ladrões arrombaram um dos ônibus que transportavam os brincantes e furtaram vários objetos.

Ainda faltam pelo menos cinco noites para o fim da temporada junina. Com certeza, a bandidagem continuará espreitando os grupos de bumba-boi, que em meio à tensão que antecede cada apresentação, ganharam uma preocupação a mais.

Prefeito Josemar Sobreiro prestigia arraiais em Paço do Lumiar

Prerfeito Josemar Sobreiro entre brincantes de um grupo de cacuriá
Prefeito Josemar Sobreiro entre brincantes de um grupo de cacuriá em arraial de Paço do Lumiar

As noites de junho em Paço do Lumiar têm sido animadas por vários arraiais comunitários, que estão recebendo o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com brincadeiras para suas programações. O prefeito Josemar Sobreiro (PR) visitou esta semana vários festas pelo município e acompanhou junto aos moradores às apresentações juninas.

Josemar e comitiva fizeram peregrinação por terreiros juninos
Josemar e comitiva fizeram peregrinação por terreiros juninos

Na terça-feira (23), o prefeito foi recebido pela comunidade da Maioba, no arraial da Praça de Mocajituba, e no arraial oficial do Viva Maiobão, tem acompanhado a barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS) que a cada dia é ocupada por uma secretaria municipal, onde também tem conversado com os demais barraqueiros e trabalhadores do comercio informal da região.

Pelo terreiro do Viva Maiobão têm passado grupos folclóricos renomados nos festejos juninos do estado, como o Boi de Iguaíba, Boi do Maiobão, além de danças portuguesas, quadrilhas, cacuriás e danças ciganas e countrys. “No São João de Paço do Lumiar são valorizadas as brincadeiras organizadas no município, são inúmeras. Aqui é um ponto de cultura e temos grupos de grande representatividade como o Boi de Iguaíba que fez uma belíssima apresentação”, destacou o prefeito.

Prefeito interagem com brincantes de bumba-meu-boi em uma das programações do São João de Paço do Lumiar
Prefeito interage com brincantes de bumba-meu-boi durante apresentação no São João de Paço do Lumiar

O São João da Gente foi aberto oficialmente no dia 19 de junho e se estenderá até o dia 29. O arraial tem recebido milhares de pessoas todos os dias, entre elas, muitas famílias.

Reitor Natalino Salgado prestigia Arraial da UFMA

Reitor Natalino Salgado prestigiou arraial da UFMA acompanhado de Nair Portela, vencedora da consulta prévia para sucedê-lo
Reitor Natalino Salgado prestigiou arraial da UFMA acompanhado de Nair Portela, vencedora da consulta prévia para sucedê-lo

O reitor Natalino Salgado fez questão de prestigiar o Arraial da UFMA, organizado pelo DCE de “17 de Setembro”. Com uma aprovação superior a 60% pela comunidade acadêmica, o professor doutor foi muito bem recepcionado por alunos, técnicos e professores.

Natalino é cotado para disputar a prefeitura de São Luís. Na UFMA, ele conta com apoio de grupos diversos de estudantes entre eles da Diversidade Sexual, Africanos e outros, assim como outros segmentos e movimentos envolvidos com a Universidade Federal do Maranhão.

Natalino esteve acompanhado de Nair Portela, eleita na consulta prévia para reitora. Juntos, visitaram as barracas de estudantes da Odontologia, Biblioteconomia, Psicologia, Comunicação Social, Geografia e outros.

Wellington do Curso solicita implantação de mais Unidades de Segurança (USC) para bairros de São Luís

Wellington destacou importância das USCs e da polícia comunitária
Deputado Wellington destacou importância das USCs e da polícia comunitária

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã da última quinta-feira (25), o deputado Wellington do Curso (PPS) apresentou, mais uma vez, proposições em defesa da Segurança Pública do Estado. Dessa vez, o parlamentar solicitou a ampliação do número de Unidades de Segurança Comunitárias (USC) no Maranhão, tendo em vista a criminalidade que, segundo ele, permeia a sociedade. Existem duas USCs instaladas em São Luís, sendo uma na Vila Luizão e outra no bairro Coroadinho.

Na oportunidade, Wellington destacou a importância das USCs, além de enfatizar a pertinência da polícia comunitária, sobretudo, nos bairros considerados “mais violentos” da capital.

“Após o primeiro ano de implantada, os índices de criminalidade nos bairros atendidos pela USC (Divinéia, Sol e Mar e Vila Luizão) diminuíram consideravelmente, segundo o CIOPS. Quanto à implantação do projeto, adotou-se como critério básico de escolha da localidade o comportamento das linhas de tendência quanto aos crimes dolosos contra a vida, contemplando, assim, as áreas com os maiores índices de criminalidade”, destacou Wellington.

O deputado ainda citou vários bairros da capital que necessitam de Unidades de Segurança, em caráter emergencial. Entre eles, Cidade Olímpica, Maiobão, São Raimundo, Pedrinhas, Vila Maranhão, dentre outros que, segundo o Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-CEAP) e do Ministério Público do Maranhão (MPMA), são os bairros onde há maior índice de crimes violentos letais intencionais.

“Ressalta-se aqui o caráter emergencial, não de apenas se garantir novas Unidades de Segurança, mas a necessidade de se enfatizar o combate à criminalidade e, assim, ao zelo por aquilo que o ser humano possui de mais importante: a vida”, declarou.

Câmara de São Luís aprova Plano Municipal de Educação

Plenário da Câmara de São Luís aprovou Plano Municipal de Educação por 17 votos a 2
Plenário da Câmara de São Luís aprovou Plano Municipal de Educação por 17 votos a 2

Por 17 votos a dois, a Câmara Municipal de São Luís aprovou, na quarta-feira, 24, o Plano Municipal de Educação. O projeto foi aprovado com três emendas – entre supressivas e modificativas – que tratavam sobre pontos polêmicos do plano. Os vereadores Rose Sales (PP) e Fábio Câmara (PMDB) foram os únicos contrários ao projeto depois das modificações, por compreenderem que a proposta não poderia ser apreciada pelo parlamento sem as sugestões que foram apresentadas pelos educadores durante a criação do plano.

Apreciada durante sessão extraordinária, o plano traz metas e estratégias que devem nortear a educação municipal na próxima década. Antes de entrar em votação, colóquios sobre o tema foram realizados com a participação de professores, representantes de instituições do poder público e da sociedade civil organizada, gestores escolares e representantes de famílias de estudantes.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Ricardo Diniz (PHS), considerou que a aprovação do plano como uma grande importância para a cidade, mas criticou o tempo exíguo para apreciação da proposta.

“A aprovação do plano foi importante para a cidade de São Luís, mas o tempo exíguo para apreciação da proposta trouxe foi um dos empecilhos. Conseguimos aprovar a matéria colando os cacos do executivo, agora iremos verificar as alterações que foram feitas e, se for o caso, faremos as emendas até a redação final. Mas estamos felizes, porque quem ganha é a sociedade, pois com a aprovação deste plano, haverá um acréscimo de convênios e aumento da receita da Secretaria Municipal de Educação”, afirmou Diniz.

O presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PMN), conseguiu convencer os líderes partidários para buscar um consenso e garantir que a proposta fosse apreciada em regime de urgência. A medida garantiu a aprovação da matéria.

“Está aprovado e cumprimos mais uma vez com nosso papel, nossa responsabilidade, nossa obrigação de parlamentar. Como não houve quórum para a sessão ordinária, conseguimos realizar uma extra, através de muito diálogo com os líderes partidários para aprovamos o plano municipal da educação que, com sua aprovação, visa garantir acréscimo de convênios e aumento da receita para fortalecer ainda mais a Educação do município“, disse Ogum.

Reclamação

A aprovação do plano, em regime de urgência, na Câmara Municipal gerou protestos da oposição. A vereadora Rose Sales (PP) alertou sobre a necessidade de haver um amplo debate com os colegas de plenário. Ela alega que o prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PTC) enviou ao parlamento um projeto de grande importância para ser votado no apagar das luzes.

“O prefeito enviou a matéria, para ser votada no apagar das luzes, pois é uma matéria densa, um plano decenal, são 10 anos, onde a política de educação será guiada pelo plano, eu recebi a matéria menos de 24 horas antes da votação nesta Casa, isso é um absurdo, a legislação prevê no mínimo três audiências públicas para ser discutida uma matéria tão importante como essa”, criticou a parlamentar do PP.

O vereador Fábio Câmara (PMDB) se disse favorável ao projeto, mas com ressalvas. Na opinião dele, é preciso aperfeiçoar o Plano.

“Nós precisamos rever, por exemplo, algumas lacunas que estão no Plano, que ainda não foram esclarecidas e solucionadas pelo Executivo. Votei contra porque não poderia aprovar uma matéria de grande importância sem as garantias necessárias que foram apresentadas no colóquio pelos educadores”, destacou o peemedebista.

Creche da Assembleia Legislativa corta almoço para crianças

Má notícia do corte do almoço na Creche Sementinha foi dada logo após a festa de São João
Má notícia do corte do almoço na Creche Sementinha foi dada logo após a festa de São João

A Creche Sementinha, mantida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema), não servirá mais almoço às crianças atendidas pela instituição, a maioria filhos e filhas de servidores da Casa. A má notícia foi dada ontem, logo após a festa de São João, e foi muito mal recebida pelos pais.

A decisão teria partido da atual presidente do Gedema, Cleide Coutinho, mulher do presidente da Assembleia, Humberto Coutinho, que também já foi deputada. O corte do almoço ocorrerá a partir de agosto, quando os alunos retornarem das férias.

Há anos, as crianças atendidas pela Creche Sementinha recebiam duas refeições: lanche e almoço. Assim, tinham condições de aguardar o fim do expediente de trabalho dos pais, às 13h, pois iam para casa devidamente alimentadas. Com a decisão, os meninos e meninas ficarão com fome até que cheguem em casa. Detalhe: muitos moram longe e, a partir de agora, só almoçarão lá pelo meio da tarde.

Os servidores da Assembleia, que ajudam a manter a creche, por meio de desconto em seus contra-cheques, cobram explicação para o fim do almoço, medida que consideram absurda.

“É inadmissível que um Poder que tem condições de alugar jato e helicóptero para que seus membros possam passear Brasil afora deixe de pagar uma refeição para crianças, cujo custo per capta não excede R$ 1,00”, protestam os barnabés do Legislativo.

Estudantes participam de programação junina na Biblioteca de Paço do Lumiar

Projeto tem como objetivo despertar no público infantil o conceito de cultura popular
Projeto tem como objetivo explicar ao público infantil o conceito de cultura popular

Nesta quinta-feira, 25, a programação da Biblioteca Pública Municipal de Paço do Lumiar foi no clima de festas juninas, com o primeiro “Arraial da Leitura”, que teve a participação de alunos da escola comunitária Padre Maurício e UEB Garrastazu Médici. O projeto desenvolvido palas secretarias municipais de Cultura e Educação, tem como objetivo explicar no público infantil o conceito de cultura popular, manutenção e preservação das manifestações desta época do ano.

A coordenadora da Biblioteca, Poliana Beckman enfatizou que a atividade buscou conhecer as lendas, estórias, ritmos e personagens do festejo junino maranhense, bem como da região nordeste. “A metodologia utilizada foi trabalhar as festas juninas aliando-as à literatura de forma lúdica e criativa, envolvendo os estudantes neste momento de folguedos pelo país”, disse.

Os estudantes participaram ainda de oficinas educativas, como pinturas, desenho e contação de histórias. Em seguida o cacuriá da UEB Garrastazu Médici se apresentou para o público que, de acordo com a gestora Ana Dayse Rodrigues, foi uma forma de fazer com que os alunos pudessem vivenciar um pouco mais da sua própria cultura e entender o contexto as quais estão inseridos.

“É maravilhoso quando podemos oferecer algo novo aos nossos alunos, sair do ambiente da sala de aula despertando um interesse maior pelo conhecimento”, comentou a professora Jaciara Sousa, da escola Padre Maurício.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima