Edivaldo exibe cacife

Mulher faz selfie com Edivaldo Holanda Júnior sob os olhares de aprovação das outras pessoas
Mulher faz selfie com Edivaldo Júnior sob os olhares de aprovação das outras pessoas (Fotos: Honório Moreira)

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), obteve uma prova, neste sábado, durante a 7ª edição do programa “Todos por São Luís”, na Vila Embratel, de que uma boa porção do carisma e do prestígio que o levaram à vitória na eleição, em 2012, continua intacta. Tão logo chegou ao mutirão, por meio do qual o Município presta uma série de serviços à comunidade de um bairro, a cada semana, Edivaldo foi alvo de constante assédio.

Enquanto uns aplaudiam, apertavam as mãos e abraçavam o prefeito, outros o puxavam pelo braço para registrar uma selfie (foto tirada pela própria pessoa, sozinha ou na companhia de outrem, para compartilhamento em redes sociais da internet). E retribuiu o afeto com a gentileza de sempre.

Edivaldo é assedia por populares na Vila Embratel: prestígio inabalado
Edivaldo Júnior é assediado por populares na Vila Embratel: para muitos, carisma do prefeito segue inabalado

Um cacife e tanto para quem precisa, segundo apontam as últimas pesquisas, reverter as intenções de votos para a sucessão municipal, ano que vem.

“Vivemos em uma sociedade que ainda possui ‘preceitos’ machistas,” afirma deputado Wellington sobre Mulheres de Luta

Wellington alerta para a necessidade de se articular políticas públicas que fomentem a inclusão plena das mulheres
Wellington alerta para a necessidade de se articular políticas públicas que fomentem a inclusão plena das mulheres

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou, na tarde da última sexta-feira (3), da Primeira Plenária Popular, que discutiu o tema “Mulheres de Luta”. O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa, foi presidido pela vereadora e idealizadora do evento, Rose Sales (PP), e contou com a presença da médica e viúva do ex-governador Jackson Lago, e atual presidente do Instituto Jackson Lago, Clay Lago; da doutora em Sociologia e professora da UFMA, Meyre Ferreira; da militante social e advogada, Neide Carvalho, além de representantes de inúmeras entidades e membros da sociedade civil.

O evento contou ainda com o apoio da Fundação Milton Campos e entidades representativas, objetivando discutir as várias problemáticas enfrentadas pelas mulheres ludovicenses em várias instâncias.

“Vivemos em uma sociedade que, infelizmente, ainda possui ‘preceitos’ machistas. As mulheres, embora estejam cada vez mais ativas no cenário social, ainda enfrentam desafios cotidianamente. Hoje, a mulher maranhense é a mãe que dá carinho e proteção aos seus filhos, a educadora que institui o caminho dos que serão o futuro da nação, é a líder, aquela que com sua força consegue manter tudo sob controle e, com sua sensibilidade, é capaz de encontrar a solução em meio aos piores problemas. A mulher maranhense é a guerreira que, diariamente, encontra meios para superar as adversidades da vida.
Por tudo isso, torna-se pertinente a necessidade de se articular políticas públicas que fomentem a inclusão plena das mulheres no cenário social, eliminando assim todo tipo de ato ou pensamento discriminatório e, asssim, ressaltando aquilo que é princípio fundamental em nosso Estado: a Igualdade”, declarou o parlamentar.

Câmara em pauta

Vereador Honorato debate com juventude

Vereador Honorato com membros do Fórum Municipal de Juventude
Vereador Honorato com membros do Fórum Municipal de Juventude

O vereador Honorato Fernandes (PT) se reuniu com uma comissão do Fórum Municipal de Juventude, na manhã desta sexta-feira, (03). Na oportunidade, foram debatidas demandas relacionadas com as políticas públicas para a juventude de São Luís. No encontro, integrantes do Fórum solicitaram o apoio do Legislativo Municipal na luta pela implantação das demandas deliberadas nas reuniões realizadas pelo FMJ desde 2005, ano de criação do grupo. Constituído como espaço de representação das instituições de juventude, que articula, monitora e propõe políticas públicas, o Fórum Municipal de Juventude agrega organizações dos seguintes seguimentos: Jovens com Deficiência; Coletivos; Ong’s; Negros(as); Movimento Religioso; Estudantil; Cultural, etc. No entanto, embora o Fórum esteja organizado desde 2005, o grupo ainda encontra dificuldades no seu caminhar, devido à falta de recursos. Diante desta conjuntura, uma das solicitações apresentadas pela comitiva ao vereador Honorato é que o mesmo encaminhe como prioridade da Lei Orçamentária Anual (LOA) e Orçamento Público as demandas das ações de juventudes submetidas pelo FMJ.

Vereador Pedro Lucas promove campanha “Doar Sangue é Doar Vida”

pedro lucas sangueCom o objetivo de manter o abastecimento de sangue do Hemonúcleo, o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) comanda, em parceria com o Hemomar, a campanha “DOAR SANGUE É DOAR VIDA”, na próxima quinta-feira, (09), na Câmara Municipal de São Luís. “Manter o estoque de sangue é um dos maiores desafios do Hemomar. Esse é um trabalho de todos nós, afinal precisamos sempre ser solidários uns com os outros”, destacou o vereador. A Campanha Solidária “DOAR SANGUE É DOAR VIDA” vai ser realizada no dia 9 de julho, a partir de 9h, no Plenário da Câmara Municipal de São Luís. Para tanto, o vereador Pedro Lucas procurou o Hemomar que vai oferecer toda estrutura necessária para a ação, que vai realizar os mesmos procedimentos feitos no centro oficial de coleta. Para fazer a doação, além de estarem saudáveis, os doadores precisam seguir alguns requisitos:
– Ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal;
– Estar com peso acima de 50kg;
– Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis;
– Gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto são impedimentos temporários.

Vereador José Joaquim que recuperação do Papódromo

Vereador José Joaquim pede recuperação do Papódromo
Vereador José Joaquim pede recuperação do Papódromo

Por meio de uma Indicação, o vereador José Joaquim (PSDB) apresentou à mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís uma solicitação ao Governador Flávio Dino, ao secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, a secretária de Estado de Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota Lima, e a secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, estudos de viabilidade de recuperação e reurbanização de toda área do Papódromo, no Aterro do Bacanga, onde o João Paulo II celebrou uma missa campal para centenas de milhares de fiéis, em 1991. O parlamentar argumenta, em sua proposta, que desde 1992 luta com várias proposições direcionadas ao Poder Executivo Municipal, Estadual e Federal, e, que praticamente não obteve nenhuma resposta solidificada. Sabe-se que no espaço está sendo realizado no último domingo de cada mês, mais recentemente, o terço dos homens, que fora instituído pela Igreja Católica.

UFMA inaugura três novos prédios nas áreas de saúde e tecnologia

Novo prédio da Faculdade de Medicina foi entregue pelo reitor Natalino Salgado à comunidade acadêmica da UFMA
Novo prédio da Faculdade de Medicina da UFMA foi entregue pelo reitor Natalino Salgado à comunidade acadêmica

Três novos prédios da Universidade Federal do Maranhão foram inaugurados nesta sexta-feira, 3: a Faculdade de Medicina, na praça Gonçalves Dias, o Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos e o Laboratório de Ciência e Tecnologia, ambos na Cidade UNiversitária do Bacanga. As obras, que fazem parte da política de expansão da universidade e somam investimento de quase 2,8 milhões, tiveram, nas suas respectivas solenidades, a presença do reitor Natalino Salgado, de coordenadores de curso, diretores de centro e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Farias.

A Faculdade de Medicina, localizada no antigo prédio do ILA, na Praça Gonçalves Dias, Centro, consiste em uma área de 2.610 m², onde foram reformados a Biblioteca Setorial e diversas salas e laboratórios, como o Laboratório de Habilidades Práticas e Habilidades Realísticas do curso de Medicina. O espaço é dedicado para aulas preparatórias e de simulação de cirurgias, capacitando os alunos antes destes iniciarem.atividades reais, com pacientes.

Reitor Natalino Salgado descerra placa de inauguração do novo Laboratório de Nutrição
Reitor Natalino Salgado descerra placa de inauguração do novo Laboratório de Nutrição

O novo prédio conta com um auditório com capacidade para 150 lugares, oito salas de aula, laboratório de saúde mental, sala dos professores, sala de observação, sala de simulação e quatro sala de RPG. As obras de reforma e adaptação consumiram R$ 1.304.902,44. Na solenidade de inauguração, foram homenageados o fundador da Universidade Federal do Maranhão, Dom José de Medeiros Delgado, e o primeiro diretor da Faculdade de Medicina, João Bacelar Portela.

Na Cidade Universitária foram inaugurados o Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos, em uma área de 192m² do curso de Nutrição, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O epaço dará um suporte qualificado ao desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso, que é avaliado com conceito 5 pelo MEC, a nota máxima. Para sua construção foram investidos R$ 312.941,29. O laboratório está equipado para realizar diversas pesquisas e análise de alimentos, possibilitando, inclusive, estudos para a criação de alimentos a pessoas com dietas restritivas.

Prédio onde funciona o novo Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos
Prédio onde funciona o novo Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos da UFMA

Ainda no campus, foi entregue o novo prédio do Laboratório de Ciência e Tecnologia. O imóvel possui 672 m² no térreo e 302,8 m² na parte superior, contendo o Laboratório de Física, Laboratório de Química, sala de professores, sala multiuso, Laboratório de Eletrônica, Laboratório Civil e Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos, além de salas de aula no pavimento do subsolo. A obra foi orçada em R$ 1.113.058,48 e a estrutura abrigará, principalmente,as aulas do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que recebe, por ano, 480 novos alunos.

Reitor Natalino Salgado e comitiva visitam uma das novas instalações inauguradas
Natalino Salgado e comitiva visitam uma das novas instalações inauguradas em benefício da comunidade acadêmica

O reitor Natalino Salgado expressou satisfação pelas entregas das obras. “É uma grande alegria estarmos inaugurando novos prédios e reforçando o ensino, a pesquisa e a extensão, mesmo em tempos difíceis, o que demonstra o empenho de toda nossa equipe e o compromisso desta universidade com a educação dos jovens de nosso estado e do país”. O secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, ressaltou a contribuição que a UFMA tem dado para o desenvolvimento do ensino superior. “O trabalho aqui realizado atesta o compromisso que a UFMA tem com a reestruturação de toda a universidade, atendendo demandas em diversas áreas”, frisou.

UFMA esclarece regulamento disciplinar discente

A Universidade Federal do Maranhão divulgou, na tarde de hoje, nota oficial sobre o regulamento discente aprovado pelo Conselho Superior Universitário (CONSUN) em que esclarece não existir, até o momento, um texto definitivo sobre o documento para que, assim, ele possa produzir todos os efeitos no âmbito acadêmico. A seguir, a integra da nota.

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), considerando a aprovação, pelo Conselho Universitário (CONSUN), da Resolução CONSEPE que regulamenta direitos e deveres dos discentes matriculados na UFMA, vem a público esclarecer:

1- O regulamento discente, aprovado com ampla maioria, em reunião do CONSUN, no dia 01 de julho de 2015, foi antecedido (ainda como proposta) de ampla discussão com todos os conselheiros, incluindo os representantes da categoria discente. Também foram realizadas consultas prévias, por meio de reuniões técnicas com representantes das Unidades Acadêmicas, da Administração Superior e da Procuradoria Federal/AGU, até a apresentação da proposta ao CONSUN;

2- Destaca-se que, apesar da incontestável legitimidade e representatividade do CONSUN, a conselheira relatora do referido regimento acatou todas as sugestões de aperfeiçoamento quanto ao conteúdo e à forma do documento, de modo que, ao ser publicado, o Regulamento assegure a alunos (as) desta Instituição de Ensino Superior um instrumento que regule relações entre docentes, discentes e todos os órgãos que compõem a administração desta UFMA;

3- Registra-se que, tal é a importância e a necessidade de um instrumento normativo para fins disciplinares nesta Instituição, que o Ministério Público Federal e o TCU recomendaram à UFMA a aprovação de um código disciplinar discente, com a presteza que o caso requeria/requer, levando-se em conta, inclusive e principalmente, alguns casos de repercussão nacional, envolvendo conflitos entre um professor e um aluno desta Universidade;

4- Como se pode perceber, o regulamento, antes de ser um instrumento que vise à punição e/ou ao cerceamento da liberdade, reconhece e garante direitos, que, por serem coletivos, impedem que as individualidades exacerbadas privem o direito de todos (as);

5- Em resumo, importa informar à comunidade universitária e à sociedade em geral que a publicação do Regulamento Disciplinar do corpo discente, aprovado após ampla discussão na reunião do Conselho Universitário, passa por um processo de aperfeiçoamento (adequação de linguagem, principalmente), sob a responsabilidade da professora doutora Cenidalva Teixeira, relatora do processo e Pró-Reitora de Assistência Estudantil, para posterior publicação.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima