Mesmo estando no seu primeiro mandato como deputado estadual, o jovem parlamentar Wellington do Curso (PPS) está dando um exemplo de que ainda se pode acreditar em coerência na política.
Mesmo pertencendo a base do Governo Flávio Dino, Wellington do Curso tem divergido da maioria dos governistas que, como verdadeiros calangos, concordam com tudo o que tem sido feito no governo, mesmo quando está errado, apenas para não desagradar o ‘chefe’ e sofrer as consequências de assumir um papel coerente e verdadeiro.
Wellington do Curso já havia feitos críticas construtivas ao Governo Flávio Dino na questão da falta de Segurança no Maranhão e até mesmo no cancelamento do programa Viva Luz, que prejudicou milhares de maranhenses.
O parlamentar também votou favorável a indicação do colega Adriano Sarney (PV) pedindo que o governador Flávio Dino solicitasse o envio de tropas da Força Nacional para o Maranhão. Wellington votou coerentemente, pois havia cobrado uma melhor Segurança para o cidadão maranhense.
Nesta quinta-feira (09), após se posicionar favorável ao diálogo entre os índios Guajajara e o Governo Flávio Dino, voltou a Tribuna para deixar claro seu posicionamento.
“Nós temos defendido o diálogo entre as partes, mas deixo claro o meu posicionamento diante de alguns comentários infundados. O nosso posicionamento é um só, a favor do povo do Maranhão, sou da base do Governo Flávio Dino, agora, com uma larga diferença, eu tenho independência no meu mandato. Eu tenho o meu posicionamento diante das minhas convicções, das minhas virtudes e do meu caráter. Eu não ando na casa de deputado, de vereador, juiz, promotor, desembargador. Eu não ando babando ninguém da base do Governo”, afirmou.
Uma pena que Wellington do Curso seja uma das poucas exceções e não a regra na base do Governo. O posicionamento coerente do parlamentar já fez com que asseclas do governador o pressionassem para mudar sua postura e passasse a ser mais um ‘calango’, mas ele mantém a sua coerência e integridade.
Se o Governo Flávio Dino insistir em esticar a corda, perderá indiscutivelmente um bom parlamentar na sua base, apesar de que o governador tem deixado claro que o importante para ele é quantidade, não qualidade.
Material didático entregue pela Secretaria Municipal de Educação a alunos do Projovem Urbano em São Luís
São Luís é o município brasileiro com maior número de adesão ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), com mais de 1.800 jovens inscritos. Na noite desta quarta-feira (8), a Prefeitura de São Luís entregou kits pedagógicos e didáticos a professores e aos alunos matriculados para esta edição do programa em São Luís. A entrega dos kits, feita pelo secretário municipal de Governo, Lula Fylho, e pelo secretário de Educação, Geraldo Castro, oficializou o início das aulas na capital maranhense, onde os cursos são realizados em 15 Unidades de Educação Básica.
“Não estamos poupando esforços para garantir maior acesso à educação em nossa cidade. A parceria com o governo federal reforça o trabalho para que todos esses estudantes tenham chances de retomar os estudos e vislumbrar um futuro melhor”, disse o prefeito Edivaldo.
Por meio do Projovem, os estudantes com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e que ainda não tinham concluído o Ensino Fundamental, têm a oportunidade de elevar a escolaridade.
“O Projovem Urbano traz dignidade, cidadania e certificação; além do que todos aqueles que puderem cursar vão poder garantir o seu Ensino Fundamental e uma qualificação. É interesse da gestão do prefeito Edivaldo que isso aconteça de forma completa, por isso podemos dizer que temos hoje a maior adesão nacional”, destacou o secretário Geraldo Castro, que estava acompanhado do vereador Ricardo Diniz, do secretário Batista Matos (Comunicação) e de secretários adjuntos da Semed.
O programa está alinhado às estratégias do Plano Municipal da Secretaria de Educação, que visam universalizar o acesso à alfabetização e ao Ensino Fundamental – e que já integram a política do prefeito Edivaldo para a área da Educação.
“O Projovem chega para gerar mais esperança, para gerar mais oportunidade. O que espero é que cada um de vocês aproveitem esta oportunidade de mudar a vida de vocês, de suas famílias. Porque o Projovem é muito mais que um programa de educação e de capacitação, é uma programa de esperança de mudança”, disse o secretário Lula Fylho, ao falar a alunos presentes no evento realizado no auditório do Hotel Abbeville.
O vereador Ricardo Diniz também destacou a importância do programa. “Hoje é um momento muito especial, porque estou vendo um grande trabalho da equipe da Semed e do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para melhoria da Educação”, destacou o vereador, que preside a Comissão de Educação na Câmara Municipal, acrescentando que o programa possibilita o resgate da cidadania e a oportunidade a muitos jovens que não tiveram possibilidade de chegar a uma escola.
Expectativa
Secretário Geraldo Castro Sobrinho e a superintendente do Projovem Urbano, Áurea Borges, entregam presente
Lahane Pereira Costa, uma das alunas do Projovem, falou de suas expectativas com o curso. “Estava há cinco anos sem estudar agora estou tendo a oportunidade de retornar de onde parei. Agora vou em frente até ter uma qualificação que me abra novas portas de emprego”, disse
Francisco das Chagas Santos Mendes também está feliz em voltar para sala de aula. “Parei os estudos desde 2006. Agora tenho pressa em recuperar o tempo perdido”, disse, acrescentando que o auxílio de R$ 100 e o kit com o material são incentivos a mais paras o estudantes. “A gente não tem despesa com nada, só precisamos nos dedicar aos estudos”, acrescentou.
Cada kit entregue ao estudante contém grafite, borracha, caderno universitário, canetas, hidrocor, tesoura, cola, dicionário, lápis de cor, uma resma de papel chamex, pincel, régua, compasso, transferidor e esquadro. Posteriormente, os estudantes receberão também o uniforme do programa, composto por camiseta e mochila.
O material entregue aos professores é composto por caderno, canetas, grafite, apagador com estojo, marca texto, resma de papel chamex, pincel atômico e pincel para quadro branco. Três professores receberam os kits de forma simbólica na solenidade. Cada uma das 15 escolas onde funcionam turmas do programa recebeu ainda material de uso coletivo, composto por resmas de papel chamex, cartolinas, papel pardo, EVA, TNT, colas, tintas e pincéis, entre outros itens que serão usados nos trabalhos de sala de aula.
“Este é um recomeço para muitos jovens que estavam foram da sala de aula. O programa abre novos horizontes e os jovens passam a se ver de uma outra forma e sentem-se mais valorizados”, observa o qualificador de Educação Profissional Telemática, Ronald Sousa dos Santos.
Programa
Secretário de Governo, Lula Fylho, fala a alunos e professores sobre importância do Projovem Urbano
Além da oportunidade de avançar na escolaridade, o programa oferece aos jovens aulas de informática e cursos de iniciação profissional com certificado. Nesta edição do programa, estão sendo oferecidos os cursos nas áreas de Construção e Reparos II (cursos de trabalhador da manutenção de edificações, instalador e reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações, instalador de sistemas de telecomunicações); serviços pessoais (manicure e pedicure, depilador, cabeleireiro) e telemática (cursos de operador de microcomputador, assistente de vendas e telemarketing).
Para os alunos que tem filhos, cada escola disponibiliza ainda uma sala de acolhimento: um espaço equipado com jogos pedagógicos e com a assistência de pessoal especializado, próximo à classe dos pais, onde as crianças podem desenvolver atividades lúdicas e educativas enquanto os pais assistem às aulas. Tanto os pais quanto as crianças terão também acesso à merenda escolar durante o tempo que permanecerem na escola.
As salas de acolhimento também receberam material específico. Cada sala de acolhimento terá brinquedos, jogos educativos para crianças de 0 a 8 anos, colchonetes, carrinhos de bebê, berço desmontável, tintas, tela para pintura. Cada criança atendida pela sala de acolhimento receberá ainda um kit individual com copo, prato, colher, escova de dente e pasta.
Matrícula
Jovens interessados em participar do programa ainda podem se inscrever. As matrículas podem ser realizadas na sede da superintendência da área de Educação de Jovens e Adultos da Semed (Centro) e ainda nas unidades de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína), Tancredo Neves (Cidade Operária), Cidade Olímpica (Cidade Olímpica), Alberto Pinheiro (Centro), Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco), Olinda Desterro (Vicente Fialho), Rubem Almeida (Coroadinho) e Newton Neves (Vila Palmeira).
Os interessados também podem se dirigir às Unidades de Educação Básica Ministro Mário Andreazza (Liberdade), Profª Rosália Freire (Vila Izabel), João de Souza Guimarães (Divinéia), Luzenir Mata Roma (Maracanã), Darcy Ribeiro (Sacavém), Carlos Madeira (Anjo da Guarda), Miguel Lins (Alemanha), Ribamar Bogéa (Cidade Olímpica), Rivanda Berenice Braga(Barreto), Rubem Teixeira Goulart (Cohab), Menino Jesus de Praga (Planalto Vinhais II), Gomes de Sousa (Vila Maranhão) e Galileu Clementino (Vila Vitória).
Fala, povo
Charlene Rodrigues Carvalho, 20 anos
“Essa é uma oportunidade muito boa porque podemos estudar e melhorar de vida e ainda temos onde deixar os filhos para poder ir assistir às aulas. É um programa completo que pensou em tudo para levar o aluno para escola”
Daniele de Oliveira Silva, 23 anos
“Deixei os estudos há muitos anos e agora estou feliz em voltar para sala de aula. Se está difícil emprego para que estuda, imagine para quem não tem nem o Ensino Médio. O Projovem é um programa muito bom e a Prefeitura está de parabéns”.
Neidiane de Almeida Pinheiro, 28 anos
“Deixei muito cedo a escola, com 14 anos, agora minha expectativa e melhorar de vida, voltar aos estudos para recomeçar minha vida. Engravidei muito cedo e agora Deus está me dando nova oportunidade de seguir em um profissão”.
Davi Rabelo Brito, 24 anos
“Desde os 14 anos que deixei de ir à escola. Agora estou com 24 anos recomeçando de onde parei para melhorar de vida. Esse curso vai abrir novas portas para mim”.
Madeireiros usaram os próprios caminhões incendiados para bloquear BR (Foto: Blog do Antônio Marcos)
Madeireiros interditaram hoje o trecho da BR-222, no perímetro urbano de Buriticupu, a 417,5 km de São Luís, em protesto contra uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal. Cumprindo o que reza o Código Florestal, fiscais ambientais atearam fogo em um trator e em seis carretas que estavam em uma área onde supostamente era sendo feita extração ilegal de madeira.
Os madeireiros se revoltaram porque, segundo eles, os caminhões incendiados estavam descarregados e fora da área de preservação ambiental.
Os manifestantes disseram que só liberarão a rodovia depois que autoridades comparecerem ao local do protesto para negociar uma compensação para os prejuízos causados pela queima dos veículos.
Wesley Safadão fará show com duração de três horas no projeto Garota VIP
Wesley Safadão e a banda Garota Safada aportam neste sábado, dia 11 de Julho, no Espaço Reserva, em São Luís. Desta vez o músico traz o projeto Garota VIP, uma “tour” bem diferente das outras já apresentadas pelo maior artista do forró na atualidade no Brasil.
Entre as novidades, estão o palco, que vai permitir que o Safadão interaja ainda mais com seu público, ficando bem próximo da massa forrozeira e colocando todo mundo pra dança até o amanhecer.
“A nossa ideia é sentir ainda mais o calor e a emoção dos nossos fãs. São Luís é uma cidade que eu adoro e o público merece tudo de melhor no nosso show.”, diz Wesley Safadão – o novo rei do forró do Brasil, como foi batizado ao vivo pelo apresentador Faustão, em pleno programa Domingão.
”Temos um histórico de shows lotados e excepcionais na capital do Maranhão. Dessa vez, eu tenho certeza, não será diferente.”, complementa o artista que conquistou o país com músicas que viraram hits nacionais.
Márcia Felipe será a outra atração da festa
Para o setlist, bem maior que o tradicional, a banda prepara um repertório inédito. Além de músicas que já estão na boca do público, Wesley Safadão guarda surpresas – estarão sendo mostradas canções inéditas e selecionadas cuidadosamente pelo artista junto ao seu time de compositores. “Temos músicas pra todos os gostos. As de fazer dançar e a de fazer chorar.”, brinca o cantor.
O Garota VIP traz uma novidade para o público, que agora, poderá interagir com o show postando nas redes sociais e utilizando a hashtag que será divulgada pelo cantor. As fotos postadas pelos fãs ganham espaço em telões que estarão expostos no palco.
Acha que acabou por ai? Nada disso. Além das três horas, isso mesmo, três horas de show do Safadão, a noite ainda conta com a apresentação da banda Forró da Curtição, comandada pela cantora Márcia Fellipe, que tem vasta bagagem e experiência no mundo forrozeiro, a banda possui um jeito novo e irreverente de fazer forró, atraindo o público por onde passa.
Serviço
O quê? Garota Vip
Local: Espaço Reserva, ao lado do shopping da ilha
Quando: sábado, 11 de julho
Abertura dos portões: 20hs
Atrações: Bruno Shinoda no Camarote
Abertura: Forró da Curtição (Marcia Fellipe)
Atração Principal: Garota Safada e Wesley Safadão
Realização: Alegria Produções
Promoção: Rádio Mais FM
Um dos projetos apresentados por Welllington institui a Semana Estadual de Orientação e Incentivo à Doação de Sangue
Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (9), o deputado Wellington do Curso (PPS) apresentou dois projetos de lei em defesa dos doadores de sangue: um institui a Semana Estadual de Orientação e Incentivo à Doação de Sangue nas escolas de Ensino Médio das redes pública e privada; o outro dispõe sobre a baixa de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação aos doadores de sangue do Maranhão.
De acordo com o parlamentar, que sempre esteve em defesa da solidariedade, tornam-se pertinentes os projetos, visto que, à medida com que cresceu o número de doadores, é importante que a população saiba que a necessidade de transfusões também aumentou.
“A doação de sangue é um ato que atrela a si a solidariedade e a preocupação com o próximo. Quem doa sangue, doa vida. O banco de sangue sempre está precisando de doação. Ao longo dos anos, o número de pessoas que doam constantemente cresceu, mas é importante que a população saiba que a necessidade de transfusão também aumentou. A Semana deverá ocorrer no mês de novembro, em alusão ao Dia Nacional do doador de sangue; quanto ao espaço físico, salienta-se que a Escola, além de ser um espaço propulsor do conhecimento, é um espaço direcionado à formação do senso crítico e, ainda, da ênfase nos valores sociais e direitos fundamentais da terceira geração”, justificou.
Sobre o outro projeto, o parlamentar ressaltou que a medida não prevê a exclusão de pontos que sejam fruto de infrações gravíssimas, mas uma forma de incentivar as pessoas a doarem sangue.
Também foram acionados vereadores, empresários e operadores do esquema
Prefeito Helder Aragão é acusado de liderar organização criminosa que fraudava licitações e desviava recursos públicos
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Anajatuba, ajuizou na sexta-feira, 3, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito contra o prefeito do município Helder Lopes Aragão, com o pedido de afastamento liminar e perda do cargo.
Foram também acionados quatro secretários municipais, integrantes da Comissão Permanente de Licitação (CPL), empresários, “sócios-laranjas” e operadores de um esquema criminoso que desviou cerca de R$ 14 milhões dos cofres públicos de Anajatuba, decorrentes de fraudes em licitações ou dispensas e inexigibilidades ilegais.
As ações – quatro no total -, além de pedirem o afastamento do prefeito, requerem também a perda do cargo, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, o ressarcimento integral do dano, a suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e a proibição de contratar com o Poder Público, pelo prazo de até dez anos, contra outros envolvidos.
Nesta situação encontram-se os secretários municipais Edinilson dos Santos Dutra (Administração e Finanças), Álida Maria Mendes Santos Sousa (Educação), Leonardo Mendes Aragão (Assistência Social), Luís Fernando Costa Aragão (Saúde) e os membros da CPL de Anajatuba, João Costa Filho, Georgiana Ribeiro Machado e Francisco Marcone Freire Machado.
Francisco Diony Soares da Silva e Antonio Carlos Muniz Cantanhede, respectivamente, ex-controlador-geral e ex-procurador-geral do município, também foram processados pelos mesmos fatos. Contra eles foi requerida a condenação nas mesmas sanções, exceto a perda do cargo, por já não se encontrarem mais no exercício das funções que ocupavam em Anajatuba.
Investigação
Segundo o promotor de justiça Carlos Augusto Soares, titular da Promotoria de Anajatuba, as ações são fruto de uma investigação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPMA, em conjunto com a Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União. “Foi uma investigação aprofundada, extensa e bem coordenada, na qual foram realizadas quebras de sigilo fiscal, telefônico e bancário dos investigados, com autorização judicial, mecanismos esses que permitiram a constatação inequívoca do envolvimento de todos os requeridos nos ilícitos apontados”, revelou o promotor.
Para o membro do Ministério Público, a participação de todos os envolvidos no esquema criminoso é irrefutável. “Eles são responsáveis pela assinatura de contratos, oriundos de fraudes em licitações ou dispensas e inexigibilidades ilegais, na importância de R$ 13.914,048,02, contratos esses firmados entre a Prefeitura de Anajatuba e as empresas de fachada A-4, Vieira & Bezerra, Construtora Construir e M A Silva Ribeiro”, relatou o promotor de justiça nas ações civis.
Outros demandados
Foram demandados ainda os vereadores Marcelo Santos Bogea e Domingos Albino Beserra Sampaio; como empresários de fachada, Antonio José Fernando Júnior Batista Vieira e Fabiano de Carvalho Bezerra; como financiadores do esquema criminoso, Antonio Carlos Braide e Hilton José Paiva os Reis, além dos “sócios-laranjas” e os operadores do esquema Glauco Mesquita de Oliveira, José Antonio Machado de Brito Filho, Anilson Araújo Rodrigues, Ginaldo Marques da Silva, Franklin Bey Freitas Ferreira, Marcelo Alexandre Silva Ribeiro, José de Ribamar Costa Moura, Matilde Sodré Coqueiro, Natascha Alves Lesch, Diego Fabrício Silva Barbosa e Maina Maciel Mendonça.
Ex-secretária Eurídice Vidigal foi multada em R$ 10 mil pelo TCU por irregularidades em obras em presídios do Maranhão
O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou, em auditoria, irregularidades nos contratos de repasse de verbas federais para execução de obras de ampliação do Presídio de São Luís, de construção da Penitenciária Feminina de São Luís e da Penitenciária de Imperatriz, assinados em 2008, na gestão do falecido ex-governador Jackson Lago. A Corte aplicou multa de R$ 10 mil à ex-secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Nóbrega Vidigal, signatária dos contratos, .
Foram constatados vícios na execução das obras, nos projetos e nos contratos. Dentre as principais falhas estão a contratação direta sem que estivessem presentes os requisitos para a modalidade, a ausência de integralização de garantia contratual e pagamentos contratuais sem a existência de garantia.
Contratação direta
Com relação à contratação direta sem que estivessem presentes os requisitos para a modalidade, verificada nas obras de ampliação do Presídio de São Luís e de construção da Penitenciária Feminina de São Luís, o tribunal verificou que existia viabilidade de competição, uma vez que foram identificadas, durante a coleta de preços para a formação do orçamento-base, várias empresas com expertise para realizar construções modulares adaptadas às necessidades de unidades prisionais.
Além disso, também não foram explicados a escolha da empresa contratada, o atestado de exclusividade emitido por entidade estranha às opções permitidas na Lei de Licitação e o custo benefício da utilização do Sistema Construtivo Penitenciário (Siscopen) em relação a outras alternativas de construção.
Foram verificados também ausência de critério de aceitabilidade de preços unitários, fiscalização deficiente ou omissa e ocorrência de paralisações e atrasos. Esses ocorreram devido à demora injustificada no encaminhamento dos documentos do resultado da licitação à Caixa Econômica Federal para fins de autorizar o início da obra.
Imperatriz
Em relação à construção da Penitenciária de Imperatriz, obra iniciada em 2009 e até hoje não concluída, o TCU constatou falhas relativas à publicação do edital e restrição à competitividade na licitação por não ter sido dada a devida divulgação do edital em pelo menos três veículos de comunicação de circulação nacional – apenas o Jornal Pequeno, de São Luís, divulgou a abertura da concorrência pública, em 1º de outubro de 2008. Também foi detectada irregularidade no edital por inadequação de critérios de aceitabilidade de preços unitário e global, entre outros vícios.
“Dessa forma, considerando a culpabilidade e a participação do Sr. Telmo Macedo Fontoura (então gestor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Cidadã) e da Sra. Eurídice Maria Nóbrega e Silva Vidigal na cadeia causal dos fatos, julgo pertinente a aplicação da multa do art. 58, inciso II, da Lei 8.443/1992 c/c o art. 43, parágrafo único da mesma lei, nos valores individuais de R$ 10.000,00 (dez mil reais)”, diz um trecho do acórdão do TCU.
A corte de contas notificou a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária do Estado do Maranhão e a Secretaria de Finanças do município de Imperatriz sobre as irregularidades encontradas.
O relator do processo foi o ministro Benjamin Zymler.
Comentários