Policiais civis mantêm greve

Policiais civis decidiram peitar o governo e mantiveram a greve
Policiais civis decidiram manter a greve, apesar da decretação de ilegalidade do movimento (Foto: De Jesus)

Policiais civis do Maranhão, em greve desde o último dia 3, decidiram manter os braços cruzados, apesar da decisão judicial que decretou a ilegalidade do movimento e da multa diária de R$ 20 mil fixada pelo desembargador Kleber Carvalho.

Em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira, em frente ao Plantão Central próximo ao Parque do Bom Menino, o Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (SINPOL) acatou posicionamento da categoria de continuar a paralisação.

A decisão da categoria é um duro golpe no governo, que esperava sufocar o movimento pela via judicial. Contrariando as expectativas do Palácio dos Leões, os grevistas resolveram peitar Flávio Dino, mesmo com a decisão judicial que mandou a categoria voltar ao trabalho.

Detalhe: os próceres da atual gestão se vangloriavam, até pouco tempo, do suposto apoio que sempre deram às causas dos trabalhadores.

Uma vez no poder, a postura é outra. Mais um fato a desmentir e desqualificar o discurso comunista.

Imagem do dia: Iziane agora é do Sampaio

Presidente Sérgio Frota apresenta Iziane com principal reforço do Sampaio Corrêa na LBF
Presidente Sérgio Frota apresenta Iziane com principal reforço do Sampaio Corrêa na LBF

A ala Iziane Marques foi apresentada hoje pelo presidente Sérgio Frota como principal reforço do Sampaio Corrêa para a disputa da Liga de Basquete Feminino 2015/2016. O clube tricolor, que estreia em competições nacionais, será a segunda equipe local na LBF. Nas últimas quatro temporadas, o estado foi representado pelo Maranhão Basquete, time onde Iziane atuou desde a estreia, em 2011, e do qual sempre foi o principal destaque.

Deputado Wellington denuncia descaso na saúde do município de Alcântara

Wellington denunciou clima de instabilidade, insatisfação e manifestações em Alcântara
Wellington denunciou instabilidade, insatisfação e manifestações em Alcântara

Em seu pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira (5), o deputado Wellington do Curso (PPS) levou à Assembleia uma grave denúncia sobre o clima de instabilidade, insatisfação e manifestações ocorridas na cidade de Alcântara, nos últimos dias, devido à morte de uma jovem gestante, de 19 anos, ocorrida no último dia 30.

O parlamentar também encaminhou uma indicação solicitando ao Secretário Municipal de Saúde de Alcântara, Raimundo Neto, que preste esclarecimentos à Casa Parlamentar sobre os fatos referentes à morte da jovem e seu bebê, causada por falta de atendimento.

Sempre em defesa dos direitos das minorias, Wellington ressaltou a necessidade de se enfatizar o direito à saúde e o zelo com a dignidade humana.

“Desde domingo, a cidade de Alcântara tem passado por um momento de instabilidade e de manifestações. Todos os dias, manifestantes da cidade vão até a Prefeitura ou até a Câmara Municipal e isso tem causado certa instabilidade no munícipio. Fizemos hoje uma indicação solicitando ao secretário municipal de Saúde de Alcântara, Raimundo Neto, que preste os esclarecimentos sobre os fatos inerentes à morte dessa jovem de 19 anos, como preceitua a Constituição Federal no seu artigo 196, que reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado”, destacou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.

Caema faz serviço imundo em pleno Centro

Após escavar trecho da Rua da Alegria para consertar vazamento, equipe da Caema foi embora
Após escavar trecho da Rua da Alegria para consertar vazamento, equipe da Caema foi embora sem repor asfalto

A Caema fez mais um serviço imundo, dessa vez em pleno Centro de São Luís, a poucos metros do escritório central da companhia, situado na Rua Silva Jardim, a mesma onde está localizado o Hospital Materno Infantil.

Acionada por populares para consertar um vazamento na rede de distribuição de água da Rua da Alegria, uma equipe técnica da Caema quebrou o asfalto, removeu paralelepípedos e abriu um buraco no meio da pista. Concluído o trabalho, os operários, como de praxe, apenas cobriram a cratera com a terra que havia sido retirada e foram embora, deixando um rastro de destruição no local, para desgosto dos moradores e das pessoas que transitam na área.

Como o tráfego de veículos é intenso na Rua da Alegria, a tendência é que o buraco fique exposto e torne-se uma ameaça para pedestres e motoristas, caso não seja tapado imediatamente.

Após obra malfeita, moradores e comerciantes da Rua da Alegria passaram a ter dificuldade de acesso a imóveis
Após obra malfeita, moradores e comerciantes da Rua da Alegria passaram a ter dificuldade de acesso a imóveis

Fala-se em um convênio firmado entre a Caema e a Prefeitura de São Luís com a finalidade de restaurar os pontos escavados pela companhia para execução de obras nas redes de água e esgoto.

Espera-se que o tal convênio realmente funcione para o caso da Rua da Alegria e das demais vias da capital que há tempos aguardam reparos pelo mesmo motivo.

“É inadmissível que as pessoas madruguem em filas para marcar uma consulta”, lamenta deputado Wellington no Dia Nacional da Saúde

Wellington fez alerta sobre a situação precária da Central de Marcação de Consultas de São Luís
Wellington fez alerta sobre a situação precária da Central de Marcação de Consultas de São Luís

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna, na manhã de hoje (5), para apresentar proposição em defesa da Saúde Pública. Na ocasião, o parlamentar solicitou que fosse encaminhado expediente à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, solicitando que apreciasse a possibilidade de implantar o sistema de teleagendamento para marcação de consultas.

Na oportunidade, o parlamentar enfatizou a situação da Central de Marcação de Consultas da capital que, apesar de ter sido “descentralizada”, ainda é o motivo pelo qual muitas pessoas madrugam em filas enormes à espera de uma senha.

“Hoje é o dia nacional da saúde. No entanto, não há muito o que comemorar. Ao analisar a marcação de consultas, nos deparamos com o fato de as pessoas precisarem passar a noite em claro para conseguirem uma senha e, só então, marcarem suas consultas. É inadmissível que as pessoas madruguem para marcar uma consulta”, reivindicou.

Para Wellington, o teleagendamento de consultas, sistema já adotado em outros estados, poderia atenuar tal cenário.

“Almejando atenuar tal problemática, solicitamos hoje que a Secretaria Municipal de Saúde da capital maranhense apreciasse a possibilidade de implantar o teleagendamento para marcação de consultas. Através do teleagendamento, o cidadão maranhense não mais precisaria passar a madrugada para conseguir marcar uma consulta. Há muitos desafios a serem superados, mas nenhum deles deve se sobrepor à dignidade de cada maranhense. O cidadão merece respeito e a saúde é um direito de todos e, também, dever do Estado”, enfatizou o deputado.

Perseguição: governo exonera delegado recordista em apreensão de drogas

Mesmo recordista em apreensão de drogas, Cláudio Mendes foi sacado da Denarc
Mesmo recordista em apreensão de drogas, Cláudio Mendes foi sacado da Denarc

Não há outro motivo senão perseguição política para a exoneração do delegado Cláudio Mendes, recordista em número de prisões de traficantes e de apreensões de drogas na região metropolitana de São Luís e no interior, do cargo de titular do Departamento de Narcóticos (Denarc). Só no primeiro semestre deste ano, a equipe chefiada por Mendes apreendeu mais de 500 quilos de entorpecentes, mas nem o extraordinário resultado convenceu o sistema de segurança – ou alguma instância superior – de que ele deveria permanecer na função.

Fontes do blog na Polícia Civil garantem que o delegado foi sacado do cargo que vinha ocupando há anos com extrema dedicação, profissionalismo e coragem apenas por manter relação de amizade com o ex-secretário de Segurança Pública e atual deputado federal Aluísio Mendes, ligado ao grupo derrotado ano passado nas urnas pelos comunistas chefiados pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Muitos policiais civis lamentaram a exoneração de Cláudio Mendes, delegado que se destacou pela eficiência e pelo empenho no combate ao tráfico na capital e em dezenas de outras cidades do Maranhão. Sua saída da Denarc representa uma grave perda para a sociedade. Foi também uma despedida melancólica pela razão mesquinha revelada por informantes da própria polícia.

A versão oficial é de que Cláudio Mendes, cujo estilo de trabalho é muito mais operacional, foi sacado do posto para dar lugar a um delegado com perfil de gestor. Um motivo, no mínimo, discutível, já que a experiência, o arrojo e a idoneidade são fundamentais para fazer frente ao poderio dos traficantes.

Deputado Wellington propõe diálogo para por fim à greve dos policiais civis

Wellington se colocou à disposição das categorias em greve e propôs o diálogo dos civis com o governo
Wellington se colocou à disposição das categorias em greve e propôs diálogo entre policiais civis e governo

O deputado Wellington do Curso (PPS) participou, na tarde desta terça-feira (4), de uma reunião entre os representantes do Sindicato dos policias civis do Maranhão (SINPOL) e a Comissão de Segurança Pública da Assembleia para discutir assuntos referentes à greve dos civis, anunciada na tarde de ontem (3).

A reunião aconteceu no Plenarinho da Casa Parlamentar e contou com a presença do deputado Júnior Verde (PRB), do presidente e vice-presidente do SINPOL, Heleudo Moreira e Fabrício Magalhães, respectivamente, e policiais grevistas.

Os policiais, que estão no segundo dia de greve, reivindicam uma política de valorização da categoria, a retirada de presos das delegacias, além do aumento do efetivo e o pagamento retroativo do piso salarial em no máximo três parcelas, referente ao período de janeiro a julho e, de acordo com o presidente do Sindicato, o governo do Estado ainda não se posicionou sobre o assunto.

Ao fazer uso da palavra, o parlamentar, que desde o início do seu mandato sempre defendeu a Segurança Pública, se colocou à disposição das categorias em greve e propôs o diálogo entre policiais civis e governo.

“Como representante do povo e da segurança pública, independente de querelas políticas, o meu posicionamento é e sempre será em defesa dos policiais, da segurança publica, da sociedade e nesse momento não será diferente.

A greve de vocês é legítima, justa, pois é por anseios não atendidos. Uma das maiores preocupações que permeia a realidade atual é a (in)segurança pública. Reafirmo o meu compromisso com a categoria para que juntos possamos mediar, de forma conciliatória, essa possível negociação com o governo do Estado. Defendo que o diálogo seja reaberto e nós possamos encontrar uma saída para a segurança do Maranhão. A minha voz é a voz de vocês no Parlamento”, enfatizou o deputado Wellington.

Novo sistema regulariza abastecimento de água no conjunto Maiobão e adjacências

Prefeito Josemar Sobreiro conversa com técnico sobre novo sistema de abastecimento de água
Prefeito Josemar Sobreiro conversa com técnico sobre novo sistema de abastecimento de água

O prefeito de Paço do Lumiar Josemar Sobreiro (PR) visitou, na manhã desta terça-feira, 04, o novo sistema de abastecimento de água do conjunto Maiobão, administrado pela concessionária Odebrecht Ambiental, que contempla poço, adutora e reservatório capaz de atender de forma direta mais de 30 mil pessoas, 24horas por dia. O investimento representa mais qualidade de vida, uma vez que, o conjunto Maiobão, o maior do município, registrou ao logo dos seus mais de 30 anos de existência a escassez do líquido nas torneiras.

A gestão do prefeito Josemar preocupada em sanar com o problema investiu na concessão pública para a exploração do serviço de água e esgoto. “O que observamos hoje é a satisfação dos moradores do Maiobão e bairros próximos que não necessitam mais carregar baldes d’água e convier com a alternância do abastecimento. Em menos de seis meses a Odrebrecht Ambiental entrega o primeiro sistema de abastecimento de água para região, um benefício que significa compromisso com a qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou o prefeito.

O reservatório do Maiobão que estava desativado foi recuperado e colocado em operação novamente. O novo investimento representa um incremento de mais de 3,8 milhões litros de água por dia no abastecimento, possível graças a perfuração de poços tubulares profundos.

Prefeito Josemar e auxiliares conheceram novo sistema de abastecimento de água do Maiobão
Prefeito Josemar Sobreiro e auxiliares conheceram novo sistema de abastecimento de água do conjunto Maiobão

Para Helder Dantas, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental, o interesse do gestor municipal pela regularização do serviço foi de extrema importância, uma vez que os moradores conviviam há anos com o rodízio de água nas residências. “Essa primeira etapa da ampliação e modernização dos serviços tem como objetivo garantir água tratada com regularidade e pressão adequada. Deste modo, as casas passam a ser abastecidas 24 horas por dia, sete dias por semana, cumprindo nosso compromisso de melhoria dos serviços”, explicou.

A segunda etapa dos investimentos está prevista para 2016, com intervenções de esgotamento sanitário e ainda, ações constantes de manutenção e expansão do sistema de abastecimento de água atendendo também, às comunidades da zona rural.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima