De microfone em punho, petista Marlon Botão puxa os coro dos manifestantes pró-Dilma na Rua Grande
Um pequeno grupo de manifestantes realizou, na tarde de hoje, na Rua Grande, um ato público em repúdio ao suposto “golpe” contra o mandato da presidente Dilma Rousseff. São Luís foi uma das capitais a reunir militantes em defesa do PT e da chefe do Poder Executivo federal.
Na foto, o petista Marlon Botão, presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), aparece puxando o cortejo, de microfone na mão.
Também participaram do ato representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de sindicatos, do PCdoB, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), membros de movimentos sociais, entre outros cidadãos e instituições engajados à causa.
Depois de anos de ostentação, prefeita Lidiane está foragida
A jovem e bela prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), deve ter se arrependido amargamente dos arroubos de ostentação que protagonizou desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro de 2013, com apenas 22 anos de idade. Após ter “herdado” a candidatura do namorado, Beto Rocha, e saído vencedora nas urnas, ela passou a tratar o dinheiro público como seu patrimônio, causando indignação no povo que a elegeu e despertando a atenção do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, que deflagrou hoje a Operação Éden, com o intuito de reprimir desvio de recursos públicos no município, distante 275 quilômetros de São Luís.
O cargo de prefeita proporcionou a Lidiane uma vida de luxo, que ela não fazia a mínima questão de esconder. Ainda na flor da idade, com apenas 25 anos, a gestora foi pilhada em sucessivos episódios de malversação.
Frequentemente, transferia para sua conta bancária pessoal recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinados aos cidadãos de Bom Jardim, cidade com alto índice de pobreza, assim como tantos outros grotões do interior do Maranhão. Certa vez, gastou a astronômicos R$ 4 mil com a compra de vinhos para um jantar nada singelo.
Beto Rocha, namorado da prefeita e secretário de Assuntos Políticos, e Antônio Cesarino, secretário de Agricultura, não tiveram a mesma sorte e foram presos na operação da PF
Em meio ao abalo provocado pela presença da PF em Bom Jardim e temendo o risco de ir para a cadeia, pois a Justiça Federal também expediu mandado de prisão contra ela, Lidiane tomou rumo ignorado e está foragida. Já o namorado, Beto Rocha, que também é seu secretário de Assuntos Políticos, e o secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, o Antônio Cesarino, não tiveram a mesma sorte e foram detidos.
Para quem tanto ostentou luxo e desdenhou da lei e dos cidadãos que a elegeram, assumir a condição de foragida é uma triste ironia.
Deputado Wellington diz que sua intenção não é interferir nos atos do governo, mas sim defender os servidores
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou suas redes sociais, na manhã de hoje (20), para fazer um apelo ao Governador Flávio Dino, a fim de que ele retirasse a Ação nº 36.586, que pretende cortar em 21,7% os salários dos servidores do Estado.
Ao fazer a solicitação, Wellington destacou a importância do diálogo e ressaltou que não quer, de forma alguma, interferir nos atos do Executivo, mas atuar em defesa dos servidores do Maranhão.
“Os servidores públicos do Maranhão têm enfrentado uma situação um tanto quanto insatisfatória quanto à Ação nº 36.586, que pretende cortar em 21,7% os salários de tais servidores. Bem sabemos que tal percentual é um direito assegurado até mesmo pela Suprema Corte Brasileira, indo na contramão de tal redução. Por acreditar que antes de qualquer ato jurídico deve-se enfatizar o social, faço aqui um apelo público ao governador Flávio Dino para que retire a Ação Rescisória N.° 36.586 e se reúna com os servidores do Estado, a fim de debater, dialogar e, só então, tomar uma decisão”, enfatizou o parlamentar que se colocou à disposição dos servidores para intermediar junto ao Governo do Estado.
Técnicos e líderes comunitários participaram de capacitação sobre o processo de identificação social e cultural de povos e comunidades tradicionais
As entrevistas serão realizadas em todo o município a partir do mês de setembro, por membros da Comissão Provisória de Política de Promoção da Igualdade Racial – COPPIR, assistentes e orientadores sociais. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES – deu início nesta quinta-feira, 20, a uma capacitação de técnicos e lideranças comunitárias sobre o processo de identificação social e cultural de povos e comunidades tradicionais.
A formação segue até esta sexta-feira, 21, no Convento das Ir. da Purificação, no Maiobão, com a participação de psicólogos e sociólogos facilitadores do Instituto Intelectu’s, responsáveis pela apresentação da metodologia de treinamento aos pesquisadores e representantes de associações de moradores e lideranças comunitárias. “Neste encontro nortearemos de forma teórica e prática de como será executada a pesquisa nas comunidades de Paço do Lumiar. O treinamento será embasado nas formas adequadas de abordagem e comunicação, ética e imparcialidade, entre outros aspectos”, definiu a psicóloga, Anna Kelly Frota.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, esta primeira formação da COPPIR e entidades representantes da sociedade civil nos fazem conhecer um pouco da realidade das comunidades e seus anseios. “Com este trabalho de identificação e mapeamento nós, como poder público, e desta forma podemos intervir com políticas afirmativas em vários setores”, pontuou.
Presente na abertura da Formação, o gestor de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), Alexandre Magno Muniz, que destacou essa importante iniciativa da Prefeitura Municipal em realizar estudos técnicos de grande abrangência na região para mapeamento de áreas habitadas por comunidades tradicionais.
“A pesquisa vai servir pra gente acompanhar as dificuldades enfrentadas por esse público em vários setores do município, além de conhecer mais afundo a sua história social e cultural”, comentou Kátia Maria Moura, da Associação de Moradores do Residencial Sítio Natureza.
Senador Roberto Rocha (ao centro) é o autor do projeto, que teve como relator Capiberibe (à direita)
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (19) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 217/2015, do senador Roberto Rocha (PSB-MA), que determina que, nas escolas situadas nos municípios onde há extrema pobreza, deverá ser destinado o dobro em valores per capita de merenda escolar em relação às demais cidades, para cada etapa e modalidade de ensino.
O relatório aprovado foi elaborado pelo senador João Capiberibe (PSB-AP) e deixa claro que os municípios em extrema pobreza são aqueles nos quais 30% ou mais das famílias nele residentes façam parte do cadastro dos programas Brasil sem Miséria ou Bolsa Família. O senador Roberto Rocha comemorou a aprovação da proposta, que agorá será analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
– Nesses lugares, quando chega a época das férias escolares, infelizmente é comum vermos crianças chorando de fome. A merenda escolar é a principal refeição que eles fazem, são os filhos da fome – lamenta.
A mesma observação foi feita por Capiberibe, que considera a proposição um passo a mais no combate à fome no país.
– Temos que encarar os fatos de frente, em muitas áreas rurais a principal motivação das crianças pra ir à escola ainda é a merenda – disse. O senador ainda defende a proposta por seu viés de combate às desigualdades regionais.
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, utilizou a tribuna, na manhã desta quarta-feira (18), para convidar os radialistas, jornalistas e profissionais da Comunicação para a Audiência Pública, solicitada por ele, junto ao Sindicato dos Radialistas, que discutirá sobre a importância do profissional de comunicação para a sociedade.
Por entender a importância dos comunicadores no processo de socialização e democratização de ideias e informações, Wellington, que sempre teve um bom relacionamento com a imprensa maranhense, foi um dos primeiros parlamentares a promover discussão sobre os interesses da classe no parlamento estadual.
Na oportunidade, o parlamentar reafirmou que sempre estará à disposição para ser a “voz” da comunicação no parlamento.
“É de fundamental importância que prestigiemos e valorizemos os profissionais de comunicação para que se sintam estimulados a se aprimorarem cada vez mais. Por enxergar a comunicação como o agente de industrialização e conteúdo cultural capaz de ser transmitido pelos meios de comunicação de massa, convido a todos os jornalistas, blogueiros, comunicadores e radialistas para que, na próxima sexta-feira, às 14h, possamos realizar a audiência pública na Assembleia Legislativa, no Auditório Fernando Falcão, em defesa da comunicação e da liberdade de expressão, objetivando discutir os direitos trabalhistas da classe, entre eles: o piso salarial; a oficialização do registro dos profissionais; o melhoramento da estrutura do sindicato; a organização da classe patronal; determinação do uso da voz em propagandas publicitárias ou rádio; sindicalização permanente que visa conversar com os trabalhadores, para que eles se sintam representados entre outros”, ressaltou.
A audiência pública acontecerá nesta sexta-feira (21), a partir das 14 horas, no auditório Fernando Falcão (Assembleia Legislativa), e contará com a participação do Sindicato dos Radialistas, profissionais da comunicação, Secretaria de Estado da Comunicação, Delegacia Regional do Trabalho, Secretaria Municipal de Comunicação, rádios AM/FM dentre outros órgãos representativos da classe.
Parque Municipal das Dunas terá área de 42 hectares, para construção de equipamentos públicos de preservação ambiental
O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) reuniu-se na tarde desta terça-feira (18) com o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmam), Marco Aurélio Diniz, para tratar sobre o andamento dos projetos que ele, como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, está trabalhando, e que visam à conservação e preservação das áreas verdes de São Luís. Entre eles, está o projeto de construção do parque Municipal das Dunas, uma área de 42 hectares, onde deverão ser construídos equipamentos públicos de preservação ambiental, que beneficiará toda a população do município.
A área fica localizada na Avenida Litorânea, próxima a Praça do Pescador, até a subida do hotel Pestana. O projeto do Parque das Dunas contemplará dois módulos temáticos.
O primeiro módulo é de segurança, onde será estabelecido o grupamento da Polícia Ambiental Municipal. O segundo, denominado módulo de visitação, será composto de auditório, museu marítimo e naval, além de um Centro de Ciências do Mar, que será conveniado com instituições acadêmicas. O projeto também prevê que todas as instalações do parque terão energia eólica e solar.
“O Parque Municipal das Dunas será construído em uma área importante para o controle ambiental, visto que ela serve como corredor ecológico para pássaros, réptil e outros animais pequenos. E o nosso objetivo é trabalhar para que haja no nosso município, uma política não só de reflorestamento, mas também de aproveitamento e de utilização sustentável dessas áreas verdes, de modo que a população se beneficie, tendo ao mesmo tempo a consciência de que é necessário saber preservá-la”, disse Roberto Rocha Júnior.
O secretário Marco Aurélio Diniz afirmou que todo o levantamento topográfico da área já foi realizado e que a secretaria já está fazendo o estudo da fauna e da flora da região.
“A idéia da criação desse Parque Municipal foi a partir de uma preocupação que o vereador Roberto Rocha Júnior teve com a revisão do plano diretor, mais especificamente no que se refere ao macrozoneamento. E nós abraçamos essa ideia, pois a nossa intenção é ajudar na preservação de uma área muito importante para o equilíbrio da nossa fauna e flora, que é bastante especulada pelo setor imobiliário”, afirmou.
Pereirinha pede ordenamento do tráfego no Cohatrac
Pereirinha pede sinalizações horizontal e vertical e faixas de pedestres no Cohatrac
O crescimento populacional da área do Cohatrac, que compreende várias unidades residenciais, exige que seja realizado estudos técnicos para promover a mobilidade urbana. Para disciplinar o trânsito no conglomerado dos conjuntos do Cohatrac (I, II, III e IV) e bairros do entorno, o vereador Antônio Isaías Pereirinha (PSL) está solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, a instalação de sinalizações horizontal e vertical em ruas e avenidas do Conjunto Residencial. Na proposta, o vereador Pereirinha sugere que o prefeito de São Luís determine ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Francisco Canindé Barros, que viabilize, por meio de estudos técnicos, a ordenação do tráfego com sinalizações horizontal e vertical e de faixas indicativas para pedestres.
O requerimento do parlamentar será apreciado e votado pelo plenário da Câmara Municipal de São Luís. Após a tramitação a proposta do vereador Pereirinha será encaminhada ao prefeito de São Luís.
Chaguinhas reivindica recuperação da Rua da Vitória
Francisco Chaguinhas pede inclusão da Rua da Vitória no cronograma de obras da Semosp
O vereador Francisco Chaguinhas (PSB) está solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, a intervenção do poder público na execução de serviços de infraestrutura na Rua da Vitória, no Bairro de São Cristóvão. Com o fim do período chuvoso, o parlamentar propõe ao prefeito de São Luís que autorize o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a inclusão desta via pública no cronograma de obras da Semosp. A Rua da Vitória, segundo o parlamentar, necessita de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica para proporcionar acesso aos moradores e aos veículos automotores, pois a via pública se encontra totalmente intrafegável. A proposta do vereador Francisco Chaguinhas, que atende a uma reivindicação dos moradores da Rua da Vitória, será levada a apreciação e votação no plenário da Câmara Municipal de São Luís e, posteriormente, encaminhada ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior que adotará as providência.
Barbosa Lages quer melhorias para a Vila Esperança
Vereador Barbosa Lages
Atendendo reivindicações dos moradores das Ruas Carlos Leôncio, Nossa Senhora de Fátima e 1º de Maio, na Vila Esperança, o vereador Barbosa Lajes (PDT) está solicitando, que após aprovação do plenário da Câmara Municipal de São Luís, seja encaminhado ofício ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, solicitando a execução de serviços de asfaltamento nestas vias públicas. O vereador Barbosa Lajes sugere, em sua proposta, que o prefeito autorize o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a inserir as obras de recuperação asfálticas destas vias públicas no cronograma de serviços a serem realizados pela Semosp. Barbosa Lajes também apresentou requerimento solicitando melhorias em várias vias públicas na Vila Valian. O parlamentar sugere em sua proposta que o prefeito determine ao secretário Municipal de Obras e Serviços Público, Antônio Araújo, que execute os serviços de asfaltamento das Ruas Leste Oeste, Colibri e dos Curiós, na Vila Valian.
Prefeito Josemar Sobreiro e o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Leonardo Bruno, com o governador Flávio Dino na apresentação das linhas de ônibus
O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro participou, na manhã desta quarta-feira, 19, no Aterro do Bacanga, em São Luís, do lançamento da linha de ônibus Expressa Metropolitana. A apresentação serviço de transporte semiurbano foi conduzida pelo Governador do Estado, Flávio Dino PCdoB e do Presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana – MOB, José Artur Cabral.
De acordo com o prefeito Josemar, as linhas semiurbanas serão mais uma via alternativa de deslocamento dos usuários luminenses com destino a São Luís e São José de Ribamar. “Com a ampliação do serviço de transporte coletivo uma grande parcela da população sairá beneficiada, com mais essa política de mobilidade entre as cidades da região metropolitana”, destaca.
Durante o evento, Josemar tratou com empresários do setor e Governo do Estado, meios para a inserção de uma rota da Linha Expressa Metropolitana pelas vias do conjunto Maiobão e bairros adjacentes. A demanda passará por estudos técnicos junto aos técnicos estaduais e municipais.
A Linha Expressa Metropolitana é composta de 10 ônibus para atendimento de até 70 passageiros por veículo com adaptação de assentos para pessoas com deficiências. O percurso entre as três cidades será por meio da MA201, com pontos de embarque e desembarque específicos.
Comentários