Deputado Wellington questiona destino de R$ 33 milhões que serão gastos pela Prefeitura de São Luís

Deputado Wellington solicitou revogação imediata da contratação do ISEC
Deputado Wellington solicitou revogação imediata da contratação do ISEC

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer, mais uma vez, referência à “imoralidade” que, segundo ele, permeia a administração pública de São Luís. Há duas semanas, o parlamentar já havia questionado a suspeita de desvio de dinheiro público que deveria ter sido utilizado para a construção de uma ponte, a Pai Inácio, no Turu.

Desta vez, a denúncia do parlamentar faz referência aos 33 milhões de reais que a Prefeitura de São Luís suplementou, elevando em mais de 114 mil por cento o orçamento da Secretaria Municipal Extraordinária de Governança Solidária e Orçamento Participativo. A justificativa dada pela Gestão Municipal para a suplementação é a contratação do Instituto Superior de Educação Continuada-ISEC, que possui idoneidade questionável, em razão de já ter sido denunciado por diversas na Justiça por supostas irregularidades.

Ao se pronunciar, Wellington mais uma vez saiu em defesa dos ludovicenses ao denunciar o valor exorbitante de 33 milhões para a contratação do ISEC e os serviços que serão prestados. Na ocasião, questionou, ainda, a não construção da Maternidade que deveria ser construída no bairro Cidade Operária, além de 25 creches, anunciadas pela atual gestão em fevereiro de 2014.

“Por decreto, a Gestão Municipal suplementou em mais de 33 milhões de reais o orçamento da Secretaria Municipal Extraordinária de Governança Solidária, sob a justificativa de contratação do ISEC. Como se não bastasse contratar um Instituto com idoneidade censurável, o objetivo da contratação é ‘aculturamento das discussões sociais’ e ‘mapeamento das entidades sociais do município e sua regularidade’. Então, não há cultura política nas discussões sociais com a sociedade civil organizada? Não existe um registro público de entidades sociais para verificar a sua regularidade? Eu não quero acreditar que estamos destinando mais de 33 milhões para ‘fazer’ o que já foi feito. Ora, acaso não temos pontos mais importantes? E a saúde? E a educação?”, indagou o deputado.

Ao final do discurso, Wellington foi enfático ao solicitar a revogação imediata da contratação do ISEC, sugerindo que os 33 milhões fossem efetivamente destinados aos anseios dos ludovicenses, sendo aplicados na saúde, educação ou transporte público. O parlamentar protocolou, também, um requerimento, destinado ao Tribunal de Contas do Estado, solicitando que instaure uma auditoria no processo administrativo de contratação do ISEC pela prefeitura de São Luís.

Balanço da IX Conferência Municipal de Saúde de Paço do Lumiar

Participantes se dividiram em três grupos, formados para escolher as propostas a serem aprovadas e levadas à conferência nacional
Participantes se dividiram em três grupos, formados para escolher as propostas a serem aprovadas e levadas à conferência nacional

Duzentas e trinta e oito (238) pessoas participaram da IX Conferência Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, que aconteceu nesta quarta-feira (09) no Instituto De Ensino Superior Franciscano (IESF) no bairro Maiobão. Trabalhadores da saúde, estudantes, gestores, funcionários do poder público, convidados e a comunidade em geral estiveram presentes e lotaram o auditório da Faculdade. O tema deste ano foi, “Saúde Pública de qualidade Para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Luminense”.

Durante a tarde, os participantes da Conferência se dividiram em três grupos, que foram formados para discutir sobre a escolha das propostas a serem aprovadas e levadas à conferência nacional que acontecerá entre 23 e 26 de novembro em Brasília (DF). Os delegados escolhidos por voto durante o evento ficaram encarregados das escolhas das propostas registradas em ata.

“Já participei de cinco conferências municipais de saúde aqui em Paço do Lumiar, e sei que é um trabalho contínuo e lento, devemos ter cada vez mais projetos em prática, e para isso temos que levar boas propostas para a conferência nacional, só assim conseguiremos algum avanço na saúde, sem apoio Federal as coisas não caminham tão rápido. Não podemos pedir do prefeito sem participar como cidadãos, sei que quatro anos é pouco tempo para mudar uma cidade que vinha sofrendo há décadas, mas aos poucos reconstruiremos Paço do Lumiar”, afirmou Maria Luzia do Nascimento, moradora do município há vinte anos e conselheira de saúde municipal.

Morgana Matos, enfermeira, tem 35 anos e também participou da IX Conferência de Saúde Municipal de Paço do Lumiar, ela disse ter gostado muito, “é importantíssimo estar presente nesses momentos em que discutimos as melhorias para a saúde do nosso município. Espero que as propostas aprovadas venham a ser cumpridas e principalmente que tragam qualidade de vida para a população de Paço Do Lumiar”, concluiu Morgana com convicção da sua participação civil para a evolução do município.

Os principais temas das discussões para a criação das propostas foram: direito à saúde, garantia de acesso e atenção qualificada; participação e controle social; financiamento do SUS e relação público-privado e gestão do SUS e modelos de atenção à a saúde.

Novo plano de negócios da S.C.A.

O diretor comercial Antônio Marcos Lopes, a arquiteta Patrícia Soledad, Alexandre Choairy e a filha
O diretor comercial Antônio Marcos Lopes, a arquiteta Patrícia Soledad, Alexandre Choairy e a filha

O mercado de móveis planejados está em alta, não há dúvidas. Mesmo com a crise financeira, é uma fatia do mercado que não para de crescer e usa da criatividade para estar sempre na crista da onda. Um bom exemplo é a marca gaúcha S.C.A., cuja franquia em São Luís, com loja instalada na Avenida dos Holandeses, recentemente promoveu coquetel para anunciar novo plano de negócios. Clientes, arquitetos, designers, empresários, colaboradores, amigos e imprensa foram recepcionados pelos executivos Alexandre Chuairy e Antônio Marcos Lopes, que estão à frente da empreitada. Os empresários falaram, em caráter oficial, sobre a estratégia de posicionamento da marca no mercado local, alicerçada em cases de sucesso como o Cirque du Soleil,  tema do encontro.

Prefeitura apresenta instalações de núcleo de atendimento a estudantes com superdotação

Instalações do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação
Instalações do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou as instalações do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS). Localizado à Rua de Santana, nº 415, Centro, o espaço contém sala de cinema, artes, jogos, auditório para teatro e exibição de filmes, biblioteca com acervo de cerca de 500 livros e salas para o mapeamento dos interesses, habilidades e dificuldades dos estudantes com características de altas habilidades ou superdotação. As atividades do núcleo iniciarão no dia 14 de setembro, recebendo, de forma piloto, 26 estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Carlos Madeira, Alberto Pinheiro e Rubem Teixeira Goulart.

O secretário Geraldo Castro Sobrinho participou da solenidade de apresentação do espaço, na última semana, ao lado da promotora de justiça de Defesa da Educação, Luciane Belo, da secretária adjunta de Ensino, Leonia Araújo, e da superintendente da área de Educação Especial da Semed, Dalvina Ayres.

O titular da Semed cumprimentou a equipe pelo trabalho e reforçou que a inauguração do núcleo segue a diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, reforçando a política de educação inclusiva desenvolvida pela Prefeitura de São Luís. “Este núcleo é uma prova do compromisso da atual gestão com o desenvolvimento da nossa cidade. Aqui os estudantes poderão desenvolver ainda mais suas habilidades, trabalhar seus pontos de dificuldades, adquirir experiências e enriquecer seus conhecimentos. Este espaço é uma conquista da cidade de São Luís”, destacou Geraldo Castro Sobrinho.

Secretário Geraldo Castro reforçou que a inauguração do núcleo segue a diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, reforçando a política de educação inclusiva
Secretário Geraldo Castro reforçou que a inauguração do núcleo segue a diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, reforçando a política de educação inclusiva

A promotora Luciane Belo parabenizou a Prefeitura de São Luís pela conquista. “Estão todos de parabéns. Quero destacar que o que faz prosperar é a ação; a omissão faz regredir”, discursou a promotora de Justiça de Defesa da Educação.

Desenvolvimento

O NEECAHS tem por objetivo desenvolver metodologias e estratégias pedagógicas com vistas à identificação de interesses e confirmação das potencialidades dos estudantes com características de altas habilidades ou superdotação. Além do trabalho pedagógico, os estudantes atendidos pelo núcleo contarão com o apoio da equipe multidisciplinar da Semed, composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais. O Núcleo também oferecerá apoio pedagógico ao professor, orientação à família, e terá parcerias com instituições de ensino superior, para oferecer cursos de formação sobre altas habilidades para professores da rede municipal.

Estudantes atendidos pelo núcleo contarão com o apoio da equipe multidisciplinar da Semed, composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais
Estudantes atendidos pelo núcleo contarão com o apoio da equipe multidisciplinar da Semed, composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais

Aldeneide Chaves Loureiro, 34 anos, é mãe de um dos estudantes que será atendido pelo núcleo. Ela elogiou as instalações do núcleo e disse que acredita que o filho de 10 anos, Ronald Loureiro Câmara, vai ter oportunidade de aprender mais. “Todas as professoras que o Ronald já teve sempre diziam que ele tinha facilidade de aprender, principalmente Matemática. Estou muito feliz e muito orgulhosa pelo meu filho”, declarou a dona de casa.

Ronald, estudante do 5º ano da U.E.B. Carlos Madeira, confirma o que a mãe disse. “Todas as minhas professoras sempre me elogiaram. Falam que sou bom aluno e que aprendo muito rápido”, garantiu. O estudante de desempenho brilhante em matemática também gosta de brincar, correr, assistir à televisão e claro, estudar. As habilidades de Ronald não se restringem ao estudo, pois também se destaca no esporte. “Adoro jogar bola e quero ser jogador de futebol”, afirmou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima