Universidade Ceuma é 1ª colocada entre instituições particulares do Maranhão em ranking da Folha

Universidade Ceuma foi a melhor colocada disparado, superando até a Uema
Universidade Ceuma foi a melhor colocada disparado, superando até a Uema

O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta segunda-feira (14) o Ranking Universitário da Folha (RUF), com a avaliação de 192 instituições de ensino superior no Brasil. A instituição maranhense mais bem colocada no ranking geral é A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com nota 58,40. A Universidade Ceuma foi a segunda, com nota 29,41 e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a terceira colocada, com a nota 26,50.

O levantamento feito pela Folha de S. Paulo chega à sua quarta edição. Segundo a publicação, esta é “a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do país”.

A avaliação é feita com base em cinco critérios: pesquisa (nota máxima de 42 pontos), ensino (nota máxima de 32 pontos), avaliação do mercado (nota máxima de 18 pontos), internacionalização (nota máxima de 4 pontos) e inovação (nota máxima de 4 pontos). Cada um dos critérios é subdividido em itens, que podem ter diferentes pesos na nota de cada critério.

Ceuma é a melhor entre as particulares

Entre as universidades particulares, a Universidade Ceuma foi a melhor colocada disparado, superando até a Uema. “É uma avaliação nacional, que mostra que a Universidade Ceuma está em uma escala crescente em termos de qualidade de ensino. A avaliação só vem confirmar o que as avaliações do MEC têm mostrado. A nossa instituição, atualmente, tem, em sua maioria, cursos com conceito 3, muitos com nota 4 e até nota 5, de uma escala que varia de 1 a 5”, afirmou o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins.

Zé Inácio participa de assinatura de ordem de serviço para construção do IFMA em Mirinzal

Observado por Zé Inácio e pelo prefeito Amaury Almeida, Reitor Roberto Brandão assina ordem de serviço para construção do IFMA em Mirinizal
Observado por Zé Inácio e pelo prefeito Amaury Almeida, Reitor Roberto Brandão assina ordem de serviço para construção do IFMA em Mirinizal

O prefeito de Mirinzal, Amaury Santos Almeida (PDT), e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão, assinaram a ordem de serviço que autoriza a construção do Campus Avançado da instituição de ensino no município. O deputado Zé Inácio (PT) esteve presente ao ato, que contou ainda com a presença de prefeitos que integram os Consórcios da Região do Litoral Ocidental Maranhense – Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguarás).

O parlamentar, como um dos incentivadores da construção do IFMA em Mirinzal, relembrou que enquanto gestor do Incra doou o terreno onde será erguida a sede da instituição. “A doação do terreno para a construção do IFMA aqui em Mirinzal é uma ação que beneficiará não só agricultores, pescadores, quilombolas, mas também toda a comunidade do município e região da Baixada Maranhense”, destacou Zé Inácio.

O prefeito Amaury Almeida ressaltou a importância dada à educação em sua administração e relembrou a todos os presentes as construções e reformas de escolas e implantação dos programas para aumentar os indicadores do ensino na cidade. “Até hoje, estou caminhando para cumprir tudo que prometi em campanha, e a educação, sem duvida, é a área mais importante, pois só com a educação mudaremos a realidade do nosso povo. Essa obra proporcionará muito além da qualidade de ensino, será a redenção educacional da nossa região, e ainda, irá gerar emprego e renda à nossa cidade e em todo o Litoral Ocidental”, salientou o prefeito.

Doação

Em janeiro deste ano, Zé Inácio recebeu placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) durante o período em que esteve à frente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária do Maranhão (Incra). A entrega da placa foi realizada na Sede da Reitoria do IFMA e o parlamentar recebeu a placa das mãos do reitor Francisco Roberto Brandão Ferreira, que destacou os relevantes serviços prestados pelo então deputado à instituição de ensino.​

Mulher tem braço quebrado em nova contraofensiva da polícia de Flávio Dino a famílias sem-teto

Policiais botam famílias de sem-teto da Vila Nestor para correr em mais um ato de repressão às manifestações de rua
Policiais botam famílias de sem-teto da Vila Nestor para correr em mais um ato de repressão às manifestações de rua

A Polícia Militar voltou a usar, hoje, força desproporcional contra famílias da Vila Nestor, em Paço do Lumiar, que pela terceira vez protestaram contra o que chamam de omissão do Governo do Estado em relação ao drama da falta de moradia em que vivem. De novo, os sem teto foram recebidos com bombas e golpes de cacetete quando tentaram ter acesso à área do Palácio dos Leões. Uma mulher teve um braço quebrado e até o carro de som utilizado pelos manifestantes para transmitir os apelos foi apreendido.

Manifestantes que tentavam ter acesso à à área do Palácio dos Leões foram dispensados com bombas de efeito moral
Manifestantes que tentavam ter acesso à à área do Palácio dos Leões foram dispensados com bombas de efeito moral

O encontro entre a tropa e os sem-teto se deu no final da manhã, mais uma vez na Avenida Beira-mar, que voltou a ser bloqueada. As famílias da Vila Nestor decidiram voltar à rua depois de terem sido novamente ludibriados pelo governo com a promessa de que o problema seria resolvido.

Os sem-teto criticaram a recusa do governador Flávio Dino (PCdoB) em recebê-los desde o primeiro momento e denunciaram que ele sempre escala “secretários mentirosos para tentar enganá-los com falsas promessas”.

Feridos

Famílias de sem teto exibiram faixam com a mensagem "Fora, Flávio Dino" durante o protesto
Famílias sem teto exibiram faixa com a mensagem “Fora, Flávio Dino” durante o protesto na Beira-mar

De acordo com líderes do movimento, pelo menos 10 pessoas sofreram ferimentos e algumas foram encaminhadas a hospitais. O caso da manifestante que teve o braço quebrado foi registrado na Delegacia Especial da Mulher, enquanto ela era submetida a cirurgia.

Os sem-teto relataram uma série de outros abusos e agressões. O carro de som que contrataram para amplificar o clamor por moradia foi apreendido, um homem que vendia a água no ponto de concentração do movimento teve o dinheiro tomado, segundo ele, por policiais. Sem contar as intoxicações por gás e agressões com cacetetes, que se repetem desde o primeiro protesto.

Ladeira de acesso à Avenida Pedro II, onde fica o Palácio dos Leões, foi bloqueada pela polícia a mando do governo
Acesso à Avenida Pedro II, onde fica o Palácio dos Leões, foi bloqueado pela polícia a mando do governo

A truculência do aparelho de repressão montada pelo governo comunista se torna mais grave a cada manifestação reprimida. Uma prova inconteste de respeito à hierarquia.

Vídeo: apartamento pega fogo no Turu

Um incêndio ocorrido há alguns dias em um apartamento causou pânico em moradores do Gran Village São Luís, condomínio residencial localizado na área do Turu.

O apartamento incendiado fica no último andar de um dos blocos. Segundo testemunhas, a causa teria sido um carregador de celular conectado a uma tomada, próxima à janela, protegida por uma cortina. A proximidade entre a fonte de calor (o carregador conectado à tomada) e o material inflamável (a cortina) deu origem ao fogo. O vento se encarregou de propagar as chamas e a fumaça.

Nenhuma pessoa se machucou, mas uma cachorro que estava dentro do imóvel morreu.

Fica a dica: carregador de celular conectado próximo a cortinas ou a qualquer outro material inflamável é uma combinação que pode resultar em tragédia. Assista ao vídeo com imagens do incêndio:

[youtube 5YBUERLk-cM]

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima