Prefeitura de Paço do Lumiar inicia programação do Outubro Rosa

Prefeito Josemar Sobreiro   em reunião com a secretária da Mulher, Carla Sousa, e equipe responsável pela coordenação e execução da campanha
Prefeito Josemar Sobreiro em reunião com a secretária da Mulher, Carla Sousa, e equipe responsável pela coordenação e execução da campanha

O período de mobilizações pelo “Outubro Rosa” em Paço do Lumiar, foi aberto oficialmente pelo prefeito Josemar Sobreiro (PSDB) nesta quinta-feira, 1º, durante solenidade de apresentação de políticas para o público feminino e programação estabelecida pelas secretarias da Mulher e de Saúde, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar a atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Neste sentido, durante todo o mês de outubro serão realizadas várias atividades para marcar o movimento de orientação e prevenção à saúde da mulher.

As ações serão realizadas conjuntamente entre a SEMUP e SEMUS do município, tendo na programação, as “Palestras Rosa” de orientação e conscientização sobre a violência contra a mulher e cuidados com a saúde nas unidades básicas de saúde (UBS), intensificação dos exames preventivos do câncer do colo de útero e autoexame das mamas, blitz com panfletagem, e ainda, a permanência da Unidade Móvel de Mamografia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que realizará o exame em mulheres de Paço do Lumiar.

O prefeito Josemar observou que Paço do Lumiar avançou nas políticas de gênero e a implantação da secretaria da Mulher, na sua gestão, foi fundamental para essa conquista. “Estamos buscando recursos para a construção de um hospital maternidade para atender a população luminenses, em especial às mulheres com serviços essenciais à saúde”, disse.

A secretária da Mulher, Carla Sousa, destacou que a terceira edição do Outubro Rosa em Paço do Lumiar, é a confirmação do trabalho realizado em rede tendo como base a assistência plena às mulheres. “Aderimos à campanha para fortalecer a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama, patologia que tem vitimado mulheres de várias faixas etárias”, comentou.

Prefeito Josemar observou que Paço do Lumiar avançou nas políticas de gênero com implantação da Secretaria da Mulher
Prefeito Josemar observou que Paço do Lumiar avançou nas políticas de gênero com implantação da Secretaria da Mulher

Para a secretária de Saúde, Aíla Freitas, a saúde da mulher é uma das prioridades da gestão municipal e as mobilizações locais são essenciais para a prevenção. É um desafio diagnosticar e tratar o câncer de mama, por isso estamos trazendo a unidade de mamografia para as mulheres luminenses. Queremos nossas mulheres protegidas do câncer de mama e do colo uterino”, concluiu.

Campanha

No mês de Outubro é comemorado em todo o mundo o Movimento Popular conhecido como Outubro Rosa. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No ano de 2013, a Secretaria de Políticas para as Mulheres de Paço do Lumiar abraçou a causa e lançou a 1ª edição (2013) do Outubro Rosa no Município, através da assinatura do decreto-lei pelo Prefeito Josemar Sobreiro. Ainda inovou, pois além da prevenção do câncer de mama, acrescentou a prevenção do câncer de colo uterino. As ações aconteceram durante todo o mês de outubro por meio de palestras e consultas preventivas nos postos de saúde do município.

Programação:

Blitz Rosa: Paralisação do trânsito para divulgação da Campanha
Data: 07/10/2015 Local: Paranã (próximo ao posto SP)
Horário: 10:00h
Palestras “Rosa”: “Conscientização e Prevenção: juntas contra o Câncer de Mama Colo do Útero e Dia Nacional de luta contra a violência à mulher”.
Data: 15/10/2015
Local: UBS Maiobão
Horário: 10:00h
Dia “D”: Mutirão para o autoexame das mamas e exames preventivos.
Data: 16/10/2015
Local: Todos os Postos de Saúde do município
Horário: 8:00h às 17:00h
Panfletagens e Palestras: Lei Maria da Penha e Prevenção do Câncer de Mama e do Colo Uterino.
Data: 20/10/2015
Local: CEM Robson Campos Martins
Horário: 09:00h
Roda de Conversa: “A importância da prevenção para evitar o câncer de mama e de colo do útero.”
Data: 23/10/2015
Local: UBS Tambaú.
Horário: 10:00h
Palestra “Rosa” e exames: “Conscientização e Prevenção: juntas contra o Câncer de Mama Colo do Útero.
Data: 26/10/2015
Local: UBS Sede
Horário: 09:00h
Palestra “Rosa”: “Conscientização e Prevenção: juntas contra o Câncer de Mama Colo do Útero.
Data: 28/10/2015
Local: UBS Pirâmide
Horário: 09:00h
Encerramento: Autoexame de mamas – “mulher que é mulher, se cuida!”.
Data: 30/10/2015
Local: Viva Maiobão
Horário: 08:00h às 12:00h

O charme e a boa música de Thaís Moreno

Thais Moreno com o parceiro musical Gerrard Lima
Thais Moreno com o parceiro musical Gerrard Lima (Foto: Biné Morais/O Estado)

Com agenda lotada de shows e um CD na praça, a cantora Thaís Moreno vem se consolidando como uma das principais atrações da noite em São Luís. A maranhense, que já participou de uma das edições do programa Ídolos, do SBT, vem fazendo fama com sua voz, charme e beleza marcantes.

Além dos dotes vocais, o carisma da artista faz a diferença. A empatia com o público é imediata a cada apresentação. Tendo como parceiro o cantor Gerrard Lima e acompanhada por uma banda muito bem entrosada e afinada, Thaís Moreno é sinônimo de boa diversão para os amantes do forró, do sertanejo, do pop e demais gêneros musicais que ela interpreta com rara competência.

Com talento e ânimo de sobra, a cantora prova a cada show que veio para ficar. E aos poucos vai conquistando seu espaço. Seja em bares como Por Acaso, Gallery e Filial Boteco, na Lagoa da Jansen; Mariposa, no Calhau, e Beach Bar, na Avenida Litorânea, seja em festas particulares, Thaís Moreno esbanja e vai pavimentando sua carreira solo, após despontar na música com integrante de bandas como Sambaceuma, QSamba e Menina Assanhada.

Sobre o CD, são 17 faixas, que misturam músicas autorais com canções já consagrados por artistas como Jorge & Mateus, Péricles, a banda Aviões do Forró, entre outros nomes de sucesso.

Thaís Moreno fará, nesta sexta-feira (2), uma participação especial na gravação do CD da cantora Ailana Lee, no bar Por Acaso (Lagoa da Jansen). O show começa às 22h e é uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho da artista ou se encantar novamente com sua beleza voz e charme indiscutível.

Abaixo, um vídeo com uma amostra do talento de Thaís Moreno durante apresentação no Mandamentos Hall:

[youtube Pcs4RBZoINA]

Roberto Rocha Junior solicita ao governo Restaurante Popular para o João de Deus

Roberto Rocha Júnior quer Restaurante Popular para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social
Roberto Rocha Júnior quer Restaurante Popular para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social

O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) apresentou na quarta-feira, 30, no plenário da Câmara Municipal, indicação ao Governo do Estado, solicitando a implantação de um Restaurante Popular no bairro João de Deus, em São Luís.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de beneficiar as famílias de baixa renda, trabalhadores formais e informais, idosos, estudantes, desempregados, moradores de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social.

“O Estado precisa ampliar o direito constitucional dos cidadãos, garantindo o acesso às pessoas e às famílias que residem nos bairros mais carentes e que vivem em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.Precisamos garantir que elas tenham uma alimentação saudável, de qualidade e a preços acessíveis”, disse o vereador.

O programa Restaurante Popular está integrado à rede de ações do Fome Zero, que foi estabelecido em 2003 pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As refeições são balanceadas e preparadas com a supervisão de nutricionistas.

São Luís possui sete restaurantes populares e cada refeição custa apenas o valor simbólico de R$ 1,00.

A indicação do parlamentar foi aprovada por todos os vereadores presentes na sessão e encaminhada ao Governo do Estado.

Deputado Wellington apresenta ações em defesa dos profissionais de comunicação do Maranhão

Para Wellington, profissionais de comunicação não são valorizados em concursos promovidos pela administração pública
Para Wellington, profissionais de comunicação não são valorizados em concursos promovidos pela administração pública

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) apresentou, na manhã desta quarta-feira (30), durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, três indicações em defesa dos profissionais de comunicação: uma encaminhada ao governo do Estado, na qual solicita a possibilidade da implantação dos cargos de jornalista, radialista e assessor de imprensa no quadro de profissionais do âmbito estadual; e as outras ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), e ao presidente da Câmara de Imperatriz, José Carlos Soares (PV), solicitando a inclusão dos cargos de jornalista, radialista e assessor de imprensa nos próximos concursos a serem realizados pela prefeitura de Imperatriz e pela Câmara do município.

Ao fazer referência à Carta Magna de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, o parlamentar, que desde o início do seu mandato se disponibilizou a ser a “voz” da comunicação no parlamento estadual, destacou, ainda, a necessidade da igualdade de oportunidades na disputa a cargos ou empregos na Administração Pública através do Concurso Público, principalmente para a classe dos profissionais de comunicação que, segundo ele, são agentes democratizadores da informação com qualidade e não vêm tendo a devida valorização.

“A Lei Magna de 1988 visou ensejar a todos iguais oportunidades de disputar cargos ou empregos na Administração Pública direta e indireta, sendo o Concurso Público um instrumento democrático que proporciona o próprio exercício da cidadania, enfatizando, assim, a relevância da solicitação por ora apresentada. Em tempos modernos, onde a tecnologia, as redes sociais e a inovação caminham de mãos dadas, onde as pessoas, os gestores, os organismos públicos e privados precisam estar sincronizados e conectados, percebe-se que apesar de todo um avanço técnico-científico existem lacunas ao desenvolver o lado humano das pessoas enquanto colaboradores, funcionários e servidores. Há muito trabalho e complexidade em equalizar o Capital Humano e o Desenvolvimento das Empresas na busca constante em desenvolver os talentos humanos, qualificando-os de forma eficiente e eficaz. Por acreditar ser a comunicação uma política de gestão, além de enxergar os profissionais da imprensa como agentes democratizadores da informação com qualidade podendo, assim, exercerem suas funções de comunicadores sociais, ressalto a importância de se implantar os cargos de jornalista, radialista e assessor de imprensa no quadro de profissionais do âmbito estadual”, pontuou.

Na ocasião, o deputado também esclareceu que as demandas são consequências dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada em Imperatriz no último dia 17, que discorreu sobre Os desafios dos profissionais de comunicação na região Tocantina.

A demanda da inclusão dos cargos dedicados à imprensa na Prefeitura de Imperatriz e na Câmara Municipal de Imperatriz é desdobramento dos encaminhamentos da Audiência Pública que realizamos no município, e em valorização a esses profissionais que se tornaram indispensáveis no dia-a-dia, é de fundamental importância que reconheçamos o valor de seus trabalhos através de políticas públicas de oportunidades para o desenvolvimento da categoria, que muitas vezes não tem a atenção devida, principalmente quando se fala de moralidade no serviço público e realização de concurso público”, ressaltou Wellington.

Mulheres de Paço do Lumiar participam de curso de Informática

Cursos profissionalizantes integram a política municipal de assistência à mulher
Cursos profissionalizantes integram a política municipal de assistência à mulher em Paço do Lumiar

Quarenta mulheres de diferentes faixas etárias estão frequentando, pela primeira vez, o curso de Informática Básica, resultado da parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal da Mulher (Semup) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas tiveram início nesta quarta-feira (30), no laboratório de informática da faculdade IESF, no Maiobão.

Os cursos profissionalizantes integram a política municipal de assistência à mulher que, ao longo de mais de dois anos já qualificou mais de 400, nas áreas de construção civil, arte/artesanato, alimentação, confecção e estética. “Estamos abrindo a porta para as mulheres de Paço do Lumiar, dando a oportunidade de elas aprenderem uma profissão e conquistarem a autonomia financeira”, observou a secretária da Mulher, Carla Sousa.

Com duração de dois meses e carga horária de 160 horas, curso proporcionará acesso a ferramentas mais avançadas da informática
Com duração de dois meses e carga horária de 160 horas, curso proporcionará acesso a ferramentas mais avançadas da informática

Para Jardiele do Nascimento, 29, o curso veio para suprir a carência de conhecimentos na área de informática e o desejo pela certificação profissional. “Após o curso e de posse do certificado, poderei conseguir um emprego mais rápido”, disse a aluna beneficiária de uma das vagas para pessoas com deficiência.

De acordo com o instrutor do Senai, Dejailson Pinheiro, o curso possibilitará a identificação e prática diante aos recursos computacionais tão necessários no cotidiano e para acesso a ferramentas mais avançadas do sistema. O curso tem duração de dois meses e carga horária de 160 horas cada turma.
No mês de outubro serão iniciados os cursos de bombeiro hidráulico e almoxarife de obras, também para o público feminino.

Flávio Dino remaneja mais 15 cargos da Casa Civil e segue enfraquecendo Marcelo Tavares

Márcio Jerry novamente ganhou seu quinhão no desmonte da pasta que deveria ser o elo entre o Palácio dos Leões e as demais secretarias

Flávio Dino segue promovendo desmonte na Casa Civil e reduzindo influência de Marcelo Tavares
Flávio Dino segue promovendo desmonte na Casa Civil e reduzindo influência de Marcelo Tavares

O governador Flávio Dino (PCdoB) continua promovendo o desmonte da Casa Civil e enfraquecendo o titular da pasta, Marcelo Tavares, que, em tese, deveria ser o responsável pela articulação entre o Palácio dos Leões e as demais secretarias de Estado. Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial no último dia 21, Dino remanejou nada menos que 15 cargos da Casa Civil para diferentes órgãos da administração estadual, inclusive para a pasta comandada por seu fiel escudeiro, Márcio Jerry.

A maior parte dos cargos foi remanejada para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), chefiada por Áurea Prazeres. As nomenclaturas foram alteradas para se adequar à estrutura da nova pasta. Foram quatro cargos de assessor de informática, um de assessor, um de chefe do Departamento Pedagógico e um de chefe do Departamento de Material e Patrimônio.

O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) ganhou dois cargos. Outros dois foram direcionados à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) receberam um cargo cada um.

Concluindo a série de remanejamentos, foram deslocados dois cargos para a Secretaria de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, comandada pelo todo-poderoso Márcio Jerry, que mais uma vez não abriu mão do seu quinhão no desmonte da Casa Civil. O braço direito do governador foi brindado com dois cargos de assessor júnior.

E assim Flávio Dino segue desvirtuando o organograma do seu governo, atitude temerária, que pode gerar consequências politicamente desastrosas. Abaixo o decreto na íntegra:

decreto casa civil

Dois mortos em acidente com viatura da Sejap

Viatura da Sejap envolvida no acidente ficou com a parte frontal parcialmente destruída
Viatura da Sejap envolvida no acidente ficou com a parte frontal destruída após a colisão com a moto

Um acidente envolvendo uma motocicleta e uma viatura da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), modelo Ford Ecosport, ocorrido na BR-316, entre Caxias e Codó, resultou em duas mortes. As vítimas foram o piloto e o garupa da moto.

Motocicleta onde estavam as duas vítimas saiu de estrada vicinal e foi a atingida pela viatura
Motocicleta onde estavam as duas vítimas saiu de estrada vicinal e foi a atingida pela viatura na BR-316

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a viatura da Sejap, pertencente á frota da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Caxias, trafegava no sentido Peritoró-Caxias. A moto saiu de uma estrada vicinal e foi atingida pelo outro veículo. Após a colisão, uma das vítimas ainda foi atropelada por um caminhão.

Três pessoas viajavam na viatura e uma delas sofreu ferimentos leves.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima