Vídeo: moradora cobra ativação de semáforo em cruzamento na Cidade Operária

Um vídeo gravado e postado por uma moradora nas redes sociais denuncia o caos no cruzamento da avenida principal da Cidade Operária com a Avenida 203, nas imediações da delegacia especial do bairro. A confusão é causada pela não ativação de um conjunto semafórico instalado há tempos, sem nunca ter funcionado.

Com circulação intensa de carros, ônibus, caminhões, motocicletas, bicicletas e pedestres, o local registra acidentes quase diariamente. As ocorrências vão desde colisões com danos materiais, apenas, a atropelamentos.

Revoltada com o descaso, cumpre seu papel de cidadã ao apelar à autoridade municipal para que o conjunto semafórico seja finalmente ligado e proporcione segurança ao trânsito no movimentado trecho. Confira:

[youtube zh9nKkCgnzQ]

Câmara em Pauta

Recuperação da Estrada de Ribamar

José Joaquim cobra recuperação do acesso entre São Luís e Ribamar
José Joaquim cobra recuperação do acesso entre São Luís e Ribamar

Uma indicação de autoria do vereador José Joaquim (PSDB), aprovada esta semana pela Câmara Municipal, faz uma pertinente solicitação ao governo do Estado sugerindo a elaboração de projeto para a execução da recuperação completa da MA 201, que liga São Luís a São José de Ribamar. Ele pede ainda a realização “de pavimentação e execução de todas as obras de drenagem, revisão do canteiro central, reexame e implantação de sinalização vertical, horizontal e semafórica, onde se fizer necessário”. O vereador tucano sugere, ainda, “especial atenção para a execução do Projeto Executivo que está sob responsabilidade da Prefeitura de São Luís e que integra a Forquilha e o Maiobão, o que possibilitará a melhoria do tráfego e trânsito pelos usuários daquele espaço urbano”, completa.

Recuperação da Estrada de Ribamar II

Aproveitando essa sugestão ele pede a inclusão “de projetos de engenharia que vêm desde a rotatória do aeroporto, com acesso à Avenida dos Franceses, rotatória da Igreja do São Cristóvão, à AV. Santos Dumont, rotatória da Avenida Guajajaras, que dá acesso à Avenida Lourenço Vieira da Silva e roteiro a rotatória da Forquilha, assim como conhecida, que dá acesso a Maiobinha e Maiobão”. Estendendo o pedido para o envio de cópia de sua solicitação aos prefeitos Edivaldo Holanda Junior e Gil Cutrim, e aos secretários Municipais Canindé Barros, de Transportes, e Antonio Araújo, de Obras e Serviços Públicos, e para ser dado ciência ao Governo do Estado, no sentido de estudar viabilizar parcerias com as prefeituras de São Luís e São José de Ribamar, “para que este conjunto de obras e intervenções venha a ser realizado, inclusive até em forma de parceria e contribuição de todos que possam ser envolvidos”, completa.

Rio Itapecuru

Numa outra indicação, também aprovada esta semana, José Joaquim pleiteia junto ao governador do Estado, secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, superintende do IBAMA no Maranhão, Pedro Leão da Cunha Santos Filho, e ao presidente da Caema, Davi de Araújo Telles, a elaboração de um projeto para limpeza do leito e proteção das margens e nascentes do Rio Itapecuru.
Ao reiterar proposições anteriores, o parlamentar social democrata diz que sua solicitação tem por objetivo “garantir a preservação desse importante rio maranhense e assegurar o fornecimento de água à nossa população, diante da grave crise hídrica por que passa o País”, conclui ele.

DPCA para zona rural

Vereador Chico Carvalho
Vereador Chico Carvalho pede DPCA e praça para a zona rural

O vereador de São Luís Chico Carvalho (PSL) pediu por meio de uma indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), a instalação de uma delegacia especializada de defesa e proteção à criança e ao adolescente na Zona Rural de São Luís. O pedido do vereador foi formalizado por meio da Câmara Municipal de São Luís e encaminhado ao governador, com uma cópia ao secretário de Segurança Pública Estado do Maranhão, Jefferson Portela. Em sua proposição, o parlamentar salienta que além de submetidas à violência, crianças e adolescentes também são vítimas de diversos tipos de constrangimentos, muitas vezes dentro da própria família. Acrescenta ele que “a implantação da delegacia visa garantir a dignidade, o respeito e a proteção aos menores. Além de inibir atitudes violentas, investigar e punir os acusados”. No entendimento de Chico Carvalho, “certo que as crianças e os adolescentes, tendo a sua disposição um órgão especializado para atendê-los na área de segurança, se sentirão mais à vontade para procurá-lo e fazer sua queixa”.

Praça em Pedrinhas

O vereador Chico Carvalho está solicitando ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que autorize a Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos a realização de um estudo técnico para construção de uma praça na rua do Sol no bairro de Pedrinhas, próximo ao campo de futebol. O parlamentar argumenta que” uma cidade para ser aprazível deve oferecer ao povo, espaços públicos de lazer e entretenimento, e a praça é o espaço mais democrático e acessível que se tem, pois promove o encontro entre pessoas em geral, e sobretudo entre crianças, além de ser um fator de desenvolvimento urbano que muito valoriza o setor”. Segundo ele, “esta praça de lazer que estamos solicitando, além de ser uma área para eventos culturais, cívicos e religiosos, deverá servi de um espaço infantil, onde a criançada possa se divertir, gastar suas energias e viver momentos de alegria, pois brincar é a atividade que mais agrada e conquista as crianças.

Saúde filantrópica

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) realizou, na terça feira (29), no Plenário Simão Estácio da Silveira da Câmara municipal de São Luís, um Painel com o tema: “A atual situação da saúde filantrópica em São Luís e no Maranhão”, que debateu a atual situação da saúde nos hospitais filantrópicos de São Luís. Durante o evento, que contou com a presença de várias autoridades em saúde e inúmeros vereadores, o tema foi discutido e analisado pelos presentes, que explanaram os principais problemas encontrados dentro das instituições de saúde filantrópica.

Saúde filantrópica

Para o vice-presidente do Conselho da Fundação Antônio Jorge Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Belo, Dr. Antônio Dino Tavares, a situação é mais complicada que imaginamos. “A situação dos hospitais filantrópicos está virando uma bola de neve e não está pior graças a pessoas que doam e ajudam nossas instituições. O único hospital do câncer no Maranhão que fazia tratamento gratuito era o Aldenora Belo, mas o Estado inaugurou um ano passado. Parte dos pacientes são crianças e a fundação vai ter que fazer uma UTI pediatra para tratar câncer infantil. A filantropia representa 51% do atendimento no Brasil. Precisamos unir todos, ou a situação vai piorar ainda mais”, destacou o diretor.

Saúde filantrópica II

Ivaldo promoveu painel para debater saúde nos hospitais filantrópicos de São Luís
Ivaldo Rodrigues promoveu painel para debater saúde nos hospitais filantrópicos de São Luís

De acordo com o requerimento de autoria de Ivaldo Rodrigues e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Luís, o painel trouxe o tema para discutir um melhor caminho para que a saúde Filantrópica de São Luís seja vista e valorizada como ela merece. Ivaldo Rodrigues, destacou a importância desses hospitais na vida da população, principalmente em São Luís. “É de suma importância o papel dos hospitais filantrópicos na rede de atenção à saúde, e por isso necessita-se de ações para o fortalecimento e ampliação dos seus atendimentos. A partir de agora vai ser formada uma comissão permanente para que essas instituições sejam vistas como quem ajuda as pessoas”, destacou o vereador pedetista autor do requerimento.

Saúde filantrópica III

A secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, falou do papel do poder público e mostrou as dificuldades encontradas principalmente pelo município, já que a prefeitura paga o atendimento do SUS e o governo federal quando repassa, ainda não cobre o valor. Dessa forma, segundo a secretária, sofre o município e principalmente os hospitais filantrópicos. Para Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) e provedor da Santa Casa de Misericórdia, o grande problema está no repasse do governo federal, apesar, segundo Murad, de que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande programa. Para Murad, é preciso fazer um estudo e ver a importância dos hospitais filantrópicos em nosso estado, já que metade está fechando as portas por falta de recursos.

TV UFMA será inaugurada dia 7

Às vésperas de entrar no ar em caráter oficial, emissora universitária já firmou acordos de cooperação

Fachada da TV UFMA, na Cidade Universitária
Fachada da TV UFMA, na Cidade Universitária, no Bacanga

SÃO LUÍS – Terminada a fase experimental, a TV UFMA conta os dias para ser inaugurada na próxima quarta-feira (7), às 17h. A emissora está no ar desde o dia 5 de agosto, no canal 54.1D. Sua transmissão tem sinal aberto e digital cheio, com som e imagem em Alta Definição (HD).

Para cumprir seu objetivo, que é de conduzir uma produção audiovisual focada numa educação de qualidade que favorece a qualidade de vida da população, valorizando a cultura regional e cidadania, a TV UFMA já firmou vários acordos de cooperação, principalmente com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e com a Television America Latina (TAL), instituição sem fins lucrativos que agrega a produção televisiva pública dos 20 países da América Latina.

Também estão em andamento negociações com as TVs públicas dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Já recebemos, aqui, diversas produções da TAL com temas variados sobre arte, cultura, educação, costumes, lendas, geografia e história dos países da CPLP, e nos próximos meses estaremos recebendo da Ancine mais de 200 horas de cinema”, adiantou o diretor da TV UFMA, Silvano Bezerra. Ele também destacou que as produções que vão compor a programação têm a finalidade de aproximar o povo brasileiro dos povos considerados irmãos.

Estúdio da TV UFMA, onde parte da programação será gravada
Instalações internas da TV UFMA,que conta com esquipamentos de ponta e profissionais qualificados

O diretor da TV UFMA frisou que já recebeu, diretamente da embaixada portuguesa no Brasil, cerca de 80 produções documentais sobre Portugal, que serão exibidos na grade de programação, na sessão Portugal sem Fronteiras, onde também serão exibidos documentários sobre outros países de língua portuguesa.

De acordo com Silvano Bezerra, não são mais as barreiras geográficas que separam estes povos, mas sim barreiras geopolíticas. “Antes, dizia-se que a Cordilheira dos Andes era o grande obstáculo para que mantivéssemos relações mais estreitas com nossos vizinhos. Hoje, com todas as tecnologias ao nosso dispor, as barreiras mudaram. Não são mais geográficas”, explicou.

TV UFMA terá missão de educar por meio da qualidade do seu conteúdo
TV UFMA, que transmitirá em sinal aberto e digital, tem a missão de educar com conteúdo de qualidade

O diretor afirma que a função de uma TV universitária é educar através da qualidade do seu conteúdo. “Trazer programas de qualidade que ajudem a conhecer a nossa vivência é fundamental para ajudar no processo de educação da população, que é um dos objetivos da TV UFMA”, concluiu.

Deputado Zé Inácio pede mais segurança para agências dos Correios

Zé Inácio alertou para sucessivos assaltos e outros atos de violência contra agências dos Correios no Maranhão
Zé Inácio alertou para sucessivos assaltos e outros atos de violência contra agências dos Correios no Maranhão

O deputado estadual Zé Inácio (PT) participou de audiência pública, na última quinta-feira (01), e alertou às autoridades para a necessidade de medidas concretas para de diminuir os assaltos às agências dos Correios, principalmente no interior do estado.

Durante a audiência, realizada no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa e presidida pelo deputado Cabo Campos (PP), foram discutidas questões como segurança no trabalho, ampliação e infraestrutura das agências dos Correios, aumento do quadro de funcionários, dentre outros assuntos.

O deputado Zé Inácio (PT) destacou a importância da presença do deputado Cabo Campos na audiência pelo fato de o mesmo ser presidente da Comissão de Segurança Pública da AL. “Pela bagagem que o deputado Cabo Campos tem, como policial militar, e pelo fato de ser o presidente da Comissão de Segurança Pública desta Casa, a presença do parlamentar na audiência é fundamental . Creio que ele tem muito a acrescentar ao debate”, frisou o petista.

No Maranhão existem de 217 agências e 2.036 funcionários dos Correios. A maior preocupação é com o número de atendentes. São apenas 676 e com as portas, que em sua maioria não são giratórias e não têm travas de segurança.

Durante a audiência, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios da Região dos Cocais, Jubimar Araújo, denunciou o destrato à categoria. “São inúmeros assaltos e outros atos de violência contra os funcionários e isso prejudica psicologicamente esses trabalhadores”, denunciou.

Encaminhamentos

Como encaminhamentos da audiência pública, Zé Inácio propôs reunião com membros do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério do Trabalho e direção dos Correios para discutir a situação. Será solicitada ainda a realização de concurso público, além da criação de uma comissão para tratar dessa pauta.

Flávio Dino contrata Serasa por quase R$ 1 milhão, sem licitação, para deixar devedores do IPVA com nome sujo

Flávio Dino tomou medida impiedosa contra devedores do IPVA
Flávio Dino tomou medida impiedosa contra devedores do IPVA

O Diário Oficial do Estado revela, em sua edição do último dia 18, que o Governo do Estado contratou o Serasa por R$ 950 mil para que a empresa inclua em seu cadastro de devedores os contribuintes que não pagaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no atual exercício. Detalhe: o contrato foi firmado com inexibilidade de licitação.

Ao contratar o Serasa para enquadrar os contribuintes em débito com o IPVA, o governo tenta pressioná-los a pagar o imposto e, consequentemente, aumentar a arrecadação do Estado. Agora, os devedores, que antes eram punidos apenas com a inclusão dos seus nomes na dívida ativa do Estado, mecanismo nada eficiente, tamanha a leniência com que trata os inadimplentes, estão submetidos a um sistema de cobrança muito mais rigoroso.

A partir do momento em que o indivíduo tem seu nome incluído no banco de dados do Serasa, fica sujeito a uma série de restrições no comércio. Uma vez com o nome sujo, fica impedido, por exemplo, de financiar um carro, obter um cartão de crédito, contrair empréstimo bancário, entre outras limitações.

A estratégia é impiedosa e foi alvo de reações. Um dos que se levantou contra a medida foi o ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, que a considerou “inconstitucional” e “imoral” e prometeu ir à Justiça com a intenção de anulá-la (recorde).

Termo de ratificação do contrato firmado entre o governo e o Serasa
Termo de ratificação do contrato firmado entre o governo e o Serasa

O novo sistema de cobrança de dívidas com o IPVA tem-se mostrado eficiente para o Estado. Logo em fevereiro, segundo mês de mandato de Flávio Dino, foram enviados 40 mil nomes de contribuintes para o cadastro de devedores do Serasa.

O resultado foi um acréscimo de 18% na receita gerada pelo tributo no primeiro semestre, que foi de quase R$ 291 milhões. Como a medida se mostrou eficaz, em julho o governo enviou outro lote, dessa vez com os nomes de 30 mil inadimplentes (confira).

O que se espera, agora, é que o superávit da arrecadação seja revertido em melhorias para o trânsito, incluindo recuperação e ampliação da malha viária, sinalização, fiscalização, entre outras benfeitorias.

Quanto ao Serasa, este manterá o rigor da cobrança e continuará faturando alto no governo, sem concorrência.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima