Deputado Sousa Neto denuncia grampo a políticos no Maranhão

Souza Neto diz que grampos estão sendo usados para monitorar tanto a oposição, quanto aliados do governo
Souza Neto diz que grampos estão sendo usados para monitorar tanto a oposição, quanto aliados do governo

O deputado Sousa Neto (PTN) declarou, na manhã desta quarta-feira (21), que o sistema de Segurança Pública do Estado está sendo utilizado para monitorar políticos, tanto do governo quanto da Oposição. “O serviço de inteligência do estado era para trabalhar e para evitar explosão de caixas eletrônicos, e para evitar assaltos a bancos, mas está sendo usado para monitorar tanto a Oposição, quanto os aliados do Governo”, denunciou Sousa Neto.

Ele frisou que a recente exoneração do coronel Raimundo Nonato Santos Sá, que ocupava o cargo de subcomandante do policiamento da Polícia Militar do Estado, e a inesperada demissão da então secretária adjunta da Saúde, Rosângela Curado, foram ocasionadas por monitoramentos, feito inclusive por meio de escutas telefônicas.

Sousa Neto informou que irá ingressar no Ministério Público do Estado, com representação à procuradora geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, pedindo explicação sobre o sistema guardião, solicitando instauração de procedimento administrativo junto a esta Procuradoria de Justiça para saber das medidas judiciais necessárias a fazer cessar e responsabilizar civil e criminalmente os envolvidos nesta ilegalidade.

“Estamos diante de algo muito grave: a estrutura do Estado hoje é feita para perseguir, e a gente tem que ter cuidado. Eu falo isso, e me desculpem o desabafo, mas é porque esta Casa tem que tomar um posicionamento, pois todos nós estamos sendo grampeados no telefone. Se a gente for falar com alguém aliado ou adversário do governo, a gente tem que ter cuidado”, frisou.

Sousa Neto fez questão de dizer que não tem medo e que faz oposição ao governo, mostra o que está errado e cobra providências. Ele informou que o coronel Raimundo Nonato Santos Sá, recentemente exonerado de um cargo estratégico na Polícia Militar, irá receber a Medalha do Mérito da Justiça Judiciária Antônio Rodrigues Veloso, que a desembargadora Cleonice Silva Freire lhe concedeu pelos inúmeros serviços à causa pública e pelo reconhecimento do seu trabalho.

“Foi uma injustiça que foi feita contra o coronel Sá. De modo que eu peço que todos nós, deputados, fiquemos atentos porque o governo não está de brincadeira. Em vez de estar monitorando e a Inteligência sendo usada para evitar assaltos e explosões de banco, está sendo usada para poder ficar bisbilhotando a vida de nós, deputados, principalmente os da oposição”, advertiu Sousa Neto.

Fonte: Agência Assembleia

Deputado Wellington destaca importância da III Reunião do Parlamento Amazônico no Maranhão

Wellington é secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico
Wellington é secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (20), para reforçar o convite aos deputados para a III Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados Parlamentares da Amazônia 2015, a ser realizada na próxima quinta-feira (22), a partir das 9 horas da manhã, na Assembleia Legislativa.

Ao discursar, o parlamentar destacou a representação da Assembleia Legislativa do Maranhão na composição do Parlamento Amazônico e, na ocasião, apresentou a agenda de compromissos relacionadas à Reunião.

Wellington salientou que, pela primeira vez, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão receberá a III Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados Parlamentares da Amazônia, que será na próxima quinta-feira, dia 22, a partir das 9h. O parlamentar destacou a realização do Congresso da Unale, em julho passado, quando três deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão foram efetivados no Parlamento Amazônico: deputado Hemetério Weba como vice-presidente do Parlamento Amazônico; deputado Júnior Verde como secretário de Juventude do Parlamento Amazônico; e ele próprio, que assumiu como secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico.

“Também participamos de uma reunião em Manaus, onde fomos nomeados nestes cargos e participamos, ainda, da 1ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico em Boa Vista, no mês de agosto, juntamente da II Reunião Ampliada no mês de setembro na Assembleia Legislativa do Amapá. Às 11 horas, teremos a palestra sobre o papel da Sudam para o desenvolvimento da Amazônia Legal com o Idalécio Rodrigues Pacheco, coordenador geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudam; às 14h30min, discussão sobre zonas Francas, limites e possibilidades e experiências implantadas em processo de implantação, com o deputado federal Sarney Filho. Às 15h30min, a Amazônia Maranhense: suas problemáticas e potencialidades será o tema da discussão. E às 16h30min, será realizada palestra sobre ações de fiscalização dos órgãos da Amazônia Maranhense, com o professor Tadeu Oliveira e com representantes da Sema e do Ibama”, ressaltou Wellington.

Bruno e Marrone voltam a fazer show em São Luís

Apresentação será no dia 7 de novembro, no Espaço Reserva

Dupla voltará a São Luís para show emocionante, dessa vez no Espaço Reserva
Dupla voltará a São Luís para show emocionante, dessa vez no Espaço Reserva

Com a experiência e a alegria de quem emociona multidões há três décadas, a dupla Bruno e Marrone se apresenta no Espaço Reserva, em São Luís, dia 07 de novembro. Os artistas vão relembrar sucessos de toda a carreira e ainda mostrar releituras de grandes nomes da música popular brasileira.

Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 170 e podem ser adquiridos na Bilheteria Digital e Lojas da Claro. Venda inclusive de meia entrada para todos os setores.

A dupla vem colocando hit atrás de hit nas rádios há 15 anos. Exemplo disso foi o estrondoso sucesso das canções “Vidro Fumê” e “Vou te Amarrar na Minha Cama”, em 2014, fato este que deixa os cantores goianos sempre no topo quando se fala em música sertaneja. O ano de 2015, também não é diferente, outro hit de grande sucesso se chama “Isso cê não conta”.

Além dos seus sucessos, dupla interpretará, com nova roupagem, músicas de Lulu Santos, Jota Quest, Reginaldo Rossi, Fábio Jr. e Ivete Sangalo
Além dos seus sucessos, dupla interpretará, com nova roupagem, músicas de Lulu Santos, Jota Quest, Reginaldo Rossi, Fábio Jr. e Ivete Sangalo

A dupla segue a turnê de seu último DVD, chamado Agora ao Vivo. Na ocasião, os sucessos “Dormi na Praça”, “Choram as rosas”, “Por um Minuto”, “Amor Não Vai Faltar”, “Vai Dar Namoro” e “Vida Vazia” estão garantidos. Para deixar o repertório ainda mais animado e fazer o público cantar junto, músicas de Lulu Santos, Jota Quest, Reginaldo Rossi, Fábio Jr. e Ivete Sangalo, entre outros, ganham nova roupagem nas vozes de Bruno e Marrone.

Espaços

O público pode escolher um dos quatro espaços para aproveitar uma noite incrível. A pista, com localização estratégica para acompanhar a apresentação. O setor da mesa prata e ouro, com atendimentos personalizados e Buffet de salgados e claro, sempre com uma ótima localização. A surpresa para o evento é o setor do tapete vermelho que terá sua estrutura montada no mesmo piso do palco, com frontstage exclusivo e Buffet de salgados.

Serviço

O quê: Bruno e Marrone em São Luís
Quando: 07 de novembro – Sábado
Onde: Espaço Reserva – Shopping da Ilha
Ingressos: Venda na Bilheteria Digital e Lojas da Claro.
Classificação etária: 16 anos
Abertura dos portões: 20h
Acesso para deficientes
Ingressos no site: www.bilheteriadigital.com.br
Informações: (98) 3016 – 6663
Realização: 4 Mãos Entretenimento

Presidente reúne com servidores para anunciar ajustes na Câmara de São Luís

Astro de Ogum explicou que redução no valor das transferências legais do Executivo municipal ao Legislativo impõe que se faça um ajuste na folha de pagamento
Astro de Ogum explicou que redução no valor das transferências legais do Executivo municipal ao Legislativo obrigam a Câmara a ajustar folha de pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal

Pela quarta vez consecutiva, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, vereador Astro de Ogum, convocou os servidores e anunciou na terça-feira(20) que a redução no valor das transferências legais do Executivo municipal ao Legislativo impõe que se faça um ajuste na folha de pagamento de salários à Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele informou que infelizmente, precisará adotar medidas que visem a redução em vantagens na remuneração dos servidores estatutários, nomeados e serviços prestados.

A reunião ocorreu à tarde no plenário do legislativo e o vereador disse que será necessário fazer essas adequações, visando evitar demissões. O presidente explicou que a crise econômica que afeta o país, sobretudo neste semestre, implicou na redução drástica nos repasses de recursos financeiros federais a Estados e municípios.

“A redução na arrecadação financeira do Município de São Luís – convênios federais e Fundo de Participação do Município, além de tributos municipais -, nestes meses de crise, foi da ordem de 40%”, lembrou o presidente da Câmara. Ele acrescentou que nos últimos 60 dias foram fechadas no Município mais de 1.000 empresas, como decorrência da crise econômica em que o país está metido.

Sem demissões

Os empregados ficaram apreensivos com o anúncio, mas Astro os tranquilizou, afirmando que tudo fará para não demitir ninguém. O vereador ressaltou que assumiu a presidência da Câmara com muitas dívidas a pagar, uma folha de salários consumindo cerca de 90% da receita, mas não demitiu ninguém. “Dos débitos passados, a única pendência é com a empresa que fornecia e suspendeu o fornecimento dos contracheques. Inclusive, já estamos pagando o INSS, que estava atrasado há 17 anos”, frisou.

João Batista fez apelo ao presidente em nome de todos os servidores da Câmara Municipal de São Luís
João Batista fez apelo ao presidente em nome de todos os servidores da Câmara Municipal de São Luís

O presidente lembrou que quando assumiu definitivamente a presidência da mesa da Câmara, em fevereiro, tomou várias medidas para conter o aumento nos gastos financeiros. Dentre elas, nomeou menos de 15 pessoas, estas em cargos de chefia, convocou para efetivamente trabalhar só os que comportavam nas necessidades de funcionamento do Legislativo e deixou de pagar gratificação a estáveis que não trabalham.

Astro salientou que todos os colegas vereadores têm conhecimento da situação em que vive a Câmara e que vai pedir a eles que também façam contenção de despesas, no âmbito de seus gabinetes. Ele recebeu elogios do vereador Manoel Rego, e um apelo para que não demita nenhum servidor. Mesmo apelo foi expresso por João Batista Machado, vice-presidente do Sindicato, do servidor Evangelista e de outros que tomaram a palavra, na reunião.

Eleição 2016: ex-adjunta de Márcio Jerry pode enfrentar PCdoB em Coelho Neto

Cristiane com Márcio Jerry, que lançou pré-candidato do PCdoB a prefeito, mas poderá tê-la como adversária
Cristiane com Márcio Jerry, que lançou pré-candidato do PCdoB a prefeito, mas poderá tê-la como adversária

A edição do Diário Oficial do Estado do último dia 15 traz a exoneração da psicóloga Cristiane Bacelar do cargo de secretária de Estado de Articulação Institucional da Secretaria de Assuntos Políticos e Federativos, pasta cujo titular é o todo-poderoso Márcio Jerry. Cristiane é vereadora em Coelho Neto e sua saída do governo tem um propósito eleitoral: articular uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito Soliney Silva (PRTB), a fim de desgastar a imagem do gestor e abrir caminho para sua candidatura a prefeita, com apoio do Palácio dos Leões.

Contrariando as pretensões da ex-ajunta, o governo já tem outro nome e este é ninguém menos que um militante do PCdoB e membro da atual  gestão, lançado durante a II Conferência Municipal do PCdoB no município, realizada no último dia 17. Trata-se de Cláudio Furtado, militante do PCdoB, até recentemente subsecretário de Estado de Gestão e Previdência, e agora secretário adjunto de Articulação Política, pasta do próprio Márcio Jerry, que, a propósito, foi quem lançou, pessoalmente, a sua pré-candidatura, durante a conferência.

Ainda assim, Cristiane assegura que tentará se viabilizar como candidata a prefeita de Coelho Neto, batendo de frente com os interesses da dupla Flávio Dino/Márcio Jerry, que usa toda a sua força para dar musculatura ao PCdoB, mais do que a qualquer outro partido da base aliada.

Em conversa, por telefone, com o o titular do blog, Cristiane Bacelar, casada há 20 anos com o ex-prefeito de Coelho Neto Magno Bacelar, liderança política expressiva na região, e filiada ao Solidariedade, fez duras críticas à gestão do prefeito Soliney Silva. Afirmou que o adversário oculta informações sobre a administração e mantém sob sua influência a grande maioria dos vereadores locais, impedindo, assim, que o Legislativo fiscalize como deveria os atos do Executivo.

CPI

Ato de exoneração de Cristiane Bacelar: fora do cargo, ela tentará viabilizar candidatura à sucessão municipal em Coelho Neto, onde o marido já foi prefeito
Ato de exoneração de Cristiane Bacelar: fora do governo, ela tentará viabilizar candidatura à sucessão municipal em Coelho Neto, onde o marido já foi prefeito

Foi justamente esse desequilíbrio de forças que, segundo ela, a levou a pedir exoneração do cargo no governo Flávio Dino e a reassumir seu mandato de vereadora, atendendo, assim, a um “apelo do povo”. Ela acusa Soliney de ter cooptado o seu suplente, o que inviabilizava a apresentação do requerimento com o pedido de CPI. Com o seu retorno, aumenta para quatro o número de assinaturas a favor da instalação da comissão de um total de 13 possíveis, suficiente para que a proposta seja votada.

O requerimento será apresentado nas próximas sessões, mas não ha garantia de que será aprovado, uma vez que o presidente da Câmara, Raimundão (PSD), é da base do prefeito. Aprovada ou não a CPI, Cristiane Bacelar diz que continuará denunciando os erros cometidos pelo prefeito e cobrando soluções. E, lógico, pleiteando não só a candidatura, mas, principalmente, a vitória nas urnas, de preferência, com as bênçãos do governo.

Quanto à posição de Márcio Jerry sobre seu pedido de exoneração, ela garante que o secretário ficou triste com a decisão. Mas, como em política a sinceridade não é regra, melhor crer que foi uma conveniência, uma situação que agradou as duas partes – ou não.

Os comunistas investem pesado em seu ambicioso projeto de conquistar o maior número de prefeituras possível no Maranhão em 2016, de modo a fortalecer ainda mais o seu grupo e pavimentar o caminho rumo à perpetuação no poder. E a prioridade sempre será o PCdoB.

Universidade Ceuma mapeia obesidade em professores de escolas públicas de São Luís

Professora-doutora Ana Eugênia Ribeiro coordena o estudo
Professora-doutora Ana Eugênia Ribeiro coordena o estudo

Professores e alunos da Universidade Ceuma estão pesquisando o perfil antropométrico e fatores de risco para a obesidade junto a educadores da Rede Municipal de Educação em São Luís. Na pesquisa participam professores e alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição e Estética.

“O perfil antropométrico são as medidas da composição corporal, e o resultado vai mostrar o acumulo, ou não, de gordura e consequentemente o risco da obesidade. Neste perfil, será vista altura, peso e calculado o IMC (Índice de Massa Corporal). Será usada nesta medição a balança de bioimpedância, que dá o percentual de gordura do corpo”, esclareceu a coordenadora do projeto, Prof. Dra. Ana Eugenia Ribeiro de Araújo e Araújo.

Foi verificado através de pesquisa que 50% dos professores da Rede Municipal estavam propensos à obesidade. Segundo a Profa. Ana Eugenia Araújo, eles apontavam a necessidade de mudança de estilo de vida pois devido à intensa carga de trabalho dos professores, estes acabam por não realizarem atividades físicas e por não terem horários regulares para alimentação, e isto tem interferido substancialmente para que eles tenham sobrepeso ou obesidade.

Fatores de risco

O objetivo da pesquisa é identificar os fatores de risco em relação à obesidade, e verificar o que tem contribuído para estes fatores para que possamos dar soluções e mudar essa realidade.

A Profa. Dra. Ana Eugênia esclareceu ainda que o estudo irá traçar o perfil antropométrico dos professores além de identificar o nível de sedentarismo e fazer a frequência de consumo alimentar com a obesidade.

“E para que possamos fazer essa três associações, estamos fazendo a relação dos três cursos da área da saúde. No estudo estarão envolvidos professores e alunos do curso de Educação Física, Nutrição e Estética com vistas a conseguir todos os objetivos do projeto”, declarou a professora.

Questionário

A Profa. Ana Eugênia explicou ainda que será identificado o nível de atividade física através de um questionário especifico e validado, visando classificar os professores em ativos e sedentários. “Para identificar o nível de atividade física vamos aplicar um questionário para mensurar o esforço físico do professor durante uma jornada de trabalho, e aí classificar se ele e ativo ou sedentário. E isso é feito através da quantidade de esforço realizada pelo profissional durante a semana. Se ele conseguir pelo menos 30 minutos de atividade física durante três dias na semana, ele não é sedentário”.

Os dados do estudo serão apresentados para o órgão responsável, a Secretaria Municipal de Saúde, cuja ideia é fazer uma sensibilização para que esses professores possam evitar doenças cardiovascular, a exemplo do câncer, da obesidade mórbida dentre outras.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima