Lidiane Leite, o ex-marido Humberto Dantas dos Santos e o ex-secretário municipal de agricultura, Antônio Gomes da Silva, foram denunciados criminalmente em razão de desvios de recursos federais destinados à merenda escolar, fraude licitatória e associação criminosa (Foto: De Jesus/O Estado)
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) ajuizou ação criminal na Justiça Federal do Maranhão contra a ex-prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite, o ex-marido Humberto Dantas dos Santos e o ex-secretário municipal de agricultura, Antônio Gomes da Silva, em decorrência da prática de crimes de desvios de recursos federais destinados à merenda escolar (recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE/2013, no montante de R$ 292.324,00), fraude licitatória e associação criminosa.
Em razão do caso ser sigiloso, o MPF requisitou o compartilhamento das provas para embasar futura ação de improbidade contra os denunciados, bem como solicitou o encaminhamento de cópia dos autos à Polícia Federal para instauração de novo inquérito policial para investigar outras irregularidades.
Secretário Geraldo Castro Sobrinho destacou a importância do evento e do trabalho dos professores da área de Educação Infantil
Professores, gestores escolares, técnicos e especialistas em educação participaram, nesta terça-feira (1º), do Fórum Maranhense de Educação Infantil. O evento foi realizado no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O objetivo é discutir ações para melhorar a qualidade da Educação Infantil em São Luís. O evento é organizado pelo Fórum Maranhense da Educação Infantil, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o governo do Estado e a Organização Mundial da Educação Pré-Escolar no Maranhão (Omep-MA).
A programação do evento foi composta de palestras, mesas redondas e relatos de experiência sobre temas pertinentes ao cenário educacional brasileiro. Também foram apresentadas pesquisas, estudos e iniciativas que contribuem para a promoção da qualidade na área da Educação Infantil. Entre os temas trabalhados, o aprendizado a partir de brincadeiras; literatura infantil; educação infantil inclusiva; e cultura de paz na infância.
Como parte da solenidade de abertura do encontro, a Omep-MA também homenageou autoridades presentes com a placa Nazareth Neiva. Nomeada em alusão à educadora e pediatra maranhense, a placa tem por objetivo reconhecer e parabenizar esforços em prol da melhoria da qualidade da educação. Receberam a honraria a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, representada na solenidade pela secretária adjunta Ilma Fátima de Jesus; o conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e ex-secretário de Educação de São Luís, Moacir Feitosa; e o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho. O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual José Inácio Rodrigues (PT-MA), que deu as boas-vindas aos presentes em nome da Assembleia Legislativa.
O titular da Semed destacou a importância do evento e do trabalho dos professores da área de Educação Infantil. “A determinação do prefeito Edivaldo é a de garantir a qualidade da educação para as nossas crianças, nos moldes do que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isto, é bom saber que podemos sempre contar com os nossos educadores, que desenvolvem atividades criativas e permeadas de afetividade, e com momentos como este, em que podemos fazer um debate frutífero que vai contribuir com a prática cotidiana das nossas escolas”, destacou Geraldo Castro.
O presidente da Omep-MA, Luís Fernando Silva, também ressaltou a relevância de debater as práticas educativas em relação à Educação Infantil. “Precisamos avançar na formação dos professores, possibilitar que eles adquiram conhecimento e ter cursos específicos para a área de educação infantil. Esta é uma luta nossa, tanto para a rede pública quanto para a rede privada. A qualidade da educação, que parte da premissa de que as crianças são cidadãos de direitos, só é possível com a qualificação dos educadores”, disse o presidente.
Ações
A participação no evento é parte de um conjunto de ações desenvolvidas e parcerias firmadas pela Prefeitura de São Luís na área da Educação Infantil nas últimas semanas. Nos dias 25 e 26 de novembro, uma parceria da Prefeitura com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Ministério da Educação e o Instituto Formação possibilitaram a formação continuada de 600 professores de creches e pré-escolas da rede municipal. Na última segunda-feira (30), a Prefeitura de São Luís contemplou onze escolas de educação infantil com baús literários, no intuito de estimular a formação de jovens leitores e possibilitar que os educadores desenvolvam projetos educacionais diferenciados.
Também presente ao evento, a titular da 2ª Promotoria Especializada em Defesa da Educação, Maria Luciane Bello, reforçou o papel do Ministério Público na defesa da educação. “A Educação Infantil é um direito, e como tal tem que ser respeitado. O papel do Ministério Público, instituição que eu represento, é fiscalizar e impulsionar todos os processos que vão garantir o bem-estar e a educação de nossas crianças. Fico feliz de saber que a educação vem prosperando e vai prosperar ainda mais”, afirmou a promotora de educação.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Índia amarra cocar na cabeça de Flávio Dino, que sorri, talvez sem saber do histórico nada positivo do uso do adorno por políticos
O governador Flávio Dino (PCdoB) ignorou as superstições de políticos que veem o uso de cocar como sinal de má sorte e permitiu que indígenas colocassem o adorno em sua cabeça, durante cerimônia realizada hoje no Palácio dos Leões em homenagem aos bombeiros, guardiães e brigadistas indígenas, PrevFogo e Funai pelo combate aos incêndios na terra indígena Arariboia.
No meio político criou-se a superstição de que o homem branco que usa o cocar atrai para si uma onda de azar. Os que acreditam no folclore enumeram os acontecimentos:
1) Tancredo Neves e Ulysses Guimarães deixaram-se fotografar com o adereço pouco antes de morrerem;
2) Lula, em 1994, foi presenteado com um cocar e perdeu feio a eleição para presidente;
3) Em 1995, a então primeira-dama Ruth Cardoso foi agraciada com o artefato durante encontro de mulheres indígenas. Dias depois, dona Ruth escorregou e quebrou o braço.
Será que Flávio Dino tinha conhecimento de tais episódios ao permitir que os indígenas pusessem o adorno em sua cabeça?
Convite encaminhada pela Prefeitura de São Luís para a cerimônia de lançamento do Bilhete Único
O prefeito de São Luís, Edilvado Holanda Júnior (PDT), lançará amanhã, o Bilhete Único, uma das suas principais promessas de campanha. O lançamento do benefício acontecerá às 9h, no auditório do Palácio La Ravardiére.
O Bilhete Único permitirá ao usuário do sistema de transporte público embarcar em quantos ônibus precisar em determinado período de tempo e pagar apenas uma passagem. Para utilizar o benefício, o usuário não precisará entrar em nenhum terminal de integração. Bastar aguardar a condução em qualquer parada.
Outras duas promessas de campanha de Edivaldo na área de transporte ainda não têm data certa para serem cumpridas: a inauguração do sistema Bus Rapid Transit (BRT) e a licitação das linhas de ônibus que servem aos mais de 700 mil usuários do serviço na capital.
A licitação para a construção da linha do BRT na rota Centro-Cohab foi aberta em 25 de julho deste ano, mas até hoje não se tem informação sobre o desfecho.
Quanto à licitação das linhas de ônibus, o projeto de lei que definirá os critérios e as normas da referida concorrência pública encontra-se na Câmara Municipal para apreciação, mas não foi votado até agora por causa de sucessivos adiamentos, o que tem gerado protestos dentro e fora do parlamento.
Em sessão extraordinária da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nesta quarta-feira (2), às 9h, será julgado mais um processo relativo ao assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido em abril de 2012. O recurso a ser julgado é da relatoria do desembargador José Luiz de Almeida. O julgamento ocorrerá no Plenarinho do TJMA (Av. Pedro II, s/n, 2º andar).
A ação (013944/2015) envolve os acusados Fábio Aurélio Saraiva Silva, Alcides Nunes da Silva e Joel Durans Medeiros, José Raimundo Sales Chaves Júnior, Elker Farias Veloso, Fábio Aurélio do Lago e Silva, José de Alencar Miranda Carvalho.
O quê: Julgamento de um processo relativo ao caso Décio Sá
Quando: Dia 02 (quarta-feira), às 09h
Onde: Plenarinho do TJMA (Av. Pedro II, s/n, 2º andar)
Marconi Lopes (à direita) com Humberto Coutinho e a equipe médica do Sírio Libanês responsável pela cirurgia
O vice-prefeito de Paço do Lumiar, Marconi Lopes (PDT), viajou a São Paulo para levar seu apoio e solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), que se submete a nova cirurgia no Hospital Sírio Libanês para remover uma lesão no intestino grosso.
Marconi integrou a comitiva liderada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), na qual estavam presentes também o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e secretários de Estado. Segundo ele, Humberto Coutinho estava confiante no sucesso da operação, ao lado da esposa Cleide Coutinho.
Além do presidente da Assembleia, a equipe médica, liderada pelo oncologista, mostrou-se confiante de que a cirurgia será bem sucedida. Colegas de profissão da medicina, amigos e familiares também manifestaram otimismo quanto à recuperação do deputado.
Amizade
Marconi Lopes em São Paulo com Humberto e Cleide Coutinho e o governador Flávio Dino na véspera da cirurgia
A amizade entre Marconi Lopes e Humberto Coutinho vem de longas datas. Além de colegas de partido, eles mantêm estreita relação familiar. Outra afinidade está no campo profissional. Marconi, que é advogado, presta serviços jurídicos há mais de anos a Coutinho. “Dr. Humberto é um dos meus líderes políticos. Sempre o escuto nos assuntos importantes e sigo suas orientações”, declarou o vice-prefeito de Paço do Lumiar.
Hoje, dia da cirurgia, parentes e amigos de Humberto Coutinho fazem uma corrente para pedir a Deus que o proteja e que a operação seja abençoada e exitosa.
Mario Carvalho apresentará programa também aos sábados
O jornalista Mario Carvalho (ex-jornal O Estado do Maranhão e ex-Rádio Mirante AM) estreará, no próximo dia 5, mais um programa na Rádio Difusora AM, emissora onde já apresenta o “Câmara em Destaque”, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h. “Espaço Público”, nome escolhido para o novo programa, irá ao ar todos os sábados, das 8h às 9h.
Na pauta estarão assuntos relacionados às áreas de política, cultura, esporte e informações do cotidiano de São Luís. Na apresentação, além de Mario Carvalho, estará a jornalista Adriana Nogueira.
“O Espaço Público será transmitido todas as manhãs de sábado e será mais um canal de divulgação e prestação de serviços à comunidade, com entrevistas e muitas novidades”, define o jornalista. “Não percam! Estaremos aguardando você nessa nova jornada!”, convida Mario Carvalho.
Wellington lamentou agressões cometidas por advotados contra equipes das TVs Mirante, Nativa e Difusora de Imperatriz
O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Wellington do Curso (PPS), durante pronunciamento na tribuna da Casa Parlamentar nesta segunda-feira (30), repudiou a agressão que os profissionais da imprensa de Imperatriz sofreram, na última sexta-feira (27), por advogados da Regional de Segurança da Polícia Civil.
Na ocasião, o parlamentar, que desde o início do seu mandato está em defesa dos profissionais da comunicação, lamentou o fato ocorrido e solicitou, ainda, esclarecimentos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Secretaria de Segurança Pública do Estado sobre o acontecido que, segundo o deputado, vai de encontro ao princípio da ética e da liberdade de imprensa.
“Utilizo esta tribuna para expressar minha indignação com a falta de respeito que alguns advogados tiveram com profissionais da imprensa de Imperatriz, na última sexta-feira, quando estes foram impedidos, de forma agressiva, de exercerem seu papel de informar e tiveram seus direitos à liberdade de expressão lesados. Diante do acontecido e em respeito à dignidade dos colegas jornalistas e cinegrafistas, solicito esclarecimentos, por escrito, à OAB e à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão que adotem providências a fim de punir os autores por lamentáveis práticas”, disparou Wellington.
Entenda o caso
Na tarde da última sexta-feira (27), equipes de jornalismo das TVs Mirante, Nativa e Difusora de Imperatriz estiveram na Regional de Segurança da Polícia Civil, durante apresentação de uma suposta quadrilha suspeita de roubo de cargas, quando, ao filmarem a ação policial, foram impedidos, de forma agressiva, por alguns advogados que estavam na defesa do caso.
Semana de muito trabalho para os integrantes da comissão organizadora do Tributo ao Rei do Baião, marcado para este sábado (5 de dezembro) na Batuque Brasil na Cohama. Homenagens e muito Forró. Seu Raimundinho, Eliésio do Acordeon e o jornalista Jacir Moraes, receberão uma comenda do evento.
O pessoal do Maranhão de várias partes do estado, Flávio José, Joquinha Gonzaga, Lázaro do Piauí, Cezzinha e Flávio Leandro, vão dividir o palco da Batuque.
Os grandes shows serão durante a noite, todo mundo pode se planejar para aproveitar o maior evento de Forró do Maranhão. Ingressos no Rio Poty Hotel na loja Doutor Ingressos, quiosque da Bilheteria Digital no Shopping da Ilha, Clínica dos Óculos na Deodoro e no restaurante Matuttus na Cohama.
Deputado Zé Inácio com o presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, e demais lideranças do partido
O deputado Zé Inácio (PT) participou, na manhã desta segunda-feira (30), da reunião da Executiva e do Diretório Estadual que aprovaram a resolução política de apoio ao governo Flávio Dino.
Estiveram presentes à entrevista coletiva na qual foi anunciada a adesão membros da Executiva e do Diretório Estadual: o Presidente Raimundo Monteiro, o vice-presidente Augusto Lobato, o deputado estadual Zé Inácio, o deputado federal Zé Carlos, o vereador de São Luís Honorato Fernandes, além de dirigentes e militantes.
De acordo com o parlamentar, a decisão é resultado de um processo de discussão e debate internos iniciado em fevereiro deste ano. “A decisão se baseia na avaliação política do momento conjuntural que o Brasil vivencia e, sobretudo, com a responsabilidade que temos como um partido que governa o país há quase 13 anos. A decisão foi construída de forma coletiva, consensual, baseada no entendimento político, pois não se trata de uma adesão ou simplesmente um apoio ao governo que venceu as eleições”, explicou Zé Inácio.
O deputado destacou ainda o novo momento que o Diretório Estadual vive, não só por oficializar o apoio ao governador Flávio Dino, mas também pelo projeto politico futuro, tanto para o ano de 2016 como para 2018. “Essa unidade do partido nos permite, em 2018, discutir também espaço na chapa majoritária encabeçada pelo governador”.
Projeto
De acordo com Zé Inácio, o projeto nacional que os membros do Diretório Estadual defendem é o mesmo que motivou a criação do PT. A decisão do partido de apoiar o governo Flávio Dino e compor formalmente a sua gestão se baseia na defesa do projeto nacional e na retomada da relação histórica com o PCdoB, pautada pelo alinhamento ideológico.
Comentários