Adriano Sarney discute com ministra cadeia produtiva do setor agrícola

Deputado Adriano Sarney  discutiu ações e parcerias para o meio rural no Maranhão com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, em Brasília
Adriano Sarney discutiu ações e parcerias para o meio rural no Maranhão com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, em Brasília

O deputado estadual Adriano Sarney (PV-MA) reuniu-se nesta sexta-feira (4) com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, em Brasília (DF). Eles discutiram ações e parcerias em prol do desenvolvimento das cadeias produtivas do setor agrícola, da pesca e da piscicultura no Maranhão.

Polícia estoura fábrica de whisky “baleado” no Sá Viana

Garrafas de whisky de marcas caras e famosas apreendidas em fábrica clandestina
Garrafas de whisky de marcas caras e famosas apreendidas em fábrica clandestina

A Polícia Civil estourou hoje uma fábrica clandestina de whisky falsificado, conhecido popularmente como “baleado”, no bairro Sá Viana (Rua Militana Ferreira, nº 45). Foram apreendidas várias garrafas de marcas famosas, como Johnny Walker, Old Par e Chivas.

Caixa e dezenas de garrafas de whisky Old Par "baleado"
Caixa e dezenas de garrafas de whisky “baleado” da marca Old Par, uma das mais caras do mercado

A operação foi realizada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital, por meio da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (Saiso) da área oeste. O delegado Artur Benazzi comandou os trabalhos.

Fábrica clandestino tinha até depósito com centenas de embalagem prontas para adulteração
Fábrica clandestino tinha até depósito com centenas de embalagem prontas para adulteração

Também foram apreendidas na fábrica clandestina garrafas de vodka, das marcas Absolut e Sky, duas das mais caras e mais consumidas nas baladas.

Vídeo: facção criminosa invade, rouba e incendeia casa de empresário no Parque Vitória

Membros da facção criminosa Bonde dos 40 invadiram ontem, por engano, a casa de um empresário no Parque Vitória e fizeram estrago dentro da residência. Pensando que o imóvel pertencia a um policial, os bandidos roubaram vários objetos, incendiaram móveis e eletrodomésticos e picharam paredes com mensagens ameaçadoras.

A invasão ocorreu no período da tarde, pelo telhado, segundo a proprietária, esposa do empresário, que atua no ramo de vidro. Aterrorizada com a audácia e a crueldade da facção, a família preferiu não se identificar.

Uma vez dentro da casa, situada na Rua 6, eles passaram a destruir e a roubar vários pertences que encontravam. Os criminosos atearam fogo até mesmo na cama do casal.

Em uma das pichações, os bandidos escreveram a seguinte mensagem, com o intuito de intimidar as vítimas: “Vai morrer. Roubei tua casa e levei joia da tua filha”. Outra píchação confirma que os ladrões invadiram a casa errada: “Vai morrer o PM que mora nessa casa”.

A dona da casa disse acreditar que os bandidos se enganaram porque na sua rua mora um delegado, cuja casa é muito semelhante à da sua família. Assista ao vídeo:

[youtube jhpOmw-sZqg]

MPMA requer alteração imediata no edital do concurso para professor do Estado

Pela modificação, instrutores e intérpretes da Seduc devem submeter-se a prova prática de Libras

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) requereu, em Ação Civil Pública (ACP) contra o Governo do Estado e a Fundação Sousândrade, em 2 de dezembro, a imediata inclusão no edital do concurso para professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a exigência de prova prática de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os cargos de instrutor e intérprete.

A alteração no edital Segep nº 001, de 6 de novembro de 2015, já havia sido acordada em audiência pública, realizada pelo MPMA, em 26 de novembro, com a participação de representantes da Seduc, da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) e da Fundação Sousândrade (realizadora do certame). Entretanto, o prazo de 24h para a inclusão do requisito foi descumprido pelos três órgãos.

A ACP foi formulada pelos promotores de justiça Maria Luciane Lisboa Belo (Educação), Ronald Pereira dos Santos (Pessoa com Deficiência) e Lindonjonson Gonçalves de Sousa (Patrimônio Público e da Probidade Administrativa).

“Alguém se arrisca a recorrer a um médico que nunca demonstrou seus conhecimentos práticos? Ou a um engenheiro que nunca realizou uma obra? Por que então os alunos surdos devem submeter sua formação educacional a um profissional que não demonstrou, na prática, suas competências e habilidades?”, questionam os promotores, na ação.

Com a alteração solicitada, a prova prática deve ser realizada por uma banca examinadora com amplo conhecimento em Libras, composta por docentes surdos e linguistas de instituições de educação superior.

“A omissão da exigência inviabiliza a comunicação eficiente dos professores com os alunos surdos ou com deficiência auditiva. Isso arruína o processo ensino/aprendizagem, comprometendo a formação, o futuro profissional e a inclusão social desses estudantes”, sustentam os promotores.

Na ação, o MPMA solicita que seja estabelecida multa por descumprimento no valor de R$ 5 mil diários, sem prejuízo de outras providências judiciais.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Fábio Câmara critica emenda que concede placas a táxis-lotação

Para Fábio Câmara, aprovação de 180 placas para "carros-lotação" é um contrassenso total
Para Fábio Câmara, aprovação de 180 placas para “carros-lotação” é um contrassenso total

O vereador Fábio Câmara (PMDB) criticou ontem uma emenda à Lei nº 402, de 28 de maio de 2015, promulgada pela Câmara de São Luís, que concede a permissão de 180 placas de táxi, destinados aos detentores de “carros-lotação” da área Itaqui-Bacanga. O parlamentar alertou que a aprovação da proposta é algo desleal, pois, segundo ele, transforma os trabalhadores do transporte clandestino em taxistas.

“A aprovação de 180 placas para os detentores de ‘carro-lotação’ é um contrassenso total. O que está sendo proposto aqui, além de um erro e um crime, é algo desleal aos taxistas que exercem sua profissão dentro da legislação em vigor”, afirmou.

Fábio Câmara, que é presidente da Comissão de Transporte, disse ainda que não é contra o trabalho dos detentores de “carros-lotação”, mas afirmou que não poderia concordar com a matéria que estava em votação por entender que não era de competência da Câmara.

“Não sou contra os trabalhadores dos ‘carrinhos’, mas não posso concordar com isso. A Câmara Municipal não tem competência de regulamentar profissão. Esse assunto cabe ao Congresso Nacional. O que temos de fazer é propor leis municipais especificas para resolver o problema do transporte clandestino”, declarou.

O peemedebista encerrou seu pronunciamento destacando que tanto a Câmara quanto a Prefeitura não têm o direito dar a coisa pública. Segundo ele, no máximo que pode ser feito em relação a isso é dar uma autorização para a realização de uma licitação.

“Volto a repetir: a Câmara cometeu um grande erro quando fez isso. No máximo que a Casa poderia fazer é dar autorização para a licitação do transporte. Uma placa de táxi hoje custa aproximadamente R$ 40 mil agora imagina quanto custa 180 placas? Nós tínhamos que ter critérios. Placa de táxi é para os taxistas e defensores”, concluiu.

E mais

A Lei nº 402, promulgada pela Câmara de São Luís, no dia 28 de maio de 2015 teve sua redação alterada com a aprovação de duas emendas: uma de autoria do vereador Osmar Filho (PDT) que beneficia os detentores de “carros-lotação” com 180 placas de táxi e outra proposta pelo vereador Marlon Garcia (PTdoB) que visa regularizar a situação de 10 taxistas que estão trabalhando através de liminares da justiça.

O que diz a lei?

No ano de 2011, foi sancionada a Lei nº 12.468 que regulamenta a profissão de taxistas. Ela define os direitos e deveres destes profissionais com o objetivo de promover maior estabilidade profissional aos taxistas e segurança aos funcionários. Além da habilitação para conduzir veículo automotor, em uma das categorias B, C, D ou E, eles deverão fazer cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos e ter certificação específica para exercer a profissão, emitida pelo órgão competente da localidade da prestação do serviço. A legislação também garante aos profissionais, inscrição como segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), ainda que exerça a profissão na condição de taxista autônomo, taxista auxiliar de condutor autônomo ou taxista locatário; e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para o profissional taxista empregado. Os veículos deverão contar com as características exigidas pelas autoridades de trânsito.

Como identificar?

Para fugir dos táxis piratas, os passageiros devem estar atentos a algumas características do veículo. São elas:
– Placa: tem que ser vermelha, com as letras e os números em branco;
– Selo do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas): fica colado no vidro dianteiro, com o ano da aferição e o número de identificação;
– Selo do órgão local (geralmente, a Secretaria Municipal de Transportes Lei nº 12.468 – inciso IV do artigo 3°): colado no vidro dianteiro, mostra que o táxi está regular na prefeitura;
– Identificação: o cartão de identificação deve ficar em local de fácil visualização, com a foto e os dados do motorista;
– Taxímetro: tem que ter um lacre do órgão local competente, mostrando que não houve adulteração, e o selo do Inmetro;
– Bigurrilho: os veículos devem ter a sinalização no teto. Se estiver acesa, o táxi está vazio. Se estiver piscando, ele não está disponível, mesmo que esteja sem passageiro.

Solteirões do Forró neste sábado na Kathedral

Vocalistas Zé Cantor e Walkyria Santos
Vocalistas Zé Cantor e Walkyria Santos

Considerada uma das bandas mais respeitadas no atual cenário forrozeiro, o grupo Solteirões do Forró se apresenta em São Luís neste sábado, dia 05 de dezembro, na boate Kathedral, a partir das 22h. A festa intitulada de “Balada do Solteirões”, recebe também o cantor Bruno Shinoda e o DJ Flávio Durans.

Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital no Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel, com o lote promocional no valor de R$ 50.

O Solteirões do Forró surgiu com o objetivo de atingir o público forrozeiro que gosta de dançar e curtir um forró de qualidade. A Banda que ao longo dos anos tornou-se conhecida pela tradição, aprimora-se diariamente em diversos aspectos com o objetivo de agradar seu público sempre presente nos shows.

Com uma proposta moderna e inovadora, Solteirões uniu o autêntico forró nordestino ao contemporâneo, os instrumentos antigos harmonizaram-se com os eletrônicos e esta foi a formula para produzir música de qualidade sem esquecer as raízes.

Surgimento

A banda foi criada em 2005 e desde seu início conta com a presença do respeitável vocalista Zé Cantor. Durante os longos anos de existência tem arrastado multidões onde quer que se apresente. Em seu histórico consta a participação obrigatória nas principais vaquejadas de diversos estados do nordeste.

Por onde passa a Banda contagia, anima e alegra, pela sua trajetória, é notável que o sucesso não para. Solteirões têm a proposta de transmitir ao público a riqueza do forró de forma alegre, inovadora e contagiante, pelo prazer de fazer parte do casting da A3 Entretenimento.

O DVD

Na estrada desde 2005, o grupo está em clima de festa e a todo vapor na divulgação de seu novo DVD. Considerada pela crítica como uma das bandas que representa o autêntico forró nordestino, o grupo cearense aproveita a melhor fase de sua carreira para mostrar um resumo de seu repertório, além de novidades desta turnê que já percorreu todos os estados do nordeste e agora é mostrada ao público em DVD. Assista ao clipe da música “O que falta em você sou eu”:

[youtube mCIIaUINmC4]

#SERVIÇO

O QUÊ: Balada dos Solteirões

ONDE: Boate Kathedral

QUANDO: Sábado, dia 05 de dezembro

INFORMAÇÕES: (98) 3016 – 6663

REALIZAÇÃO: 4 Mãos Entretenimento

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima