Prefeita e vice de Axixá são mantidas no cargo

TRE manteve Roberta Barreto no cargo de prefeita de Axixá
TRE manteve Roberta Barreto no cargo de prefeita de Axixá

Em julgamento unânime ocorrido nesta quinta-feira (21), os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão negaram provimento ao Recurso Eleitoral 1408-28 interposto contra decisão de primeiro grau que manteve no cargo Roberta Maria Gonçalves Barreto (prefeita) e José Ribamar Almeida Andrade (vice) da cidade de Icatu, eleitos em 2012.

Em seu voto, o juiz Sebastião Bonfim (relator) resumiu no acórdão que, para comprovação da compra de voto, a jurisprudência exige a presença de provas firmes e incontestes da prática de alguma das condutas elencadas no artigo 41-A da Lei n.º 9.504/97 e ainda a participação ou anuência do candidato supostamente beneficiado. Também pontuou que a desarmonia dos depoimentos prestados não permite ao julgador inclinar-se a um em detrimento do outro, de forma que a prova se mostra frágil. O mesmo entendimento teve o Ministério Público Eleitoral.

Altonides Manoel Maciel Campos Neto, recorrente da sentença proferida pela 31ª zona eleitoral, alegava que a prefeita e o vice “se utilizaram de poderio econômico para promoção de suas candidaturas mediante farta distribuição de bens e vantagens pessoais aos eleitores, notadamente de dinheiro em espécie, materiais de construção e pequenos benefícios pessoais, com a finalidade de captar votos de forma ilícita”.

No entanto, o magistrado de base sentenciou que as provas produzidas no processo eram fluídas, uma vez que os depoimentos das testemunhas ouvidas possuíam versões controvertidas e não convincentes acerca dos atos imputados a Roberta Maria e José Ribamar, carecendo, assim, de robustez e certeza, requisitos indispensáveis à condenação por captação ilícita de sufrágio.

Outros dois processos constavam na pauta desta quinta: a Ação de Investigação Judicial Eleitoral 176-96/12 (adiado para a 1ª sessão de fevereiro a pedido do relator); e o Recurso Eleitoral 383-74/12 (contas aprovadas).

Sessão administrativa

A juíza Samira Barros Heluy teve sua indicação para atuar com auxiliar da Corregedoria aprovada por unanimidade. Já Maria da Conceição Privado Rego e Mazurkièvicz Saraiva de Sousa Cruz foram reconduzidos na função de juízes eleitorais das 24ª e 26ª zonas, cujas sedes são os municípios de Brejo e Carolina, respectivamente. Os membros também aprovaram revisão cumulada com recadastramento biométrico dos eleitores de Urbano Santos e Belágua.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA)

Psicanalista fala sobre adaptação escolar

Fabiano Goes diz que a criança, naturalmente, tem uma fantasia de abandono
Fabiano Goes diz que a criança, naturalmente, tem uma fantasia de abandono

O ano começou e com ele a fase da adaptação escolar para as crianças “marinheiras de primeira viagem”. A volta às aulas sempre traz consigo dois lados de uma mesma moeda: um caminho novo a ser percorrido e alguns problemas que podem advir. Nesse processo, é imprescindível que os pais ou outros responsáveis tenham maturidade e segurança, pois será essa segurança emocional que servirá de suporte psíquico para que a criança possa enfrentar e se ajustar a essa fase adaptativa.

Segundo o psicanalista Fabiano Goes, a criança, naturalmente, tem uma fantasia de abandono. “A priori, é uma fantasia normal, que não deverá implicar em um evento traumático. Contudo, há casos em que isto pode desencadear uma angústia anômala”, afirma o psicanalista.

Os pais, sobretudo se forem pouco experientes, podem se sentir culpados e chegar a duvidar da capacidade dos filhos de se ajustarem a este novo momento de seu amadurecimento. A postura nesses casos, conforme Goes, deve ser a de buscar, o mais rapidamente possível, propiciar um ambiente de familiaridade e inserção para a criança.

As consequências de uma atitude desastrosa dos pais nesse processo para o desenvolvimento da criança podem ser extremamente maléficas, pois as crianças poderão se tornar adultos inseguros e com estima debilitada. Os tratamentos, quando necessários, são análise e terapia comportamental.

Flávio Dino decreta 17 feriados em 2016

feriadoO governador Flávio Dino (PCdoB) baixou o decreto nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016. que fixa em 17 o número de feriados e pontos facultativos nos órgãos da administração estadual, além de autarquias e fundações a ele subordinadas. São três dias de folga a mais do que o calendário nacional, divulgado pelo Governo Federal no dia 4 deste mês.

Além dos feriados nacionais, que somam 11 datas, o funcionalismo estadual não terá expediente em um feriado estadual (29 de julho, alusivo ao Dia da Adesão do Maranhão à Independência da República, postergado para o dia seguinte) e em nada menos do que quatro pontos facultativos, na Segunda-Feira de Carnaval, Quarta-Feira de Cinzas, Quinta-Feira Santa e até no dia seguinte ao feriado de Corpus Christi, uma sexta-feira, que será oficialmente enforcada, a mando de Dino.

Em 28 de outubro, Dia do Servidor Público, as repartições públicas estaduais também estarão fechadas. O Estado também vai parar em 8 de setembro, aniversário de São Luís, uma vez que a capital abriga a sede administrativa do governo.

Espera-se que nos dias de expediente normal, a máquina estadual produza o suficiente para repor o tempo não aproveitado nas folgas. Abaixo, o calendário completo de feriados decretados pelo governador:

 

feriadoes2

Tudo pronto para o segundo pré-Carnaval do Blocão da Cidade

blocao astroCentenas de foliões deverão lotar a área ao lado da Batuque Brasil, no próximo domingo (24), para participar do Blocão da Cidade. Idealizado há nove anos pela Liga dos Artistas Maranhenses, a brincadeira, que ganhou o apoio de peso do vereador Astro de Ogum, promete ser um das mais animadas e seguras deste pré-Carnaval na capital maranhense.

Semana passada, os shows se estenderam até às 23h. Vários artistas subiram na megaestrutura de palco montada no local, dentre eles Herton Rá, Natália Leite e a banda Vamu de Samba.

No próximo fim de semana, a alegria ficará por conta de Gargamel, Forró do Império, Wandim Ray, Vamu di Samba e Natália Leite. Até o domingo(31), nada menos que 17 artistas subirão ao palco.

Os ingressos estão sendo vendidos no local, ao preço de R$ 10,00, mais uma lata de leite em pó (pista) e R$ 20,00 e uma lata de leite em pó (frontstage).

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima