Recebeu alta, no final da manhã de hoje, a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que estava internada desde a última quinta-feira (18) para a retirada de tumoração fúngica nos seios da face.
Roseana foi submetida, na sexta-feira passada, a um procedimento que durou quase três horas para a retirada de todo o conteúdo que havia infectado o lado esquerdo do rosto.
Desde a operação, as equipes médicas monitoraram diariamente os resultados de exames e as condições de recuperação da paciente.
Roseana continuará sendo acompanhada pela equipe do Infectologista, Dr. Davi Uip.
Ao deixar o hospital, Roseana agradeceu:
“Quero agradecer a todos os maranhenses que rezaram e torceram pela minha recuperação. Recebi centenas de mensagens de carinho. A todos, minha gratidão. Tenho certeza de que o pensamento de cada um me ajudou durante todos esses dias. Saio fortalecida, com mais Fé em Deus e, graças a Ele, com a certeza de que sou novamente uma vitoriosa.”
Prefeito Josemar Sobreiro faz boa gestão dos recursos municipais
O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, vai antecipar o pagamento dos salários dos servidores municipais. O pagamento antecipado será feito neste sábado (27).
É a segunda vez em 2016 que os salários são antecipados a todos os funcionários da prefeitura. Apesar da crise econômica que atinge a grande maioria dos municípios brasileiros, Paço do Lumiar demonstra êxito na gestão dos recursos, mantendo a folha de pagamento funcional em dia.
Segundo Josemar Sobreiro, “esta é uma forma de injetar recursos no comércio local e no setor de serviços, promovendo um aquecimento na economia”, explicou o prefeito. “A antecipação salarial beneficia as famílias dos servidores, os comerciantes e todos prestadores de serviço.
Ribamar Alves foi advertido sobre as medidas alternativas impostas em substituição à sua prisão
O prefeito afastado de Santa Inês, Ribamar Alves, suspeito de cometer crime de estupro, compareceu em audiência admonitória na manhã desta sexta-feira (26) perante o desembargador Vicente de Paula Gomes de Castro.
Na audiência, o relator advertiu o prefeito sobre as medidas alternativas impostas em substituição à sua prisão – comparecimento mensal em juízo para justificar suas atividades, com proibição de mudar de endereço ou ausentar-se de Santa Inês sem autorização judicial; proibição de manter contato com a vítima ou testemunhas apontadas no processo; de acessar ou frequentar locais como bares, casas de shows, prostíbulos e similares e de recolhimento domiciliar a partir das 22 horas.
A substituição da prisão por medidas alternativas foi concedida na última quinta-feira (25), pela 2ª Câmara Criminal do TJMA, por maioria de votos, conforme entendimento dos desembargadores José Luiz Almeida e João Santana. Caso descumpra qualquer uma das medidas, o suspeito retornará à prisão.
Na audiência, Ribamar Alves declarou aceitar as medidas impostas, requerendo por meio de seus advogados a permissão para se ausentar da comarca de Santa Inês por razões profissionais, considerando que o cargo de prefeito exige constantes viagens a São Luís e Brasília. Vicente de Paula solicitou a formalização do pedido, que será submetido à apreciação da 2ª Câmara Criminal da Corte Estadual de Justiça.
O procurador de Justiça Joaquim Henrique de Carvalho Lobato participou da audiência, e também alertou o prefeito sobre as restrições para que ele possa usufruir da liberdade para responder aos atos do processo que irá apurar os fatos.
Marlon Garcia solicita asfaltamento no Parque dos Nobres
Marlon Garcia cobra asfalto para o Parque dos Nobres
A Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Marlon Garcia (PT do B), solicitando que a Prefeitura de São Luís – por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – realize, com urgência, serviços públicos de terraplanagem, pavimentação, sarjetas, meio fio e asfaltamento Rua Nossa Senhora da Guia, no Parque dos Nobres.
No documento, que já foi encaminhado por meio de ofícios ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, o vereador esclarece que os serviços públicos são uma antiga reivindicação dos moradores do bairro.
O parlamentar sugeriu que os serviços sejam feitos com urgência, por meio do programa de parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo do Estado para pavimentar e asfaltar vias públicas da capital, pois a comunidade está incomodada com a buraqueira.
Luciana Mendes cobra asfaltamento de ruas do Cruzeiro de Santa Bárbara e da Cidade Operária
Vereadora Luciana Mendes quer asfaltamento de ruas do Cruzeiro de Santa Bárbara e da Cidade Operária
A vereadora Luciana Mendes (PT do B) protocolou dois requerimentos na Câmara Municipal, pedindo que a Prefeitura de São Luís – por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) – realize serviços públicos de infraestrutura no Cruzeiro de Santa Bárbara e na Cidade Operária.
No primeiro requerimento, a vereadora pede que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) determine que a Semosp, realize, com urgência, os serviços de pavimentação e de recuperação asfáltica do cruzamento das ruas São Jerônimo e Brasília, ambas localizadas no Bairro Cruzeiro de Santa Bárbara.
No segundo requerimento, Luciana Mendes solicita que o prefeito determine que a Semosp realize os serviços de asfaltamento na Rua 205 NE, na Unidade 205, no Bairro Cidade Operária, no trecho de aproximadamente 200 metros, compreendido entre o campo o futebol Roseana Sarney e a Escola Launé Rodrigues.
Para Luciana Mendes, os serviços públicos foram cobrados da Prefeitura pelos próprios moradores, que se sentem prejudicados e incomodados com a quantidade de buracos que tomou conta das vias do Bairro Cruzeiro de Santa Bárbara e da Cidade Operária, principalmente com a chegada do período chuvoso.
Armando Costa solicita escolas em tempo integral para alunos da Ilhinha e do Coroado
Armando Costa pede escolas de tempo integral para Ilhinha e Coroado
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Armando Costa (PSDC), pedindo que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação, viabilize estudos técnicos para implantar duas escolas, em tempo integral, na Ilhinha (São Francisco) e no Bom Jesus (Coroado).
Nos requerimentos, já encaminhados do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao secretário da Semed, Costa pede que as escolas tenham biblioteca, cozinha, refeitório, coordenação pedagógica, auditório, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva), laboratórios de informática entre outros.
Costa disse que a educação integral desenvolve os alunos de forma completa, em sua totalidade. “Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma”, explicou.
Secretário Aldo Rogério em reunião com a professora Ana Maria Aquino e o superintendente Assis Costa para discutir a parceria (Foto: Priscila Petrus)
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), abriu diálogo com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) com o objetivo de levar a Feira do Produtor para o campus da instituição de ensino superior, uma vez por semana.
A proposta foi discutida durante reunião, nesta quarta-feira (24), entre o secretário da Semapa, Aldo Rogério, o superintendente de Produção da pasta, Assis Costa, e a professora do Curso de Ciências Agrárias da Uema Ana Maria Aquino.
A intenção é levar a Feira do Produtor à Uema para agregar mais conhecimento prático aos alunos do Curso de Ciências Agrárias. Uma vez firmada a parceria, a feira será realizada todas as terças-feiras, das 14h às 18h.
A Feira do Produtor tem como finalidade criar uma alternativa de comercialização aos produtores rurais e, ao mesmo tempo, utilizar o espaço para aulas práticas da disciplina Comercialização Agrícola, do curso de Ciências Agrárias da Uema.
A professora Ana Maria Aquino ressaltou a importância da associação entre teoria e prática que será oportunizada aos acadêmicos por meio da parceria com a Semapa. “Os agricultores terão mais uma alternativa de comercialização da sua produção. Ao mesmo tempo, o espaço servirá como campo de estudo para os alunos, que poderão, assim, aprimorar o aprendizado”, frisou.
O secretário Aldo Rogério informa que a feira será realizada com agricultores familiares do Cinturão Verde, que venderão legumes, verduras e pescado. “Os produtores terão mais uma alternativa de comercialização e geração de renda”, destaca. “A iniciativa visa proporcionar aos alunos um contato com os agricultores, vivenciando logo a pratica dos ensinamentos teóricos”, assinala.
Deputado Wellington com demais participantes da V Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico em Tocantins
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou, nesta quinta-feira (25), da V Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico. Inicialmente, os parlamentares foram recepcionados, no Palácio Araguáia (TO), pelo Governador do Tocantins, Marcelo Miranda, que agradeceu a presença dos deputados e externou a importância do Parlamento Amazônico e, assim, do Legislativo atuar em parceria com o Executivo, objetivando a concretude de propostas em defesa do estado.
Deputado Wellington cumprimenta a ministra da Agricultura, Kátia Abreu
Posterior à saudação feita pelo Governador, deu-se início à solenidade de abertura. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e contou com a presença do presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT); do deputado estadual Osires Damaso (DEM); da Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu (PMDB/TO); dos deputados maranhenses Júnior Verde (PRB ), Fernando Furtado (PCdoB) e Edilázio Júnior (PV), além de deputados de diversos estados do país, acadêmicos e pesquisadores.
Na ocasião, Wellington, que é Secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico, destacou a importância de o Maranhão estar sendo representado em mais uma reunião do Parlamento Amazônico e ressaltou a relevância de o Legislativo Estadual envolver-se no debate sobre a Amazônia Legal, especificamente, sobre a parcela pertencente ao estado.
Wellington do Curso com o governador do Tocantins, Marcelo Miranda
“Com a V Reunião, tivemos a oportunidade de discorrer sobre os investimentos na Amazônia Brasileira. Por ser uma discussão nacional, tem-se a relevância de incluir e representar o Maranhão em tal debate. Nesse sentido, bem sabemos que apesar de ainda sofrer com os desmatamentos, retirada ilegal de madeira, mineração, produção de carvão e caça excessiva, a Amazônia maranhense ainda é dona de rica biodiversidade. Além de tratarmos sobre uma temática de tamanha relevância, vale mencionar os conseguintes positivos, a exemplo da articulação de políticas públicas pautadas em uma visão sustentável e que almejam ao zelo por aquilo que é patrimônio de todos: o meio ambiente”, ressaltou o deputado.
O QUE FOI A V REUNIÃO AMPLIADA DO COLEGIADO DE DEPUTADOS DO PARLAMENTO AMAZÔNICO?
A V Reunião teve por pauta a discussão sobre as principais problemáticas e propostas para o desenvolvimento dos nove estados pertencentes à área da Amazônia Legal, dentre eles o Maranhão.
O evento iniciou às 09 horas, com a solenidade de abertura e estendeu-se pelo restante do dia, tendo por palestra inicial a discussão sobre a “Os Investimentos do Governo Federal no Setor Agropecuário na Amazônia Brasileira”.
Pela tarde, discutiu-se a Exploração de Insumos Agrominerais na Amazônia Brasileira, palestra ministrada pelo deputado Sinésio Campos – presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Zé Inácio ressaltou necessidade de orçamento para políticas públicas para garantir direitos humanos
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado estadual Zé Inácio (PT), utilizou a tribuna da Casa Parlamentar, na manhã desta quinta-feira (25), para destacar sua participação na IV Conferência Estadual de Direitos Humanos, que discutiu sobre os “Desafios para a Construção do Sistema Estadual de Direitos Humanos no Maranhão”.
O evento, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), com apoio do governo do Estado e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão, contou com a presença do secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; do Diretor de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Fernando Matos; do Secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; da Secretária Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís, Andréia Lauande; da Chefe do Departamento de Direito da UFMA, Valéria Montenegro; do Defensor Público Federal, Yuri Costa; além de diversasrepresentatividades de órgãos ligados ao Governo Estadual e aos Governos Municipais, e membros da sociedade civil.
“Utilizo esta tribuna, na manhã de hoje, para fazer referência à 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que teve sua abertura ontem, e acontece de 24 a 26 de fevereiro, com o tema: Construção do Sistema Estadual de Direitos Humanos no Maranhão. Essa Conferência que hoje também acontece, precedeu de várias etapas regionais. Cerca de mil pessoas participaram das etapas regionais, principalmente nas regionais de Açailândia, Bacabal, Presidente Dutra e, finalmente, em São Luís. Como encaminhamento dessas regionais, foram eleitos 370 delegados que hoje debatem sobre a importância de políticas públicas para a afirmação de direitos humanos no estado do Maranhão. Os delegados que participaram das regionais temáticas aqui estão representando vários segmentos da sociedade maranhense, como é o caso do segmento que representa a comunidade LGBT, as pessoas idosas, pessoas com deficiência, militantes, ativistas em defesa da criança e adolescente, em defesa da luta em favor do empoderamento, da garantia das mulheres, representantes da nossa juventude maranhense e também militantes do tema da Igualdade Racial e dos povos indígenas”, relatou o parlamentar.
Ao discursar, Zé Inácio ressaltou, também, a necessidade de se ter orçamento para que haja políticas públicas entre as secretarias de governo, a fim de garantir os direitos humanos.
“Muito se discutiu sobre a criação do Sistema Estadual dos Direitos Humanos, de tal forma que haja uma transversalidade de políticas públicas entre as Secretarias de Governo. Mas para que se possa garantir, de fato, os direitos humanos e as garantias constitucionais aconteçam no Maranhão de forma plena, é importante que se tenha Orçamento, e por isso a importância desse debate aqui no Parlamento, no sentido não só que possamos fazer cobrança ao Poder Executivo, mas que venhamos a fortalecer essa política em defesa das minorias e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento do povo maranhense, pois a história e a memória das lutas por Direitos Humanos no Maranhão é marcada por conquistas que são resultados das lutas da sociedade civil e precisa ganhar o âmbito da gestão pública”, enfatizou o deputado.
Durante o pronunciamento, o deputado Zé Inácio também pontuou sobre algumas de suas ações debatidas na Assembleia Legislativa desde o início do seu mandato.
“Aproveito a ocasião, para destacar algumas ações que foram debatidas nesta Casa, principalmente a partir da Comissão de Direitos Humanos, que até então presidi, dentre as quais destaco a participação no Conselho Estadual, no qual represento esta Casa; a participação na Comissão da Verdade, que também é um espaço importante para debater as garantias sobre direitos humanos; a Lei de Cotas, que discutimos juntamente com o Poder Executivo para que hoje se tornasse uma realidade no nosso Estado, e também um projeto sobre o nome social para a população LGBT, que estamos fazendo em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, além de Audiências Públicas que realizamos, dentre elas a que discutiu sobre os conflitos agrários entre outras importantes e marcantes ações em defesa dos maranhenses para que a luta pelos direitos humanos de fato entre na agenda política do Estado e que possamos fazer com que esses direitos de fato sejam efetivados”, afirmou.
Comentários