Ensino de Língua Portuguesa para concurseiros

curso arnaldoSão Luís ganhará mais um grande empreendimento na área educacional, naquela que é uma das mais importantes competências exigidas de um profissional pelo mercado de trabalho: o domínio da Língua Portuguesa. O projeto foi concebido e organizado por dois dos mais renomados professores do Maranhão: Fabrício Ferreira e Arnaldo Gomes, ambos com larga experiência docente, seja na educação de alunos pré-vestibulandos, seja com os chamados concurseiros ou mesmo em capacitações para professores e demais profissionais do mercado de trabalho.

Com uma proposta pedagógica inovadora e marcada por uma profunda ampliação das metodologias de escrita, o Curso Hipertexto, que terá sua aula inaugural neste sábado, dia 5 de março, no Jardim Renascença, chega ao mercado com um modelo de negócio inovador e desenvolvido para ampliar os saberes de alunos e profissionais que tenham dificuldade no uso da língua portuguesa, seja na compreensão de textos ou mesmo na escrita.

Dentre as metodologias que serão apresentadas neste sábado, algumas delas se destacam pelo caráter inovador, bem como por representarem um aprofundamento na forma de analisar e apropriar-se da língua, como a utilização de júris simulados como ferramenta de desenvolvimento da argumentatividade e raciocínio crítico. Outro diferencial é o ensino de noções de Direito Constitucional e Direitos Humanos aplicados à elaboração de textos, especialmente no que tocante à elaboração de propostas de intervenção textuais.

A aula inaugural será beneficente e contará com a presença de estudantes, professores, empresários do ramo educacional e gestores. O Curso Hipertexto, além de oferecer aulas voltadas para os pré-vestibulandos, também possui turmas de Português para concursos públicos, bem como capacitações em Língua Portuguesa e escrita para empresas e profissionais já estabelecidos no mercado de trabalho (de qualquer área), ofertando ainda a possibilidade de customização desses cursos. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 98313 2353.

Luto no jornalismo e um amigo a menos

Nilson Amorim: saudosa memória
Professor Nilson Amorim: saudosa memória

Morreu tragicamente, nesta sexta-feira, aos 64 anos, o jornalista e professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Nilson Amorim. Acometido por depressão e com diagnóstico de câncer, ele não suportou as agruras do seu grave estado de saúde e atirou-se do 8º do prédio onde morava, no condomínio Brisas, no Alto do Calhau.

Mesmo com décadas de docência no ensino superior, Nilson nunca abandonou a prática jornalística. Atuava sobretudo como assessor e consultor de comunicação, mas também era figura presente nas redações, sugerindo pautas e produzindo textos para publicação.

A relação com o autor deste blog vem desde os tempos de UFMA, no início da década passada. Os contatos em sala de aula entre professor e aluno evoluíram para uma amizade sincera, que se prolongou até o dia fatídico de hoje.

A morte de Nilson Amorim será sentida como grave desfalque para o jornalismo maranhense e para a academia, onde ele contribuiu para a formação de dezenas de profissionais de comunicação social.

Certamente, os que lhe tinham apreço, como eu, contabilizarão um amigo a menos, de saudosa memória.

Mantida reintegração de posse de área da sede do Sampaio Corrêa

Empresa autora da ação de reintegração de posse demonstrou posse indireta do terreno
Empresa autora da ação de reintegração de posse demonstrou posse indireta do terreno

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantiveram liminar de reintegração de posse da área que fica atrás da sede do Sampaio Correia, localizada no bairro Miritiua, em São José de Ribamar. A decisão liminar foi da juíza Ticiany Gedeon, da 2ª Vara de São José de Ribamar, e determina prioridade para a área próxima ao Centro de Treinamento do clube, que estaria impedido de desenvolver suas atividades e sofrendo prejuízos econômicos e sociais.

As famílias ocupantes da área recorreram da decisão, por meio da Defensoria Pública do Estado (DPE), levantando a nulidade de atos processuais e ausência da demonstração da posse em relação ao imóvel não ocupado com o Centro de Treinamento do Sampaio Correia.

A desembargadora Angela Salazar (relatora) não reconheceu as nulidades levantadas, considerando válidos os atos praticados no processo. Quanto à alegação de não demonstração da posse, em razão da fase inicial da discussão, a magistrada entendeu estarem presentes os requisitos necessários para o deferimento da reintegração de posse, conforme justificados pela juíza na liminar.

Segundo a decisão, foi demonstrada a posse indireta da empresa autora da ação de reintegração – que cedeu o uso de seis hectares para o Sampaio Correia, onde foi instalada a sede de treinamento -, fato que não significa a perda da posse. A posse direta da área pelo Sampaio Correia foi descrita com a construção da sede esportiva, que possui quadra, piscina, alojamentos e projeto para construção de centro de treinamento mais completo na área ocupada. “Havia, ainda, dois campos de futebol, com desenvolvimento de projeto social que abraçava mais de 100 crianças da localidade”, ressaltou a magistrada.

No processo, testemunhas afirmaram o uso da piscina e campo de treinamento pelos ocupantes, impossibilitando a utilização pelos usuários, funcionários e comunidade. “Vejo como urgente a reintegração da área invadida para que, o mais rápido possível, os atletas e funcionários possam ocupar a área sem constrangimento”, diz a decisão.

A medida deve seguir o Manual de Diretrizes Nacionais para reintegrações em áreas rurais, devendo o mesmo guiar o uso da força policial.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão

Lojas Americanas chega a Timon (MA)

Primeira unidade no município vai abrir as portas com promoções em bombonière, lingerie e eletroportáteis

americanasA Lojas Americanas inaugura, nesta terça-feira (08/03), sua primeira loja no município de Timon, no Maranhão. Com mais de 825m², a unidade terá modelo tradicional e sortimento de 60 mil itens de diversas categorias. Com essa unidade, a rede contará com 21 lojas no estado.

A inauguração faz parte do plano de expansão lançado em 2014 da Lojas Americanas, que prevê a abertura de 800 novas lojas até 2019 e investimentos de R$ 4 bilhões em todo o país.

Para a inauguração, haverá promoções em itens de bombonière, lingerie, higiene pessoal, fraldas, CDs, cama, mesa e banho e eletroportáteis.

Serviço

Endereço: Rua Antônio Marques 705
Bairro: Parque Piaui – Timon / MA
CEP: 65631-200

Sobre a Lojas Americanas

A Lojas Americanas foi fundada em 1929 e está presente em todos os estados do país, com mais de 1.000 lojas. A rede de lojas físicas comercializa mais de 60 mil itens de 4 mil empresas diferentes, garantindo a seus clientes preços competitivos e oferecendo produtos de qualidade reunidos em cerca de 40 departamentos como bombonière, perfumaria, utilidades domésticas, brinquedos, games, celulares, eletrodomésticos, eletrônicos, CD’s e DVD’s, livros, vestuário e papelaria. A Lojas Americanas conta ainda com quatro Centros de Distribuição localizados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Uberlândia/MG.

Fábio Câmara espera apoio do PMDB nacional

Do Blog do Mario Carvalho

Fábio Câmara dialoga com o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, durante evento em São Luís
Fábio Câmara dialoga com o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, durante evento em São Luís

O vereador Fábio Câmara (PMDB) conversou com o vice-presidente da República, Michel Temer, sobre as diretrizes do partido na disputa eleitoral em São Luís, em outubro deste ano. Na oportunidade, o parlamentar agradeceu a vinda do vice-presidente à capital maranhense e disse esperar contar com o apoio da direção nacional da legenda ao seu nome para concorrer à corrida sucessória ao Palácio La Ravardière, sede do governo municipal.

Para Fábio Câmara, o PMDB é um grande partido, que não pode ficar em segundo plano nas eleições municipais nas capitais do país.

“Em São Luís, a sigla tem procurado se fortalecer e mostrar que dispõe em seu quadro grandes nomes, em especial o meu. Sempre fui um servo da legenda, vim da base do partido e agora acredito que chegou a hora de botar a cara para bater”, declarou o vereador.

Novas vozes das toadas

Projeto “Lira Jovem” realiza hoje, às 18h, no município de Cururupu, mais um festival de todas para a descoberta de novos talentos jovens; desta vez, com destaque para o sotaque “Costa de Mão”

costa de mao

Revelar o talento de jovens maranhenses para a composição de toadas e sua execução é o que busca o projeto “Lira Jovem – A nova geração de cantadores de bumba-meu-boi”, que hoje, às 18h, na cidade de Cururupu, promove mais um festival de toadas, com destaque para o sotaque “Costa de Mão”. O projeto tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.

O intuito do festival de toadas é prestigiar os grupos que ainda resistem à tradição do sotaque de “Costa de Mão”, a exemplo dos grupos folclóricos Boi Brilho da Sociedade, Boi Brilho da Areia Branca, Bumba-Meu-Boi Rama Santa, Boi da Sociedade, Boi Brilho da Comunidade, Boi da Soledade, Boi de Antônio Nhanhá, Boi Brilho da Saudade e Boi de João de Barro. A peculiaridade desse sotaque o faz diferente dos demais por conta dos pequenos pandeiros que são tocados com as costas das mãos. Daí a origem do nome.

Cada jovem cantador apresentará quatro toadas com acompanhamento de 10 pandeiros, maracás de metal, tambores-onça e cordão, com o coro de quatro vozes, perfazendo um show de uma hora e vinte minutos. O movimento com a geração jovem nasce da expectativa de estimular cada vez a produção de novas toadas, contribuindo assim para a continuidade da manifestação. “Montar espetáculo aberto como será este festival nos garante prestigiar não só os maranhenses como também conscientizar a sociedade em geral da importância de incentivar os mais novos a vivenciarem a cultura da terra”, disse Osvaldo Sousa, coordenador do projeto.

O evento não acontecerá somente no município de São Luis, mas contemplará também as outras localidades onde foram identificados grupos de bumba-meu-boi que dançam no sotaque “Costa de Mão”, os quais vivenciam de forma autêntica a rica tradição da cultura maranhense. O projeto proporciona também a produção de CD com as 15 toadas vencedoras do festival, além da edição de um livreto sobre o sotaque, reedição do CD e livreto das edições anteriores que contemplaram os sotaques de Boi da Ilha e Boi de Zabumba, com 15 cantadores beneficiados em cada etapa.

A proposta é seguir até as demais edições com a descoberta de novas toadas do bumba-meu-boi de Orquestra e da Baixada, além do Tambor de Crioula e de Caixeiras do Divino Espírito Santo. O trabalho de resgate de novos e jovens cantadores contempla também os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Cedral, Central, Mirinzal, Bacuri, Serrano e Guimarães.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima