Max Barros anuncia saída do PMDB e volta a defender o impeachment de Dilma

Max Barros disse que o momento é importante para a vida do Brasil
Max Barros disse que o momento é importante para a vida do Brasil

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (30), o deputado Max Barros anunciou que deixou o PMDB e filiou-se ao PRP. O parlamentar voltou defender, também, a legalidade do processo em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Barros disse que o momento é importante para a vida do Brasil e que o tema do impeachment está sendo tratado nas ruas, nas praças, no Congresso Nacional e na própria Assembleia, com profundidade. Ele garantiu que respeita todas as posições a favor ou contra o impeachment, desde que elas sejam feitas por questões de convicções pessoais.

“Então, quem tem o entendimento jurídico que o impeachment não é legal, eu respeito essa posição, como a minha posição é que há embasamento jurídico e a necessidade que a presidenta Dilma seja impedida”, garantiu.

Max Barros garantiu que deixou o PMDB no momento em que o partido está na eminência de ter um presidente da República. “Então, não me move nenhum interesse menor. Inclusive, quero agradecer aos integrantes do PMDB pelo tratamento que eu tive. Eu só deixo amigos no PMDB, mas resolvi seguir um novo rumo, então estou em outro partido, o PRP. Eu tenho total independência para falar, porque eu não tenho nenhum interesse pessoal ou político menor a defender”, assegurou.

Vários deputados fizeram apartes ao discurso de Max Barros, que afirmou que, por conta da quebradeira provocada pelo Governo Dilma, ela não tem condições políticas de continuar na Presidência. “O cacife político e o cacife de realizações que o presidente Lula deixou, ela conseguiu devastar todo esse patrimônio”, lamentou, ao enumerar as conquistas do Governo Lula, a exemplo do crescimento econômico e do Bolsa Família.

Ao finalizar, Max Barros fez um apelo no sentido que seja cumprido o artigo da Constituição que diz que todo o poder emana do povo e em nome dele deve ser exercido; e reafirmou que a presidente Dilma já não representa a vontade do povo.

“O povo nas ruas, na Avenida Paulista, na Avenida Litorânea. Em todo o Brasil, quatro milhões de pessoas dizem que a Dilma não representa mais o povo brasileiro. E as pesquisas dizem que ela tem só 10 por cento de apoio. Nós temos que tirar o Brasil desse atoleiro, por isso defendo o impeachment: porque é legal e é o melhor para o nosso país”, assegurou.

Fonte: Agência Assembleia

47 presos liberados na Páscoa não retornaram a Pedrinhas

O Governo do Estado informa que dos 351 detentos beneficiados com a saída temporária no período de Páscoa, que efetivamente deixaram o sistema prisional e delegacias, na manhã do dia 23 deste mês, 304 retornaram às suas respectivas unidades prisionais; e 47 apenados, portanto, não cumpriram o prazo de retorno para às 18h desta terça-feira (29), determinado pela juíza da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP), Ana Maria Almeida Vieira, por meio da Portaria 008/2016, que prevê pena de regressão de regime para quem a descumpriu.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap)

Fórum discute políticas públicas para jovens em Paço do Lumiar

Durante evento, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude e o Fundo Municipal de Juventude

Fórum aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes da administração municipal e do Governo do Estado
Fórum aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes da administração municipal e do Governo do Estado

Em comemoração ao Dia Mundial da Juventude, a Prefeitura de Paço do Lumiar realizou, nesta quarta-feira (30), o Fórum Municipal da Juventude – ‘Painel de Implementação das Políticas Públicas de Juventude de Paço do Lumiar’.

O evento, promovido pela Coordenação de Juventude, aconteceu na Câmara de Vereadores, e reuniu representantes da administração municipal e do Governo do Estado. Na ocasião, foram apresentados os resultados das atividades desenvolvidas desde o ano de 2015, ocasião em que foram discutidos pontos fundamentais para o fortalecimento do movimento em favor da juventude luminense.

Durante o fórum, a organização apresentou, para apreciação dos vereadores, do projeto de Lei Municipal nº 003 de 3 de fevereiro de 2016, que trata da criação do Conselho Municipal da Juventude e do Fundo Municipal de Juventude, pleitos estes aprovados e sancionados por unanimidade pelo Poder Legislativo de Paço do Lumiar.

O prefeito Josemar Sobreiro encaminhou mensagem, ressaltando a importância do encontro e da luta por políticas públicas para a juventude luminense: “Temos buscado criar mecanismos que fomentem cada vez mais a participação de nossos jovens nas discussões sobre a implementação de políticas públicas para Paço do Lumiar. A administração municipal tem compromisso com a juventude, na construção de um novo momento junto com a sociedade civil, para que possamos gerar mais oportunidade para nossos jovens”.

Para o coordenador da Juventude de Paço do Lumiar, Adielson Araújo, esse é o momento em que são apresentados os resultados referentes a todas as atividades realizadas no município, em que os jovens puderam debater com o poder público municipal e segmentos da sociedade civil organizada, sobre questões pontuais, como segurança, saúde, educação e ações efetivas voltadas para esse público.

“Estamos aqui para fazer uma avaliação, à partir da construção da Conferência da Juventude, que aconteceu a nível nacional, onde foram tratados pelos jovens participantes do evento uma série de demandas e pleitos que atendam a esse segmento. Aqui em Paço do Lumiar, nós garantimos nesse primeiro momento, a proposta referente a organização do Conselho Municipal, aprovada no último dia 29, juntamente com a criação do Fundo Municipal de Juventude. Isso nos dá alicerce para que possamos continuar nessa luta”, explicou

Ele destacou, também, a criação do comitê gestor municipal. “Esse comitê tem como objetivo identificar o índice de mortalidade dos nossos jovens, e a partir desse diagnóstico, vamos criar políticas públicas para defender e diminuir a quantidade de óbitos entre os jovens de Paço do Lumiar”, afirmou.

Espaço de diálogo por mais oportunidades aos jovens

O Fórum marca as comemorações pelo Dia Mundial da Juventude, que tem como objetivo dar mais visibilidade aos problemas enfrentados pelos jovens, como baixa qualidade do ensino, as más condições de saúde e o aumento de mortes que tem atingido a faixa etária no Brasil.

Para a estudante Ana Beatriz Ferreira, uma legítima representante do movimento em Paço do Lumiar, participar das reuniões tem sido importante para discutir as temáticas que inquietam os jovens do município “Nós somos o futuro desse país e precisamos mudar a realidade que temos hoje. Por isso, é tão importante participarmos dos encontros, pois é através deles que discutimos, apontamos os problemas e buscamos juntos solucionar cada um deles e assim, melhorar a vida de cada um de nós que estamos construindo um novo Brasil” declarou.

Adriano Sarney enquadra Bira do Pindaré

Adriano: "Flávio Dino agora tem que trabalhar pelo povo do Maranhão para conquistar votos, pois o artifício de culpar a oligarquia não convence mais
Adriano: “Flávio Dino agora tem que trabalhar pelo povo do Maranhão para conquistar votos, pois o artifício de culpar a oligarquia não convence mais”

O deputado Adriano Sarney (PV) rebateu o deputado Bira do Pindaré (PSB) durante um acalorado debate na sessão desta quarta-feira (30) no plenário da Assembleia Legislativa. Para Adriano, não dá mais para utilizar a todo instante o artifício da suposta “culpa da oligarquia de 50 anos” para justificar discursos vazios e atitudes incoerentes do grupo governista.

“O governo Flávio Dino (e a base parlamentar aliada), agora, tem que trabalhar pelo benefício do povo do Maranhão para conquistar votos, por que esse artifício de culpar a oligarquia não vai mais render votos. Ele tem que trabalhar e mostrar bons resultados”, declarou Adriano, durante discussão em torno da postura de grupos políticos não-alinhados ao governo.

Em aparte, Bira do Pindaré afirmou que o deputado do PV tenta “negar a existência de uma oligarquia no estado do Maranhão” e afirma haver “alguns estudos científicos produzidos aqui mesmo no Maranhão, de cientistas renomados que já constaram cientificamente a existência dessa oligarquia”.

Vale ressaltar que a pauta geral das discussões no plenário foi o posicionamento dos políticos e do governo estadual ante a crise institucional gerada pela possibilidade de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Sobre esse assunto, vários deputados se revezaram na tribuna para defender as suas posições e a de seus partidos.

O parlamentar do PV ressaltou ainda que vários membros da base não-alinhada ao governo classificaram de oportunismo a postura do governador, que agora defende a presidente Dilma, mas que se elegeu no Maranhão coligado PSDB, partido que nacionalmente é opositor ao PT da presidente. Segundo o parlamentar, a realidade dos fatos está sendo distorcida pelo governo Dino e a chamada “propaganda comunista”.

“A propaganda no governo Flávio Dino é competente e sabe distorcer os fatos, atacar o mensageiro em vez da mensagem, aquela coisa rasteira de querer atrapalhar o pensamento livre e a opinião pública. E uma argumentação que sempre volta a ser falada aqui (no plenário) é a da oligarquia que supostamente acabou com o Maranhão. Trata-se de um argumento cansativo, que já foi batido e que não tem a mínima lógica”, explicou Adriano.

Exemplo

Ao questionar o argumento do parlamentar governista, o deputado do PV citou como exemplo o ex-senador Epitácio Cafeteira, que foi governador do Maranhão de 1987 a 1990 e que, pela lógica dos governistas, ele teria sido partícipe da “oligarquia”. A resposta veio do deputado Rogério Cafeteira (PSB).

“O ex-governador Cafeteira foi deputado federal, prefeito de São Luís, três vezes deputado e duas vezes senador. Todos os cargos que ele ocupou foram pelo voto popular. E eu acredito que passaram bons e maus governadores. Não é uma questão pontual. Apenas um grupo é culpado por tudo que tem de ruim? Eu nunca defendi isso! Agora acho que o maior julgador é o povo do Maranhão”, disse o deputado, que é sobrinho do ex-governador.

Para Adriano Sarney, é preciso que a base aliada ao governo Flávio Dino avance no discurso e pare de se esconder no argumento da “oligarquia”. “Vamos acabar com esse discurso eleitoral de oligarquia, porque eu sei que V. Ex.ª (referindo-se ao deputado Bira do Pindaré) quer se reeleger, mas trate agora, que está no governo, de trabalhar para o povo do Maranhão, porque esse discurso de oligarquia não vai mais lhe reeleger, e nem vai mais reeleger o governador. O povo quer asfalto, abastecimento de água, saúde e educação, aspectos que não estão indo bem no governo Flávio Dino.

Paço do Lumiar: Semapa incentiva agricultores familiares a reduzir inadimplência

Rodrigo Costa fala a agricultores familiares de Paço do Lumiar sobre importância de reduzir dívidas para estimular produção
Rodrigo Costa fala a agricultores familiares de Paço do Lumiar sobre importância de reduzir dívidas para estimular produção

Buscando diminuir a inadimplência dos agricultores familiares, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com o Banco do Nordeste e a Agência Estadual de Recursos Públicos (Agerp), realizou, na manhã desta quarta-feira (30), no salão paroquial da igreja matriz da cidade, reunião com representantes das associações, sindicatos e agricultores familiares.

Presente à reunião, acompanhado do diretor da Agerp, Ananias Sousa, e do representante do Banco do Nordeste Gregório Ferreira, o secretário da Semapa, Rodrigo Costa, destacou que uma das principais formas de incentivar a agricultura familiar é a adoção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento rural e que forneçam subsídios às famílias produtoras para que elas tenham meios de aprimorar seus processos e otimizar a entrega de seus produtos.

“Por desenvolvimento rural, não podemos entender apenas expansão de terras e produção, mas um desenvolvimento ordenado e sustentável, que contribua para a diversidade da agricultura familiar, a redução das desigualdades e também o apoio à gestão e definição de escala da produção”, explicou o secretário.

Ainda segundo Rodrigo Costa, a reunião foi um momento fundamental para esclarecer que os produtores rurais terão prazos para renegociar suas dívidas junto ao Banco do Nordeste. Os benefícios incluem descontos no valor principal das dívidas e prazos de pagamento.

“Estamos dispostos a ajudar no que for possível, apesar da crise financeira que atinge o nosso país. A nossa gestão tem como desafio assegurar melhores condições de convivência na agricultura familiar”, observou o gestor.

Zé Inácio participa da comemoração aos 78 anos de Chapadinha

Aniversário da cidade contou com assinatura de ordens de serviço e shows

Zé Inácio parabenizou a cidade pelo avanço e as lutas por novas conquistas
Zé Inácio parabenizou a cidade pelo avanço e as lutas por novas conquistas

O deputado Zé Inácio esteve na última segunda-feira (28), na cidade de Chapadinha, participando da comemoração ao 78º aniversário da Cidade. Na oportunidade, o deputado pôde parabenizar o avanço da cidade e as lutas por novas conquistas na melhoria social.

Durante a celebração, a prefeitura municipal de Chapadinha realizou a assinatura de ordens de serviço estabelecendo as seguintes melhorias: construção do novo terminal rodoviário de Chapadinha; ampliação do Hospital Antônio Pontes Aguiar; Construção da Praça da Fé; construção da 1ª fase da duplicação e iluminação da Avenida Ataliba Vieira, asfalto da Avenida Senador Vitorino Freire e rua Cícero Romão.

Além disso, também foi assinada a construção dos portais de entrada da cidade e monumento dos mulatos; reforma da praça Caterpilar; recuperação e recapeamento asfáltico de ruas dos bairros Terras Duras, Centro e Caterpilar; e a recuperação da estrada vicinal, em diferentes áreas. A animação da festa ficou por conta dos shows de Gabriel Diniz, Mara Pavanelly e atrações locais.

Sobre Chapadinha

Chapadinha era, inicialmente, habitada por descendentes dos índios Anapurus, que se fixaram em 1783 no lugar denominado Aldeia, onde atualmente se encontram os limites da cidade. Diversos comerciantes começaram a migrar para o local, conhecido como Chapada das Mulatas, atraídos pela riqueza das terras.

Hoje o município tem como principal atividade econômica o cultivo de gêneros alimentícios. O setor industrial se concentra na construção civil, olarias, e também metalurgia.

Com clima úmido, a cidade se localiza em um local onde o relevo é denominado chapada baixa com vegetação de campos e cerrado, e é banhada pelos rios Munim, Preto e Rio Iguará.

Deputado Wellington desafia pai do prefeito de São Luís a usar o transporte público

Parlamentar apontou contradição entre discurso de Edivaldo Holanda e a realidade dos ônibus da capital
Parlamentar apontou contradição entre discurso de Edivaldo Holanda e a realidade dos ônibus da capital

Ao utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para demonstrar insatisfação com aumento na tarifa do transporte público, o deputado estadual Wellington do Curso desafiou, também, o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC), pai do atual prefeito de São Luís, a utilizar o transporte público e constatar a precariedade dos serviços que são ofertados à população.

O convite ao parlamentar foi feito devido a contradição existente entre o que o deputado Edivaldo Holanda afirma existir (ônibus novos e de ótima qualidade, por exemplo) e o que a população diariamente utiliza (ônibus velhos e sucateados além da superlotação).

“Chega a ser ridículo o que nós ouvimos de alguns parlamentares. Defender um político, a prefeitura, uma ideologia, tudo bem. Agora afirmar que o transporte público de São Luís possui uma boa qualidade? Isso é incompreensível. Aos que afirmam isso, faço o desafio: utilizem o transporte público, mas utilizem o de verdade e não o que passa nos canais midiáticos, na propaganda enganosa da prefeitura. Vamos lá. Peguem um ‘Cidade Operária’, um ‘Jardim Tropical’, isso por volta das 07 horas. Tenho a certeza, senhores deputados, que se vocês fizerem isso, verão quão revoltante é a situação dos ônibus em nossa capital e, talvez assim, não mais defendam esse aumento abusivo na tarifa de transporte público, mas defendam aqueles que, de fato, sabem da qualidade real do transporte público em São Luís”, desabafou o parlamentar.

Semapa entrega termos permissionários a feirantes do Coroadinho e Bairro de Fátima

Secretário Aldo Rogério (de óculos escuros) entrega termos permissionários a feirantes para uso de boxes e bancas
Secretário Aldo Rogério (de óculos escuros) entrega termos permissionários a feirantes para uso de boxes e bancas

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizou, na manhã do último sábado (26), as entregas dos termos permissionário aos feirantes dos mercados do Coroadinho e do Bairro de Fátima.

Funcionando há 20 anos, o mercado do Coroadinho foi beneficiada pela primeira vez, na gestão do secretário Aldo Rogério, com esse tipo de serviço, destinado a feirantes e à comunidade do bairro. De posso dos termos permissionários, que autorizam o uso de boxes e bancas, os feirantes passam a estar seguros e tranquilos para trabalhar.

“Trabalho há 40 anos neste mercado e, pela primeira vez, eu e meus amigos recebemos a nossa permissão. Somos muito gratos ao secretário Aldo e à sua equipe”, comemorou a feirante Joana Araújo.

O secretário Aldo Rogério destacou as ações significativas realizadas pela pasta, mesmo com escassez de recursos. “Tudo o que realizamos hoje no mercado ainda foi pouco. O gratificante é que mesmo sem recursos, conseguimos executar algumas ações dentro do mercado do Coroadinho, onde foi construído um poço, e, com esforço de todos, fazer a manutenção desta obra”,enumerou. “Entregamos os termos de permissões para que esses feirantes tenham mais dignidade e segurança no exercício diário do seu trabalho”, assinalou Aldo Rogério.

Kits de irrigação

No mesmo dia, a equipe da Semapa entregou mais kits de irrigação a comunidades rurais de São Luís, dando continuidade às ações de fomento ao pequeno produtor na capital.

Os kits foram entregues nas comunidades Cinturão Verde, Anajatiua e Rio Grande, dando mais uma prova de que os técnicos da Semapa estão sempre presentes no campo, levando assistência técnica aos agricultores.

Emoção marca sorteio de 500 endereços do “Minha Casa, Minha Vida” em Paço do Lumiar

Prefeito Josemar juntamente com o primeiro sorteado e representantes da CEF e da administração municipal
Prefeito Josemar juntamente com o primeiro sorteado e representantes da CEF e da administração municipal

Com a presença de centenas de famílias, a Prefeitura de Paço do Lumiar realizou, na tarde desta terça-feira (29), o sorteio dos endereços de mais 500 unidades habitacionais da primeira etapa do Residencial Morada do Bosque, situado na Estrada de Iguaiba, no município.

O evento aconteceu no Convento das Irmãs da Purificação (Maiobão), e contou com a presença do prefeito Josemar Sobreiro (PSDB), que deu início a chamada dos endereços dos contemplados. Até o final do ano, serão cerca de três mil famílias luminenses atendidas com imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, fruto do convênio da Administração Municipal com o Governo Federal e a CEF.

 Josemar parabeniza aposentado José Inácio Serra
Josemar parabeniza aposentado José Inácio Serra, um dos contemplados com unidade habitacional

Em seu pronunciamento, o prefeito Josemar Sobreiro destacou a importância desse momento para o desenvolvimento econômico e social do município e do Maranhão. “O anúncio dos endereços dessa primeira etapa de casas, que vai beneficiar 500 famílias e mais de duas mil pessoas, representa a união de esforços da atual gestão, que desde 2013 já havia buscado a parceria com o governo federal para garantir o beneficio à nossa população. Muitos aqui sonharam com a casa própria. Hoje, este sonho é uma realidade, que vai impactar diretamente na economia local, e vem para dar dignidade a milhares de cidadãos luminenses”, ressaltou.

Josemar lembrou, na ocasião, do déficit habitacional existente em Paço do Lumiar, assim como em muitas cidades maranhenses, e garantiu que continuará lutando para estender o programa a moradores que desejam adquirir um imóvel por um baixo valor. “Cuidem de seus bairros e das suas ruas, zelando por um patrimônio que agora é de cada um dos que ainda esta semana deverão assinar os contratos habitacionais”.

População lota salão no sorteio aos beneficiários

Prefeito Josemar lembra da união de esforços para melhorar os índices do município
Prefeito Josemar lembra da união de esforços para melhorar os índices do município

A platéia não conseguia conter a emoção a cada chamada dos endereços. Era visível o semblante de satisfação, emoção e alegria que marcou a cerimônia do início ao fim. O primeiro sorteado, o aposentado José Inácio Serra, 69 anos, falou da conquista após anos e anos no aluguel. “Agora vou viver melhor, livre de aluguel, e em um novo um imóvel, pagando apenas R$ 25,00”.

Visivelmente feliz e emocionada, a dona de casa Márcia Cristina da Silva Teixeira, 36 anos, que mora em um quarto com o marido e dois filhos, e agora vai poder proporcionar à sua família viver em um ambiente tranqüilo e próprio. “Durante toda a minha vida sonhei em ter um imóvel. Com o benefício vou ter um lar de verdade para viver com minha família”.

Vistoria e assinatura de contrato

Público atento às palavras do prefeito, que lembrou o déficit habitacional em Paço do Lumiar
Público atento às palavras do prefeito, que lembrou o déficit habitacional em Paço do Lumiar

O supervisor de Filial da Gerência Executiva de Habitação da CEF, Doriedson Costa Pinto, fez uma explanação a cerca dos procedimentos para assinatura do contrato e recebimento do imóvel, e informou como será a vistoria das casas pela Construtora Canopus Engenharia, marcada para esta quarta-feira (30).

Os contratos do empreendimento Morada do Bosque I serão assinados nesta quinta (31 de março) e sexta-feira (1º de abril), das 8 às 18h, no Salão Paroquial da Igreja Sagrada Família, na Avenida 4 do Maiobão. Já a entrega das chaves está prevista para o dia 1° de maio, junto com os beneficiados do Morada do Bosque II. A prestação dos imóveis varia entre R$ 25,00 e R$ 80,00 mensais.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima