Mais um ônibus ficou preso em meio à buraqueira que dificulta o tráfego em grande parte das vias públicas de São Luís. O coletivo, da linha Estiva, afundou literalmente em uma avenida do Maracanã, em frente ao antigo 12º Distrito Policial. Foi o quarto veículo pesado – e o terceiro ônibus – a ser tragado pelo solo só este ano em um bairro da capital maranhense, cujo pavimento impressiona por sua fragilidade.
Zé Inácio diz que sempre teve a convicção de que o procurador não deve advogar
Em sessão realizada na ultima quarta-feira (06), que aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 001/2016, que trata sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado, o deputado Zé Inácio saiu em defesa dos advogados do setor privado, que também serão beneficiados pela Lei, já que esta estabelece que os procuradores devam advogar única e exclusivamente para o Estado.
“Sempre tive essa convicção de que o procurador não deve advogar. O defensor público, que lida com várias causas, ele não tem o direito de advogar, mas os procuradores sim. O procurador concursado deve exercer a advocacia exclusivamente em favor do Estado, eles não podem ter paralelo a isso escritório de advocacia que concorre com os mais de dez mil advogados do Estado.”, disse o parlamentar.
O deputado destacou ainda o concurso publico para Procurador do Estado que também irá beneficiar os advogados do Maranhão.
“O Governo já prepara um edital, que será lançado no mês de maio, para realização de concurso para procurador do Estado. No máximo até junho o concurso será aberto para ingresso de novos procuradores.”, disse o deputado.
Zé Inácio destacou também os benéficos que a Lei trará para os procuradores, permitindo que estes progridam na carreira de modo mais rápido, além de beneficiar aqueles que estão prestes a se aposentar.
“A lei estabelece escalonamento que vai fazer com que os procuradores, que hoje têm quatro classes passem a ter apenas três. Ou seja, ele tem a possibilidade de passar de classe mais rápido, inclusive com a previsão de maiores ganhos para aqueles que estão prestes a se aposentarem.”, afirmou o parlamentar.
O deputado estadual Wellington do Curso (PP), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (7), parabenizou a todos os jornalistas maranhenses pelo Dia do Jornalista, comemorado hoje.
Ao se pronunciar, o parlamentar, que desde o início do seu mandato tem se tornado a “voz” dos comunicadores, relatou o papel deste profissional na construção da democracia e, segundo ele, o jornalista cumpre diariamente o dever social de informar a todos os níveis sociais.
“Dentre todos os formadores de opinião, o jornalista é o formador com maior capacidade de informar e transformar a nossa realidade social através de suas ideias, palavras, opiniões e escritos. Não há democracia sem uma imprensa livre e jornalistas valorizados, pois não há liberdade sem informação”, ressaltou o deputado.
Na ocasião, Wellington, que já realizou duas audiências públicas para discutir sobre os direitos e desafios da classe jornalística, também destacou algumas de suas solicitações em defesa dos profissionais da comunicação, dentre elas a Indicação na qual solicita ao governo do Estado a possibilidade de implantar os cargos de jornalista, radialista e assessor de imprensa no quadro de profissionais do âmbito estadual e a Indicação que encaminhou ao prefeito de São Luís e à Câmara Municipal solicitando a realização de concursos para jornalistas, radialistas e demais profissionais da categoria. O deputado citou, ainda, as solicitações que fez ao prefeito de Imperatriz e à Câmara Municipal do município, nas quais pede a inclusão dos cargos de jornalista, assessor de imprensa, editores e radialistas nos próximos concursos a serem realizados pelas duas instituições.
A proposta de eleições gerais para este ano, com a discussão do sistema de governo, apresentada pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), durante discurso da tribuna do Senado, não encontrou respaldo na Câmara Municipal de São Luis. Pelo menos cinco dos 31 vereadores da capital maranhense se indispuseram contra a propositura.
O decano do Legislativo Ludovicense, José Joaquim Guimarães (PSDB), pediu prudência e destacou que o tempo é muito curto para que se possa estabelecer, ainda este ano, duas mudanças profundas, como a antecipação das eleições de 2018 para este ano, além da alteração no sistema de governo.
“São matérias que devem ser discutidas com o tempo adequado e com muito cuidado. Já tivemos o parlamentarismo na década de 1960, tendo o saudoso Tancredo Neves como primeiro ministro, antes do advento do militarismo. Não tivemos tempos para aferir tal sistema, porque ele teve pouca duração, mas tanto a mudança do sistema, como a antecipação de eleições, deverão ter ampla discussão, com a participação da sociedade. O tempo daqui até outubro é muito curto”, disse José Joaquim.
A vereadora Bárbara Soeiro (PSC), afirma que a proposta de Valdir Raupp não deve ter apoio popular.
“Uma eleição é muito dispendiosa do ponto de vista financeiro. Estamos atravessando talvez a maior crise econômica, social e política do país. A prioridade agora deve ser encontrar uma saída para a crise e não pensar em mudanças eleitorais. Porque não se tratou desses assuntos durante a reforma política?”, indagou a parlamentar.
No entendimento do vereador Armando Costa (PSDC), as eleições gerais são bem vindas, mas não para este ano. “Discutir um assunto de tamanha importância requer tempo e muito cuidado. Para este ano, não vejo possibilidade para que se estabeleça a coincidência das eleições. Quanto à mudança de sistema, é outro assunto delicado e que não pode ser colocado assim de sopetão”, assegurou o vereador.
Prorrogação de mandatos
“Se querem antecipar eleições em tão curto espaço de tempo, porque não prorrogam os mandatos de prefeitos e vereadores até 2018, para que, a partir daí, se estabeleça as eleições gerais?”.
A indagação é do vereador Francisco Carvalho (PSL), ao destacar que essa seria a melhor forma, porque daria tempo para o Congresso e a sociedade discutirem melhor a proposta. Quanto à mudança do sistema de governo, ele afirma ser governista convicto.
Por seu lado, o vereador Ricardo Diniz (PC do B), concorda com seu colega Francisco Carvalho, alegando que o tempo para tal discussão é muito exíguo. “Por isso é que defendo a prorrogação de mandato de prefeitos e vereadores, porque daqui até 2018, haveria tempo suficiente para se estabelecer as mudanças propostas pelo senador Valdir Raupp”, disse o vereador comunista.
Enquanto governo fazia oba-oba com carta do BB, população de Santa Luzia do Tide viveu momentos de pânico durante assalto
Por uma infeliz coincidência – ou não -, uma quadrilha assaltou, ontem à noite, a agência do Banco do Brasil de Santa Luzia do do Tide, a 361 quilômetros de São Luís, horas depois que o Governo do Estado fez divulgar na imprensa uma matéria com o teor de uma carta em que a mesma instituição financeira agradeceu pela não ocorrência desse tipo de crime no Maranhão no mês de março.
A população de Santa Luzia do Tide, cidade próxima a Santa Inês, viveu momentos de barbárie.Enquanto o governo e seus porta-vozes na imprensa propagavam, em tom de exaltação, a carta enviada pelo BB, o bando explodia a agência interiorana e fazia reféns para escapar do cerco policial. Felizmente, os disparos efetuados pelos assaltantes não atingiram ninguém. Os governistas, por sua vez, não saíram ilesos do episódio, pois deram um tiro no próprio pé com a auto-promoção.
O autor da ideia e quem a acatou certamente devem estar amargamente arrependidos, já que o assalto ao BB pouco depois da comemoração foi desmoralizante para o governo. Melhor teria sido guardar a mensagem, limitando-se a tê-la como estímulo a seguir combatendo com afinco os assaltos a banco e demais modalidades de crime no estado.
A divulgação da carta nada mais foi do que o cúmulo da exploração midiática. Infelizmente, para o governo e para os maranhenses, o ataque ao BB de Santa Luzia do Tide gerou efeito contrário ao que pretendia o governo ao fazer oba-oba com a manifestação do banco.
Constrangidos ou não, o governador Flávio Dino e sua equipe devem continuar trabalhando no enfrentamento à violência. E, em caso de elogios, recebê-los com serenidade, nunca com vaidade exagerada.
Wellington do Curso pede mais atenção ao esporte amador na capital
Em defesa dos atletas maranhenses e do esporte, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) cobrou da Prefeitura de São Luís, na manhã desta quarta-feira (06), a conclusão da reforma do estádio municipal Nhozinho Santos.
Na ocasião, Wellington lamentou o descaso da administração municipal em vários aspectos e solicitou que fosse destinada mais atenção ao esporte amador na capital, além de relatar que há meses vem recebendo denúncias sobre o abandono em que o estádio municipal se encontra.
“Há mais de dois meses que eu venho recebendo reclamações, denúncias, pedidos para que nos pronunciássemos em defesa do Estádio Municipal Nhozinho Santos”, afirmou.
Ao fundamentar a cobrança, o parlamentar mencionou também a existência de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013 entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de São Luís que prevê a adequação do estádio para atender a população.
“Nós temos aí um Termo de Ajustamento de Conduta por parte do Ministério Público solicitando a reforma do Nhozinho Santos. Não é algo facultativo à Prefeitura. Foi um acordo firmado entre a gestão municipal e o Ministério Público e já se passaram 2 anos e descaso continua. Se a Prefeitura não considera o esporte como motivo suficiente para concluir as obras, que ao menos cumpra as orientações do MPE. Estamos diante de um estádio de grande relevância para os ludovicenses e é por isso que a população cobra a conclusão das obras do Nhozinho Santos, o que em muito fomentará a prática desportiva, zelando pelo esporte enquanto direito”, ressaltou.
Prefeito Josemar Sobreiro com portadores de deficiência beneficiados pelo pelo projeto Travesia
A partir de agora, as pessoas com deficiência que residem em Paço do Lumiar terão o direito de ir e vir assegurados, por meio do projeto Travessia. O serviço foi lançado em solenidade nesta quarta-feira (6), com a celebração do convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.
Participaram do evento, o prefeito Josemar Sobreiro; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Azevedo; a coordenadora do coletivo de mulheres com deficiência do Maranhão, Leninha Monteiro, além de representantes de entidades ligadas à pessoa com deficiência.
Com o projeto Travessia, o portador de deficiência passar a ter o direito de transporte na porta de casa para que possa se deslocar com segurança em toda região metropolitana. “É um projeto de grande valia para os cidadãos luminenses portadores de deficiência. A prefeitura de Paço do Lumiar, com essa parceria com o governo estadual garante não só o transporte gratuito, mas, acima de tudo, cidadania e dignidade a essas pessoas, que passarão a ter mobilidade, inclusive aos finais de semana, para buscar outros serviços e assistências nas áreas da saúde, educação, trabalho, entre outros”, afirmou o prefeito Josemar Sobreiro.
A inciativa, coordenada pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), vai atender a pessoas com deficiência e usuários de cadeiras de rodas, proporcionando mobilidade e a inclusão deste público em outras ações desenvolvidas pelo município e pelo estado.
Para ter acesso ao serviço, inicialmente é necessário fazer o cadastramento no posto avançado instalado no Viva Maiobão. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril, no horário das 8h às 17h. Em casos da pessoa não ter como se deslocar até o local, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social orienta que basta que um familiar apresente os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, laudo médico ou carimbo do médico com CRM assinado e a ficha de avaliação médica, disponível na página da MOB (no endereço eletrônico www.mob.ma.gov.br) e nos postos de atendimento, para assegurar o direito ao transporte.
“Nós sabemos que para o portador de deficiência se deslocar é difícil, por isso é que estamos ofertando a possibilidade de outra pessoa possa fazer o cadastro por ela sem qualquer problema Se a pessoa não tiver o laudo médico, ela preenche o cadastro e leva para o médico assinar e apresenta juntamente com os documentos. Após o cadastramento, o transporte já pode ser solicitado num prazo de 48 horas. Paço do Lumiar já carecia há tempos de um serviço como esse, e o atual gestor do município não mediu esforços para fazer essa parceria com o Governo do Maranhão e assim garantir um transporte de qualidade e seguro aos portadores de deficiência”, enfatizou Leninha Monteiro.
Como vai funcionar o serviço
As viagens serão realizadas diariamente, das 8h às 20h, mediante agendamento prévio com prazo mínimo de 48 horas de antecedência, pelo Disque Travessia (98) 991581860 e 987214511.
O cadeirante irá escolher o seu destino e o transporte será feito por 4 veículos tipo Van, totalmente adaptadas, climatizadas e com capacidade para transportar até três pessoas e seus acompanhantes.
Comentários