Adriano Sarney coordena debate sobre limites de Santa Inês

Adriano Sarney com o diretor do IMESC, Josiel Ferreira, e o prefeito Ribamar Alves
Adriano Sarney com o diretor do IMESC, Josiel Ferreira, e o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, coordenou uma reunião técnica, nesta terça-feira (17), com o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), e representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

Destaque da reunião foi uma região que compreende seis povoados e onde vivem cerca de oito mil pessoas, localizada no limite sul de Santa Inês com o norte de Altamira. Oficialmente, a área pertence a Altamira do Maranhão. Entretanto, estudos recentes do IMESC/IBGE sugerem que a referida área está sob influência (política e/ou administrativa) de Santa Inês.

Os representantes da Prefeitura de Altamira não chegaram a tempo para a reunião, que teve início às 15h, por isso o assunto deverá ser discutido em uma nova reunião da Comissão de Assuntos Municipais, em junho.

Participaram da reunião, além do deputado Adriano Sarney e do prefeito Ribamar Alves, Vinícius Metz (arquiteto da Prefeitura de Santa Inês) e os representantes do IMESC: Josiel Ribeiro Ferreira (diretor); Maria de Lurdes Silva, chefe do departamento de cartografia; Wenderson Carlos da silva Teixeira, chefe da divisão de geoprocessamento; e Eli Marta Veras Barroso, coordenadora da base territorial do IBGE-MA.

Santa Inês é um município localizado a 243 km de São Luís, na Mesorregião do Oeste Maranhense, com uma população de 83.238 habitantes (IBGE/2015). O município vizinho, Altamira do Maranhão, possui uma população de 11.616 habitantes (IBGE/2015).

Governo do Estado suspende 10 licenças ambientais da Suzano

Portaria determinou suspensão de licenças ambientais de 10 fazendas da Suzano no Maranhão
Portaria determinou suspensão de licenças ambientais de 10 fazendas da Suzano no Maranhão

exclusivoO Governo do Estado suspendeu temporariamente 10 Licenças Únicas Ambientais de Regularização emitidas em favor da Suzano Papel Celulose S/A, que mantém uma fábrica em Imperatriz, onde gera milhares de empregos. A portaria que determina a suspensão foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 9.

A suspensão das licenças, todas emitidas ano passado, foi motivada pela necessidade de realização de procedimentos complementares á regularização. A medida atingiu 10 fazendas da empresa no Maranhão, localizadas nos municípios de Açailândia, Bom Jardim, João Lisboa, Itinga e Imperatriz.

Segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e líder do mercado de papel na América Latina, a Suzano investiu R$ 6 bilhões na implantação de sua fábrica no estado, inaugurada em março de 2014. Somando as fases de instalação e de operação, o empreendimento gerou 11 mil empregos diretos, além de 15 mil empregos indiretos.

Investimentos

Em novembro do ano passado, a alta cúpula da Suzano esteve no Maranhão para anunciar um investimento de mais de R$ 500 milhões no Maranhão com a construção e o funcionamento de uma nova fábrica de papel em Imperatriz.

Em novembro do ano passado, cúpula da Suzano anunciou investimento de mais 500 milhões no Maranhão
Em novembro do ano passado, cúpula da Suzano anunciou investimento de mais 500 milhões no Maranhão

Em audiência com o governador Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões, o presidente da empresa, Walter Schalka, informou que seriam gerados mais 1.300 empregos.

Além de incrementar a economia, o aporte de recursos se reverteria em uma série de benefícios sociais, como a substituição de barros e taipa por prédios de alvenaria e novos incentivos e capacitação técnica a pequenos produtores que trabalham no plantio de eucalipto.

Espera-se que a suspensão das licenças ambientais seja breve, pois é inaceitável que o rigor burocrático represente ameaça para um empreendimento que tem gerado progresso não só para a Região Tocantina, mas para todo o Maranhão.

Deputado Zé Inácio participa de evento contra homofobia

Zé Inácio destacou projeto de sua autoria que propõe reconhecimento do direito ao uso do nome social por pessoas trans
Zé Inácio destacou projeto de sua autoria que propõe reconhecimento do direito ao uso do nome social por pessoas trans

O deputado estadual Zé Inácio (PT) participou, na manhã desta terça-feira, 17, Dia Internacional contra a Homofobia, da mesa de abertura da Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTfobia, cujo tema é “Eu tenho um nome, eu tenho uma identidade”.

O evento tem o objetivo de reafirmar a agenda de politicas públicas para o segmento LGBT, visando à redução do preconceito, discriminação e homofobia, através do debate de temas como nome social, segurança pública, saúde, entre outros.

Zé Inácio afirmou seu compromisso como Deputado Estadual em lutar pelo reconhecimento dos direitos LGBT.

“Vencer a homofobia e suas diversas formas de violência deve ser encarado como compromisso do Estado e da sociedade, não apenas para preservar direitos fundamentais dos cidadãos e cidadãs LGBT, mas, sobretudo, como pressuposto essencial à efetivação dos valores que devem orientar a democracia brasileira.”, declarou.

O deputado destacou ainda projeto de lei de sua autoria que propõe o reconhecimento do direito de uso do nome social da população de pessoas trans, sejam usuários, funcionários e ou terceirizados nos órgãos, serviços, e programas da Administração Pública Estadual do Maranhão.

O deputado fez a indicação ao Governador Flavio Dino e o projeto já esta na Casa Civil.

Estiveram presentes no evento Babalu Rosa, representando o Fórum Estadual LGBT; Thiago Viana, representando a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP); Marcus Alexandre Assaiante, Presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MA; Lila Barbosa, representando a Defensória Pública do Estado.

O evento segue acontecendo até o dia 20 de maio no auditório do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, no Centro Histórico.

Deputado Wellington denuncia casos de perseguição e irregularidades na escola Cintra

Wellington solicitou visita da Comissão de Educação da Assembleia ao Cintra
Wellington solicitou visita da Comissão de Educação da Assembleia ao Cintra

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna, na manhã desta terça-feira, para denunciar possíveis irregularidades e casos de perseguição existentes no Colégio Cintra (Centro Integrado do Rio Anil). O pronunciamento do deputado Wellington é resultado de denúncias e relatos feitos pelos próprios alunos, pais, mães e alguns funcionários.

Quanto ao assunto, Wellington solicitou uma visita pela Comissão de Educação da Assembleia, a fim de que possa, então, ter o conhecimento real do caso.

“Não posso ser inconsequente ao ponto de afirmar que há perseguição. No entanto, também não poderia me omitir dos relatos desses alunos e funcionários. Por isso, trago aqui as solicitações que não são minhas e, aproveito para solicitar que a Comissão de Educação desta Casa realize visita ao Cintra, a fim de que possamos comprovar ou não a veracidade das denúncias apresentadas. E não podemos admitir que professores sejam perseguidos.”, afirmou.

Além dos possíveis casos de perseguição contra funcionários, os alunos solicitam também ações de combate à violência.

“Enquanto professor e educador, frequentei e frequento o Cintra, onde já ministrei até palestras motivacionais. Conheço bem a realidade daquele lugar e as denúncias quanto à violência já são comuns. Infelizmente, não posso implantar medida alguma, mas deixo aqui a minha solicitação à Secretaria de Segurança Pública, a fim de que enfatize as ações de combate à violência, tendo em vista o elevado número de estudantes e demais cidadãos que por ali passam.”, finalizou.

Entenda o caso

Segundo relatos de alunos, pais, mães e funcionários, várias são as problemáticas enfrentadas pelo Cintra, dentre elas o uso de drogas nas dependências da escola; atos de vandalismo; casos de roubos e furtos na própria escola, além de questões administrativas e estruturais como a alta temperatura de algumas salas de aula e a falta de livros didáticos.

Quanto à perseguição, os funcionários citaram casos de outros colegas que foram retirados de um setor subitamente e não foram direcionados a outro. Além disso, os funcionários denunciam o lançamento aleatório de mais de 15 faltas para um grupo específico de profissionais.

Entrega de dossiê com as denúncias foi entregue em mãos ao governador Flávio Dino. Veja:

wellington cintra2

wellington cintra3

wellington cintra5

Vereador pede aumento nas marcações de consultas na Unidade de Saúde Amar, na Vila Cruzado

Roberto Júnior quer garantir atendimento de saúde à população
Roberto Júnior quer garantir atendimento de saúde à população

A Câmara Municipal de São Luís aprovou na segunda-feira, 16, a solicitação do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), para que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aumente o número de marcações de consultas na Unidade de Saúde da Família- AMAR, localizada no bairro Vila Cruzado. Segundo o parlamentar, a medida visa garantir que os moradores da Vicente Fialho e comunidades vizinhas também sejam beneficiados com os atendimentos na unidade.

“A AMAR é um local que disponibiliza uma grande variedade de atendimentos de saúde, sendo por isso, motivo de grande demanda da comunidade de toda aquela região. Porém, os moradores estão reclamando que as consultas emergenciais têm superado a oferta no atendimento, e este é o motivo pelo qual estamos solicitando o aumento das fichas para marcações de consultas”, justificou Roberto Júnior

AMAR

A unidade de saúde oferece atendimentos nas áreas de clínica médica, ginecologia, pediatria, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, consultas de enfermagem, assistência ao pré-natal, entre outros serviços prestados dentro da estratégia Saúde da Família.

Honorato Fernandes denuncia despejo irregular de lixo e intervenção da Cemar

Honorato diz que a Cemar está instalando postes de forma irregular na Avenida dos Africanos
Honorato diz que a Cemar está instalando postes de forma irregular na Avenida dos Africanos

O vereador Honorato Fernandes (PT) utilizou, na manhã da segunda-feira, 16, a tribuna da Câmara Municipal de São Luís para fazer denúncias e cobrar do poder público providências no que diz respeito a organização urbanística da cidade de São Luís.

A primeira denúncia tratava dos pontos de lixo que tem se espalhado pelos quatro cantos da cidade, problema cuja causa Honorato atribuiu, tanto à falta de mecanismos do poder público, quanto a falta de educação ambiental por parte da população.

“Todos os dias passo pelo retorno do Olho D´água que dá acesso ao Turu e observo, nas imediações, um terreno abandonado, que, diariamente, amanhece limpo, mas no período da noite se transforma em um verdadeiro lixão. Uma realidade comum em diversas regiões da cidade, por conta da falta de consciência ecológica da população e da falta de mecanismos mais eficientes no processo de limpeza da cidade. Por isso, peço ao secretário da SEMOSP, Antônio Araújo, uma atenção especial para os mais de 200 pontos de lixo espalhados por São Luís”, afirmou o vereador, denunciando um lixão localizado no retorno do Olho D´água que dá acesso ao Turu.

A segunda denúncia feita pelo parlamentar se referia a uma intervenção que a Cemar vem realizando na avenida dos Africanos. De acordo com o vereador, a companhia vem instalando postes ao longo da via de forma irregular, sem levar em consideração os aspectos urbanísticos.

“Peço uma atenção especial também ao secretário de urbanismo, Diogo Diniz, com relação a avenida dos Africanos, onde a Cemar tem instalado postes ao longo de toda a via. O problema é que a instalação está sendo realizada de forma irregular, sem levar em consideração os aspectos urbanísticos, uma vez que os postes estão sendo instalados no meio da ciclovia, obstruindo a passagem dos pedestres”, finalizou Honorato.

Esta foi a segunda vez que o vereador Honorato Fernandes subiu à tribuna para denunciar o problema da avenida dos Africanos. No mesmo dia, no período da tarde, o secretário de Urbanismo, Diogo Diniz marcou uma reunião com o vereador para tratar do assunto.

Cassado pelo TSE, Beto Castro reluta e manda recado a adversários

Beto Castro diz que resistirá até o último instante para manter sua cadeira de vereador
Beto Castro diz que resistirá até o último instante para manter sua cadeira de vereador

Cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 3 por ter concorrido às eleições de 2012 usando duas identidades, o vereador Beto Castro (Pros) reluta em desocupar seu assento na Câmara Municipal, o que abriria vaga para o suplente Carioca. Enquanto aguarda o julgamento dos embargos declaratórios que ajuizou no próprio TSE, ele usa as redes sociais para reafirmar sua disposição de continuar vereador e para avisar que disputará a reeleição.

Em breve diálogo virtual com o autor deste blog, na última sexta-feira (13), Beto Castro informou que em momento algum deixou o mandato e que está na luta para manter o cargo. Só não explicou qual expediente usará para conseguir seu intento – a informação sobre os embargos declaratórios não foi repassada por ele, mas sim pelo colega blogueiro Gilberto Léda.

Ontem, no final da tarde, o vereador cassado voltou à carga, reafirmando, em tom irônico e provocador, seu objetivo de preservar e renovar o mandato. “Eiiiii vc que anda espalhando que eu não sou candidato à reeleição.kkkkk,quebrou a cara pq sou, e fique tranquilo porque brevemente nos veremos no campo de batalha, e como diz com sabedoria o meu Deus!” (SIC)

Em seguida, Beto Castro recorre a um versículo bíblico para externar sua fé na manutenção do cargo e na reeleição. “Prepara me uma mesa na presença dos meus inimigos,unge-me à cabeça,e meu cálice irá transborda…”.

Parece que o caso está longe de ter um desfecho.

Deputado detona o Sampaio Corrêa: “time medroso, fraco e covarde”

Paulo Neto disse que levou caravana da região do Baixo Parnaíba para apoiar o Sampaio no Castelão
Paulo Neto disse que levou caravana da região do Baixo Parnaíba para apoiar o Sampaio no Castelão

Em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira (16), o deputado Paulo Neto (PSDC), registrou a sua indignação com o Sampaio Corrêa Futebol Clube que, no último sábado, perdeu de goleada para o Vasco da Gama, no estádio Castelão, em São Luís. Com o placar de 4 X 0, o cruz maltino – que há menos de uma semana – depois de conquistar o bicampeonato carioca, estreou na Série B do Campeonato Brasileirão com uma grande atuação do ídolo Nenê, autor de três gols.

“Eu e muitos bolivianos ficamos decepcionados. O que a gente viu ali foi um time medroso, fraco e covarde. Eu nem sei quem eles (os jogadores) estavam querendo adorar, porque a gente adora é Cristo. Eles estavam adorando era o Vasco. Parece que nunca tinham visto um time jogar futebol”, afirmou Paulo Neto, acrescentando que se empenhou muito para a realização daquele jogo, levando, inclusive, caravana da região do Baixo Parnaíba, para dar força ao Sampaio Corrêa.

Ele afirmou que muita gente queria ver o Sampaio jogar contra o Vasco e acreditavam que o time ia quebrar o tabu. “Eu nunca vi tanta humilhação com a torcida Boliviana: um time covarde, fraco, mal dirigido. Não boto culpa no presidente Sérgio Frota, que tanto se esforça. Mas ali eu vi foi um time que não vestia aquele manto tricolor. Foi vergonhoso pegar aquela goleada no Castelão”, acentuou Paulo Neto.

Ao criticar a atuação dos jogadores, Paulo Neto disse que “aqueles modelos parecem que estão em cima de uma passarela desfilando e nós, ali, sendo palhaços, olhando eles desfilarem no Castelão”, afirmou Paulo Neto, criticando também a escalação feita pelo treinador. “Temos que desconfiar desse treinador, porque se ele não mostrar eficiência nos próximos jogos, nós temos que pedir a degola dele”, finalizou Paulo Neto.

Fonte: Agência Assembleia

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima