Adriano Sarney consegue adiar votação de empréstimo da Caixa

Adriano pediu vistas do projeto na sessão desta segunda-feira
Adriano pediu vistas do projeto na sessão desta segunda-feira

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) conseguiu adiar na Assembleia Legislativa a votação do Projeto de Lei 183/16, que solicita empréstimo da Caixa Econômica Federal de R$ 55,2 milhões para o governo Flávio Dino (PCdoB).

O parlamentar pediu vistas do projeto, durante a sessão desta segunda-feira (10). O projeto tramita em regime de urgência na Assembleia e seria votado a toque de caixa, mas a oposição conseguiu o adiamento para estudar e discutir melhor a operação de crédito.

O projeto deve entrar na pauta de votações da Assembleia na sessão desta terça-feira (11). De acordo com o documento, os recursos, caso o empréstimo seja aprovado, serão aplicados em uma obra de reestruturação da Avenida dos Holandeses, em São Luís (MA), sem maiores detalhes.

Prepare-se para a festa mais divertida do ano

brega

Vem aí Brega & Chique, dia 14 de outubro a partir das 22h, na Katedral. Reúna sua turma e venha curtir ao som do cantor internacional Wanderley Andrade.

“Brega ou Chique” você é quem escolhe.

E mais Levada do Teco e o DJ Flávio Durans.

Ingressos Antecipados: Lacoste Holandeses, IPhone Center Em frente o Tropical e Bilheteria Digital

Valor único: R$ 50, 00

Mais um evento assinado pelos donos do pedaço: João Marcelo, Alexandre Dourado e Clayton Macedo (O Jackie Chan).

Justiça libera saída de 431 presos para o Dia das Crianças

Beneficiados com a saída do Dia das Crianças deixam a prisão na próxima quarta-feira (12)

saida temporaria2 - CópiaNa próxima quarta-feira (12), a partir das 10h, 431 (quatrocentos e trinta e um) apenados dos diversos estabelecimentos prisionais de São Luís deixam a prisão para usufruir da Saída Temporária do Dia das Crianças, direito previsto em lei. A autorização para a Saída é objeto de portaria assinada pela juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais – VEP.

De acordo com o documento (Portaria 034/2016), o retorno dos beneficiados deve se dar até as 18h do próximo dia 18. Ainda de acordo com o documento, os apenados contemplados com o benefício preenchem os requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal, que dispõe sobre a saída temporária.

LEP – São cinco as saídas temporárias às quais os presos que cumprem pena em regime semiaberto têm direito durante o ano (Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal). De acordo com a Lei de Execuções Penais – LEP, a autorização para as saídas “será concedida por ato motivado do Juiz da Execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária”.

Ao ser contemplado com o benefício, o apenado assina um termo de compromisso onde constam as exigências a serem cumpridas durante o período da saída, entre as quais as de não frequentar bares, casas noturnas e similares, recolher-se à residência até as 20h e não portar armas. Os apenados beneficiados também não podem sair do Estado.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

Empresário Vicente Araújo será candidato à presidência da Associação Comercial do Maranhão

Vicente Araújo escreve, há 27 anos, história de garra e sucesso no Maranhão
Vicente Araújo escreve, há 27 anos, história de garra e sucesso no Maranhão

A candidatura de Vicente Araújo para a presidência da Diretoria Executiva da Associação Comercial do Maranhão para o biênio 2017-2018 foi lançada na última quinta-feira (06), durante um jantar realizado, em São Luís, para empresários e convidados. Na ocasião, os presentes puderam conhecer um pouco da biografia desse piauiense de 47 anos, que há 27 anos escreve uma história de garra e sucesso no Maranhão. Aos 20 anos, Araújo começou a trabalhar como carregador de mercadorias nas feiras da capital. Hoje é sócio do Grupo Araújo, composto por 5 empresas que atuam nos segmentos de Comércio e Serviços. São elas, VCA Transportes, Araújo Transportes, Transporte Requinte, Araújo Guindastes e Araújo Pneus (presente no Maranhão, Pará e Tocantins).

Em seguida, o candidato à presidência da Associação Comercial do Maranhão pela Chapa Atitude em Movimento ouviu atentamente os anseios dos representantes de vários segmentos empresariais presentes ao evento. “Temos de respeitar todos os segmentos da sociedade, mas também temos de ser respeitados. Temos de ser uma casa de atitude. Uma entidade parceira dos poderes públicos, mas independente”, disse Manoel Pereira Lima, da empresa LIMOL. O empresário Kleiton Aguiar, proprietário da empresa Aguiar Locações, lembrou da importância do associativismo. “Devemos pensar no associativismo. Precisamos ter força e fomentar o empresariado e o empreendedorismo. Me sinto honrado em fazer parte dessa chapa”, comemorou.

Shirley Cunha, da Samed, complementou falando sobre a importância da união. “O associativismo e a representatividade são muito importantes para o fortalecimento da entidade. Hoje esperamos que a Associação Comercial do Maranhão defenda as causas relativas à classe empresarial e também a comunidade. Acho que esse grupo está alinhado e comprometido com uma mudança de atitude”, ressaltou. André Cutrim de Mendonca, proprietário da Lavamatic, também declarou apoio à chapa. O empresário, que já está contribuindo para o planejamento estratégico do grupo, aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para uma missão internacional. “Iremos à China em abril de 2017 em uma missão que tem como principal objetivo fechar parcerias empresariais e estão todos convidados para nos acompanhar nessa viagem. Que daqui para frente a nossa estrada seja bem iluminada e com decisões bem pautadas”, asseverou .

O presidente da Junta Comercial do Maranhão e empresário, Sérgio Sombra, também apoia a Chapa Atitude. “Há tempos não via uma turma de empresários e jovens tão animados com uma causa. E esta causa é a representatividade da Associação Comercial do Maranhão. E com o Vicente encabeçando essa chapa tenho a esperança de que o empresariado maranhense será bem representado”, declarou.

Chapa "Atitude em Movimento" defende  parceira com o poder público, mas com postura independente
Chapa “Atitude em Movimento” defende parceira com o poder público, mas com postura independente

Em seguida, o empresário Vicente Araújo, falou sobre algumas diretrizes da Chapa Atitude em Movimento a frente da Associação Comercial do Maranhão ressaltando a importância e a necessidade dessa casa defender os interesses da classe empresarial perante a administração pública direta e indireta em todas as esferas de poder e resgatar o respeito e a credibilidade da entidade, que é uma das mais antigas e importantes de São Luís. “Nós temos que ser respeitados pelo o que representamos para a sociedade. Nós geramos empregos. Nós arrecadamos milhões de reais em impostos. Nós contribuímos para o desenvolvimento não apenas da capital, mas também do estado. Não podemos nos calar diante de abusos praticados contra a classe empresarial, e, sobretudo, contra as pessoas que vivem e trabalham no Maranhão”, destacou.

Eleições

De acordo com o Estatuto da Associação Comercial, o prazo para o registro das chapas que concorrerão às eleições da ACM deverá ser informado aos associados na última semana do mês de outubro. Ainda segundo o Estatuto da ACM, somente serão registradas as chapas entregues na secretaria da Associação até as 18 (dezoito) horas do último dia útil da primeira quinzena de novembro, mediante requerimento dos interessados. As eleições deverão ser realizadas em dezembro em data ainda a ser informada pela diretoria da entidade.

Carreata gigantesca de Edivaldo é festejada no São Raimundo

Edivaldo é cumprimentado por eleitores durante a gigantesca carreata no São Raimundo
Edivaldo é cumprimentado por eleitores durante a gigantesca carreata no conjunto São Raimundo

O prefeito de São Luís e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Junior (PDT), participou na manhã deste domingo (09), de uma gigantesca carreata que percorreu as principais ruas e avenidas no São Raimundo, Pontal da Ilha, Apaco e Cidade Olímpica. Por onde passava o cortejo de cerca de 500 veículos – entre carros e motocicletas – animava os moradores dos bairros ao som das músicas de campanha e do colorido das bandeiras.

A formação da longa fila dos carros, que formaram a mega carreata, começou a se concentrar por volta das 9h, nas proximidades da Expoema, na entrada do São Raimundo. Edivaldo chegou ao local acompanhado do vice na chapa da coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL), Júlio Pinheiro (PCdoB), dos vereadores eleitos Osmar Filho (PDT) e Pedro Lucas (PTB), além de lideranças políticas.

“Nesta etapa da campanha estamos intensificando o corpo-a-corpo, as caminhadas e carreatas como forma de agradecer os votos obtidos. E, claro, pedir votos para sairmos vitoriosos neste segundo turno, a fim de continuar melhorando a vida da população”, afirmou Edivaldo.

De cima da carroceria de uma camionete, Edivaldo e o vice na chapa, Júlio Pinheiro (PCdoB) avistavam o contentamento dos moradores, comerciantes que os saudavam como que agradecendo positivamente a gestão do atual prefeito de São Luís. “Edivaldo é a melhor opção, votar no outro é atraso. Estamos na metade do caminho, agora é só terminar a caminhada reelegendo o prefeito com vitória no segundo turno”, disse o professor Juvêncio Carvalho Pereira.

Primeira-dama

Primeira-dama, Camila Holanda, comandou animado adesivaço na orla marítima de São Luís
Primeira-dama, Camila Holanda, comandou animado adesivaço na orla marítima de São Luís

Enquanto Edivaldo estava na carreata (distante cerca de 30km), a primeira-dama do município, Camila Holanda, colaborava com a equipe que programou para este domingo, na avenida Litorânea, o Adesivaço 12. Junto com a militância e simpatizantes da reeleição do candidato do PDT, Camila ajudava e entregar bandeirinhas e conversava com os eleitores.

“Edivaldo está realizando várias ações e a maioria da população sabe disso, mostrou com votos no primeiro turno. Estou aqui cooperando para que, se for da vontade de DEUS, ele seja vitorioso no dia 30 e ajude ainda mais a tornar São Luís um cidade melhor para todos”, enfatizou Camila Holanda.

Vereador reeleito, Estevão Aragão declara apoio a Eduardo Braide

Braide destacou objetivo comum de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida do povo de São Luís
Braide destacou objetivo comum de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida do povo de São Luís

O vereador reeleito Estevão Aragão (PSB), declarou, neste domingo (9), apoio ao candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN).

“Os apoios que tenho recebido são apoios em favor de São Luís. Por isso, fico feliz em receber o apoio do vereador reeleito Estevão Aragão. Tanto ele quanto eu, temos o compromisso de trabalhar para que nossa cidade se desenvolva, prospere. Temos o mesmo compromisso de cuidar da nossa gente”, declarou Eduardo Braide.

Edivaldo prestigia vereadora eleita Concita Pinto em abertura de novo comitê

Ato político teve o objetivo de fortalecer o engajamento da militância ao projeto reeleição de Edivaldo
Ato político teve o objetivo de fortalecer o engajamento da militância ao projeto reeleição de Edivaldo

O candidato à reeleição e prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Junior (PDT), prestigiou no início da noite de sexta-feira (07), no bairro do Monte Castelo, da transformação de Comitê de Campanha da vereadora eleita Concita Pinto (PEN) em mais uma base de apoio do candidato da coligação “Pra Seguir em Frente”. O objetivo do ato político é o de fortalecer o engajamento da militância da legenda ao projeto de reeleição de Edivaldo.

“Agradeço mais este ‘exército’ que se une aos demais partidos da coligação ao nosso projeto de reeleição, que tem como finalidade continuar os avanços nas políticas públicas e de trabalhar por uma São Luís melhor. Unidos seremos vitoriosos no dia 30 de outubro”, afirmou Edivaldo.

O presidente do PEN, ex-deputado Jota Pinto, ressaltou a importância da reeleição do prefeito Edivaldo pelas benfeitorias que têm realizado na cidade ao longo de sua gestão. “Além de ser um político sério e que aglutina os partidos em torno de seu nome num mesmo propósito: melhorar a qualidade vida dos ludovicenses”, acrescentou.
Segundo a vereadora eleita pelo PEN, Concita Pinto, que obteve 4.426 votos nas urnas, a votação expressiva (239.737 votos) no primeiro turno do prefeito Edivaldo mostra que a polução quer sua reeleição na Prefeitura de São Luís. “Agora com força total neste segundo turno confirmaremos sua vitória.

Eduardo Braide faz caminhada na zona rural

Eduardo Braide recebeu apoio de moradores da zona rural, que clamam por melhorias, após anos de esquecimento
Eduardo Braide recebeu apoio de moradores da zona rural, que clamam por melhorias, após anos de esquecimento

O candidato a prefeito de São Luís Eduardo Braide (PMN) fez uma caminhada na manhã deste sábado (8) em diversos bairros da Zona Rural de São Luís. Acompanhado de lideranças comunitárias, da esposa Graziela Braide e do candidato a vice-prefeito, Gilmar dos Anjos, o candidato agradeceu e recebeu apoio da comunidade.

“Fico muito honrado em receber esse apoio mais uma vez. É o reconhecimento do nosso projeto para São Luís. Os bairros precisam ser efetivamente integrados às melhorias da cidade”, destacou.

Durante a caminhada pelo Cruzeiro Santa Bárbara, Vila Magril, Vila Vitória, Brasília, São Domingos e São Jerônimo, Eduardo Braide ouviu também reclamações sobre a situação no bairro. “Aqui é só lama ou poeira. Não temos paradas de ônibus e a falta iluminação favorece os assaltos na nossa comunidade” afirmou a dona-de-casa Maria Inácia Sousa.

Na Rua Menino Jesus, na Vila Vitória, os próprios moradores taparam os buracos e asfaltaram parte da via. “A própria comunidade asfaltou a rua e tapou os buracos. Votei nele (Eduardo Braide) no primeiro turno e vou votar no segundo turno. Chega de ser enganada, queremos Eduardo Braide para prefeito!”, destacou a aposentada Maria José Gama.

No encerramento da caminhada, Eduardo Braide reafirmou seu compromisso com as necessidades da Zona Rural e de toda a cidade de São Luís. “O povo escolheu e hoje estamos na disputa neste segundo turno. O problema de São Luís é a falta de gestão. Quero dizer a vocês que fico muito feliz e convicto de que se vocês e Deus me colocarem prefeito de nossa cidade, São Luís será muito melhor de se viver”, finalizou.

Comunismo em queda no Maranhão

Por Adriano Sarney*

Os comunistas perderam as eleições municipais. Primeiro, porque, mesmo utilizando-se da força da máquina pública, foram derrotados em cidades importantes do interior e, na capital, não conseguiram levar em primeiro turno. Segundo, disputaram em 103 prefeituras e não tiveram êxito na grande maioria delas. Terceiro, fazem a política de sempre, conquistaram as pequenas cidades com os mesmos grupos, compostos por famílias históricas que se revezam no poder.

Nas eleições deste ano, o governo foi desaprovado nos maiores colégios eleitorais do Maranhão. Em Imperatriz, onde Flavio Dino obteve a maioria dos votos em 2014, o povo revoltou-se com a arbitrariedade dos Leões que acabou levando um major da polícia à prisão. Resultado, deu o PMDB do competente Delegado Assis. Caxias elegeu Fábio Gentil contra três poderes: Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Prefeitura. Porto Franco preferiu o Dr. Nelson ao invés de um grupo ligado ao governo. Em Barreirinhas, Alberico Filho, sobrinho de José Sarney, ganhou. Em Bacabal, a opção foi Roberto Costa, afilhado de João Alberto. Em Lago da Pedra, mesmo o governo tendo enviado ao seu aliado mais de R$ 2 milhões em convênio duvidoso, triunfou o grupo de Maura Jorge, símbolo da oposição naquela região do Estado. Em Grajaú o povo escolheu Mercial Arruda contra uma protegida do governador. E assim como esses municípios, poderia listar outros.

Das 103 prefeituras almejadas por neocomunistas, apenas 46 foram conquistadas, menos da metade. Dos prefeitos comunistas, 40 são homens e apenas 6 são mulheres. Contudo, levando-se em conta esses números (e números não mentem), o discurso governista torna-se frágil, pois, historicamente, no Maranhão, os partidos que chegam ao poder conseguem eleger em média 50 prefeitos, chamo esse fenômeno de Partido dos Leões. Em 2008, o PDT, do então governador Jackson Lago, era o Partido dos Leões e elegeu 66 prefeitos. Em 2012, período da então governadora Roseana Sarney, o PMDB elegeu 48 prefeitos. O PCdoB, no mesmo período, lançou candidaturas em 25 municípios e conseguiu eleger apenas cinco prefeitos.

O Palácio começou a atuar em favor do PCdoB e de outros partidos próximos ao comunismo ainda na pré-campanha. A ordem era forçar prefeitos eleitos de partidos de oposição como o PMDB e o PV a trocarem de legenda e engordar os partidos da base. O prefeito era chamado por pessoas influentes do governo. O mensageiro prometia recompensas em forma de convênios e influencias no Palácio caso o gestor mudasse de legenda. Esse método de cooptação deixava os gestores coagidos e muitos, infelizmente, foram praticamente obrigados a mudar de partido. Com efeito, dos 20 prefeitos que o PV tinha no começo de 2015, os Leões conseguiram levar 12. Contudo, o PV conseguiu eleger neste ano 7 prefeitos, sendo a maioria mulheres, 4, com a força do voto consciente. O mesmo aconteceu com o PMDB que teve parte de seu quadro cooptado para partidos da base comunista mas, mesmo assim, fez 22 prefeitos este ano. Quando o PCdoB estava fora do Palácio, conseguiu eleger apenas 5 prefeitos.

O governo também diz que seus aliados ganharam em outras 100 prefeituras. A conta não fecha. Não podem levar em consideração todas as eleições ganhas por partidos independentes ou que tenham disputas internas. Considero o PP (que conquistou 15 prefeituras) e o PSB (13), por exemplo, partidos rachados. Quem comanda o PP é o Deputado Federal André Fufuca que é independente, apesar do Deputado Waldir Maranhão, aliado do Flavio Dino, estar no partido, embora de saída. Luciano Leitoa comanda o PSB, no entanto, o Senador Roberto Rocha parece independente das amarras do governo estadual. O PRB (que fez 14) do Deputado Federal Kleber Verde é aparentemente um partido independente, apoiou e deu legenda ao Fabio Gentil de Caxias.

Bastou um ciclo eleitoral para comprovar a queda do comunismo no Maranhão. Fica a clara mensagem do povo contra o estilo perseguidor de governar, aliado a falsas propagandas e a desculpas esfarrapadas. Tudo que vai mal é culpa da “oligarquia.” O Maranhão não quer competir com a China em números de prefeituras como o governador tenta passar para a imprensa nacional. As prefeituras do PCdoB são do Partido dos Leões, seus prefeitos não conhecem, não são e nunca foram de esquerda. As mudanças que foram tão bem “vendidas” nas propagandas eleitorais em 2014 se tornaram ilusões recheadas de desculpas. O resto é retórica.

*Deputado estadual pelo PV

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima