Deputados protestam contra atropelo em votação de empréstimo do governo

Adriano não se opôs ao projeto, mas criticou duramente o trâmite da votação
Adriano não se opôs ao projeto, mas criticou duramente o trâmite da votação

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) protestou contra a atitude ditatorial e antidemocrática da bancada governista, na sessão desta terça-feira (11), que colocou em votação um projeto de lei que estava sob pedido de vistas, ou seja, transgrediu o regimento interno da Assembleia Legislativa, atropelando o processo democrático. Adriano recebeu apoio de outros parlamentares como Edilázio Júnior (PV), César Pires (PEN), Sousa Neto (PROS) e Max Barros (PRB).

Em pauta estava o Projeto de Lei 183/2016, que autoriza o Governo do Estado a contrair empréstimo na Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 55,2 milhões, para obra de reestruturação da Avenida dos Holandeses, em São Luís (MA). Adriano ressaltou que não se dispôs contra o mérito do projeto, mas criticou duramente o trâmite da votação.

Pedido de vistas

O referido projeto estava sob análise do deputado Adriano Sarney, que havia pedido vistas na sessão plenária ocorrida no final da tarde de segunda-feira (10). Como o projeto tramitava em regime de urgência, o pedido de vistas tinha prazo de 24 horas para ser avaliado pelo parlamentar, conforme o artigo número 52, inciso XIV, do Regimento Interno da Assembleia. Mas não transcorreu o prazo de 24 horas e o projeto foi colocado em pauta na manhã seguinte.

Como agravante, além de colocar em pauta o projeto que estava sob vistas, a presidência da Mesa Diretora suspendeu a sessão em curso para convocar uma reunião, extraordinária e conjunta, das comissões técnicas, entre elas a de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Rafael Leitoa (PDT).

Emenda ignorada

Ressalte-se que a presidência da comissão que não atendeu às solicitações do deputado do PV, entre elas, a suspensão da reunião extraordinária (pois o projeto estava sob vistas do parlamentar) e também não acatou uma emenda proposta verbalmente pelo parlamentar, enquanto elaborava o seu voto ao parecer da comissão.

A assessoria jurídica da Assembleia informou que o parlamentar pode ingressar na Justiça com um Mandado de Segurança, com pedido de liminar para anular a sessão e fazer valer o regimento da Casa.

Astro de Ogum reúne servidores da Câmara para agradecer apoio e anuncia novidades

Astro anunciou aquisição de um ônibus para transportar vereadores no programa Câmara Itinerante e para levar estudantes da rede pública municipal para visitas semanais ao parlamento municipal
Astro anunciou aquisição de um ônibus para transportar vereadores no programa Câmara Itinerante e para levar estudantes para visitas semanais ao parlamento municipal

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), reuniu os funcionários daquele poder, no final da manhã desta terça-feira (11), no plenário daquela casa parlamentar, para agradeceu a sua reeleição, que lhe garantiu o quinto mandato consecutivo, com mais de 9 mil votos. Astro aproveitou a ocasião para anunciar algumas ações que serão implementadas até o final do ano.

Ele disse que a primeira parcela do 13º salário será paga até o dia 20 de novembro, enfatizando que o recurso está aplicado e que, com a sobra, beneficiará os servidores com um abono de final de ano.

Disse ainda o presidente da Câmara, que já está determinando o processo licitatório para a aquisição de um ônibus, que servirá para transportar os vereadores dentro do programa Câmara Itinerante e para levar estudantes da rede pública municipal para conhecer o parlamento municipal uma vez por semana.

“Esta casa é do povo e nada mais justo do que trazer os estudantes para conhecê-la. É um patrimônio público e a meninada precisa conhecer seus vereadores e o funcionamento dela”, destacou Astro de Ogum, assinalando ainda que, em outra etapa de seu trabalho, está viabilizando o ticket alimentação para o servidor poder escolher onde quer almoçar.

Astro também garantiu que , em convênio com a Associação dos Servidores, a Câmara possibilita ao funcionalismo um plano de saúde com valores dentro do poder aquisitivo de cada um além de haver solicitado paciência para que possa estabelecer o cumprimento de toda a pauta de campanha presidencial, além de alinhavar vários avanços neste quase dois anos de administração.

“A Câmara Municipal não tem credores atualmente. Suas contas estão e dia e temos dinheiro em caixa. Foi uma de nossas bandeiras e hoje, podemos dizer que o Legislativo de São Luis é um exemplo de administração”, salientou o vereador.

“Governar é eleger prioridades”, defende Eduardo Braide na Sabatina O Estado

Eduardo Braide questionou a parceria que o atual prefeito disse ter com a Santa Casa e o Hospital Aldenora Bello
Eduardo Braide questionou a parceria que o atual prefeito disse ter com a Santa Casa e o Hospital Aldenora Bello

O candidato Eduardo Braide (PMN), encerrou a série de entrevistas da Sabatina O Estado, nesta terça-feira (11). No bate papo com os jornalistas da editoria de Política do jornal, Braide disse que como prefeito da capital, governará com prioridades em todas as áreas.

Assim como no 1º turno, Eduardo Braide apresentou propostas e discutiu sobre o futuro político da capital com os jornalistas e com eleitores, que também interagiu via redes sociais. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo site do jornal e teve a participação de internautas que enviaram perguntas aos candidatos.

O candidato também aproveitou para agradecer a população que, para ele, fez história em São Luís. “Quero dizer que estou aqui por causa de você, que decidiu fazer história e me tirou de apenas 5% nas urnas para um percentual que me garantiu chegar ao segundo turno”, afirmou.

Sabatina

Questionado sobre Cultura e Turismo pelos jornalistas de O Estado Marco Aurélio D’Eça, Ronaldo Rocha e Gilberto Leda, o candidato criticou a ineficiência do atual plano de cultura instituído pela Prefeitura de São Luís e disse que “ninguém governa sozinho e que governar é eleger prioridades” citando um dos 33 itens do seu Programa de Governo, que fala sobre a implantação do Programa Municipal de Cultura para possibilitar a continuidade das diversas manifestações populares de São Luís.

“Primeiro, a criação pura e simplesmente da secretaria não garante uma qualidade na política voltada para cultura. O Plano Municipal de Cultura, se você conversar com qualquer artista, vai dizer que nunca saiu do papel. É por isso que em nosso Programa de Governo, vamos exatamente tirar do papel o que está no plano e implantar real. Vamos buscar parcerias na iniciativa privada para que nossa cultura não aconteça apenas no carnaval e São João, mas que nossa cultura possa ser realizada durante o ano inteiro. Não podemos falar em turismo sem ter uma cultura que aconteça o ano inteiro” afirmou.

Educação

Sobre a educação, Eduardo Braide disse que antes de falar em construção de escola de tempo integral vai resolver os problemas de infraestrutura para que as aulas em tempo normal sejam retomadas.

“O problema da educação não é falta de dinheiro, mas sim falta de gestão. A pergunta que nós temos que fazer é: se um prefeito, desde o primeiro ano de mandato, tem à disposição recursos para entregar creches para as crianças e chega ao final de seu mandato e não entrega uma creche, quem está paralisando a cidade?”, questionou o candidato.

Saúde

Na saúde, o candidato disse que a parceria será uma saída para resolver o problema de falta de leitos. Parceria com a Santa Casa será uma das possibilidades já que, de acordo com Braide, há 10 leitos de UTI fechados há dois anos.

“Ninguém governa sozinho e é dessa forma que vamos governar fazendo parcerias. A minha parceria é de verdade. Ele prometeu um hospital de referência e nunca colocou um tijolo. Mas tem mais de 10 leitos a disposição na Santa Casa que nunca foram utilizados” destacou.

Eduardo Braide questionou a parceria que o atual prefeito disse ter com a Santa Casa e o Hospital Aldenora Bello.

“Atualmente a prefeitura apenas faz o repasse dos recursos federais aos hospitais, mas até os repasses do SUS estão sendo atrasados. Há dois meses a Santa Casa de São Luís demitiu 87 funcionários, pais e mães de família que trabalharam lá. Vocês acham que se esse repasse estivesse acontecendo, se essa parceria estivesse beneficiando a Santa Casa, ela iria demitir ou teria que contratar novos profissionais para poder ampliar esse serviço que foi feito? É uma questão de lógica”, finalizou.

Criminosos suspendem trégua e incendeiam mais um veículo em São Luís

Terceiro carro de prestadora de serviço à Cemar foi alvo de incêndio criminoso
Terceiro carro de prestadora de serviço à Cemar foi alvo de incêndio criminoso

Mais um veículo de uma prestadora de serviços da Cemar foi incendiado de forma criminosa. O atentado aconteceu no final da manhã desta terça-feira (11/10), no Ipase, por trás do Shopping da Ilha. Foi o terceiro caso de veículo a serviço da Cemar queimado.

O primeiro e segundo caso ocorreram na manhã e tarde, respectivamente,do dia 30/09, na Via Expressa, próximo ao bairro Ipase e na região do Maracanã. Ambas também em veículos das prestadoras de serviços da Cemar.

A companhia energética informou que as três ocorrências já foram levadas ao conhecimento das autoridades policiais para que apurem e responsabilizem criminalmente os envolvidos.

A Cemar informou, ainda, que, durante avaliação preliminar, identificou somente danos materiais.

Zé Inácio afirma: “Não devemos trocar o certo pelo duvidoso”

Zé Inácio comprometeu-se a mobilizar a militância do PT para participar dos atos políticos de Edivaldo
Zé Inácio comprometeu-se a mobilizar a militância do PT para participar dos atos políticos de Edivaldo

O deputado estadual Zé Inácio participou na última sexta-feira (07) de uma plenária do Partido dos Trabalhadores (PT), que teve como objetivo reafirmar o apoio do partido à campanha de reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Para o deputado, o prefeito demonstrou, durante os quatro anos de governo, que sabe o que é melhor para a cidade. “É importante apoiar a reeleição de Edivaldo não só pelo bom trabalho que vem realizando em São Luís, mas porque esta é uma forma de garantir que a cidade continuará a crescer”, afirmou.

Durante a plenária, o deputado comprometeu-se em mobilizar a militância do PT para participar dos atos políticos do candidato em São Luís, a fim de garantir o resultado esperado nas urnas. “Estarei presente nos atos políticos em São Luís ao lado do Edivaldo, buscando os votos para que ele continue o bom trabalho que vem fazendo na prefeitura”, disse.

Zé Inácio também destacou o desenvolvimento de São Luís durante o governo do atual prefeito. “Não podemos trocar o certo pelo duvidoso. Edivaldo Holanda Júnior está levando nossa cidade para o rumo certo, pelo caminho do desenvolvimento”, enfatizou.

Prefeito de Mirinzal denunciará à Justiça ação arbitrária e abusiva de autoridades policiais

Em nota encaminhada aos veículos de comunicação, o prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida afirma que foi vítima de uma operação policial ilegal, arbitrária e eleitoreira, no último dia 02, dia das eleições. Segundo ele, muito antes da abusiva prisão, uma onda de boatos tomou conta de Mirinzal, anunciando que ele seria preso e que os votos dados a ele não seriam válidos. A nota informa ainda que a vítima do suposto óbito, descrito na referida ação policial, gravou um vídeo onde inocentou o prefeito. Portanto, nunca houve nenhuma morte. Almeida denunciará no Ministério Público as autoridades da Segurança Pública do Estado que comandaram a abusiva e truculenta operação. Confira nota na íntegra:

Nota Pública

Em defesa da verdade e da minha honra e em respeito à opinião pública manifesto a minha indignação contra a ilegal, arbitrária e eleitoreira operação policial, e informo que:

Nunca houve investigação, provas ou mandato que justificasse a prisão. A armação foi feita para nos afastar da votação e influenciar nos resultados das eleições.

Muito antes da abusiva prisão, uma onda de boatos tomou conta da cidade, anunciando que o prefeito seria preso e que os votos dados a ele não seriam válidos.

A vítima do suposto óbito, descrito na ação policial, gravou um vídeo onde inocentou o prefeito, e afirma ainda não tê-lo visto no local do episódio. Foi mais uma farsa montada para manchar a imagem do prefeito.

Em nossa gestão, Mirinzal conquistou avanços importantes e históricos em todas as áreas. O nosso trabalho é aprovado pela maioria da população mirinzalense.

Anuncio que as autoridades da Segurança Pública do Estado que comandaram a abusiva e truculenta operação serão denunciadas ao Ministério Público, com provas irrefutáveis.

Confiamos na Justiça a reparação do prejuízo e a indenização por danos morais e materiais.

Agradecemos a atenção e que Deus nos abençoe!

São Luís (MA), 10 de outubro de 2016

Amaury Santos Almeida

Prefeito Municipal

“Estou driblando”, diz Wellington sobre assédio no 2º turno

Wellington revelou estar se esquivando dos assédios no segundo turno
Wellington revelou estar se esquivando dos assédios no segundo turno

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) ainda não definiu que posição tomará no segundo turno da eleição para prefeito de São Luís. E, ao que parece, nem sabe se o fará. Faltando 21 dias para os eleitores voltarem às urnas, o progressista revela estar se esquivando dos assédios.

Questionado pelo autor deste blog, na manhã desta terça-feira, sobre uma possível tomada de posição, Wellington disse que não há nada acertado, ainda. Ele confirmou o assédio, mas manteve a indefinição quanto ao lado que escolherá. O parlamentar não deixou claro nem mesmo se apoiará um dos dois candidatos que se enfrentam no turno final. “Estou driblando”, respondeu, laconicamente.

O certo é que Wellington, terceiro colocado no primeiro turno, com mais de 103 mil votos, seria um reforço de peso tanto para a campanha do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) quanto para a do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que protagonizam uma disputa marcada, até o momento, muito mais por ataques mútuos do que por propostas.

A indefinição de Wellington deixa em aberto espaço importante nos dois palanques. Não que ele seja capaz de transferir toda a expressiva votação que obteve ao seu eventual escolhido, mas um cacife eleitoral tão respeitável pode vir a ser, sim, o fiel da balança na sucessão municipal, em São Luís.

Vereador José Joaquim declara apoio a Eduardo Braide em caminhada no São Bernardo

Para Braide, experiência do vereador ajudará para a solução dos problemas da cidade
Para Eduardo Braide, experiência do vereador ajudará para a solução dos problemas de São Luís

O vereador José Joaquim (PSDB), declarou, nesta segunda-feira (10), apoio à candidatura de Eduardo Braide (PMN). O apoio foi oficializado durante caminhada realizada no bairro do São Bernardo.

“A vinda do vereador José Joaquim para a nossa campanha amplia a frente de trabalho pelo bem de São Luís. A experiência do vereador vai nos ajudar muito para resolvermos problemas da cidade, melhorando assim, a vida das pessoas”, disse Eduardo Braide ao cumprimentar o vereador José Joaquim.

“Estamos transformando vidas”, diz Edivaldo durante sabatina

Edivaldo relembrou caos administrativo que encontrou ao assumir, em 2013, a Prefeitura de São Luís
Edivaldo relembrou caos administrativo que encontrou ao assumir, em 2013, a Prefeitura de São Luís

O prefeito de São Luís e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Junior PDT), enfatizou durante “Sabatina” do jornal O Estado do Maranhão os avanços e ações realizados em sua gestão, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos ludovicences. “Estamos transformando vidas com ações em toda a cidade”, observou ao responder questões sobre saúde, mobilidade urbana, educação, meio ambiente e infraestrutura.

No decorrer de uma hora, Edivaldo foi sabatinado pelos jornalistas de O Estado do Maranhão Marco D’Eça, Gilberto Léda e Ronaldo Rocha. A entrevista foi transmitida pela rádio Mirante e em tempo real pelo site do periódico. Esta é a segunda vez que o prefeito – acompanhado pelo vice na chapa, Júio Pinheiro (PCdoB) – participa de “Sabatina” do jornal.

Edivaldo voltou a lembrar em seu preâmbulo, aos ouvintes e internautas, do caos administrativo que encontrou ao assumir, em 2013, a Prefeitura de São Luís. Folha de pagamento atrasada e muitos débitos que o fizeram priorizar a saúde e a educação para que o município não entrasse em colapso financeiro.

Segundo ele, foi providencial que primeiro se “organizasse a casa” com projetos assertivos, honestidade e muito trabalho. “Não foi fácil chegar até aqui, mas com o bom planejamento estamos colhemos os bons frutos, ao longo de nossa gestão, com ações que estão espalhadas em vários pontos da cidade”, destacou Edivaldo.

O candidato à reeleição pela coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL) citou entre os avanços ocorridos na sua gestão ao tratar do tema saúde. A retomada do Hospital da Mulher, hoje referência em neurocirurgia pelo Ministério da Saúde; as construções do novo Hospital da Criança e da Maternidade da Cidade Operária; a reforma de mais de 30 unidades de saúde e dos Socorrões; a entrega de ambulância e da nova sede do Samu.

No que se refere a educação falou da valorização dos professores – um dos setores mais bem remunerados do país – no qual houve um reajuste acumulado de 39%. E mais uma vez explicou aos jornalistas sobre as construções das 20 creches, no qual quatro estão sendo erguidas, em que a não entrega foi devido a falência da empresa que afetou vários municípios brasileiros. “Neste ponto quero agradecer ao ex-ministro Gastão Vieira, hoje presidente do FNDE, pela ajuda que nos tem dado nessa questão”, ressaltou Edivaldo ao garantir que o compromisso continua a ser um dos pilares de sua gestão.

Edivaldo destac0ou ainda a entrega de 11 mil casas e de 5 mil títulos de propriedade; das 1.800 ruas asfaltadas; do maior programa de urbanização na cidade realizados em 90 bairros; da licitação dos transportes; das intervenções no trânsito; dos mais de 30 quilômetros de drenagem. Na cultura, destacou entre as ações, a transformação de fundação em Secretaria de Cultura, da implantação do Plano Municipal de Cultura e dos editais que colocaram um fim nos critérios políticos.

“Enfrentamos problemas históricos… e insisto em dizer que estamos transformando a vida das pessoas com diversas obras espalhadas por toda a cidade. Por isso quero pedir o seu voto no 12, prefeito Edivaldo, para continuar trabalhando por nossa querida São Luís”, finalizou Edivaldo.

Véspera de feriado com Bruno Shinoda e Playboyzão Andson Mendonça na Kathedral

shinoda

Nesta terça-feira (11), véspera de feriado, a partir das 22h, tem o Grande Encontro na Kathedral, com o imperador Bruno Shinoda e o Playboyzão Andson Mendonça juntos na melhor festa da Ilha. E para comandar as pick ups o pankadão do Residente Dj Flávio Durans.

E o melhor, lista amiga até meia noite.

Mais um evento assinado pelos donos do pedaço: João Marcelo, Alexandre Dourado e Clayton Macedo (O Jackie Chan).

Ingressos antecipados: Lacoste Holandeses e IPhone Center Em frente o Tropical.

Preços:

Masculino R$ 40,00
Feminino R$ 30,00

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima