Eduardo Braide se reúne com representantes de agentes comunitários de saúde

Eduardo Braide destacou importância de um seletivo para o cargo de agente comunitário de saúde
Eduardo Braide destacou importância de um seletivo para o cargo de agente comunitário de saúde

Com o objetivo de ouvir as reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de São Luís, o candidato a prefeito Eduardo Braide (PMN) esteve nesta quinta-feira (13), com representantes da categoria.

Os servidores levantaram questões como as melhorias nas condições de trabalho, a falta de investimento no Programa Saúde da Família (PSF), além da falta de seletivo público.

“Eu irei conversar diretamente com os agentes comunitários de saúde. É evidente que o secretário (a) de saúde estará presente, mas quem vai conversar com vocês sou eu diretamente. E tudo aquilo que puder ser feito dentro da legalidade e das possibilidades do município será feito. Eu sei a importância que tem um agente comunitário de saúde”, destacou Eduardo Braide.

Atualmente a rede municipal conta com 97 Agentes Comunitários de Saúde credenciados em Postos de Saúde da Família (PSF) segundo dados do Conselho Municipal de Saúde.

“Quantas internações um agente comunitário de saúde não consegue evitar? Quantas situações de emergência que as pessoas buscam nos Socorrões, os agentes comunitários não poderiam evitar? Então, nós precisamos, sim, investir na atenção primária. Não existe categoria valorizada se a categoria não tiver autonomia, respeito e é isso que garanto na nossa administração: o meu relacionamento com os agentes comunitários de saúde” garantiu o candidato.

Eduardo também destacou a importância de um seletivo para o cargo de agente comunitário de saúde. “Não há dúvida nenhuma de que nós iremos sim fazer seletivo para a contratação de novos agentes comunitários de saúde de São Luís. Governar é saber escolher prioridades e a nossa prioridade é com saúde. Não tenham dúvida nenhuma de que tudo que eu puder fazer para melhorar a saúde da nossa cidade, nós iremos fazer”, finalizou.

Saúde é prioridade

Dentro de seu Programa de Governo, Eduardo Braide destaca a criação do Programa Ônibus da Saúde que realizará atendimento móvel nos bairros de São Luís, levando saúde a quem mais precisa e desafogando a Central de Marcação de Consultas.

Além disso, se compromete em instituir o programa “Parceiros da Saúde”, que consiste na realização de parcerias com o hospital Aldenora Bello, APAE, Santa Casa de São Luís, assim como outras entidades que complementam o atendimento no Sistema Público de Saúde com qualidade.

Cabo Campos declara apoio a Edivaldo no segundo turno

Para Cabo Campos, Edivaldo superou dificuldades dos dois primeiros anos de mandato e crise econômica
Para Cabo Campos, Edivaldo superou dificuldades dos dois primeiros anos de mandato e crise econômica

O deputado estadual Cabo Campos (DEM) declarou, na manhã desta quarta-feira (12), apoio à reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PDT), dacoligação “Pra Seguir em Frente”(PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL). De acordo com o parlamentar, neste segundo turno, Edivaldo é o melhor candidato para governar a capital do Maranhão.

Segundo Campos, durante os quase quatro anos que esteve à frente da administração municipal, Edivaldo soube superar as dificuldades dos dois primeiros anos e depois a crise econômica que se abateu em todo o país, que afetou principalmente as finanças municipais.

“Caminharei com Edivaldo neste segundo turno, porque temos que continuar com que está dando certo. Ele tem feito uma boa administração e agora está preparado, mais experiente, para o segundo mandato”, destacou o deputado estadual Cabo Campos.

O deputado Cabo Campos foi candidato a vice prefeito na chapa Eliziane Gama nas eleições de 2012.

Abandonada por Edivaldo, comunidade do Monte Castelo constrói praças onde antes existiam lixões

Após vários anos, lixão deu lugar a praça, construída por meio de mutirão no canteiro central da Avenida Luiz Rocha
Após vários anos, lixão deu lugar a praça, construída por meio de mutirão no canteiro central da Avenida Luiz Rocha

Cansados de apelar à Prefeitura de São Luís pelo fim de dois lixões que causavam transtornos à comunidade, moradores do Monte Castelo resolveram agir por conta própria. No lugar da sujeira acumulada, hoje existem duas praças, que, improviso à parte, deram novo aspecto ao ambiente outrora degradado.

As duas praças estão localizadas no canteiro central da Avenida Luiz Rocha, cerca de 300 metros uma da outra. Uma delas foi batizada com o sugestivo nome de “A Praça é Nossa”. O logradouro tem cerca e bancos de madeira pintados de azul e branco e uma placa com o aviso para que não seja mais despejado lixo no local. Até agora, a comunidade tem cumprido à risca a recomendação.

300 metros adiante, outra praça foi construída por populares cansados de fazer apelos à prefeitura
Cerca de 300 metros adiante, outra praça foi construída por populares cansados de fazer apelos à prefeitura

Mais simples, mas não menos útil, a outra praça também traduz a insatisfação popular com o descaso da administração municipal. Se antes o espaço exalava mau cheiro, era propício à proliferação de ratos e insetos e, por consequência, expunha os moradores ao risco de contrair doenças, agora tornou-se aprazível, sem que os governantes tenham investido um único centavo para a benfeitoria.

A mobilização popular é um fenômeno que vem ganhando força e consolida-se, a cada dia, como motor de transformação social e mecanismo de pressão para quem exerce mandato público. Assim como pode render melhorias para os cidadãos, como as duas praças mostradas, é capaz de destituir, por meio do voto, o poder de políticos que não cumpram, por incompetência, por má vontade ou desonestidade, a missão para a qual foram eleitos.

Adriano denuncia descaso do Governo com escola em Presidente Sarney

Adriano denunciou que cerca de 700 alunos da rede estadual de ensino médio estão sem aula desde maio deste ano
Adriano denunciou que cerca de 700 alunos da rede estadual de ensino médio estão sem aula desde maio deste ano

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) denunciou o descaso do governo Flavio Dino (PCdoB) com a Educação no município de Presidente Sarney. Segundo o parlamentar, cerca de 700 alunos da rede estadual de ensino médio estão sem aula desde maio deste ano.

Adriano afirma que o governo demitiu 30 professores do quadro de contratados, restando apenas sete do quadro de efetivos concursados. Sem aulas e praticamente sem professores, os estudantes correm risco de perder o ano letivo e certamente serão prejudicados no processo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“O governador Flávio Dino precisa ter consciência de que não se pode tratar a Educação no estado, o futuro de nossas crianças, principalmente nesse caso do município de Presidente Sarney, como se fosse objeto político, como uma oportunidade de perseguir os que não votam nos seus aliados políticos”, declarou Adriano.

O deputado fez um requerimento para a Assembleia Legislativa de pedido de informações ao Governo do Estado sobre a situação do ensino médio no referido município e, ainda na tribuna, cobrou do Executivo uma solução para o caso dos professores contratados.

“O motivo da demissão dos 30 professores contratados não sabemos ao certo. Talvez isso tenha sido feito para que o governo Flávio Dino realize um novo processo seletivo para colocar docentes que o aplaudem ou ao seu partido no Maranhão”, ressaltou o deputado.

Ex-secretário de Meio Ambiente diz que despoluição de praias é mentira e acionará MP por novo laudo

Washington quer laudo de acordo com normas do Conama e exame de contraprovas feito por UFMA, Uema e Ceuma
Washington quer laudo de acordo com normas do Conama e exame de contraprovas feito por UFMA, Uema e Ceuma

O professor universitário e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente Washington Rio Branco representará ao Ministério Público do Maranhão para que este requisite um laudo de balneabilidade das praias de São Luís que esteja de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e com aval das universidades Federal e Estadual do Maranhão e da Universidade Ceuma. Washington contesta o laudo apresentado recentemente pelo Governo do Estado que libera 100% da orla marítima para banho.

Em artigo de sua autoria, Washington Rio Branco, que tem bacharelado e licenciatura em Geografia pela UFMA, mestrado em Políticas Públicas, doutorados em Ciência Política e Administração Pública e em Geografia do Território e Desenvolvimento Sustentável, além de ser doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), diz, com base em seus conhecimentos científicos, que é impossível que tenha havido a despoluição em um período tão curto.

“Coliformes fecais estão na areia das nossas praias livremente. (O governador) Flávio Dino (PCdoB) diz que as praias estão 100% despoluídas e próprias para banho. Mentira. Cientificamente, isso é impossível num curto tempo de intervenção governamental”, garante, afirmando, ainda, que os problemas técnicos e operacionais existentes tornam a tarefa ainda mais difícil.

Diante do engodo por ele constatado, o professor anuncia que representará ao MP nesta sexta-feira (14) com o intuito de obter uma decisão judicial que obrigue o Estado a providenciar e apresentar análises físico-químicas e bacteriológicas das praias da região metropolitana de São Luís que estejam de acordo com as resoluções do Conama e com participação da UFMA, Uema e Universidade Ceuma nos exames das contraprovas.

Informação oficial da liberação de 100% das prais para banho é mentira, segundo ex-secretário
Informação oficial da liberação de 100% das prais de São Luís para banho é mentira, segundo ex-secretário

O ex-secretário ressalta que não se trata de pendenga política, mas sim de uma iniciativa tomada com sinceridade e em respeito ao povo maranhense. “Como ex-secretário de Meio Ambiente, eu não poderia ficar omisso”, assinala. Ele recorre ao filósofo chinês Confúcio para provar quão legítima é sua atitude. “Saber o que é certo e não fazer nada é a pior covardia. Pior do que isso são os que se locupletam e são comparsas da mentira”, arremata.

Deputado Zé Inácio destaca projeto do FIDA no Maranhão

Zé Inácio abordou o interesse do Maranhão em fazer parte do projeto
Zé Inácio abordou o interesse do Maranhão em fazer parte do projeto

O deputado Zé Inácio utilizou a tribuna na segunda-feira (10) para ressaltar a importância do projeto do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para o estado do Maranhão. “Quero fazer um histórico de todo o processamento e discussão do projeto. O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola já atua no Brasil há mais de 20 anos. É importante destacar que todos os Estados do Nordeste têm parceria com esse fundo, e o Maranhão é o único Estado que ainda não tem operação com o FIDA”, afirmou.

Na oportunidade, Zé Inácio abordou o interesse do Maranhão em fazer parte do projeto. “Em uma reunião do Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste, o governo do Maranhão demonstrou interesse nesse investimento para o Estado, quando foi marcada a vinda de uma comissão do FIDA, que aconteceu nos dias 19 a 21 de agosto de 2015. Em outubro do mesmo ano, representantes do FIDA estiveram pela segunda vez no Maranhão realizando visitas nas regiões que serão beneficiadas”, disse.

De acordo com o deputado, a partir dos acordos que foram realizados, a assinatura do primeiro memorando objetivou a elaboração do projeto. Novas visitas foram realizadas pelo Estado com representantes do FIDA ainda no ano de 2015. Já no mês de agosto deste ano, o projeto foi finalizado e encaminhado à Assembleia Legislativa.

Para Zé Inácio, essas etapas demonstram que o projeto foi devidamente discutido com o governo, bem como apresentado ao Parlamento e elaborado de acordo com a realidade dos municípios que serão beneficiados. “Nesta fase atual, o projeto encontra-se elaborado e à espera da aprovação do Projeto de Lei nº 177/2016 para dar continuidade às etapas seguintes do processo de financiamento. A próxima etapa será a aprovação do projeto na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e em seguida será enviado para o Senado”, falou.

Com o término da etapa citada por Zé Inácio, haverá uma nova aprovação na junta do FIDA, que tem data prevista para dezembro de 2016. Após essa fase, ocorrerá a celebração do convênio entre o FIDA e o governo do Estado do Maranhão. “A importância do projeto se dá por contribuir para a redução da pobreza rural no Estado, promovendo desenvolvimento sustentável inclusivo, geração de renda e o aumento da disponibilidade de alimentos para as famílias rurais pobres”, finalizou.

Sobre o FIDA

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa fornecer financiamento direto e mobilizar recursos adicionais para programas especificamente destinados a promover o avanço econômico, principalmente por meio do melhoramento da produtividade agrícola e que vem de encontro à diretriz do governo, que é o combate à pobreza rural. No Maranhão, o projeto terá duração de sete anos e suas operações beneficiarão 87 municípios, sendo 83 municípios de seis territórios da cidadania.

Na primeira etapa, as operações do projeto no Estado serão direcionadas aos 43 municípios mais pobres. Portanto, os beneficiados serão os quilombolas, indígenas, mulheres quebradeiras de coco, ribeirinhos, pescadores tradicionais, mulheres, jovens e homens diretamente envolvidos em atividades agropecuárias e extrativistas.

Dentre os territórios beneficiados estão o Território do Baixo Parnaíba, o Território Campo e Lagos, Território dos Cocais, Lençóis Maranhenses, Munim, Médio Mearim, e o Vale Itapecuru.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima