Eleita Corte Momesca para o Carnaval 2017 em São Luís

Rei Momo Mateus Lobato, a rainha Andressa Taina e as princesas Glycia Fernandes e Dayanne Evelly

Muita alegria, simpatia e samba abrilhantaram o concurso da Corte Momesca para o Carnaval 2017 em São Luís. O Cine Teatro da Cidade foi palco, nesta sexta-feira (10), para a disputa que coroou Mateus Lobato e Andressa Taina como Rei Momo e Rainha; Glycia Fernandes e Dayanne Evelly, como Princesas. Eles desfilarão pela cidade durante as festas carnavalescas feitas por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

Na abertura da Passarela do Samba, a corte receberá a chave da cidade como marco oficial de abertura do Carnaval 2017. “O tradicional concurso da Corte Momesca mantém viva nossa cultura, que é plural. É um evento consolidado em nosso calendário pela importância que a Corte tem em ser o símbolo do Carnaval e por ter a responsabilidade e compromisso de nos representar em todos os eventos carnavalescos até o ano seguinte”, disse o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Este ano a passarela inicia as atividades no dia 24 de fevereiro e a abertura oficial tem a participação do Rei Momo, Rainha e Princesas. “A gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado para continuar a garantir políticas culturais para a cidade. Somos reconhecidos nacionalmente por uma terra rica em cultura e com o Carnaval não é diferente, queremos que São Luís cresça a cada ano e se destaque entre as outras cidades do Brasil”, observou Marlon Botão.

DISPUTA

Para a disputa acirrada concorreram 14 candidatos. “Não imaginava que um dia eu pudesse representar minha cidade e manter vivo o espírito carnavalesco, ainda mais por ser minha primeira participação no concurso. É uma alegria ter recebido esse presente e não irei decepcionar. De agora em diante pretendo participar sempre, pois já senti que o clima é maravilhoso e será uma festa belíssima”, destacou Mateus Evangelista Ferreira Lobato, eleito Rei Momo do Carnaval 2017.

A Rainha, Andressa Taina Lima de Sousa, estava muito emocionada com o resultado e não conteve as lágrimas. Ela participou pela segunda vez do concurso e recebeu a coroa da Rainha de 2016, Amanda Neves. “Participei em 2015 e não levei nenhum título, porém isso não me fez desistir e voltei este ano com o intuito de ser a Rainha do Carnaval de São Luís. Estou muito feliz pelo esforço ter sido recompensado”, disse.

Glycia Fernandes Diniz Pinheiro e Dayanne Evelly Louzeiro da Silva também foram eleitas na noite, como 1ª e 2ª Princesas, respectivamente. Ambas participaram pela primeira vez do concurso e garantiram que farão com que o Carnaval de São Luís seja lembrado pela Corte com muita alegria, determinação e samba no pé.

A programação também contou com o desfile da Corte da 3ª Idade e o grupo Divina Batucada. Autoridades locais e a Corte Momesca de 2016 marcaram presença, além de Veiga Júnior, eleito sete vezes para Rei Momo em São Luís. “O Rei Momo é uma figura antiga que vem das navegações, da alegria e da festa. É uma grande responsabilidade para a corte carregar a cultura carnavalesca da cidade. É importante a Prefeitura ainda manter vivo esse costume”, destacou.

PREMIAÇÃO

A Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), para cada.

A Comissão de Avaliação Artística (julgadora) foi composta por Nedilson Machado (jornalista e colunista social), Aberlado Telles (bailarino), Meireles Júnior (fotógrafo), Joel Jacinto (jornalista) e Vanessa Serra (jornalista e produtora cultural), que avaliaram quesitos como simpatia e espírito carnavalesco; desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão; harmonia no conjunto; domínio na arte de sambar, entre outros.

Em reunião com prefeito de Ribamar, Wellington pede anulação de contrato com a Odebrecht

Wellington participou ainda do início de uma reunião do prefeito com secretários municipais e assessores

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) se reuniu, na tarde da última sexta-feira (10), com Luís Fernando (PSDB), o novo prefeito da cidade de São José de Ribamar. O principal ponto abordado durante a reunião foi a anulação dos contratos firmados com a empresa Odebrecht Ambiental, responsável pelo fornecimento e tratamento da água e esgoto do município.

Ao apresentar o pedido, o deputado Wellington mencionou que é em virtude da péssima prestação de serviços e, ainda, do aumento exorbitante nas tarifas cobradas pela empresa e das inúmeras reclamações da população de São José de Ribamar.

“Fomos os primeiros a denunciar o desrespeito da Odebrecht em Ribamar e Paço do Lumiar. Em 2015, nós realizamos duas audiências públicas com o objetivo de ouvir a população e, então, apresentar ações que acabem com a maldade e o desrespeito evidenciados com a péssima prestaçao do serviço, além do aumento exorbitante nas tarifas e a má qualidade da água oferecida pela Odebrecht. A primeira audiência aconteceu em Paço do Lumiar e, em seguida, no dia 23 de setembro, discutimos sobre a mesma problemática, só que dessa vez na Unidade de Ensino Cidade de São José de Ribamar-CAIC, no município de São José de Ribamar. Infelizmente, o prefeito anterior não se posicionou quanto ao apelo da população. Estamos em um novo momento e eu acredito na competência e sensibilidade do prefeito Luís Fernando. Por isso, viemos apresentar esse pedido que é do povo, principalmente, da parte mais carente e espero que haja, de fato, a anulação do contrato que foi firmado com a Odebrecht. Com isso, o município se desenvolve e a população agradece. Continuaremos na luta até a retirada da Odebrecht do Maranhão”, afirmou Wellington.

O deputado Wellington participou ainda do início de uma reunião do prefeito com secretários municipais e assessores, realizada na Secretaria de Saúde do Município. O objetivo da reunião era de apresentar o balanço dos primeiros 30 dias de ações do executivo municipal, na ocasião, abordou-se o planejamento das atividades a serem desenvolvidas nos próximos meses.

Em relação às atividades desenvolvidas por Wellington, além de se reunir com o prefeito, o parlamentar ouviu algumas das solicitações dos ribamarenses, por meio do projeto “Ouvindo o Maranhão”, que fez com que o Gabinete Móvel estivesse durante dois dias na cidade balneária de Ribamar, realizando atividades parlamentares próximas da comunidade. Essa proximidade entre Parlamento e comunidade já é característica do mandato popular que o professor e deputado Wellington desenvolve desde 2015.

Comerciantes de praias enfrentam dificuldade para trabalhar e buscam apoio de vereador

Vereador Ricardo Diniz vai buscar solução para o problema dos trabalhadores junto à prefeitura

O vereador Ricardo Diniz (PC do B) se reuniu quinta-feira (9) com representantes da Associação de Trabalhadores de Bares e Restaurantes das Praias do Olho D’Água e Caolho. Eles solicitaram apoio do vereador, pois estão encontrando dificuldade para voltar a trabalhar.

Donos de bares, garçons, vendedores e demais trabalhadores deste trecho da orla de São Luís, explicaram que depois de uma operação realizada pelo Ministério Público em 2016 foram obrigados a deixar seus estabelecimentos. Os trabalhadores alegam que estão há quase 1 ano sem conseguir trabalhar.

Durante a reunião o vereador Ricardo Diniz deu apoio aos trabalhadores e garantiu que vai buscar junto à Prefeitura soluções para a recolocação desses trabalhadores, pois eles garantem seu sustento com o trabalho digno na praia “São pequenos empresários que estão tentando garantir sua renda e aproveitar a movimentação na orla da cidade, principalmente, por causa do turismo” enfatizou o vereador.

Deputado Wellington se solidariza com o comunicador Osvaldo Souza, do programa “Mandou Legal”

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) se pronunciou na última semana, na Assembleia Legislativa, se solidarizando com o comunicador Osvaldo Souza e Silva, do programa “Mandou Legal”, que passa por um momento difícil na sua vida após ter sido diagnosticado com um câncer na garganta.

Em seu discurso, Wellington disse que o comunicador Osvaldo está passando por momentos difíceis, tanto em seu estado de saúde, como financeiramente.

“É um momento difícil, momento que não desejamos para ninguém. O nosso amigo Osvaldo está em um estado de saúde delicado e deve passar por sessões de radioterapia e quimioterapia. Por isso, ele está impossibilitado de trabalhar. O nosso amigo Osvaldo sempre foi um defensor da cultura popular do Maranhão. Agora, ele precisa de nossa ajuda, ele necessita da ajuda de todos nós. Eu já fiz a minha parte, já fiz a minha doação, agora estou fazendo uma campanha para ajudar Osvaldo “Mandou Legal”. Qualquer pessoa também pode contribuir depositando na conta pessoal dele (Osvaldo Souza e Silva), no Banco do Brasil, Agência 1613-6, conta corrente 27.454-2”, disse Wellington.

Câmara lança jornal com balanço da atividade legislativa e plataforma digital de participação popular

Publicação vai trazer as principais ações da gestão Astro de Ogum (PR) à frente do parlamento ludovicense. O novo sistema que busca ampliar a participação popular no debate com parlamento já está disponível no novo site

Publicação faz balanço de seus dois anos de gestão de Astro de Ogum

O presidente da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), vereador Astro de Ogum (PR) lança, este mês, a primeira edição do Jornal “Notícias da Câmara”, novo veículo de comunicação do Legislativo ludovicense, onde fará um balanço de seus dois anos de gestão no comando da Casa Legislativa.

A publicação que está sendo produzida pela Superintendência de Comunicação para divulgar as atividades da Câmara, vai abordar temas, que vão desde a modernização da Casa à Economia, passando por reforma do imóvel, treinamento, criação de novos espaços, entre outras.

Esta edição também vai destacar o balanço das ações legislativas dos vereadores no último semestre, entrevistas, além de matérias relacionadas ao Programa “Câmara em Destaque”, que foi uma das principais novidades da gestão de Ogum à frente do legislativo da capital.

CIRCULAÇÃO BIMESTRAL

De acordo com a superintendente de Comunicação, Itamargareth Correia Lima, o novo veículo impresso da Câmara terá circulação bimestral e distribuição gratuita, nos órgãos públicos e nos quatro terminais de integração da cidade.

“O jornal que terá circulação bimestral terá como escopo dá mais visibilidade para as ações dos vereadores. A primeira edição será lançada este mês”, declarou.

No editorial, assinado pelo chefe do legislativo, vereador Astro de Ogum, será destacado o caráter de transparência que o jornal pretende imprimir, além de abordar assuntos sobre conquistas de sua gestão, mesmo num período de crise econômica.

“A prestação de contas é um compromisso com o cidadão. Se é no legislativo que se encontram representados os ludovicenses na sua totalidade, então o caráter de prestação de contas deve ser permanente e eficaz”, assegurou Ogum, ao justificar a necessidade do jornal.

INTERAÇÃO COM SOCIEDADE

Outra novidade é a plataforma digital Opine Cidadão, por meio do “Sugira Temas” no novo site institucional (saoluis.ma.leg.br), que permitirá a qualquer pessoa se manifestar em relação aos processos em tramitação na Casa. O novo sistema busca ampliar a participação popular no debate das matérias apreciadas pelo parlamento.

Segundo a superintendente de Comunicação, a plataforma digital é mais uma ação em prol da transparência e interação popular nos assuntos discutidos pelos parlamentares e auxiliar o debate de projetos em tramitação na casa.

“A atual Mesa Diretora tem procurado ampliar as ações de transparência. Havíamos proposto a criação de uma plataforma que permitisse às pessoas participarem do debate parlamentar. O Opine Cidadão, por meio do “Sugira Temas” no novo site institucional, vai cumprir essa função, oferecendo a oportunidade para que cada pessoa possa manifestar sua posição em relação a algum projeto, dizendo se concorda ou não e compartilhando sua opinião em suas redes sociais”, disse Itamargareth.

TREINAMENTO SOBRE INOVAÇÕES

O novo portal já está disponível para consulta online, download e compartilhamento em redes sociais os vídeos e áudios, mas por conta da transferência do site antigo para o atual, os conteúdos encontram-se em fase de transição. No entanto, todas as informações serão revisadas e atualizadas nos próximos dias. Nesse período, segundo Itamargareth, a equipe de comunicação da Casa e os assessores de vereadores deverão passar por um treinamento sobre as inovações do novo portal.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima