Márcio Jerry em campanha antecipada?

Mirando uma vaga na Câmara Federal, em 2018, o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos e presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, parece disposto a turbinar sua popularidade e até mesmo a desfazer a má fama e a antipatia que sua figura desperta no povo e em grande parcela da classe política. Para tanto, investe pesado em patrocínio de festas de Carnaval no interior, com a providencial inclusão do seu nome entre os apoiadores.

É o caso de Esperantinópolis, onde a folia será bancada pelo governo, em parceria com a prefeitura local. O material de divulgação do Carnaval do município, cuja programação se estenderá de sábado a terça-feira, traz estampado, além das atrações, o nome de Márcio Jerry (logo abaixo da logomarca do Governo do Estado), um caso inequívoco de personalismo e um claro indício de oportunismo eleitoreiro.

Em meio à tentativa do comunista de reposicionar sua imagem, surge um questionamento: não estaria ele cometendo ato de improbidade ao promover o seu nome à custa do cargo que exerce e dos recursos do Estado, abusando do poder supremo que lhe é confiado pelo governador e amigo Flávio Dino?

Título suprimido em cumprimento a decisão judicial

Uma denúncia de abuso sexual de uma adolescente de 15 anos, feita em nível nacional, envolve o Conselho Tutelar da Área Anil/Bequimão. O caso, segundo o relato da suposta vítima, aconteceu em dezembro do ano passado e já é de conhecimento de órgãos de defesa da criança e do adolescente de São Luís. O blog obteve com exclusividade cópia da ocorrência, registrada pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), unidade do Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Conforme consta em denúncia formulada ao Disque 100, o conselheiro tutelar suplente identificado apenas como Neto “passou as mãos nas partes íntimas da vítima”, que é interna do Abrigo Lar Dom Calábria, na Cidade Operária. O abuso teria acontecido na noite de 9 de dezembro de 2016, dentro de um carro que o suspeito dirigia quando fazia o transporte da menor para a referida unidade, mesmo não estando apto a desempenhar tal função.

Férias do titular

O titular do Conselho Tutelar da Área Anil/Bequimão entrou de férias, mas o impasse causado pela denúncia impediu que o mesmo fosse substituído por um dos suplentes. Quem assumir terá que executar todas as tarefas e fazer uso de todas as prerrogativas que o cargo confere, como receber, apurar e comunicar às autoridades casos de pedofilia, maus tratos, abandono, falta de vagas em escolas, de leitos em hospitais, dentre tantos outros danos à infância e à adolescência.

Fonte com atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes ouvida pelo blog lamentou o episódio e argumentou que o ato denunciado põe em descrédito a escolha de conselheiros tutelares. Ele explica que para se candidatar à vaga, qualquer indivíduo precisa comprovar tão somente a prestação de serviços comunitários. “Não é feita uma investigação social ou mesmo criminal do interessado”, observou.

Em São Luís, existem, atualmente, 10 conselhos tutelares: Cohab-Cohatrac, Anil-Bequimão, São Francisco-Cohama, Itaqui-Bacanga, Coroadinho-João Paulo, Centro-Alemanha, São Cristóvão – São Raimundo, Vila Luizão-Turu, Rural e Cidade Operária-Cidade Olímpica. Todos são vinculados ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e mantidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente e Assistência Social (SEMCAS).

Abaixo, cópia da denúncia formulada ao Disque 100 (o registro apresenta trechos apagados e é preciso ampliar para ler):

Governo do Estado acata solicitação do deputado Wellington e reforma CAIC de São José de Ribamar

Wellington pediu também implantação de uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) no município

Na manhã desta quinta-feira (23), ocorreu a solenidade de entrega da reforma do CAIC de São José de Ribamar e, também, a inauguração do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia. Tais obras são resultados de solicitações feitas pelo deputado Wellington do Curso (PP) que foram encaminhadas ao Governo do Estado.

Trata-se da Indicação N° 955/2015, que foi apresentada pelo deputado Wellington no dia 03 de dezembro de 2015, que solicitava a reforma geral do Centro de Ensino São José de Ribamar (CAIC), no bairro São Raimundo do Saco.

“É com alegria que vemos mais uma de nossas solicitações ser acatada e transformada em realidade. Temos um posicionamento independente, em defesa do povo e, por isso, todas as solicitações aqui apresentadas não são minhas, mas da população. Ficamos contentes por saber que o Centro de Ensino foi reformado. Os estudantes agradecem.”, disse Wellington.

Além da solicitação da reforma do CAIC, Wellington pediu, ainda em 2016, a implantação de uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em São José de Ribamar, solicitação que também foi acatada.

“Em 2016, apresentamos a indicação N.º 147/2016, solicitando a implantação de um IEMA em São José de Ribamar. Fizemos uma solicitação específica para o bairro Parque Vitória, já que foi de lá que a solicitação dos moradores surgiu. Nosso compromisso é em defesa da educação e continuaremos dando voz às solicitações de cada habitante. Esse é o nosso jeito de fazer política: ouvindo a população, encaminhando as solicitações a quem pode efetivar e, então, ter o que nos motiva mais ainda a ter uma postura coerente e independente, isto é, um mandato popular”, afirmou o professor e deputado Wellington.

Carnaval na Casa das Dunas

Espaço vai virar território da folia e editará quatro animados bailes, de sábado a terça-feira; uma das programações terá Bicho Terra

Quatro motivos para prender o folião na Ilha de São Luís neste Carnaval quem tem é a Casa das Dunas. O espaço musical mais divertido da Avenida Litorânea montou uma programação diversificada, com os melhores bailes da temporada. A festa terá início no Sábado Gordo, às 20h, com o Baile da Bermuda.

O Baile da Bermuda terá Marabloco, Vamu di Samba, e Carlos Berg. No domingo, no Baile do Leblon, a festa será animada por Vamu di Samba, Mix in Brazil e Negro Som. A programação terá continuidade na segunda-feira, com o Baile do Bicho Terra e a participação da banda Mix in Brazil. E na terça-feira, hora de se despedir da folia, será a vez do Baile da Saudade, com Sambaceuma, Bicicletinha e Marabloco.

Segundo Ricardo Fernandes, sócio-proprietário do espaço de entretenimento, para subir ao palco e convidar os foliões a entrar na dança, um time animado de artistas foi escalado e garantirá a mistura de ritmos típica do entrudo brasileiro.

“Iremos oferecer bailes temáticos em clima de Carnaval com a nossa marca e eles embalarão a todos que escolherem a Casa das Dunas para aproveitar a festa mais popular do Brasil”, disse Ricardo Fernandes.

Um dos pontos altos da programação será o Baile do Bicho Terra, recebendo um dos projetos mais esfuziantes da Companhia Barrica. Comandado por José Pereira Godão, o bloco do Bicho Terra está no clima da primavera, nome do mais nome integrante da trupe.

“Faremos uma apresentação tal e qual costumamos fazer nas ruas do circuito, na Madre Deus, contagiando a todos com o nosso repertório, as nossas coreografias e, claro, com a nossa alegria”, garantiu José Pereira Godão.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima