Intenção da PF era fazer busca e apreensão na Difusora

Difusora, no bairro Camboa, estava na mirada da Polícia Federal

Um dos pedidos feitos pela Polícia Federal à Justiça Federal, com base no que foi apurado pela Operação Turing, deflagrada hoje desarticular uma organização criminosa que causavam embaraço a investigações da PF no estado, foi a autorização para realizar busca e apreensão na Rádio Difusora. Responsável por julgar a ação, o juiz da 2ª Vara Federal de São Luís, Magno Linhares, indeferiu a medida pretendida.

O alvo da operação na Difusora seria o escritório do radialista e blogueiro Marcelo Minard, um dos investigados e conduzidos coercitivamente à Superintendência Regional da PF para prestar esclarecimentos sobre o seu suposto envolvimento com o grupo delituoso.

Descartada a batida na emissora hoje arrendada pelo deputado federal Weverton Rocha (PDT) com o claro objetivo de dar suporte à divulgação das ações do Governo do Estado, a PF dirigiu-se a outros endereços, onde cumpriu todos os mandados expedidos pela Justiça Federal.

Eleição 2016

Colocada por Weverton a serviço do grupo político liderado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), a Difusora tem sido usada sistematicamente para atacar adversários do líder comunista ou de seus aliados. Um dos casos mais emblemáticos ocorreu no segundo turno da eleição municipal em São Luís, ano passado, e teve como vítima o deputado estadual e então candidato a prefeito da capital, Eduardo Braide (PMN).

Convidado para participar de uma sabatina na TV Difusora, retransmitida pelas rádios Difusora AM e FM e pelo portal de notícias MA 10 (ex-Idifusora,com), Braide foi hostilizado pelos quatro jornalistas escalados pelo canal para entrevistá-lo. Os ânimos se exaltaram no estúdio, em plena transmissão ao vivo. O  episódio foi um dos mais lamentáveis já registrados pela imprensa maranhense em toda a sua história e teve ampla repercussão negativa nas ruas e nas redes sociais da internet.

À época pautada por uma linha editorial extremamente tendenciosa, a emissora da Camboa, que em alguns programas de TV, rádio e no seu site de notícias continua desferindo duros ataques em desafetos do Palácio dos Leões, por pouco não teve suas instalações devassadas pela PF.

Adriano Sarney defende redução de ICMS para resolver impasse na construção civil

Adriano quer evitar demissões na construção civil e manter potencial de investimento no estado

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) propõe reduzir a alíquota interna do ICMS para insumos da construção civil no Maranhão. O objetivo é resolver o impasse causado pelo Projeto de Lei nº 229/2016, do governo Flávio Dino (PCdoB). Esse projeto visa revogar a Lei nº 9.094/2009, que regulamenta a atividade atualmente. Com efeito, a proposta do Executivo prejudica o setor, pois extingue a alíquota diferenciada no estado, onerando os custos das construtoras.

Segundo a proposta de Adriano, insumos como cimento, manilhas, telhas e tijolos terão sua base de cálculo da alíquota interna reduzida ao patamar único de 10%. O objetivo do parlamentar é evitar demissões no setor e manter o potencial de investimento no estado.

De acordo com Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), há motivos para apreensão no setor, pois, se aprovado o PL nº 229/2016, os insumos terão um aumento de aproximadamente 80% na alíquota do ICMS. O PL tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Zé Inácio destaca inauguração da transposição do São Francisco realizada por Lula

 

Milhares de pessoas prestigiaram os ex-presidentes Lula e Dilma na inauguração da transposição

O deputado Zé Inácio (PT) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (20) para dar destaque à inauguração da transposição do Rio São Francisco, realizada pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma Rousseff, no ultimo domingo (19), na cidade de Monteiro, Paraíba.

“Nós estamos aqui não só registrando um grande ato político, mas também para dizer que a transposição do Rio São Francisco hoje é uma realidade e uma importante estratégia para o desenvolvimento de várias cidades do Nordeste, pois, supera a seca que castiga há séculos o povo do Nordeste, principalmente aqueles que estão mais distantes das margens do rio”, destacou Zé Inácio.

Milhares de pessoas estiveram presentes na inauguração da obra. Caravanas de oito estados do nordeste foram acompanhar esse momento histórico no país.

“O presidente Lula sabe muito mais do que ninguém a importância dessa obra, uma vez que ele teve uma infância sofrida, pobre e era castigado principalmente pela falta da água na cidade em que nasceu no estado de Pernambuco”, ressaltou Zé Inácio.

E continuou, “Então, a verdadeira inauguração que teve o reconhecimento do povo não foi feita há uns dias pelo Michel Temer, pelo presidente golpista e ilegítimo, o povo sertanejo reconheceu foi o evento de ontem”.

O projeto de Transposição do Rio São Francisco foi iniciado no governo Lula e teve continuidade no governo Dilma. Vale ressaltar que a obra não fazia parte do plano de governo do ex-presidente, mas por conhecer as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos daquela região tornou o projeto uma das prioridades de sua gestão.

O evento também serviu como o pontapé inicial para a campanha de Lula a presidência em 2018. “Esse evento marca o início da grande caminhada para a vitória do Presidente Lula em 2018, que com certeza assumirá mais uma vez o destino da nação”, disse o parlamentar.

Zé Inácio finalizou: “Essa transposição acaba sendo um dos grandes feitos que um presidente da República, um dos maiores feitos de um presidente da República no nosso país”.

Operação da PF vazou para o Palácio dos Leões?

Pelo visto, a Operação Tuning, deflagrada hoje pela Polícia Federal para cumprimento de mandados judiciais de prisão preventiva e temporária em desfavor de 19 investigados, vazou. Reforça tal suspeita a exoneração do ex-secretário adjunto de Administração, Logística e Inovação Penitenciária, Danilo dos Santos Silva, determinada e oficializada por meio de ato assinado pelo próprio governador Flávio Dino (PCdoB).

Publicada há apenas 12 dias no Diário Oficial do Estado, a demissão do ex-gestor da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) coincidiu com o período em que a operação era planejada. Como a PF não tem como hábito informar de forma antecipada suas ações, é provável que Palácio dos Leões teve acesso à informação privilegiada sobre a investigação até então sigilosa.

Assim, ganhou tempo para tomar providências com o intuito de isentar o governo de qualquer culpa sobre os crimes praticados no sistema penitenciário, entre os quais extorsão, corrupção ativa, passiva e violação de sigilo funcional.

Diante da desconfiança, cabe perguntar ao governo o motivo da exoneração. Se foi por causa dos fatos apurados pela PF, tem-se a confirmação do vazamento. Mas se a razão for outra, que venha a público logo, de forma oficial e respaldada por uma explicação convincente.

Dúvidas à parte, há uma certeza: a de que o governo comunista esta longe de ser o exemplo de honestidade que seus líderes não se cansam de exaltar. Pelo contrário, a cada escândalo, é obrigado a cortar na própria carne para que seu chefe maior mantenha a pose de arauto da moralidade.

Investigado em Operação da PF que envolveu blogueiros era adjunto do governo Dino até 12 dias atrás

Ato de exoneração do ex-adjunto da Seap foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 9

Pelo menos um dos envolvidos na Operação Turing, deflagrada na manhã desta terça-feira para desarticular uma organização criminosa composta por servidores públicos e particulares que causavam embaraço a investigações da PF no estado, que também levou à condução de blogueiros para prestar depoimento, tem ligação direta com o governo Flávio Dino (PCdoB). Trata-se de Danilo dos Santos Silva, exonerado há exatos 12 dias do cargo de secretário-adjunto da Administração, Logística e Inovação Penitenciária, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

Segundo a investigação, o servidor público Danilo dos Santos Silva, que é agente da PF, era agraciado com publicações na imprensa em seu favor, permitindo sua inserção em cargos de confiança do Estado. Ele chegou a assumir a função de Secretário Adjunto da Administração, Logística e Inovação Penitenciária.

A PF apura ainda possíveis frustrações do caráter competitivo de licitações do sistema prisional, bem como eventuais desvios na execução de verbas públicas.

Exoneração

O ato de exoneração de Danilo dos Santos Silva foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 9 deste mês e foi assinado pelo próprio governador Flávio Dino e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares. Para substituí-lo, o governo designou a subsecretária de Administração Penitenciária, Ana Luísa Silva Falcão.

O nome da operação é uma referência a Alan Turing, um cientista e matemático britânico responsável pelo desenvolvimento de uma máquina utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, capaz de interceptar e decodificar dados criptografados transmitidos pela máquina Enigma. Por analogia, a investigação buscou desvendar, esclarecer os dados religiosos praticados pelos investigados.

Deputado Sousa Neto denuncia abandono da saúde no Maranhão

Sousa Neto denunciou que milhares de pessoas estão padecendo nos hospitais do Maranhão

O deputado estadual Sousa Neto (PROS) denunciou, na sessão plenária desta segunda-feira (20), o abandono na Saúde Pública no Governo Flávio Dino (PCdoB). Na oportunidade, o parlamentar falou da peregrinação de pacientes que precisam se deslocar de suas cidades para conseguir fazer hemodiálise em outros municípios do estado.

“A saúde do Maranhão está na UTI, infelizmente. O governador abandonou nosso Estado. Milhares de pessoas estão padecendo nos hospitais. É um sofrimento muito grande para quem precisa sair de seu município, pelo menos três vezes por semana, em busca de tratamento. Tenho recebido muitas denúncias sobre a questão do Hospital Carlos Macieira, sobre a farmácia que entrega os medicamentos, o Tratamento Fora do Domicílio (TAF), entre outras questões”, denunciou Sousa.

O parlamentar pediu a sensibilização dos deputados da base governista para interceder em favor da população maranhense. “A situação está deplorável e não sabemos mais o que fazer. Queria pedir aos colegas deputados que se sensibilizem para mudar essa triste realidade que nossa população está passando, porque se a oposição pedir, ele não faz. Que o governador não passe pelo que esses idosos estão passando, que precisam fazer hemodiálise três vezes na semana. Que ele tenha mais sensibilidade, porque eu sei que ele é insensível”, criticou.

Sousa destacou o funcionamento precário do Hospital Macrorregional de Santa Inês. “Santa Inês tem um hospital hoje macrorregional com cem leitos, dos quais trinta estão em funcionamento, e um centro de hemodiálise, mas os cidadãos vão para Bacabal ou vêm para São Luís, em busca de atendimento”.

O deputado lembrou do trabalho feito na área da Saúde, pela ex-governadora Roseana Sarney e o ex-secretário Ricardo Murad. “Os hospitais estavam funcionando, em todas as macrorregionais. Só que infelizmente, por questão pessoal, o atual governador não deu continuidade ao programa”, revelou.

Cavalgada em Santa Inês

Sousa Neto destacou o sucesso da 27ª Cavalgada de Santa Inês, que marcou o encerramento das festividades pelo aniversário de 50 anos do município. “A programação de aniversário de Santa Inês foi encerrada em grande estilo com a 27ª Cavalgada, evento organizado por Wellington Balbino, e que, a exemplo de todos os anos, atrai gente da cidade e de toda aquela região, irmanados na tradição da festa”, elogiou.

Em seu discurso, ele destacou os esforços da prefeita Vianey Bringel e da união do vice-prefeito Marcelo Cabral, do secretariado municipal e dos ex-prefeitos Roberth Bringel e ex-prefeito Valdevino Cabral Filho, pelo município.

“Parabenizo a prefeita Vianey Bringel pela sua coragem de batalhar pelo engrandecimento do nosso município de Santa Inês. Ela assumiu uma gestão praticamente destruída, e, hoje, vem trabalhando para poder pagar em dia os seus funcionários que estavam três meses com os salários atrasados. Todos deram as mãos para pegar Santa Inês do jeito que estava, e hoje fazerem o trabalho excepcional que estão fazendo, em somente noventa dias”, lembrou.

Deputado Wellingon denuncia descaso com infraestrutura na Vila Janaína

Buracos, lama e mato tomam conta de rua do bairro

Durante a sessão plenária na tarde desta segunda-feira (20), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou algumas das solicitações dos moradores do bairro da Vila Janaína. As demandas foram captadas por meio do projeto “Ouvindo o Maranhão”, desenvolvido pelo Gabinete Móvel que esteve no bairro na última quinta-feira.

“Deixamos aqui as solicitações que não são minhas, mas sim dos moradores do bairro Vila Janaína. Nosso Gabinete Móvel visitou o bairro na última quinta-feira e, ao ouvir a população, constatou a precariedade das vias. Os moradores da Vila Janaína não aguentam mais tanto abandono. Não estamos falando de um ou outro buraco, mas sim de verdadeiras crateras que, inclusive, causam prejuízos a toda a população”, disse Wellington.

Wellington constatou infraestrutura precária em visita do seu Gabinete Móvel

As solicitações serão encaminhadas ao Prefeito de São Luís e ao Secretário de Obras e Serviços Públicos, solicitando a recuperação asfáltica da Avenida Pavão Filho; Avenida José de Ribamar Oliveira e Rua Nossa Senhora da Conceição.

Marcial Lima comunica adiamento de audiência pública que discutirá direitos de taxistas defensores

Marcial Lima solicitará nova data para a audiência

O vereador Marcial Lima (PEN) comunica o adiamento da audiência pública por ele proposta para discutir o direitos dos taxistas que trabalham como defensores (atuam em veículos de terceiros) em São Luís. A audiência, que a princípio ocorreria na próxima quinta-feira (23) não poderá ser realizada nesse dia por causa da reforma física no plenário da Câmara Municipal. Marcial lamentou a situação e informou que solicitará outra data para promover a discussão com a categoria. Segue a nota:

Nosso respeito, consideração e apoio aos Defensores de Táxis de São Luís.

Nesta segunda-feira (20), fomos informados pela 1ª Secretaria da Câmara Municipal de São Luís que a audiência pública, marcada para ocorrer nesta quinta-feira (23) foi transferida para outra data ainda a ser definida.

De acordo com o primeiro secretário da Câmara, vereador Honorato Fernandes, todas as audiências que estavam programadas para esta semana foram adiadas devido à adaptações no plenário da Casa. Lamentamos o adiamento dessa audiência pública, mas, como integrante desta Casa, iremos aguardar e solicitar outra data para a realização dessa audiência pública o mais breve possível.

Temos certeza de que essa discussão será de vital importância para esta categoria trabalhadora. Levamos este tema à Câmara Municipal porque acreditamos ser necessário garantir direitos aos defensores de táxis, que lutam, há anos, por melhores condições de trabalho e direito a permissões (placas) para possuírem seus próprios táxis.

Como parceiro e autor do requerimento da audiência, continuaremos presentes nesta luta para que a conquista dos Defensores de Táxis seja concretizada brevemente. Vocês têm sempre a nossa solidariedade.

Um abraço! Juntos venceremos!

Marcial Lima – O vereador da gente

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima