Para Marcial, o encontro foi importante para que os problemas sejam levados à tribuna da Câmara Municipal
Conhecer os problemas da comunidade do Filipinho e buscar ações para solucioná-los. Foi com este objetivo que o vereador Marcial Lima (PEN) se reuniu com lideranças comunitárias e moradores do bairro do Filipinho na noite dessa terça-feira (18).
Dentre as reclamações da comunidade, dois pontos merecem bastante atenção: a segurança e a infraestrutura no bairro. A elevada quantidade de assaltos e as precárias condições de diversas ruas da localidade nortearam a reunião com o vereador Marcial Lima.
Para o vereador, o encontro foi muito importante para que estes problemas sejam levados à tribuna da Câmara Municipal de São Luís. Marcial Lima se comprometeu em discutir estes assuntos e transformá-los, posteriormente, em requerimentos para conseguir solucionar tais problemas.
Marcial Lima explicou, ainda, o seu desejo em criar o Fórum de Discussão Permanente nos bairros. O objetivo desta ação é dialogar sempre com as comunidades de São Luís sobre os mais diversos assuntos. Tanto que ele lembrou sua função como vereador: cobrar, reivindicar e lutar por melhorarias para a população de toda a capital.
Sousa Neto alertou que estão saindo mais de 1.900 homens este ano, do efetivo da PM
O deputado estadual Sousa Neto (PROS) apresentou, nesta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa, levantamento que mostra um déficit de quase duas mil vagas nos quadros da Polícia Militar do Maranhão. Os números representam o quantitativo de militares que estão indo para a reforma, na Corporação.
O assunto ganhou destaque na reunião da Comissão de Segurança Pública, que teve como pauta a convocação, por parte do Governo do Estado, dos 1.432 sub judice do concurso da Polícia Militar do Maranhão. Participaram das discussões, o deputado Júnior Verde (presidente), coronel Odair dos Santos e os sargentos Jean Marry e Ebnilson, ambos das associações de militares.
“Estão saindo mais de 1.900 homens este ano, do efetivo da PM. É inaceitável que a Corporação abrirá todas essas vagas e o governador Flávio Dino não chama os 1.432 candidatos aptos para entrar. Porque não se chama antes de fazer um novo concurso público? Já se passaram três anos de governo, será que eles vão empurrar até ano que vem, que é eleição?”, criticou o parlamentar.
Segundo dados mostrados pelo deputado Sousa Neto, entre 2015 e 2017, foram 877 militares reformados dos quadros da PM. “Números estes que saltam para mais de 1.900 se somarmos os barra 87, mais de 1.100 homens e mulheres, que, ainda este ano, completam 30 anos de serviços prestados à sociedade”, destacou.
Proposta
Candidatos sub-judice aprovaram proposta de Sousa Neto que prevê agenda de reuniões da Comissãode Segurança Pública com diversos órgãos públicos
Aprovada pelos dezenas de sub judice presentes na plateia, a proposta do deputado Sousa Neto, que prevê uma agenda de reuniões da Comissão com diversos órgãos públicos, entre eles, a Procuradoria do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB, com calendário e prazos estabelecidos, objetivando, entre outras questões, garantir a chamada do total de sub judice aptos, como também para dar segurança jurídica dos excedentes já nomeados. “Vamos estabelecer datas e limites de tolerância para que os sub judice sejam chamados para a Polícia Militar. A sociedade precisa de vocês. Estamos juntos nesta causa”.
O parlamentar questionou a omissão, a falta de sensibilidade e de diálogo do governador Flávio Dino. “Já são três anos como parlamentar. Quero fincar meu nome de forma positiva, nesta Assembleia, lutando por causas justas em favor do povo maranhense. Os comunistas diziam que este seria o governo do diálogo, mas com eles não há conversa. Estou aqui, cobrando as promessas feitas, e que não estão sendo cumpridas. Hoje, no Maranhão, a violência desandou. A segurança pública clama mais que a saúde”, completou.
Wellington justificou a escolha de Imperatriz para sediar a reunir por ser a segunda cidade mais populosa do estado
O secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico, deputado Wellington do Curso (PP), confirmou a programação da XI Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico que acontecerá no dia 27 de abril, na Câmara Municipal, em Imperatriz. Esta é a segunda vez que a Reunião acontece no Maranhão. A primeira Reunião ocorreu em outubro de 2015, também por solicitação do deputado Wellington.
O Parlamento Amazônico foi uma solicitação do deputado Wellington na última Reunião do Parlamento. Na oportunidade, o deputado Wellington promoveu a XI Reunião para a cidade de Imperatriz, que é uma cidade que tem grande importância com relação aos temas definidos para o evento.
“Escolhemos a cidade de Imperatriz porque é a segunda cidade mais populosa do Estado. É um centro comercial, o segundo maior centro populacional, econômico, político e cultural do Maranhão. Uma cidade acolhedora, merecedora de receber o Parlamento Amazônico para tratarmos sobre questões de grande relevância para o seu crescimento e de todo o Maranhão”, disse Wellington.
Wellington ainda destacou a programação e a importância de ter grandes palestrantes como ministro, senadores e deputados de outros estados.
“Desde já agradecemos a todos os palestrantes, mediadores e convidados que irão contribuir com o Parlamento. Estes convidados irão tratar sobre cinco temas de grande relevância para o evento e os 9 estados que compõem o Parlamento Amazônico, como a Lei Geral do Licenciamento Ambiental; a taxa de Controle de Incentivos Fiscais em Favor da SUFRAMA; a instalação da Frente Parlamentar Brasil/China nas Assembleias e o desenvolvimento econômico da Região Amazônica; a Emancipação de Municípios e as desigualdades educacionais e o custo na Região Amazônica. Com as palestras e debates, iremos apontar soluções para problemas vivenciados na região Tocantina e em toda a Região Amazônica”, disse Wellington.
PROGRAMAÇÃO
XI REUNIÃO AMPLIADA DO COLEGIADO DE DEPUTADOS DO PARLAMENTO AMAZÔNICO Em Imperatriz/MA por solicitação do Deputado Wellington do Curso (PP/MA)
09h – Solenidade de abertura da Sessão Ordinária do Parlamento Amazônico.
09h15 – Palestra I – LEI GERAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
– Palestrante: Sarney Filho – Ministro do Meio Ambiente
– Mediador: Dep. Estadual Adjunto Afonso (PDT/AM) – Presidente da UNALE
10h15 – DEBATE sobre o tema abordado na palestra.
10h00 – Palestra II – TAXA DE CONTROLE DE INCENTIVOS FISCAIS EM FAVOR DA SUFRAMA (MP 757/2016)
– Palestrante: Senadora VANESSA GRAZZIOTIN (PCdoB/AM) – Relatora da MP 757/2016
– Mediador: Dep. Estadual Sinésio Campos (PT/AM) – Presidente Parlamento Amazônico
09h30 – DEBATE sobre o tema abordado na palestra.
10h45 – Palestra III – Instalação da FRENTE PARLAMENTAR BRASIL/CHINA nas
ALs – Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura da REGIÃO AMAZÔNICA
– Palestrante: Senador ROBERTO ROCHA (PSB/MA)
– Mediador: Dep. Estadual Sandro Locutor (PROS-ES) – Ex-Presidente da UNALE
11h – DEBATE sobre o tema abordado na palestra.
11h30 – Palestra IV – EMANCIPAÇÃO DE MUNICIPIOS (PEC 56/2007)
– Palestrante: Dep. Federal DÉCIO NERY DE LIMA (PT/SC) – Relator PEC 56/2007
– Mediador: Dep. Federal André Fufuca (PP/MA) – 2º Vice Presidente da Câmara Federal
11h45 – DEBATE sobre o tema abordado na palestra.
12h15 – Palestra V – Desigualdades educacionais e o custo na REGIÃO AMAZÔNICA.
– Palestrante: Dep. Estadual SIDNEY LEITE (PROS/AM) – Pres. Comissão de Educação (ALAM)
– Mediador: Dep. Estadual Wellington do Curso (PP/MA) – Secretário do Parlamento Amazônico
12h30 – DEBATE sobre o tema abordado na palestra.
13h – Encerramento da XI Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, com a leitura da Ata da reunião anterior, ocorrida em Marabá, Pará.
Comentários