Ceuma mantém tradição de apoio à literatura ao sediar lançamento de livro sobre Governo Sarney

Escritor Eliézer Moreira Filho contou com a estrutura da Universidade Ceuma para lançar obra (Fotos: De Jesus/O Estado)

Como uma instituição que promove a literatura local, a Universidade Ceuma abriu o Salão Nobre da sua biblioteca para o lançamento do O livro “O Maranhão Novo, A Saga de Uma Geração”, do escritor Eliézer Moreira Filho, que conta a era de José Sarney à frente do governo do Maranhão (1966-1971). O evento foi realizado na noite da última quarta-feira, no Campus Renascença.

O escritor Eliézer Moreira Filho destacou a iniciativa da Universidade Ceuma em prover a apresentação oficial do seu livro. “A Universidade Ceuma está de parabéns por ter cedido este espaço maravilhoso para o lançamento dessa obra que é de fundamental importância para as gerações, por marcar um dos períodos históricos mais importantes do Maranhão. José Sarney é um personagem ímpar da história deste estado. Foi o período de seu governo que iniciou sua trajetória importante na política”, disse.

Reitor Saulo Martins prestigiou o lançamento do livro ao lado do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar

O presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, fez menção à importância do livro e parabenizou a Universidade Ceuma pela iniciativa da Universidade Ceuma. “É um livro importante que já deveria ter sido lançado. Que as novas gerações esperam com expectativa, porque retrata um período muito importante da história do Maranhão, que foi o governo do José Sarney. Estou aqui para homenagear o escritor Eliézer Moreira Filho e o ex-presidente José Sarney. A Universidade Ceuma está de parabéns por ter promovido o lançamento desta obra”, comentou

O reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, destacou a importância da obra. “É com grande prazer que esta casa, a Universidade Ceuma, em prol da produção literária do estado, está feliz com uma obra que faz referência a um homem tão importante como José Sarney”, avaliou.

Adriano anuncia Frente Parlamentar em Defesa do Profissional da Contabilidade

Adriano ressaltou que o profissional de contabilidade é imprescindível para o desenvolvimento econômico do estado

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) anunciou, nesta quinta-feira (27), a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Profissional da Contabilidade. A informação foi divulgada no plenário da Assembleia Legislativa, durante sessão solene realizada para homenagear o Dia do Contabilista. O evento foi prestigiado por diversas lideranças da classe, além de estudantes da área contábil.

Segundo o deputado, o profissional de contabilidade é imprescindível para o desenvolvimento econômico do estado. “O contabilista é de suma importância pois ele transita entre o empresariado (setor que mais gera empregos no país), as organizações, a pessoa física e a Assembleia Legislativa. É esse profissional que conhece a fundo as leis do setor, as regulamentações fiscais estaduais e devemos cada vez mais aproximarmos a Casa Parlamentar do profissional de contabilidade”, declarou Adriano.

Na oportunidade, além de anunciar a criação de uma frente parlamentar em defesa dos contabilistas, o parlamentar os convidou a integrar a Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, que o deputado vem articulando com todo o setor produtivo desde fins do ano passado.

“Para a classe contábil é de fundamental relevância o reconhecimento da sociedade da importância do profissional de contabilidade para o desenvolvimento da nação”, declarou Antonio das Graças Alves Ferreira, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA), durante a solenidade.

Também participaram do evento Gilberto Alves Ribeiro, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Maranhão (Sescap-MA); e Ranio de Jesus Azevedo Gamita, representante do Fórum Executivo Contábil, e diversas lideranças da classe contábil, representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, profissionais da contabilidade e autoridades da esfera municipal e estadual.

Criadores confirmam Expoema para setembro, em Santa Inês, com ou sem apoio de Flávio Dino

A  Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) confirmou a uma fonte deste blog que a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) será realizada em setembro, em Santa Inês, depois de dois anos fora do calendário. A Expoema havia sido inviabilizada pela decisão do Governo do Estado de destinar o Parque Independência, onde o evento era tradicionalmente realizado, há quase 60 anos, à construção de um empreendimento habitacional.

A Expoema 2017 ocorrerá de 2 e 9 de setembro e deverá mobilizar todo o setor da agropecuária do Maranhão. Com a vantagem de ser realizada em uma região próspera, com forte vocação para os negócios do campo. A expectativa do setor é a melhor possível. Para confirmar as previsões, os organizadores estão preparando uma vasta programação de leilões, concursos, exposições de animais, vaquejada, provas de  tambor e baliza, dias de campo, além de palestras e mini-cursos.

Disposto a recuperar a credibilidade perdida junto aos criadores, após expulsá-los do Parque Independência e praticamente decretar o fim da Expoema, o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou a volta do evento, com total apoio do Estado. Ciente da força do agronegócio e preocupado com o estrago produzido por sua decisão de assinar contrato para construção de mais de 2 mil unidades habitacionais na área com a construtora Amorim Coutinho, cujo dono é irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, seu forte aliado, e acabar com uma tradição de cinco décadas, o comunista recuou e agora anuncia que fará a maior exposição agropecuária da história do Maranhão.

Com seu recuo, anunciado com estardalhaço no último domingo, nas redes sociais, bem ao seu estilo, o comunista tenta limpar a barra com fazendeiros, donos de frigoríficos, empresários do ramo de entretenimento e todo o resto da cadeia produtiva mobilizada a cada Expoema.

Truculento, mas hábil, quando preciso, Flávio Dino sabe que cometeu um grave equívoco ao tomar uma medida que prejudicou um dos setores mais fortes da economia, que, ao se ver abandonado, se uniu e decidiu realizar o exposição, com ou sem o apoio do Palácio dos Leões.

Deputado Wellington defende implantação de UPA na área da antiga Expoema

Wellington ressalta que caso seja construída, nova UPA atenderá grande parcela da população da zona rural

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (26), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) fez um pronunciamento em defesa da implantação de um hospital de urgência e emergência ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na área da antiga Expoema, em São Luís. O pronunciamento do deputado Wellington foi ao encontro de audiência pública, que acontecerá hoje à tarde, no plenarinho da Assembleia Legislativa.

Caso o governador acate a solicitação, a UPA garantirá atendimento às várias famílias que habitarão o local, além de outros moradores da zona rural.

“Caso seja construída, a unidade atenderá várias famílias. Há a previsão de construção de 2.048 unidades residenciais. Além dessas, há também os moradores de vários bairros da zona rural 1. Contamos, assim, com a sensibilidade do governo e deixamos aqui uma solicitação que não é nossa, mas sim das mais de 85 comunidades que habitam o local”, disse Wellington.

Encontro de Márcio Jerry com Astro de Ogum reforça parceria entre Governo e Câmara

Vereador Astro de Ogum foi recebido pelo secretário Márcio Jerry na quarta (26)

Um encontro do secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, com o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, na tarde desta quarta-feira (26), no Palácio dos Leões, serviu para reforçar as ações de parceiras entre o Governo do Estado com os vereadores da capital maranhense.

“A presença do presidente Astro reforça a parceria do Governo com a Câmara, portanto, prosseguem os diálogos pela realização de ações em benefício da população de São Luís”, enfatizou Márcio Jerry.

O cehfe do legislativo ludovicense pontuou o momento como muito significativo para a consolidação de um trabalho conjunto e destacou o comprometimento do Governo com a instituição parlamentar.

“Estamos retribuindo a visita do governador Flávio Dino à nossa Casa legislativa para agradecer seu compromisso com a Câmara e o fato de sempre nos atender e ser sensível às nossas solicitações. Isso mostra seu grau de valorização aos parlamentares, sempre considerando as melhorias que podem surgir das ações parceiras, em prol de São Luís e da nossa população”, disse Astro de Ogum.

Êxito

Durante o encontro, o titular da Secap apresentou projetos executados pelo Governo e enumerou experiências que têm alcançado êxito no conjunto dos programas de governo. Na lista destas ações, destacou uma série de obras em andamento na infraestrutura, recuperando importantes vias, o avanço na saúde com a reforma e ampliação de unidades e as realizações na educação que vêm transformando a realidade das escolas maranhenses, tanto na capital, quanto nos municípios do interior, em algumas situações, regiões que nunca haviam sido priorizadas.

Em março, o governador Flávio Dino esteve presente em reunião de trabalho com parlamentares da Câmara Municipal, atendendo à solicitação da presidência da Casa. O encontro teve presença de várias autoridades políticas e na ocasião foram discutidas diversas questões de importância para a capital. Esta foi a primeira vez que um governador discutiu proposta de trabalho em conjunto com os poderes Executivo e Legislativo da capital. A elaboração do Plano Diretor, a Metropolização e medidas para o desenvolvimento do Porto do Itaqui estiveram na pauta da reunião política.

Secretaria anuncia grupo para estudar reforma e ampliação da BR-222

Waldir Maranhão discutiu serviços na rodovia com o secretário Luciano Castro

O deputado Waldir Maranhão esteve com o secretário nacional de Transportes Terrestres e Aquaviários, Luciano Castro. Na reunião que teve também a participação do secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto, foi anunciada a criação de um grupo executivo para elaborar um anteprojeto de reforma e ampliação de 422 quilômetros da rodovia BR-222.

A proposta é do parlamentar que está preocupado com as condições da estrada.

No trecho entre Miranda do Norte e Santa Luzia do Tide, por exemplo, a situação é muito ruim e há necessidade de construção de vias e entornos nas entradas das cidades, observa Waldir Maranhão.

Na reunião, o deputado alertou para a necessidade de intervenções no trecho entre Miranda do Norte e Santa Luzia do Tide

O parlamentar também esteve há duas semanas com o superintendente do DNT no Maranhão, Gerardo de Freitas. Na ocasião, o representante do órgão informou que já possui um projeto inicial para a recuperação de 270 quilômetros da BR-222, entre Santa Luzia do Tide e Açailândia.

Greve geral: ônibus param nesta sexta-feira

Coletivos só voltarão a circular às 16h, em São Luís; Sindicato dos Rodoviários aderiu ao movimento liderado por centrais sindicais

Representantes das principais Centrais Sindicais estiveram no encontro, que aconteceu na sede do Sindicato dos Rodoviários, na manhã desta quinta-feira (27), véspera da data marcada para a paralisação dos trabalhadores em todo o país.

Na ocasião, compareceram dirigentes estaduais da CSP Conlutas, CSB, CUT e CTB, que vieram em sinal de apoio, as decisões tomadas pelo Presidente do Sindicato dos Rodoviários, Isaias Castelo Branco e diretores da entidade.

De acordo com o que foi definido, os diretores do Sindicato dos Rodoviários irão para as portas das garagens das empresas de ônibus, já nas primeiras horas de sexta-feira (28). As equipes vão conversar e orientar os trabalhadores (motoristas, cobradores e fiscais), quanto à importância do engajamento no movimento e de cruzar os braços, ou seja, não exercer a atividade neste dia, marcado para ser de lutas em todo o país. Os coletivos só voltam a circular em São Luís, depois das 16 horas.

Os Rodoviários mantêm posicionamento contrário, as propostas que o atual Governo Temer, considerado por muitos movimentos, como ilegítimo, tenta garantir a aprovação no Congresso Nacional. A Terceirização já passou, mas a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência, ainda precisam ser apreciadas. A Paralisação Nacional tem o objetivo de impedir que as três propostas sejam colocadas em prática no Brasil.

“Diferentemente desse Governo, o movimento desta sexta-feira (28), é legitimo e acima de tudo, preserva, defende os direitos dos brasileiros. Não podemos permitir que o Congresso Nacional, nos apunhale pelas costas. Nossa contribuição aos atos, que irão ocorrer em todo o país é fazer com que a categoria, cruze os braços e nem saia com os ônibus das garagens. É preciso que todos os trabalhadores se manifestem. Não podemos admitir que os brasileiros sejam derrotados. Vamos mostrar para Michel Temer e os aliados dele, que o povo é mais forte e é quem manda no Brasil”, declara Isaias Castelo Branco, Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão.

Uber aciona setor jurídico e garante que continuará operando em São Luís

Por meio de nota, a Uber reafirmou a legalidade do serviço, proibido em São Luís por força de lei promulgada ontem pelo presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum (PR). Com o argumento de que a legislação aprovada na capital maranhense é inconstitucional, a empresa, que já acionou o Poder Judiciário para tentar anular a lei municipal (clique aqui para saber detalhes da ação), assegura que vai continuar operando na cidade. Segue a nota:

Milhares de pessoas que usam a Uber para se movimentar e para ganhar dinheiro em São Luís podem ser afetadas quando for publicada a Lei 429/2017, promulgada hoje pela Câmara de Vereadores da cidade. É importante lembrar que a Justiça brasileira já reiterou que os serviços prestados pela Uber e seus motoristas parceiros são legais, sendo que proibiçōes como esta são inconstitucionais. Desta forma, reforçando o nosso compromisso com esses usuários e parceiros, a Uber vai continuar operando em São Luís.

Prefeituras de Santa Rita e Bacabeira antecipam pagamento de servidores para esta quinta

Salário seria pago após o feriado, nos dois municípios, mas Hilton e Fernanda Gonçalo resolveram antecipar para movimentar o comércio

As Prefeituras de Santa Rita e Bacabeira pagam a partir desta quinta-feira (27), de forma adiantada o salário dos servidores municipais do mês de abril, visando proporcionar maiores condições para o feriado e valorizar os servidores diante do Dia do Trabalho (1)..

De acordo com os Prefeitos Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo, o salário seria pago após o feriado, no entanto, a medida foi adotada para que os funcionários pudessem movimentar o comércio, viajar e aproveitar a folga com dinheiro no bolso, além de haver uma organização e melhora no sistema de arrecadação das Prefeituras.

“Acredito que os servidores merecem esse adiantamento e por isso pagamos o salário nesta quinta-feira (27), para que todos tenham um feriado tranquilo. Honrar o pagamento é uma forma de valorizar o funcionário público e suas famílias. Espero que todos aproveitem com responsabilidade”, declarou Hilton Gonçalo.

Na oportunidade, o Prefeito Hilton Gonçalo ainda aproveitou para anunciar que a cidade de Santa Rita vai receber uma série de anúncios e entrega de obras relevantes na próxima segunda-feira (1).

O melhor do rock na Casa das Dunas

Banda CPM22 faz show especial para os maranhenses nesta sexta-feira, às 21h, celebrando mais de 20 anos de sucesso no palco da casa de shows mais badalada de São Luís

CPM22 coleciona músicas que a colocaram como uma das principais bandas brasileiras de rock da atualidade

A Casa das Dunas (Avenida Litorânea) recebe, nesta sexta-feira, às 21h, a banda de rock CPM22. Os músicos Fernando Badauí (baixo), Fernando Sanches (baixo), Luciano Garcia (guitarra), Ricardo Japinha (bateria) e Phil Fargnoli (guitarra) desembarcarão na capital maranhense para comemorar mais de 20 anos de sucesso com um show especial e exclusivo.

Canções – CPM22 coleciona músicas que a colocaram como uma das principais bandas brasileiras de rock da atualidade. Entre as de destaque, citam-se “Regina Let’s go”, “Um minuto para o fim do mundo”,” Tarde de outubro”, “Dias atrás”, “Não sei viver sem ter você”, “Irreversível”, entre outras. A banda tem seis discos de estúdio: “A alguns quilômetros de lugar nenhum”, “CPM 22”, “Chegou a hora de recomeçar”, “Felicidade instantânea”, “Cidade cinza” e “Suor e Sacrifício”.

O grupo de hardcore melódico nasceu em 1995, em Baueri, em São Paulo, já tendo aberto shows de bandas internacionais como Lagwagon, No fun at all, Down by Law e System of a Down (Rock in Rio 6, onde comemoraram 20 anos da banda). É uma das poucas bandas brasileiras desse gênero a ganhar um disco de ouro e fazer sucesso no “mainstream”. Com isso, abriu as portas para uma nova geração de bandas brasileiras de rock. Em 2008, ganhou um Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro.

Serviço

O quê
Show CPM22

Quando
Nesta sexta-feira, às 21h

Onde
Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 60,00 (pista) e R$ 90,00 (camarote)

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima