Bastidores do blog
Vaias maiobeiras

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), teve uma recepção nada calorosa no ensaio do Boi da Maioba, no Viva Maioba, na noite do último sábado. Ao ter seu nome anunciado ao microfone, o comunista recebeu sonora vaia de integrantes do batalhão. Antigo brincante do Boi da Maioba, Dutra não foi poupado por matraqueiros, pandeireiros, tocadores de tambor-onça e demais pessoas que acompanhavam o concorrido ensaio e a gravação de mais um DVD do batalhão. Assim como em outros setores, a rejeição de Dutra no segmento cultural é altíssima. Também pudera, sua gestão ainda não pagou cachê a grande parte das bandas e artistas que animaram o último Carnaval luminense, calote que tem tudo para se repetir na temporada junina.
Sinal fraco
Desde a semana passada, a TV Difusora, arrendada pelo deputado federal Weverton Rocha (PDT) por claro interesse político, enfrenta graves problemas técnicos em sua transmissão. Na última quinta-feira (4), a afiliada do SBT no Maranhão exibia sua programação apenas pelo sinal analógico. Sábado, o canal estava sem som. Já no domingo, quem sintonizou o canal foi surpreendido com a ausência de imagem e de som. A propósito, enquanto a Difusora amarga queda de audiência por causa da pane, Weverton Rocha é presença constante em inserções de TV do PDT e em vídeos produzidos para as redes sociais.
Kabão sem festa
O ex-prefeito de Cantanhede e empresário da noite José Martinho dos Santos Barros, o Kabão, não tem nenhum motivo para fazer festa no momento. Réu em quatro ações ajuizadas pelo Ministério Público por irregularidades na execução de convênios firmados com o Governo do Estado durante a sua gestão, ele convive com a ameaça de ter seus bens bloqueados a qualquer momento. Do patrimônio do político consta um bar na Avenida Litorânea e a famosa Choperia Kabão, no Anel Viário, onde a diversão proporcionada pela música e a dança às vezes dá lugar a queixas de venda e consumo de cerveja adulterada.
Prometeu o bem, mas fez o mal
O resultado da pesquisa que apontou o governador Flávio Dino (PCdoB) em segundo lugar entre os gestores estaduais que mais cumpriram promessas de campanha é, no mínimo, intrigante. Observadores mais atentos questionam o critério adotado no levantamento, já que em quase dois anos e meio de mandato o comunista ainda não realizou nenhum grande feito positivo em prol dos maranhenses. Pelo contrário, conseguiu mudar para pior alguns setores que funcionavam a contento, a exemplo da saúde.
Prometeu o bem, mas fez o mal II
O certo mesmo é que Dino deixou no papel uma série de propostas que fez em palanque para implementar uma medida não prevista, que, de tão impopular, foi chamada de pacote de maldades: o reajuste de alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), desapontando grande parcela do eleitorado que lhe confiou o voto. Para recordar: na campanha de 2014, o comunista registrou na Justiça Eleitoral um programa de governo com 65 metas objetivas, das quais a absoluta maioria não passou de peça de ficção.
Pressão na UFMA

Pressionada por estudantes e professores a melhorar a estrutura do curso de Medicina de Pinheiro, a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, agendou para esta terça-feira (9), às 15h, em seu gabinete, reunião do colegiado da graduação. Para além das melhorias a serem anunciadas, visando ao cumprimento do calendário de aulas, o encontro da reitora com os representantes do curso tem o claro objetivo de evitar mais desgastes, após as manifestações realizadas pelos futuros médicos no Campus do Bacanga, inclusive com interdição da BR-135, em frente ao portão de entrada da instituição, e a exoneração de uma pró-reitora, esposa do diretor do Campus de Pinheiro, que não pode ser demitido por ter sido eleito pelo voto da comunidade acadêmica.
Pró-Natalino
Por falar em desgaste, já é notório na UFMA um movimento de apoio à volta do professor-doutor Natalino Salgado ao cargo de reitor da instituição. Sem qualquer participação na gestão de Nair Portela, apesar de sido seu principal cabo eleitoral, Natalino, que hoje atua na universidade apenas como colaborador do Hospital Universitário, está livre para escolher qualquer rumo, até mesmo possível retorno ao comando da instituição que administrou por oito anos, sendo considerado o melhor reitor da história, com uma extensa lista de obras estruturantes e outras ações realizadas.
Fazendo bico

Um gesto que remete à descortesia chamou atenção, ontem, no momento em que o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, discursava em apoio à candidatura ao Senado do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB). Presente no palanque, o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, presidente estadual do PCdoB e candidatíssimo a uma vaga na Câmara Federal, Márcio Jerry, foi flagrado pelas lentes fazendo bico, como se estivesse insatisfeito com o que era dito ao microfone. A cara de enfado de Jerry é visível e a julgar pelo seu típico sarcasmo, as palavras generosas ditas por Tema a Zé Reinaldo mereceram do todo-poderoso secretário nada além de desdém.
Comentários